A VISÃO
DE DEUS
“__ Se Deus
está em toda a parte, por que não o vemos? Vê-lo-emos quando deixarmos a Terra?
Tais as perguntas que se formulam todos os dias. A primeira é fácil de responder.
Por serem limitadas as percepções dos nossos órgãos visuais, elas os tornam
inaptos à visão de certas coisas, mesmo materiais. Alguns fluidos nos fogem
totalmente à visão e aos instrumentos de análise; entretanto, não duvidamos de
existência deles. Vemos os efeitos da peste, mas não o fluido que a transporta
(Kardec escreveu de acordo com os conhecimentos da época, antes de 1894.);
vemos os corpos em movimento sob influência da força de gravitação, mas não
vemos esta força.
Os nossos órgãos materiais não podem perceber as
coisas de essência espiritual. Unicamente com as coisas do mundo imaterial.
Somente a nossa alma, portanto, pode ter a percepção de Deus. Dar-se-á que ela
o veja logo após a morte? A esse respeito, só as comunicações de além-túmulo nos
podem instruir. Por elas sabemos que a visão de Deus constitui privilégio das
mais purificadas almas e que bem poucas, ao deixaram o envoltório terrestre, se
encontram no grau de desmaterialização necessária a tal efeito. Uma comparação
vulgar tornará facilmente compreensível.Uma
pessoa que se
ache no fundo
de um vale,
envolvido por uma
densa bruma, não vê o Sol.
Entretanto, pela luz difusa, percebe que
está fazendo sol. Se o nevoeiro se irá tornando mais claro, a luz cada vez mais
viva. Contudo ainda não se verá o Sol. Só depois que se haja elevado acima da
camada brumosa e chegado a um ponto onde o ar esteja perfeitamente límpido, ela
o completará em todo o seu esplendor.O mesmo se dá com a alma. O envoltório
perispíritico, conquanto nos seja invisível e impalpável, é, com relação a ela,
verdadeira matéria, ainda grosseira demais para certas percepções. Ele, porém,
se espiritualiza, à proporção que a alma se eleva em moralidade. As
imperfeições da alma são quais camadas nevoentas que lhe obscurecem a visão.
Cada imperfeição de que ela se desfaz é uma mácula a menos; todavia, só depois
de se haver depurado completamente é que goza da plenitude das suas
faculdades.Sendo Deus a essência divina por excelência, unicamente os Espíritos
que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem perceber. Pelo fato
de não o verem, não se segue que os Espíritos Imperfeitos estejam mais
distantes dele do que dos outros; esses Espíritos, como os demais, com todos os
seres da Natureza, se encontram mergulhados no fluido divino, do mesmo modo que
nós o estamos na luz. O que há é que as imperfeições daqueles Espíritos são
vapores que os impedem de vê-lo. Quando isso, não lhes é preciso subir, nem
procurá-lo nas profundezas do infinito. Desimpedida a visão espiritual das
bebidas que obscureciam, eles o verão de todo o lugar onde se achem, mesmo na
Terra, porquanto Deus está em toda a parte.O Espírito só se depura com o tempo,
sendo as diversas encarnações o alambique em cujo fundo deixa de cada vez
algumas impurezas. Com o abandonar o seu invólucro corpóreo, o Espírito, não se
despoja instantaneamente de suas imperfeições, razão por que, depois da morte,
não vêem a Deus mais do que o viam quando vivo; mas, à medida que se depuram,
têm dele uma intuição mais clara. Não o vêem, mas compreendem-no melhor; a luz
é menos difusa. Quando, pois alguns Espíritos dizem que Deus lhes proíbe
respondam a uma dada pergunta não é que Deus lhes apareça, ou dirija a palavra,
para lhes ordenar ou proibir isto ou aquilo, não; eles, porém, o sentem;
recebem os eflúvios do seu pensamento, como nos sucede com relação aos
Espíritos que nos envolvem em seus fluidos, embora não o vejamos.
Nenhum
homem, consegüintemente, pode ver a Deus com os olhos da carne. Se essa graça
fosse concedida a alguns, só seria no estado de êxtase, quando a alma se acha
tão desprendida dos laços da matéria que torna possível o fato durante a
encarnação. Tal privilégio, aliás, exclusivamente pertenceria a almas de
eleição, encarnadas em missão, que não em expiação. Mas , como
os Espíritos da mais elevada categoria refulgem de ofuscante brilho, pode
dar-se que Espíritos menos elevados, encarnados ou desencarnados, maravilhados
com o esplendor de que aqueles se mostram cercados, suponham estar vendo o
próprio Deus. É como quem vê um ministro e o toma pelo soberano.Sob que
aparência se apresenta Deus aos que se tornaram dignos de vê-lo? Será sob a
forma qualquer? Sob uma figura humana, ou um foco de resplendente luz? A
linguagem humana é impotente para dizê-lo, porque não existe para nós nenhum
ponto de comparação capaz de nos facultar uma idéia de tal coisa. Somos quais
cegos de nascença a quem procurassem inutilmente fazer compreendessem o brilho
do Sol. A nossa linguagem é
limitada pelas nossas necessidades e pelo
círculo das nossas idéias; a dos selvagens não poderia descrever as maravilhas
da civilização; a dos povos mais civilizados é extremamente pobre para
descrever os esplendores dos céus, a nossa inteligência muito restrita para os
compreender e a nossa vista, por muito fraca, ficaria deslumbrada.”(Allan
Kardec, A Gênese, Cap. II, Itens 31
a 37, págs.65 a 68).
