A RELIGIÃO DOS CHINESES
Há na China três cultos
diversos que ao mesmo tempo se complementam, o de Confúcio, denominado
Confucionismo que é o realizado pelas classes mais altas e dos sábios. Neste se
reconhece o ente Supremo(Deus), existem templos mas não existem sacerdotes,
pois o imperador é quem desempenha todos os deveres religiosos em nome do povo.
Esse culto preconiza essencialmente a piedade filial, o respeito à velhice e o
culto dos mortos, não os espíritos propriamente ditos, mas os Espíritos míticos
dos ancestrais, aqueles que deram início a sua mitologia. O segundo,
denomina-se Taoísmo, doutrina de Lao-Tsé ou da razão primitiva, culto da razão,
nesse também não existem sacerdotes, uma vez que existe um Deus supremo.
As boas ações e o conhecimento do Deus
Supremo, são os únicos meios pelos quais o homem pode alcançar a eterna ventura
em seu seio. É evidente que para isso, são necessários medianeiros que guiem as
ignorâncias , para o sentido espiritual. O terceiro é o Budismo muito embora
este tenha nascido na Índia, se fortaleceu na China, o qual foi introduzido a
partir do primeiro século, aonde encontrou campo fértil para o seu crescimento
e desenvolvimento, fato que no ano de 335 veio a tornar-se a religião oficial
desse imenso país. Portanto qualquer chinês, ou adepto pode perfeitamente
assumir os três cultos, pois eles não se
distinguem, na realidade se complementam pelas diferentes funções que desempenham
no proceder do homem e no seu benefício que trazem para sociedade.
A MITOLOGIA CHINESA
DIVINDADE
|
ATRIBUIÇÃO
|
CH`ENG HUANG
|
DEUS DAS FORTIFICAÇÕES
|
CHNG KUO-LAO
|
DEUS DOS VELHOS
|
CHUNG-LI CH`UAN
|
DEUS DOS SOLDADOS
|
FU HSING
|
DEUS DA SORTE
|
HO HSIEN-KU
|
DEUS DAS MOÇAS SOLTEIRAS
|
HSI WANG-UM
|
RAINHA DOS CÉUS
|
HSIANG-TZU
|
DEUS DOS CULTOS
|
K`UEI HSING
|
DEUS DOS EXAMES
|
LAN TS`AI-HO
|
DEUS DOS POBRES
|
LI T`IEH-KUAI
|
DEUS DOS DOENTES
|
LU HSING
|
DEUS DA RIQUESA
|
LU PAN
|
DEUS DOS CONSTRUTORES
|
LU TUNG-PIN
|
DEUS DOS DOUTOS
|
NU WA
|
DEUSA CRIADORA E FERTILIDADE
|
PAN K`OAN
|
DEUS DO INFERNO
|
SHOU HSING
|
DEUS DA LONGEVIDAE
|
TS`AI SHEN
|
DEUS DA RIQUESA
|
TS1 AO KUO-CHIU
|
DEUS DOS NOBRES
|
TSAO CHUN
|
DEUS DOS LARES
|
TUNG-YUEH TA-TI
|
DEUS DO MUNDO SUBTERRÂNEO
|
LAO-TSÉ
Lao-Tsé passou a primeira metade de sua longa vida cerca de 40 anos na
corte imperial da China, trabalhando como historiador e bibliotecário, depois
como eremita junto a natureza nas montanhas viveu a segunda metade de sua vida,
estudando, meditando, auscultando a voz silenciosa da intuição cósmica. A
doutrina de Lao-Tsé, conforme apontam
alguns estudiosos parece ter sido em parte absorvida na Índia, pois em razão
disso, apresentam profundas analogias com os princípios expostos no grande
monumento de filosofia hindu o Upanishads, que por sua vez, é composto por
vários livros repletos de preciosos ensinamentos. Lao-Tsé, nome que significa “Velho Mestre”, viveu aproximadamente
entre os anos de 604 a 517 antes de Cristo, foi contemporâneo dos
luminares como: Confúcio, Buda e Pitágoras. Alguns anos após sua morte, foi
canonizado pelo imperador Han entre os anos de 650 e 684 a . C. , sendo seus
ensinamentos redundaram em dois livros
chamados: “Livro da Virtude ou Razão
Suprema e o Livro do Caminho”, ambos
foram denominados de “Tao-te- King”, os quais, o “velho mestre” os escreveu em completo
retiro nas místicas montanhas chinesas.
