RESSURREIÇÃO , REENCARNAÇÃO OU
MATERIALIZAÇÃO?
Ao observarmos e compararmos
algumas passagens bíblicas, no que concerne ao pensamento e o entendimento dos
indivíduos que viviam ao tempo de Cristo, verificamos que ocorriam algumas
confusões com relação a
compreensão dos termos
ressurreição ( volta do espírito
ao mesmo corpo), reencarnação (
termo este que não existia na época estudada, que representa a volta do
espírito a um novo corpo material ), e materialização ou aparições de
Espíritos. Podemos notar que entendiam que o homem poderia voltar a viver (no
mesmo corpo como a ressurreição ou em outros corpos como a reencarnação), ou até mesmo
que sobrevivera a morte do corpo físico, e muitas das vezes confundiam-se os termos ao
empregá-los nas diversas situações que se deparavam. Diante dos trechos
relacionados abaixo tentaremos esclarecer as dúvidas que porventura existam e que para muitos perduram
desde aqueles tempos.
“A reencarnação fazia parte dos
dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Só os sacudeus, cuja a crença era de
que tudo acaba com a morte não acreditavam nisso. As idéias dos judeus sobre
esse ponto, como sobre muitos outros, não eram claramente definidos, que apenas
tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e sua ligação com o corpo.
Criam eles que um homem que vivera podia reviver, sem saberem precisamente de
que maneira o fato poderia dar-se. Designavam pelo termo ressurreição o que o
Espiritismo, mais judiciosamente, chama reencarnação. Com efeito, a
ressurreição dá idéia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a
Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos
desse corpo já se acham desde muito tempo dispersos e absorvidos. A reencarnação é a volta da alma
ou Espírito à vida corpórea, mais em outro corpo especialmente formado para ele
e que nada tem de comum com o antigo. A palavra ressurreição podia a sim
aplicar-se a Lázaro, mais não a Elias, nem aos outros profetas. Se, portanto,
segundo a crença deles, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o
de Elias, pois que João fora visto criança e seus pais eram conhecidos. João,
pois, podia ser Elias reencarnado, porém não ressuscitado.”(Allan Kardec, O
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. IV, Item 4).
Observemos que a passagem
transcrita abaixo refere-se a ressurreição como uma manifestação de Espíritos,
citada em Macabeus, já em Mateus, quando da materialização de Jesus, notamos
que o evangelista usa o termo “apareceram”, isso significa que naquele momento,
muitos espíritos puderam se tornar visíveis materializando-se, atestando assim
a imortalidade da alma. Desta forma, na chamada ressurreição, que na verdade
ocorreu foi uma materialização do corpo perispiritual de Jesus, como de outros
falecidos considerados justos. Em Macabeus assim como em Mateus e Lucas,
vemos mais uma vez o pensamento da
ressurreição como aparição de espíritos.
II
MACABEUS CAP.12,V.43
Em
seguida fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que
se oferecesse a um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente na sua crença na ressurreição,
porque, se ele não julgasse que os
mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se
ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era
isto um bom e religioso pensamento; heis porque ele pediu um sacrifício
expiatório para que seus mortos fossem livres de suas faltas.
MATEUS
CAP.27, V.52 e V.53
Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos
ressuscitaram. Saindo de suas
sepulturas, entraram na cidade santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.
LUCAS CAP.16, VS.22 a 31
Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos
anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. “E estando ele
nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no
seu seio. Gritou então: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que
molhe em água a ponta do seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou
cruelmente atormentado nestas chamas. Abraão porém replicou: “ Filho, lembra-te
de que recebeste seus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui
é consolado, mas tu estás em
tormento. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo,
de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá
passar para cá.” O rico disse: “ Rogo-te então,
pai, que mandes Lázaro à casa de
meu pai, pois tenho cinco irmãos, para lhes testemunhar, que não aconteça virem
também eles parar neste lugar de tormentos.” Abraão respondeu: “Eles lá tem
Moisés e os profetas; ouçam-nos! ” O rico replicou: “ Não, pai Abraão, mas se for a eles algum dos
mortos, arrepender-se-ão.” Abraão respondeu-lhe: “Se não ouvirem a Moisés e aos
profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda
que ressuscite alguns dos mortos.”
Vemos abaixo a alusão a reencarnação, através da
possibilidade de Elias ou alguns dos profetas tivessem revivido, como também a
de que o próprio João Batista tivesse se manifestado em espírito depois de sua
morte, pois tido como profeta, era perfeitamente possível dentro das concepções
daqueles homens, que João pudesse operar os prodígios que Jesus operava. Muitos
rebatem a reencarnação de Elias em João Batista , por ter João negado ser a
reencarnação de Elias. A doutrina espírita esclarece que o esquecimento do
passado é um bem incomensurável para o espírito. Além do mais quem devia saber
mais Jesus ou João Batista?