Ao
estudarmos as escrituras veremos um Deus de muitas faces. Assim, Deus é um
herói libertador no Êxodo, um algoz em Isaías, um conselheiro nos Salmos, um
espectador no livro de Rute, um conquistador em Josué, um Enigma em
Eclesiastes. É uma visão de alguém tão conflitado quanto o homem,o que nos faz
refletir a luz da razão que todas as atribuições a Deus descritas na Bíblia se
dão basicamente pelo o entendimento e a sintonia espiritual daqueles que a
escreveram, externando ou mesmo
projetando problemas inerentes ao homem em seu estágio evolutivo para a
divindade suprema. Resta-nos enfocar que Deus nos criou a sua imagem e
semelhança e não nós a ele. Importa ressaltar, que nas escrituras, são
descritos fenômenos mediúnicos mal interpretados originando inúmeras
contradições causadas basicamente pelo
desconhecimento daqueles que atribuem a
Deus mensangens de espíritos das mais
diferentes ordens acrescidos de manifestações anímicas e personalísticas.
“Os Espíritos vêem a Deus?”
“Só os Espíritos superiores o vêem e compreendem. “
“Os inferiores o sentem e advinham”(Allan Kardec, O
Livro dos Espíritos,Parte 2º, Cap. VI, Questão 244).
ÊXODO CAP. 24,VS. 9 e 10
Moisés subiu, com Araão, Nadad e Abiú, e setenta
anciãos de Israel, Eles viram o Deus de
Israel, sob os seus pés havia como um lajeado de safiras transparentes, tão
límpido como o próprio céu. Sobre os eleitos dos israelitas, Deus não estendeu
a mão. Viram a Deus, e depois, comeram e beberam.
Observamos
na própria Bíblia revela que o termo “a face de Deus” é um sentido figurado, ou
seja, uma alusão aos espíritos mensageiros ou anjos.
ÊXODO CAP.33,V.11
O Senhor se
entretinha com Moisés face
a face, como
um homem fala com seu amigo.
Voltava depois Moisés ao acampamento, mas seu ajudante, o jovem Josué, filho de
Nun, não se apartava no interior da tenda.
ÊXODO CAP.33,VS.2 e 14
Enviarei um
anjo adiante de ti, e expulsarei os
cananeus, os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. O
Senhor respondeu: “Minha face irá
contigo, e serei o teu guia.
ÊXODO CAP.33,VS. 20 a 23
Mas, ajuntou
o Senhor, não poderás ver minha face: pois o homem não me poderia ver e
continuar a viver. Eis um lugar perto
de mim, disse o Senhor; tu estarás sobre a rocha. Quando minha glória passar,
te porei na fenda da rocha e te cobrirei com a mão, até que eu tenha passado.
Retirarei depois a mão, e me verás por detrás. Quanto à minha face, ela não pode ser vista.”
MATEUS
CAP. 5, V.8
Bem-aventurados os corações puros, porque verão a
Deus!
JOÃO CAP.1,V.18
Ninguém
jamais viu a Deus. O filho único, que
está no seio do Pai, foi quem o revelou.
JOÃO CAP.4, VS.12, 24
“Deus é
espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.”
JOÃO CAP. 5, V.38
Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as
obras que meu Pai me deu para executar __ essas mesmas obras que faço _
testemunham a respeito que o Pai me
enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua vós nem vistes a
sua face... e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes
naquele que ele enviou.
JOÃO CAP.6,VS. 45 e 46
Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por
Deus. Assim, todo aquele que ouviu o pai e foi por ele instruído, vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois
só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.
I TIMÓTEO CAP.1,V.17
Ao rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos!
Amém!
I TIMÓTEO CAP.6,V.16
O único que possui a imortalidade e habita em luz
inacessível,a quem nenhum homem viu,
nem pode ver.A Ele honra e poder eterno!Amém!