Seu
conteúdo de 81 capítulos brevíssimos consta de aforismos, muitas vezes em forma
de paradoxos, nos quais grandes verdades revelam-se quase sempre em simples
epigramas, lembrando-nos os Provérbios de Salomão e as Beatitudes de Cristo. O
objetivo primordial dessa grandiosa obra é demonstrar a origem das coisas e
suas transformações ou mutações, que dependem da sucessão das estações. Por
isso alguns estudiosos acreditam que Lao-Tsé adaptou alguns conceitos do “I Ching”, ou “Livro das Mutações” de Fho-hi, fundindo-os com o “Upanishad”. O Tao, fala-nos da ação
espontânea do WU-WEI, que significa o caminho da tranqüilidade, o que não
significa o não fazer, como muitos pensam, mas sim o fluir com a corrente da vida,
evitando esforços inúteis e preocupações desnecessárias, apresentado-nos a
relatividade de todos os juízos de valor. Deus é considerado como o grande
complemento de tudo, sobre o qual estariam apoiadas todas as coisas.
O TAOÍSMO
O Taoísmo, doutrina de Lao-Tsé
é uma espécie de filosofia mística abrangendo notável senso filosófico
transcendente e técnicas de auto-transformação. Dessa maneira e nesse sentido
específico se opõe a doutrina de Confúcio, que como vimos se limita a
direcionar o indivíduo para a parte concreta e pragmática das coisas, enfocando
a importância dos costumes sociais, dos
deveres morais e a responsabilidade da autoridade pública na vida dos
indivíduos. Lao-Tsé, representa o Tao como manifestação da natureza; Confúcio
adapta o Tao na sociedade. Na realidade, elas são complementares, como é a
própria visão do Tao. Os seguidores do Taoísmo tinham na pureza da alma, sua
expressão máxima, primavam pela higiene do corpo e lutavam pela supressão das
paixões, pela continência e abstinência, esperando assim a paz e o equilíbrio
interior, e ao fim da longa jornada terrena, alcançariam a imortalidade do
espírito.
Segundo
essa doutrina, morrer seria trocar um fato usado por outro melhor. Ou seja, a
eterna sucessão, o Tao propriamente dito. O Taoísmo visa resgatar
transcedentalidade do homem, junto ao mundo que o envolve e o cerca, ativando
assim, no próprio homem o conhecimento subjetivo, intuitivo preexistente desde
as suas mais profundas e remotas origens e que na realidade fazem parte de sua
eterna essência divina. O Taoismo é a própria interação do homem com o meio em
que vive, o homem nada mais é do que uma infinita partícula do universo, e
sendo assim, deve a todo custo tomar consciência disso e harmonizar-se com o
Cosmos. O racionalismo tão natural do mundo materialista, torna eclipsada essa capacidade gerando a
desordem mental e o sofrimento orgânico do indivíduo. O conceito dessa
doutrina, se apresenta muito similar ao conceito estabelecido por
Heráclito(540-480 a .
C.), filósofo grego de Éfeso,
pré-socrático, que foi-lhe contemporâneo, o qual afirmava que a única coisa
constante no mundo era a mudança.. O velho mestre acrescentou a idéia da continuidade das
coisas quando assevera: “Tudo Flui”.
Da mesma forma que o grego Pírron (365-275 a .C.), negava que o
homem pudesse chegar a verdade absoluta, a qual considerava relativa ao
conhecimento momentâneo existente. Segundo o seu sistema, todos os seres
organizados na natureza, se renovam continuamente, não se pode, pois, conhecer
senão as aparências das coisas. O Tao é portanto a complementaridade de
todas as coisas existentes, sejam elas visíveis ou invisíveis, é a razão e
origem de todas as coisas.