Nesta pequena passagem percebe-se que a manifestação
de espíritos era normal e aceita por muitos, bem como o conceito de
reencarnação, isto é bem nítido, quando indagam sobre João Batista e Elias, ou
algum dos profetas tivessem ressurgido.
LUCAS
CAP. 9,VS. 7 e 8
O
tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns
diziam: “É João que ressurgiu dos mortos
”; outros: “É Elias que apareceu ”;
e ainda outros: “É um dos antigos
profetas que ressuscitou.”
Vemos aqui, casos semelhantes ao
descrito por Mateus 27; vs. 52 e 53, já descritos acima.
JOÃO
CAP. 21, V.14
Era
esta já a terceira vez que Jesus se
manifestava aos discípulos, depois de ter ressuscitado.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP. 4, VS. 1 e 2
Enquanto
eles falavam ao povo, vieram os sacerdotes, o chefe do templo e os sacudeus,
contrariados porque ensinavam o povo e anunciavam, na pessoa de Jesus, a ressurreição dos mortos.
O apóstolo Paulo se mostra bem entendido dessas
questões, pois é um dos grandes divulgadores dessa verdades, muitas vezes
contestados pelo pensamento materialista, Paulo endossa a existência de anjos e
de espíritos e a própria imortalidade da alma constatada nas aparições sob a
designação de ressurreição.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP.23, VS.6 a 8
Paulo
sabia que uma parte do sinédrio era de sacudeus e a outra de fariseus e disse
em alta voz: “Irmãos, eu sou fariseu,
filho de fariseus. Por causa de minha esperança na ressurreição dos mortos é que sou
julgado.” Ao dizer estas palavras, houve uma discussão entre os fariseus
e os sacudeus, e dividiu-se a assembléia (Pois os sacudeus afirmam não haver ressurreição, nem anjos nem
espíritos mas os fariseus admitem uma e outra coisa).
Resta-nos enfatizar que para
Paulo de Tarso, todos ressurgiriam após a morte do corpo físico, justos e
pecadores e logicamente cada um recebendo as suas devidas recompensas no plano
espiritual de acordo com o bem ou o mal que haviam praticado enquanto estavam
encarnados.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP.24,VS.15 e 21
Tenho
esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver a ressurreição dos justos e pecadores. A
não ser única frase que proferi em voz alta no meio deles: Por causa da ressurreição dos mortos é que sou
julgado hoje diante de vós.
ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 26,VS. 6 a 8
Mas
agora sou acusado em juízo, por esperar a promessa que foi feita por Deus aos
nossos pais, e a qual as nossas doze tribos esperam alcançar, servindo a Deus
noite e dia. Por esta esperança, ó rei, é que sou acusado pelos judeus. Que pensais vós ? É coisa incrível que
Deus ressuscite os mortos?
Vejamos que nessa passagem o Apóstolo dos Gentios,
descreve à título de continuidade o
ato de ressuscitar: “pois se os mortos
não ressuscitam” ou seja que esse pensamento de Paulo consubstanciava uma
realidade constatada e já bastante entendida como verificação das aparições de
Espíritos desencarnados. Abaixo generaliza as aparições de espíritos,
atribuindo as manifestações de espíritos, não a um fator sobrenatural, mais sim
a uma condição inerente a todo o ser,
justificando que se Cristo teria reaparecido dentre os mortos, era natural que
outros espíritos também fizessem o mesmo.
I
CORÍNTIOS CAP.15, VS.12 a 16, 20 e 21
Ora,
se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que
não há ressurreição dos mortos? Se
não há ressurreição
dos mortos, nem Cristo ressuscitou. Se Cristo não
ressuscitou, é vã a nossa pregação, e
também é vã a nossa fé. Além disso, seríamos convencidos de ser falsas
testemunhas de Deus, por termos dado testemunho contra Deus, afirmando que ele
ressuscitou a Cristo, ao qual não ressuscitou(se os mortos não ressuscitam). Pois se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E
se Cristo não ressuscitou é inútil a vossa fé, e ainda estas em vossos
pecados.Mas não, Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que
morreram! Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a
ressurreição dos mortos.
A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA
“O princípio da reencarnação é
uma conseqüência necessária da lei do progresso. Sem a reencarnação, como se
explicaria a diferença que existe entre o presente estado social e os tempos de
barbárie? Se as almas são criadas ao mesmo tempo que os corpos, as que nascem
hoje são tão novas, tão primitivas, quanto as que viviam há mil anos;
acrescentamos que nenhuma conexão haveria entre elas, nenhuma relação
necessária; seriam todas estranhas umas às outras. Por que, então, as de hoje
haviam de ser melhor dotadas por Deus, do que as que as precederam? Por que têm
aquelas melhor compreensão? Por que possuem instintos mais apurados, costumes
mais brandos? Por que têem a intuição de certas
coisas, sem as
haverem aprendido? Duvidamos de que alguém saia desses dilemas, a menos
admita que Deus cria almas de diversas qualidades, de acordo com os tempos e
lugares, proposição inconciliável com a idéia de uma justiça soberana.”(Allan
Kardec, A Gênese, Cap.XI, Item 33).