Fica
evidente, portanto, que diante de tantas contradições, não se pode argumentar
com os textos bíblicos para afirmar-se que Deus se tenha feito visível aos
olhos dos homens e muito menos atribuir a Deus o Supremo Criador do Universo
Infinito regras tão absurdas como é o caso do Deuteronômio, só como por
exemplo. Querer se respaldar através da própria ignorância a pretexto de
continuar no obscurantismo, isto fica por conta de nosso livre arbítrio. Não
podemos esquecer que Deus nos criou a sua imagem e semelhança em espírito, não
nós a ele. Portanto erros, contradições, discrepâncias encontradas nos textos
bíblicos são obras dos homens e de maneira nenhuma do Criador, pois este é
Perfeito.E o Apóstolo Paulo assevera:
II CORÍNTIOS
CAP.3,V.17
Ora, o Senhor é
Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
O DEUS ANTROPOMORFO
“A
inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza
íntima de Deus. Na infância da
Humanidade, o homem
o confunde muitas vezes com a criatura, cujas as imperfeições
lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento
penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e,
ainda que sempre incompleta, mas conforme à sã razão.”(Allan Kardec, O Livro
dos Espíritos, Parte 1º, Cap. I, pág.54).
“Descartes
descobriu Deus, no episódio do Cogito,
mergulhando em si mesmo. Deus está imanente em nós e sua marca, a assinatura do
Criador na Criatura, é que nos faz desejar a transcedência.Desde suas primeiras
idades sobre a Terra o homem procura Deus. Ainda quase um macaco quer
homenageá-lo nas coisas que o rodeiam,
julga encontrá-lo nas pedras, nos rios, nas estrelas. Crescendo mais, o homem cria
vários deuses antropomórficos, que refletem suas qualidades e defeitos. Surge a
Mitologia. A crença em Deus Único, antropomórfico ainda, vingativo e cruel,
reflete as virtudes e os defeito dos homens. Com a evolução, o indivíduo
compreende que Deus não é material, que
é Onipotente e Onipresente. A idéia da
existência de Deus é de todos os povos e surge em todas as épocas, provando que
não é produto de um ensinamento. A inexistência de um povo ateu prova a
veracidade da crença em Deus.”(Heloísa Pires, Herculano Pires, O Homem no
Mundo, págs 79 e 80.)
GÊNESIS CAP.6,V.6
O Senhor arrependeu-se
de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.
DEUTERONÔMIO CAP. 4,V.21
O Senhor
irritou-se contra min por causa de vós, e jurou que não passaria o Jordão,
nem entraria na boa terra que Ele, o Senhor, vosso Deus, vós dá como herança.
JOSUÉ CAP.10, VS.12 a 14
Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os
amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas:“Sol
, detém sobre Gabaon,E tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.”E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se
vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no
meio do céu, e não se apressou a pôr-se
pelo espaço de quase um dia inteiro .Não houve, nem antes nem depois, um dia
como aquele, em que o Senhor tenha
obedecido a voz de um homem, por que o Senhor combatia por Israel.
I SAMUEL CAP.15,V.10
O Senhor disse a Samuel: “Arrependo-me de ter feito rei a
Saul; ele se desviou de min e não executou as minhas ordens.”
II SAMUEL CAP. 24, VS. 16 a 19
E o Senhor enviou um anjo sobre Jerusalém para
destruí-la. Vendo Davi, o anjo que feria o povo, disse ao Senhor: “Vê Senhor:
fui eu que pequei; eu é que sou o culpado! Esse pequeno rebanho, porém,
que fez ele? Que a tua mão se abata sobre min e sobre a minha família.“O Senhor arrependeu-se então de ter mandado
aquele flagelo e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora tua mão.” O anjo Senhor se encontrava junto à eira de
Ornã, o jubuseu.
II REIS
CAP.15,V.18
Fez o mal
aos olhos do Senhor, e não se afastou
de nenhum dos pecados de Jereboão, filho de Nabat, que fizera pecar por Israel.
I CRÔNICAS CAP.21,V.7
Deus não viu
isto com bons olhos e feriu Israel.
Ressaltamos
o pensamento da idéia Deus, com o qual concordamos e que contraria todos os
demais expostos acima :
JUDITE CAP.8,V.15
Vós impusestes ao Senhor um prazo para exercer a sua misericórdia e
fixastes-lhes um dia ao vosso arbítrio! Mas o Senhor é paciente; façamos pois penitência por isto e peça molhe
perdão com lágrimas nos olhos, pois Deus
não ameaça como os homens e não se deixa arrastar a violência e a cólera.
O DEUS DOS
ESPÍRITOS
“A
palavra Deus tinha entre os antigos, acepção muito ampla. Não indicava, como
presentemente, uma personificação do Senhor da Natureza. Era uma qualificação
genérica, que se dava a todo ser existente fora as condições da Humanidade.