A propósito, a absorção do
orvalho representa o Yin condensado (escuro, intuitivo, receptivo,
contemplativo,feminino), já a absorção dos raios solares representa Yang
(claro, ativo, racional, masculino). Estes o Yin e o Yang, são os
opostos complementares na visão do Taoismo. Hoje o tão em moda “Feng-Shui”,que significa “conhecimento do vento e da água”, técnica que adota a perfeita harmonização do
ambiente, encontra suas origens entre os taoistas que compreendendo que tudo
possui uma energia, entendem que a
disposição dos objetos é fundamental para melhorar as energias dos
ambientes nos quais se encontram. Os chineses acreditam que os cinco elementos
; terra, madeira, metal, fogo e água, podem ser consideradas em diferentes
quantidades para reproduzir as interações das forças da natureza. A
interpretação dos cinco elementos interagem no ambiente físico resultando na
criação ou destruição. São três os tipos de ciclos onde os cinco elementos se
relacionam: o ciclo produtivo, o improdutivo, e da contra-dominância. Outrora
os peritos taoístas eram requisitados com freqüência para a determinar o modo
de execução correta das obrigações com o culto dos antepassados. O Feng-Shui,
portanto no passado, era necessário para a determinação correta do lugar aonde
iria se construir os túmulos dos antepassados, para que as almas pudessem
descansar em paz, e assim não atormentar os vivos, tornando-se demônios. Os
Taoístas reconhecendo a terra como organismo vivo cheio de energia vital, eram
peritos nesta matéria e bastante consultados. Paralelo a esses conceitos,
outras práticas adicionam-se, como exercícios respiratórios(Tai-chi-chuan), que
os adeptos realizam durante horas seguidas, nos quais pretende-se que a energia
vital circula pelo organismo, atravessando os canais invisíveis chamados
meridianos, pelos quais flui a energia vital captada diretamente da natureza e
que permeia todas as coisas existentes. Essa energia criadora que produz a
vida, denominada ch’i, foi formada segundo
os taoístas, através da primeira manifestação do Tao na criação do Universo.
O
ch’i, desta forma, corresponde a um poderoso tonificador fluídico
energético absorvido mais intensamente e
concentradamente através da respiração e
da mentalização perfeita. Chi, por sua vez,
é a matriz primordial da criação da qual brotam as forças Yin e Ying que dão
origem à substância e as formas materiais. Consta que os samurais e os
ninjas a utilizavam freqüentemente, e em razão disso, eram atribuídos, a eles
capacidades mágicas e sobrenaturais, as quais os permitiam realizar inúmeros
prodígios. O chi, por sua vez, pode ser comparado com a “força que vem do alto”, que Jesus
mencionou em Lucas cap. 24 v. 49, e muitos denominam Espírito Santo.
Esta fabulosa doutrina,
também é a base que permitiu o desenvolvimento da milenar medicina chinesa,
como as técnicas de acupuntura, tão largamente difundidas no ocidente. Para os
Taoístas existem oitenta e um céus com um número incontável de deuses e deusas
que povoam esses lugares e se encarregam das mais diversas questões que
envolvem o universo e por conseguinte a nossa pequenina Terra. Os mestres
místicos taoístas, atribuem um número de 64 planos de existência, nos quais
existem em cada plano contém 33 níveis evolutivos, perfazendo 2.112 níveis no universo. Os taoístas se integram
com o Tao(Deus), através de mantras, invocando as forças do céu e da terra,
assim como, despertando o sagrado, que constitui parte da essência divina que
habita o ser individualizado. Os discípulos do Tao, apregoam três princípios
básicos e fundamentais para prática de sua doutrina: a compaixão, a moderação e
a humildade, que deverão vir sempre acompanhados da bondade, da simplicidade e
da delicadeza. Como em todas as mitologias acreditam que existem entidades
responsáveis pelas estrelas, pelos astros, pelas plantas, pelos metais, e até
mesmo do roubo e a embriaguez. Esses mitos e formas de entender das coisas não
foram criados por Lao-Tsé , Confúcio ou Mencio, foram incorporados pelos
crentes e adeptos anos mais tarde em suas filosofias.
OS ENSINAMENTOS DE LAO-TSÉ
“Eis o Tao do
Céu: empenhar-se em vencer sem lutar, convencer sem falar, fazer vir
espontaneamente sem chamar, realizar com perfeição na aparente inércia. A teia
do céu é infinita, suas malhas são largas, mais ninguém lhe escapa.”
“O homem
virtuoso nunca recorre ao emprego da força, cumpre seus deveres, não presume de
si, não se entrega à vaidade, nem ao orgulho, nem a insolência”
“Só pode
chamar-se iluminado, aquele que conhece a si próprio”
“Só pode se
chamar forte, aquele que a si mesmo se domina”
“Só pode ser chamado
rico, aquele que conhece o necessário”
“ Quem se põe em evidência, permanece na obscuridade,
quem está satisfeito consigo, não é estimado, quem se vangloria, não tem
mérito, quem se orgulha de si, cessa de crescer.”