“Admitir, ao contrário, que as
almas de agora já viveram em tempos distantes; que possivelmente foram
bárbaras como os
séculos em que estiveram no mundo, mas que progrediram; que para cada
nova existência trazem o que adquiriram nas existências precedentes, que, por
conseguinte, as dos tempos civilizados não são almas criadas mais perfeitas,
porém que se aperfeiçoaram por si mesmas com o tempo, e tereis a única explicação
plausível da causa do progresso social.”(O Livro dos Espíritos, Parte 2º ,
Caps. IV e V).
“Pensam alguns que as diferentes
existências da alma se efetuam, passando elas de mundo em mundo e não num mesmo
orbe, onde cada Espírito viria uma única vez. Seria admissível esta doutrina,
se todos os habitantes da Terra estivessem no mesmo nível intelectual e moral.
Eles então só poderiam progredir indo de um mundo a outro e nenhuma utilidade
lhes adviria da encarnação na Terra. Desde que aí se notam a inteligência e a
moralidade em todos os graus, desde a selvajaria que beira o animal até a mais
adiantada civilização, é evidente que esse mundo constitui um vasto campo de
progresso. Por que haveria o selvagem de ir procurar alhures o grau de
progresso logo acima do que ele está, quando esse grau se lhe acha ao lado e
assim sucessivamente? Por que não teria podido o homem adiantado fazer seus
primeiros estágios senão em mundos inferiores quando ao seu derredor estão
seres análogos aos desses mundos? quando não só de povo a povo, mas no seio de
mesmo povo e da família, há diferentes graus de adiantamento? Se fosse assim,
Deus houvera feito coisa inútil, colocando lado a lado a ignorância e o
saber, a barbaria e a civilização, o bem e o mal, quando precisamente esse contato é que faz
que os retardatários avancem. Não há, pois, necessidade de que os homens mudem
de mundo a cada etapa de aperfeiçoamento, como não há de que o estudante mude
de colégio para passar de uma classe a outra. Longe de ser isso vantagem para o
progresso, ser-lhe-ia um entrave, porquanto o Espírito ficaria privado do
exemplo que lhe oferece a observação do que ocorre nos graus mais elevados e da
possibilidade de reparar seus erros no mesmo meio e em presença dos a quem
ofendeu, possibilidade que é, para ele, o mais poderoso modo de realizar o seu
próprio progresso moral. Após curta coabitação, dispersando-se os Espíritos e
tornando-se estranhos uns aos outros, romper-se-iam os laços de família, à
falta de tempo para se consolarem. Ao inconveniente moral se juntaria um
inconveniente material. A natureza dos elementos, as leis orgânicas, as
condições de existência variam, de acordo com os mundos; sob esse aspecto, não
há dois perfeitamente idênticos. Os tratados da Física, de Química, de
Anatomia, de Medicina, de Botânica, etc., para nada serviriam nos outros
mundos; entretanto, não fica perdido o que neles se aprende; não só isso
desenvolve a inteligência, como também as idéias que se colhem de tais obras
auxiliam a aquisição de outras. (Cap. VI, Nº61 e seguintes.) Se apenas uma
única vez fizesse o Espírito a sua aparição, freqüentemente brevíssima, num
mesmo mundo, em cada imigração ele se acharia em condições inteiramente
diversas; operaria de cada vez sobre os elementos novos, com força e segundo leis
que desconheceria, antes de ter tido tempo de elaborar os elementos conhecidos,
de os estudar, de os aplicar. Teria de fazer, de cada vez, um novo aprendizado
e essas mudanças contínuas representariam um obstáculo ao progresso. O
espírito, portanto, tem que permanecer no mesmo mundo, até que haja adquirido a
soma de conhecimentos e grau de perfeição que esse mundo comporta.(N.º 31)
Que os Espíritos deixem, por um
mundo mais adiantado, aquele do qual nada mais podem auferir, é como deve
ser e é. Tal o
princípio. Se alguns há que antecipadamente deixam o mundo em que vinham
encarnado, é isso devido a causas individuais que Deus pesa em sua
sabedoria.Tudo na criação tem uma finalidade, sem o que Deus não seria nem
prudente, nem sábio. Ora, se a Terra se destinasse a ser uma única etapa do
progresso para cada indivíduo, que utilidade haveria, para os Espíritos das
crianças que morrem em tenra idade, vir passar aí alguns anos, alguns meses,
algumas horas, durante os quais nada podem haurir dele? O mesmo ocorre se
pondere com referência aos idiotas e aos cretinos. Uma teoria somente é boa sob
a condição de se resolver todas as questões a que diz respeito. A questão das
mortes prematuras há sido uma pedra de tropeço para todas as doutrinas, exceto
para a Doutrina Espírita, que a resolveu de maneira racional e completa.Para o
progresso daqueles que cumprem na Terra uma missão normal há vantagem real em
volverem ao mesmo meio para aí continuarem o que deixaram inacabado, muitas
vezes na mesma família ou em contacto
com as mesmas pessoas, a
fim de repararem
o mal que
tenham feito, ou de
sofrerem a pena de talião.”(A
Gênese, Cap. XI, págs.222 a 224).
