A MÚSICA TRANSCENDENTAL
“A música desempenhava também grande papel na
iniciação profética. É sabido que essa arte imprime o ritmo
na emissão fluídica
e facilita a ação das entidades
invisíveis. A preparação era laboriosa, difícil o noviciado. Durante
os dois primeiros
anos, o aspirante profeta era simplesmente médium
passivo; depois, aprendia a torna-se ativo e, pela exteriorização, a ler no
invisível os quadros, a norma dos acontecimentos futuros. Esse exercício era
longo e sujeito muitas vezes a enganos.”(Léon Denis, No Invisível, págs. 388 e
389).
“Em relação ao emprego da música
como processo auxiliar do magnetismo, convém assinalar que Mesmer, que tocava
com perícia harmônica, dava preferência aos instrumentos de sopro e às árias
executadas em pé menor.Todos os magnetizadores reconhecem que a música excita e
desperta a alma, deleita os sentidos, ergue os espíritos melancólicos e
deprimidos, acalma e adormece as paixões e perturbações”(Michaelus, Magnetismo
Espiritual, Ed. Feb. Pág. 118.)
Somos sabedores que as notas musicais, emitem
vibrações tanto benéficas como maléficas, excitando ou acalmando o indivíduo.
Os centros espíritas adotam esta prática para preparar as sessões propiciando
uma ambiência harmônica e salutar. Os antigos também conheciam essa técnica,
que era utilizada para sensibilizar os espíritos rebeldes e acalmar os médiuns
que por hora eram tomados por algum Espírito.
EXODO CAP. 15 VS. 20 e 21
Então
Miriã, a Profetisa e irmã de Arão tomou o
seu tamborim na mão e todas as mulheres seguiram-na dançando com os tamborins.
II
REIS, CAP.3,V.15
Mas
agora trazei-me um tocador de Harpa.
Apenas fez o tocador vibrar as cordas , veio a mão do Senhor sobre Eliseu.
I
CRÔNICAS CAP.25,V.1
Davi
e os chefes do exército apartaram para o serviço os filhos de Asaf, de Hema e
de Iditum, que profetizaram ao som da
harpa, da citara e dos címbalos.
II CRÔNICAS CAO 29 V 25
Ele tinha colocado no templo levitas com címbalos, cítaras e harpas, segundo o
rito de Davi, de Gad, o vidente do rei e o profeta Natã.
I
SAMUEL, CAP.10,V. 5
Depois
disso, chegarás a Gabaa-Eloim, onde se encontra o governador dos filisteus. À
entrada da cidade encontrarás um grupo
de profetas descendo do lugar alto, precedidos de saltérios, de tímpanos, de
flautas e de cítaras profetizando.
I
SAMUEL CAP. 16, VS. 14 a
17
O
espírito do Senhor retirou-se de Saul, e um espírito mau veio sobre ele,
enviado pelo Senhor. Os homens de Saul disseram-lhe: “Heis que um mau espírito
de Deus veio sobre ti. Que o nosso senhor ordene, e teus servos aqui presentes
procurarão um homem que saiba tocar harpa, quando o mau espírito de Deus
estiver sobre ti, ele tocará o
instrumento para acalmar-te”. “Está bem, respondeu Saul, procurai-me um bom
músico e trazei-mo”. Um dos servos declarou: “Conheço um filho de Isaí de Belém
que sabe tocar muito bem: é valente e forte, fala bem, tem um belo rosto, e o
Senhor está com ele”. Saul mandou mensageiros a Isaí tomou um jumento carregado
com pão, um obre de vinho e um cabrito, e mandou estes presentes a Saul , por
seu filho. Davi chegou à casa do rei e apresentou-se a ele. Saul afeiçoou-se a
Davi e fê-lo seu escudeiro. Mandou então dizer a Isaí: “Peço-te que deixes Davi
a meu serviço, porque ele me é
simpático.” E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a
harpa e tocava. Saul aclamava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o
deixava.
I
SAMUEL CAP.18, VS.10 a 12
No
dia seguinte apoderou-se dele o mau espírito de Deus, e teve um acesso de
delírio em sua casa. Como nos outros dias,
Davi pôs-se a tocar a harpa. Saul, que tinha uma lança na mão, arremessou-a
contra Davi, dizendo: “Vou cravá-lo na parede!”, mas Davi desviou-se do golpe
por duas vezes. Saul temia Davi, porque o Senhor estava com o jovem , e tinha-se retirado dele.
SALMO CAP. 137 V.1
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