“É um engano
acreditar que tudo se tem a ganhar sendo forte, segundo o mundo, e tudo a
perder sendo frágil”
“Nada há no
mundo mas inconsistente que a água. No entanto, ela consome o que é duro e
forte. Nada resiste a ela, e nada pode substituí-la. A fragilidade supera a
força, a debilidade supera a dureza. Todos sabem, mas ninguém imita a sua
conduta”
“Não vos
sintais apertados em vossa morada, nem desgostosos com a vossa inteligência.
Basta não desprezar vossa condição para não se aborrecer com ela.”
“Por isso sob
vestes grosseiras, o Santo Homem guarda a jóia em seu seio”
“Não há mal
maior do que querer satisfazer seus desejos. Não há desgraça maior que não está
satisfeito. Não há calamidade maior que desejar possuir.”
“ Uma árvore
que não pode ser abraçada, nasceu de uma raiz fina como o cabelo. Uma torre de
nove andares foi edificada sobre um montículo de terra. Uma viagem de mil
léguas começou com um passo.”
“Produzir sem
se apropriar, trabalhar sem esperar nada em troca, realizar obras meritórias
sem se apegar a elas, e não aspirar a fins egoístas realizando c/perfeição tudo
o que empreende.”
“ O homem segue a lei da Terra. A Terra segue a lei do
Céu. O Céu segue a lei do Tao. O Tao segue a si mesmo!”
“Sem transpor
a porta, conhece-se o Universo. Sem olhar através da janela, vê-se o Tao do
Céu. Quanto mais longe se vai, menos se conhece a si mesmo. Por isso o Santo
Homem chega sem se mover, nomeia sem olhar, realiza sem agir.”
“ O eu é a
causa das tribulações. É pela individualidade que as tribulações nos atingem.
Se não tivéssemos individualidade, que males nos poderiam atingir?”
“O Senhor dos céus é bom e generoso, e o homem sábio é um
pouco de suas manifestações. Na estrada da inspiração, eles caminham juntos e o
sábio lhe recebe as idéias, que enchem a vida de alegria e de bem.”
CONFÚCIO
Em
551 antes de Cristo, na aldeia de Tsen atualmente Kio-fen-hien, em Ientseve,
província de Shantung, nasce K`ong-fou-tseu, conhecido no ocidente por
Confúcio, contemporâneo dos profetas Daniel e Ezequiel na Palestina, de Solón e
Pitágoras na Grécia, de Buda na Índia, preocupa-se fundamentalmente com a
restauração da moral política da China, em cuja base está o “liáo”, ou afeto filial, que importa em
total obediência aos pais, sobretudo a família. O mestre chinês, identificava
cinco relações de importância vital na sociedade chinesa; entre pai e filho;
marido e mulher; irmão mais velho e irmão mais novo; imperador e ministro; e
entre dois amigos.
Esses preceitos foram seguidos por muito tempo e são ainda hoje fundamentais para a vida chinesa e japonesa. Para Confúcio, as famílias felizes são a base para uma sociedade harmoniosa. Os pais devem ensinar as virtudes aos filhos e esses devem honrá-los e ajudá-los sempre que for possível. Para Confúcio a verdadeira regra moral é a perfeição própria e o verdadeiro conhecimento é aquele que produz a virtude. A moralidade é o primeiro princípio do Universo, pois mesmo a Natureza possui imperfeições. O indivíduo segundo ele, deveria utilizar a luz de sua razão e penetrar na natureza das coisas.
Deve-se fazer todo o possível para alcançar a cultura pessoal, para melhorar sua família e o círculo de suas amizades, tomando assim parte na construção de uma reta ordem universal. Somente unidos a humanidade e o céu constróem o universo, do qual o homem é uma parte integrante. Nesta combinação, somente a humanidade pode produzir distúrbios, de modo que o dever do homem é conservar permanentemente o equilíbrio do cosmos. Confúcio na realidade procurou orientar sua doutrina objetivando o lado prático da vida, procurou ao longo se sua vida reformar costumes e sanear a administração pública, e demonstrou suas idéias por meios de seus atos. Quando desanimava ante a indiferença do povo, como tantas vezes sucedeu a Jesus, consolava-se utilizando quase as mesmas palavras do Mestre Jesus, exclamando: ”O céu me conhece”. Teve como maior discípulo seu próprio neto Meng-Tseu ou mais conhecido como Mencio, que depois de ter estudado profundamente os livros sagrados chineses, escreveu o “Tratado de Moral”, que o imortalizou.