“No judaísmo, a crença
fundamental na reencarnação, ou gilgul, existiu por milhares de anos. Esta
crença havia sido uma pedra fundamental básica da fé judaica até
aproximadamente 1800-1850, quando a ânsia de “modernização” e de aceitação pela
comunidade científica do mundo ocidental transformou as comunidades judaicas da
Europa oriental. Contudo, a crença na reencarnação fora undamental e dominante
até aquela época, menos de dois séculos atrás. Nas comunidades ortodoxas e
chassidim, a crença na reencarnação continua inquebrantável até hoje. A Cabala,
literatura mística judaica datada de milhares de anos, está repleta de
referências à reencarnação. O rabino Moshe Chain Luzzatto, um dois mais
brilhantes eruditos judeus dos últimos séculos, resumiu o gilgul em seu livro
The of God: “Uma única alma pode ser reencarnada inúmeras vezes em corpos diferentes
e, desta maneira, pode reparar o dano causado em encarnações anteriores. De
modo similar, pode também atingir a perfeição que não foi alcançada em suas
encarnações anteriores. Quando voltei a pesquisar a história da cristandade,
descobri que as antigas referências à reencarnação no Novo Testamento foram
apagadas no século IV pelo imperador Constantino, quando o cristianismo tornou-se
a religião oficial
do Império Romano. Aparentemente, o
imperador sentira que o conceito
de reencarnação ameaçava e estabilidade do império. Cidadãos que acreditavam em
outra chance de viver poderiam se tornar menos obedientes e submissos à lei do
que os que acreditavam num único Juízo Final para todos. No século VI, o
Segundo Concílio de Constantinopla apoiou a lei de Constantino ao fazer
oficialmente da reencarnação uma heresia. Tal como Constantino, A Igreja temia
que a idéia de vidas anteriores enfraquecesse e solapasse seu poder crescente
por proporcionar a seus seguidores um tempo maior em busca da salvação.
Concordaram que a chibata de Juízo Final era necessária para garantir atitudes
e comportamentos adequados. Durante a mesma era cristã primitiva que abria o
caminho para o Concílio de Constantinopla, outros padres da Igreja, como
Orígenes, Clemente de Alexandria e São Jerônimo, aceitavam e acreditavam na
reencarnação. Bem como os Gnósticos. Até o século XII, os cátaros cristãos da
Itália e sul da França eram severamente punidos por sua crença na reencarnação.
Enquanto eu refletia sobre essas novas informações, percebi que, além de sua
crença na reencarnação os cátaros, gnósticos
e cabalistas tinham
outro valor em comum: a convicção de que a experiência pessoal direta,
muito mais do que vemos e conhecemos com nossas mentes racionais ou do que nos
é ensinado por qualquer sistema religiosos, é uma fonte superior de sabedoria
espiritual. E esta experiência pessoal direta promove de forma poderosa o
crescimento espiritual e pessoal. Infelizmente como as pessoas podem ser
severamente punidas por crenças heterodoxas, os grupos aprenderam a mantê-las em segredo. A repressão
aos ensinamentos de vidas passadas tem sido mais política que espiritual.”
(Brian L.Weiss,M.D. A cura através da Terapia de VIDAS PASSADAS,Cap.III,
págs.39 e 40).
Quase
todos os historiadores da Igreja romana, acreditaram a que a Doutrina da reencarnação foi declarada
herética durante o concílio de Constantinopla em 553 D.C., atual Istambul,
Turquia, por causa da imperatriz Teodora, esposa do imperador Justiniano.
Segundo Procópio, como cortesã para se libertar do passado que a envergonhara
ordenou mais tarde a morte das antigas colegas de ofício. Para não sofrer as
terríveis conseqüências dessa ordem nefasta em uma outra vida como preconiza a
lei do carma, empenhou-se em suprimir toda a Doutrina da reencarnação da
Igreja. O concílio, engenhosamente
convocado por Justiniano, em sua esmagadora maioria, era formada por
bispos ortodoxos do ocidente que não aceitavam essa doutrina. Mesmo assim essas
idéias perduraram por muitos anos dentro da Igreja. O próprio Santo Agostinho um dos pilares do Catolicismo indagava em
“Confissões” a respeito da reencarnação, expondo em oração, suas perplexidades:
“Dizei-me, eu vo-lo suplico o Deus, misericordioso para comigo, que sou
miserável,. Dizei-se a minha infância sucedeu a outra idade já morta, ou se tal
idade foi a que levei no seio da minha mãe? Pois alguma coisa me revelaram
dessa vida, e eu mesmo vi mulheres grávidas e antes desse tempo, quem era eu,
minha doçura meu Deus! Existi, porventura, em qualquer parte ou era acaso
alguém.”