Ora, tendo-lhes as manifestações espíritas revelado a existência de seres
incorpóreos a atuarem como potência da Natureza, a esses seres deram o nome de
Espíritos. Pura questão de palavras, com a única diferença de que, na
ignorância em que se achavam, mantida intencionalmente pelos que nisso tinham
interesse, eles erigiram templos e altares muito lucrativos a tais deuses, ao
passo que hoje os consideramos simples criaturas como nós mais ou menos
perfeitas e despidas de seus invólucros terrestres. Se estudarmos atentamente
os diversos atributos das divindades pagãs, reconheceremos, sem esforço, todos
os que vemos dotados os Espíritos nos diferentes graus de escala espírita, o
estado físico em que se encontram nos mundos superiores, todas as propriedades
do perispírito e os papéis que desempenham nas coisas da Terra.
Vindo
iluminar o mundo com sua divina luz, o Cristianismo não se propôs destruir uma
coisa que está na Natureza. Orientou,
porém, a adoração para Aquele a quem
é devida. Quanto aos Espíritos, a lembrança deles se há perpetuado, conforme os
povos, sob diversos nomes, e suas manifestações eram fenômenos miraculosos,
para os incrédulos sempre foram embustes. Hoje, mercê de um estudo das idéias
supersticiosas que o ensombraram durante séculos, nos revela um dos maiores e
mais sublimes princípios da Natureza.” (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos,
Parte 3º, Cap.II, págs. 323 e 324).
NÚMEROS
CAP.16,V.22
Eles prostraram-se com o rosto por terra, e
disseram: “Ó Deus, Deus dos espíritos de toda carne, um só homem pecou, e tu
irás contra toda assembléia !”
NÚMEROS CAP.27, VS.15 a 17
Moisés disse ao Senhor: “O Senhor Deus dos espíritos de toda a carne escolha um homem que
chefie a assembléia, que marche à sua frente e guie os seus passos, para que a
assembléia do Senhor não seja como um rebanho sem pastor.”
II MACABEUS CAP.3,V.24
Já se achava ali, com seus homens armados, quando o Senhor dos espíritos e soberano
detentor de todo poder suscitou uma tal aparição
que todos os que haviam ousado vir ali, desfaleceram de espanto, atingidos
de pavor ante a majestade de Deus.
APOCALIPSE
CAP.22,V.6
Ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras,
e o Senhor Deus dos espíritos dos
profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que deve
acontecer em breve.
“Sendo
Deus o eixo de todas as crenças
religiosas e o objetivo de todos os cultos, o caráter de todas as religiões é
conforme à idéia que elas dão de Deus. As religiões que fazem de Deus um ser
vingativo e cruel julgam honrá-lo com atos de crueldade, com fogueiras e
torturas; as que têm um Deus parcial e cioso são intolerantes e mais ou menos
meticulosas na forma, por crerem-no mais ou menos contaminado das fraquezas
humanas.Toda a doutrina do Cristo se funda na caráter que ele atribui à
Divindade. Com um Deus imparcial, soberanamente justo, bom e misericordiosos,
ele fez do amor de Deus e da caridade para com o próximo a condição
indeclinável da salvação, dizendo: Amai a Deus sobre todas as coisas e o vosso
próximo como a vós mesmos; nisto estão toda lei e os profetas; não existe outra
lei. Sobre esta crença, assentou o princípio de igualdade dos homens perante a
Deus e o da fraternidade universal. Mas fora possível amar a Deus de Moisés? Não; só se podia temê-lo. ( Allan Kardec, A
Gênese, Cap. I, Itens 24 e 25, págs. 25 e 26).
A
compreensão da divindade vai variar diretamente com o grau de evolução do
espírito e sua compreensão de responsabilidade aumentará na medida que se
conscientizar do seu papel de co-autor das obras e diretrizes divinas. É bem
verdade que certas expressões contidas na Bíblia, fazem parte da relação ainda
infantil se assim podemos designar do homem na compreensão da divindade e do
seu dever como espírito encarnado no orbe terrestre. A mente humana percorrendo
ainda caminhos tortuosos, não conseguia entender a Deus, senão por um aspecto puramente material.
Sabemos portanto de que o povo judeu naquele momento, ao professar certas
expressões, representa de uma maneira geral, a
própria humanidade caminhado para o entendimento Cósmico.
ISAÍAS CAP.39,V.5
Então Isaías disse a Ezequias; “Escuta a palavra do Deus dos exércitos!”
ISAÍAS CAP.48,V.2
Porque vós vos declarais da cidade santa,vós vos
apoias no Deus de Israel,cujo nome é
o Senhor dos exércitos.
JEREMIAS CAP.5,V.14
Por isso, o Senhor,
Deus dos exércitos, vos diz:
JEREMIAS CAP.42,V. 15
Então, escutai a palavra do Senhor, sobreviventes de
Judá: Heis o que disse o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel :
I REIS CAP.1,V.48
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje pôs sobre o meu trono um sucessor, vendo-o
eu com meus próprios olhos!”
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