Esses preceitos foram seguidos por muito tempo e são ainda hoje fundamentais para a vida chinesa e japonesa. Para Confúcio, as famílias felizes são a base para uma sociedade harmoniosa. Os pais devem ensinar as virtudes aos filhos e esses devem honrá-los e ajudá-los sempre que for possível. Para Confúcio a verdadeira regra moral é a perfeição própria e o verdadeiro conhecimento é aquele que produz a virtude. A moralidade é o primeiro princípio do Universo, pois mesmo a Natureza possui imperfeições. O indivíduo segundo ele, deveria utilizar a luz de sua razão e penetrar na natureza das coisas.
Deve-se fazer todo o possível para alcançar a cultura pessoal, para melhorar sua família e o círculo de suas amizades, tomando assim parte na construção de uma reta ordem universal. Somente unidos a humanidade e o céu constróem o universo, do qual o homem é uma parte integrante. Nesta combinação, somente a humanidade pode produzir distúrbios, de modo que o dever do homem é conservar permanentemente o equilíbrio do cosmos. Confúcio na realidade procurou orientar sua doutrina objetivando o lado prático da vida, procurou ao longo se sua vida reformar costumes e sanear a administração pública, e demonstrou suas idéias por meios de seus atos. Quando desanimava ante a indiferença do povo, como tantas vezes sucedeu a Jesus, consolava-se utilizando quase as mesmas palavras do Mestre Jesus, exclamando: ”O céu me conhece”. Teve como maior discípulo seu próprio neto Meng-Tseu ou mais conhecido como Mencio, que depois de ter estudado profundamente os livros sagrados chineses, escreveu o “Tratado de Moral”, que o imortalizou.
Uma
certa vez, Confúcio foi procurado por um emissário real que o perguntou se ele
era o homem divino esperado e se deveria prestar-lhe honras. Confúcio com toda
a sua sensatez disse já ter ouvido essa história ao tempo que não sabia a sua
origem, mas ela dizia que no ocidente haveria num certo tempo que um homem
santo nasceria com o propósito sublime de guiar a humanidade. Suas palavras
foram guardadas o tempo passou, as notícias sobre o nascimento de Jesus
chegaram aquele longínquo e isolado país, mas quando o imperador Ming-Ti enviou
uma embaixada para conhece-lo e honrá-lo, já haviam se passado sessenta anos
desde que se consumara o sacrifício do Calvário. Confúcio morreu aos 73 anos de
idade, deixando-nos um legado de valiosos ensinamentos.
OS ENSINAMENTOS DE CONFÚCIO
“Paga o bem
com o bem, mas o mal com a justiça”
“Ama o teu
próximo como a ti mesmo”
“Procede com
os outros como quererias que eles procedessem para contigo”
“O céu me
confiou a antiga sabedoria Vem-Vang e, portanto, ninguém pode causar-me algum mal”
“Se uma teoria
se difunde é porque o céu o quer”
“Do céu
recebemos a luz que nos capacita para renovarmo-nos a nós mesmos e toda a
humanidade alcançar a perfeição”
“O perfeito é
a lei do céu e a perfeição é a lei da humanidade”
“O homem afasta-se sempre do que é proveitoso.
Segue seus instintos e se faz cobiçoso. Apenas nasce, e desaparecem a justiça,
a razão e a harmonia”
“O homem
distingue-se de outros seres por um sentido de justiça”
“Quando os
homens perdem as suas aves e seus cães sabem, como voltar a encontra-los: mas
se perdem a inteligência e não sabem voltar a encontrá-la”
“O céu e a
terra e todas as coisas são formadas pela mudança”
“Não te aflijas que os homens não te conheçam, mas não deixe de conhecer-te a ti mesmo”
“Saúda aquela criança que
passa, será talvez um homem; saúda duas vezes, será talvez um grande homem.”
“Transportai um punhado
de terra todos os dias e fareis uma montanha.”
“O sábio pergunta a si
mesmo a causa de seus erros; o tolo pergunta aos outros.”
“Para o povo um governo
que gasta demais e cobra dos cidadãos tributos escorchantes, é pior que um
bando de tigres.”
“Aquele que mais estima,
o ouro do que a virtude, há de perder ambos. Piedade e obediência: eis as
razões da humanidade. Trata teus superiores sem lisonjas e os teus subalternos
sem desprezo.”
“Aprendes a bem viver,e
bem saberás morrer.”
“Todos comem e bebem; são
poucos os que sabem distinguir os sabores.”
“O sábio tem vergonha dos
seus defeitos, mas não de se corrigir.”
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