Segundo o nosso entendimento
daremos algumas explicações para as passagens que se apresentam abaixo:
I
SAMUEL CAP. 2, V.6
O
Senhor dá a morte e a vida,Faz descer à
habitação dos mortos e de lá voltar.
Depois de um período no mundo
espiritual o espírito renasce em um novo corpo.
JÓ CAP 8 V 9
Porque somos uns ignorantes das coisas de ontem.
O
profeta Jó, alude sobre o esquecimento necessário de outras encarnações.
JÓ
CAP. 8, V. 8 e 9
Interroga
as gerações passadas,e examina com
cuidado as experiências dos antepassados;
porque
somos uns ignorantes das (coisas) de
ontem,nossos dias sobre a terra passam como a sombra...
Interroga os espíritos, a
respeito do nosso esquecimento das nossas vidas anteriores?
JÓ
CAP.21, V. 17
Quantas vezes vemos apagar-se a
lâmpada dos ímpios,e a ruína desabar sobre eles.
Quantas vezes precisamos morrer
e renascer para alcançar a evolução espiritual e nos livrarmos do rosário das
encarnações?
SALMO CAP 85 V 6
Acaso será eterna contra nós a vosso cólera? Estendeis
sua ira sobre todas as gerações?
O
salmista indaga se uma vez pagos os débitos Deus não o libertaria dos
sofrimentos em encarnações mais felizes.
SALMO CAP 104 VS 29 e 30
Se desviais o rosto, eles se perturbam; Se lhes retirais o sopro, expiram; E
voltam ao pó de onde saíram. Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem ; E
renovais a face da Terra
O
salmista adverte se a alma se retira do corpo a pessoa morre, e volta para o
mundo espiritual, mas por permissão de Deus o espírito reencarna, aplicando
novos conhecimentos adquiridos em outras encarnações e no mundo espiritual para
a renovação da Terra.
ECLESIASTES,CAP.
41, VS. 11 e 12
Desgraçados
de vós , homens ímpios, que abanonastes a lei do Senhor, o Altíssimo! Se nasceis, é na maldição e quando
morrerdes, tereis a maldição por herança.
Todo aquele que na se arrepende
sofre as consequências dos seus atos. Nesta encarnação, no mundo espiritual, ou
em uma próxima encarnação.
ISAÍAS
CAP.26,V.19
Que vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem!Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultos, porque o orvalho
é um orvalho de luz e a terra restituirá o dia das sombras.
Que os mortos reencarnem!
JEREMIAS
CAP. 31,VS.15 a 29
Eis
o que diz o Senhor:Ouve-se em Ramá uma voz,lamentos e amargos soluços.É Raquel
que chora os filhos,recusando ser
consolada, porque já não mais existem.Eis o que diz o Senhor:Cessa de
gemer, enxuga tuas lágrimas!tuas penas terão a recompensa - oráculo do Senhor.Voltarão teus filhos da terra inimiga.Desponta o teu futuro a
esperança - oráculo do Senhor.teus
filhos voltarão a tua terra.
Não desesperais pois seus filhos
em uma outra oportunidade voltarão a Terra pelas portas de um novo nascimento.
Deus não separa aqueles que se amam.
JEREMIAS,
CAP.33,V. 26
Então
poderei rejeitar a raça de Jacó e de Davi, meu servo, e abster-me de escolher
sua descendência os chefes para a raça de Abraão, de Isaac e de Jacó! Pois hei
de lhes melhorar a sorte, e deles me apiedarei.
O profeta nese versículo fala a reencarnação
de Espíritos, o Senhor apiedado dos que vão a juízo com impurezas, as chamadas
mazelas morais, os faz voltar à Terra, afim de empreenderem de novo a tarefa do
seu aperfeiçoamento progressivo em busca da angelização.
EZEQUIEL
CAP. 11,VS.16 e 17
“Dize-lhes
então: Eis o que diz o Senhor Javé: Eu
os tenho lançado para longe das nações, e os dispersei em diversos países,
e lhes tenho sido, por pouco tempo
Vocês tem reencarnado em
diversas nações com objetivo de aprender e evoluir, afim de que possam superar
os preconceitos.
EZEQUIEL
CAP.37,VS. 1 a
14
A
mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me
arrebatou em espírito, e me colocou no meio duma planície, que estava
coberta de ossos. Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos
numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos. Disse-me o Senhor: “Filho do homem, poderiam esses ossos
retornar a vida? __ “Senhor JAVÉ, respondi, só vós sabeis”. Ele disse-me
então: Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, dir-lhe-ás tu,
escutai a palavra do Senhor: Eis o que vos declara o Senhor Javé: Vou fazer reentrar em vós o sopro da vida,
para vos fazer reviver. Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós, cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em
vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o
Senhor. Profetizarei, pois assim como tinha recebido ordem. No momento em que
eu comecei, um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto
os ossos se vinham unir aos outros. Prestando atenção, vi que se formavam sobre
eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria. Todavia não
tinha espírito. Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza,
filho do homem, e dirige-te ao espírito: Eis o que diz o Senhor JAVÉ :
Vem, espírito dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam.” Proferi o oráculo que ele me havia
ditado, e daí a
pouco o espírito
penetrava neles. Retornando à
vida, eles se
levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército. Então o Senhor me
disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a raça dos israelitas; eles
dizem: Nossos ossos estão secos, nossa
esperança está morta, estamos perdidos! Por isso, dirige-lhes o seguinte
oráculo: Eis o que diz o Senhor JAVÉ: Ó meu povo, vou abrir os vossos túmulos;
eu vos farei sair deles para vos transportar a terra de Israel. Sabereis
então que eu sou o Senhor, ó meu povo, quando eu abrir os vossos túmulos e vos
fizer sair deles, quando eu meter em vós o meu espírito para vos fazer
voltar à vida e quando hei de
restabelecer em vossa terra. Sabereis então que sou eu o Senhor .
Aqui, O profeta Ezequiel se
depara na espiritualidade com um lugar aonde os espíritos se preparam para uma
nova encarnação na Terra. Este local foi descrito mais claramente e
detalhadamente por André Luiz, em “Missionários da Luz”.
OSÉIAS
CAP.13,VS. 12 a
16
A
iniquidade de Efraim está guardada,Seu pecado está posto em reserva.Quando lhe
sobrevem as dores do parto,Ele é como um filho mal ajeitado Que não se
apresenta no momento devido. Para sair
do seio materno.E eu o libertaria do poder da região dos mortos,Isentá-lo-ia
da morte?Onde estão tuas calamidades, a Morte?Região dos mortos, onde está o
teu flagelo destruidor?Não vejo arrependimento.
A morte não existe, o que existe
é uma interrupção na vida material, tão logo o espírito necessite, encontrará
no ventre materno a oportunidade de uma nova vida. A morte não existe!
ZACARIAS CAP 10 V 9
Eu semeei entre os povos , mas eles de longe se
recordarão de mim, instruirão os meus filhos e tornarão a voltar.
O
profeta Zacarias é categoria, afirma que seus filhos tornarão a viver na Terra.
As passagens abaixo, se correlacionam e indicam a
reencarnação de Elias em João Batista. Vejamos :
MALAQUIAS
CAP.3,VS. 23 e 24
“Vou mandar-vos o profeta Elias, antes
que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais
para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei
mais de interdito a terra.”
MATEUS
CAP. 11, 12 a
15
Desde
a época de João Batista até o presente,
reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. Porque
os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis, compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem
tem ouvidos ouça.
MATEUS
CAP.14, V.10
E
mandou decapitar João Batista na
prisão.
MATEUS
CAP.16,VS.13 a 16
Chegando
ao território de Cessréia de Felipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No
dizer do povo, quem é o filho do homem?”
Responderam: “Uns dizem que é
João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.”
Disse-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “ Tu
és o Cristo, o Filho de Deus vivo! ” Jesus então lhe disse: “Feliz és, Simão,
filho de Jonas, porque não foi a
carne nem o sangue quem te revelou isto, mas meu pai que está nos céus.
MATEUS
CAP.17,VS. 10 a
13
Em
seguida, os discípulos o interrogaram : “Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?”Jesus
respondeu-lhes: “Elias, de fato deve voltar para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o
reconheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão
ao filho do homem.” Os discípulos
compreenderam, então, que eles lhe falara de João Batista.
O profeta Malaquias anuncia o retorno à Terra de
Elias, que reencarnaria como João Batista, precursor de
Jesus, mas submetido a lei e a um desencarne segundo as leis de causa e efeito
que regem o Universo. Elias em sua última encarnação suscitou a morte de
diversões adoradores de um deus chamado Baal, decapitando-os.( I Reis, Cap.18).
A Bíblia narra: “Elias disse-lhes: Tomai agora os profetas de Baal; não deixes
escapar um só deles ! Tendo o povo agarrado, Elias levou-os ao vale de Cison e ali os matou.”Da mesma forma
desencarna pela espada de Herodes, saldando o seu débito com a sua consciência.
MATEUS
CAP.18,VS. 8 e 9
Ai
do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis; mas, ai do homem que
os causa! Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e
lança-os longe de ti: é melhor entrares
na vida coxo ou manco, que tendo dois pés e duas mãos, seres jogado com
teus dos olhos no fogo do geena.
O Espírito tendo consciência de
seus atos na sua vida corporal pode escolher as provas que irá enfrentar com
reencarnar, outros porém não tendo capacidade para isso, seguem o plano
estabelecido pelos mentores espirituais. Outros por seus inúmeros delitos
ferindo a sua própria consciência, não conseguem plasmar, ou seja, construir um
corpo físico dentro dos padrões normais. Ocorrendo assim, as seqüelas e
patologias físicas. Mas isso como nos disse Paulo. “é um espinho na carne”a nos
lembrar mesmo de maneira inconsciente, as inúmeras complicações que criamos par
nos mesmos e para os outros ao desobedecermos as leis de justiça e amor.
Portanto é melhor entrar na vida, ou seja, reencarnar com alguns problemas
físicos, do que nasceres são e fracassares novamente.
MATEUS
CAP. 19,VS. 11 e 12
Respondeu
ele: “Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente
aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que
o são desde o ventre de suas mães; e há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens, e há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por amor
do reino dos céus. Quem puder compreender,
compreenda.”
“__ Como devemos interpretar a
sentença:
__ “Há eunucos que se castraram a
si mesmos, por causa do reino dos céus?
__ Almas existem que, para obterem as sagradas realizações de Deus em si
próprias, entregam-se a labores de renúncia, em existência da santificada
abnegação.
Nesse mister, é comum abdicarem
transitoriamente as ligações humanas, de modo a acrisolarem os seus afetos e
sentimentos em vidas de ascetismo e de longas disciplinas materiais.Quase sempre,
os que na
Terra se fazem eunucos para os
reinos do céu, agem de acordo com os dispositivos sagrados de missões
redentoras, nas quais, pelo sacrifício e pela dedicação, se redimem entes
amados ou alma gêmea da sua, exilados nos caminhos expiatórios. Numerosos
Espíritos recebem de Jesus permissão para esse gênero de esforços
santificantes, porquanto, nessa tarefa, os que se fazem eunucos, pelos reinos
do céu, precipitam os processos de redenção do ser ou dos seres amados,
submersos nas provas e, simultaneamente transformados, na Terra,
em instrumentos da verdade e do bem, redundando o seu trabalho em benefícios
inestimáveis para os
entes queridos, para
a coletividade e
para si próprios. ( Emmanuel, O Consolador, Questão
331.)
MATEUS
CAP.19,VS. 23 a
26
Jesus
disse então aos discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico
entrar no reino dos céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo
fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. A estas palavras
seus discípulos, pasmados perguntaram: “Quem
poderá então salvar-se?” Jesus olhou para eles e disse: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível.”
A riqueza é uma prova, assim
como a pobreza, a suposta salvação do rico não se dará por uma única vida, e sim
pelas inúmeras experiências que acumulará nas suas encarnações. Por isso para
Deus nada é impossível. Novas oportunidades virão para aqueles que falirem.
Pois Deus sendo infinitamente justo e bom não condenaria seus filhos por toda a
eternidade.
MATEUS
CAP.26,V. 52
Mas
um dos companheiros de Jesus desembainhou a espada e feriu o servo sumo
sacerdote, decepando-lhe a orelha. Jesus, no entanto disse: “Embainha a tua
espada, porque todos aqueles que usarem
a espada, pela espada morrerão.
Aqui, Jesus regulamenta a lei de
causa e efeito.
LUCAS
CAP. 21,VS.7 a 19
Então
interrogaram: ”Mestre, quando acontecerá isto? E que sinal haverá para saber-se
que isso se vai cumprir? ” Jesus
respondeu: “Vede que não sejais enganados, muitos viverão em meu nome dizendo:
Sou eu e: O tempo está próximo. Não sigais após eles. Quando ouvirdes falar de
guerra e de tumultos, não vos assusteis:
porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas não virá logo o
fim.”Disse-lhes também: “Levantar-se-á
nação contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos por
várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu.
Mas, antes de tudo isto vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos
as sinagogas e aos cárceres, levando-vos a presença dos reis e governadores, por causa de mim. Isto acontecerá para que
vos sirva de testemunho. Gravai bem no
vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma
palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os
vossos adversários.Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos
parentes e vossos amigos, e matarão a muito de vós. Sereis odiados por todos
por causa do meu nome. Entretanto, não se perderá um só cabelo de vossa cabeça.
É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação.
Gravai bem em vosso espírito,
para que ao longo das suas vidas essa experiência fique marcada de forma a
conduzi-los ao progresso espiritual.
JOÃO CAP.3, VS.1 a 13
Havia
um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi
ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: “Rabi, sabemos que és um mestre vindo de
Deus. Ninguém pode fazer os milagres que
fazes, se Deus não estiver com ele.” Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em
verdade te digo, quem não nascer de novo
não poderá ver o reino de Deus”. Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode um homem renascer de novo, sendo
velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda
vez?” Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo, quem não renascer da água e do Espírito não
poderá entrar no reino
de Deus. O que
nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é
espírito. Não te maravilhes de que eu tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer;
ouve-lhes o ruído, mas não sabe donde vem, nem para onde vai. Assim acontece
com aquele que nasceu do Espírito.” Replicou Nicodemos: “Como pode se dar
isso?” Disse Jesus: És doutor em Israel
e ignoras essas coisas!... Em verdade, em verdade te digo, dizemos o que
sabemos, e damos testemunhos do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.
Se vos tenho falado das coisas terrenas
e não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu
do céu, o Filho do homem que está no céu.
I
JOÃO CAP.5,VS. 6 a
8
Ei-lo,
Jesus Cristo, aquele que veio pela água
e pelo sangue; não só pela água, mas
pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o
espírito é a verdade. São, assim três os que dão testemunho: o Espírito, a
água, e o sangue, e estes três dão o mesmo testemunho.
“Consultando a obra
“Sabedoria do Evangelho”, de Pastorino, constatamos que, no original
grego, não há artigo
antes das palavras:
água e espírito, estando certa a
tradução como “nascer da água” ou “por meio da água” e
“nascer de Espírito” ou “por meio de Espírito”. Um estudante, ou
quaisquer pessoa ligada às Ciências Naturais, entenderia que nascer da água é
vir ao mundo físico constituindo um corpo embrionário ou fetal, praticamente
formado de água __ a célula embrionária contém 95% de água , mergulhado na
bolsa d’água da cavidade amniótica. Sabemos pelo estudo de Embriologia que o
líquido amniótico é essencial à vida que se forma. Protege o ser dos
choques do meio
externo; permite os
seus movimentos; não deixa haver
aderência do corpo às paredes que o contém, evitando a dessecação do mesmo.
Portanto, nascer de água é renascer no
mundo em um corpo, constiuído praticamente de água (95%) e que se forma dentro
da mesma, portanto o líquido amniótico é composto quase totalmente de água. Se
consultarmos a Biologia, leremos: “A vida na Terra começou na água e hoje, onde
quer que haja água, quase sempre há
vida. Grande parte da superfície terrena (3/4) é coberta de água. A água constitui
50 a 95%
do peso de qualquer ser vivo em atividade. Se você pesa 70 kg , 50 kg são de água”(Helene
Curtis Ed. Guanabara-Koogan). Sabemos que a água é o constituinte essencial de
todas as células vivas, imprescindível à vida. Na Cabala, doutrina secreta do
hebreus, a água era considerada a matéria primordial, o elemento frutificador”.
(Leon Denis - “Cristianismo e Espiritismo”).
O próprio Gênesis nos traz essa
verdade, quando diz “... o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn.
1:2), condicionando assim, nascimento por meio da água.
JOÃO
CAP.5,V.29
“...
e os que praticarem o bem irão para a
ressurreição da vida, e aqueles que praticarem o mal, ressuscitarão para serem condenados.”
Muitos renasceram na carne, para
se reabilitarem perante as leis divinas. Fazendo o bem, desfazendo o mal que
tenham causado no passado.
JOÃO CAP. 21 V 22
Respondeu-lhe Jesus: “Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha?”
Pelas
palavras conferidas a Jesus, entenderam os apóstolos que João não morreria até
o retorno do Mestre, motivo pelo qual criou-se uma crença que o Apóstolo não morreria, mas como João morreu, deduz-se
que só poderia retornar a Terra assim como veio Elias, reencarnado.
ROMANOS CAP.11,VS. 22 e 23
Considera , pois, a bondade e a severidade
que caíram, bondade para contigo,suposto que premaneças fiel a esta bondade; do
contrário,também tu serás cortado. E eles, se não persistirem na incredulidade,
serão enxertados; pois Deus é poderoso
para enxertá-lo de novo.
Paulo diz que Deus é poderoso
para “enxertá-lo de novo”, ou seja, dar-lhe uma nova oportunidade através da
reencarnação.
EFÉSIOS CAP.1,VS. 1 e 2
Nele é que fomos escolhidos, predestinados
segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua
vontade, para servimos à celebração de sua glória, nós, que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.
O
Apóstolo parece felicitar-se e felicitar os que, tendo existências anteriores
pertencido ao número dos que acreditavam e esperavam na vinda do Mesias,
tiveram a sorte, para celebrizarem aquele em que havaim eperado.
HEBREUS
CAP.11, V.35
Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram
torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa.
Reencarnando sempre,
aperfeiçoando-se, afim de obter a perfeição relativa.
APOCALIPSE
CAP.1,V.7
Ei-lo
que vem com as nuvens.
Todos
os olhos o verão, mesmo aqueles que o
transpassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra.
Sim. Amém.
Todos um dia estaremos com
Jesus, mesmo aqueles que o ultrajaram, crucificando-o, ou, não seguindo os seus
ensinamentos. Um dia todos iremos estar com Jesus. O próprio Jesus disse:
nenhuma de minhas ovelhas se perderá. Renovemo-nos a cada dia!
APOCALIPSE CAP.13,V.9
Quem
procura prender, será preso. Quem matar
pela espada, pela espada deve ser morto. Esta é a ocasião para a constância
e a confiança dos santos !
Mas uma vez, a lei de causa e
efeito que regem todas as ações no cosmo.
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