ALLAN KARDEC E O ESPIRITISMO
No
ano de 1848, na cidade de Hydesville no estado de Nova York – EUA, ocorreram
como podemos chamar as primeiras manifestações mediúnicas com a finalidade mais
séria já comprovadas na Idade Moderna. Elas aconteceram numa das muitas casas
da comunidade, que havia sido alugada pela família Metodista Fox (pai, mãe e
duas filhas: Kate Margareth). Essas manifestações aconteceram inicialmente
através de ruídos e batidas em todas as partes da casa, sem que os moradores
descobrissem a origem. Foi então, em 31 de março daquele ano que a jovem Kate
fox conseguiu estabelecer um contato transcedente com a fonte geradora dos
ruídos. Descobriu-se, então, que tais batidas eram produzidas pelo Espírito de
um mascate que naquela casa havia sido assassinado e enterrado alguns anos
atrás. Chegou-se a comprovação da veracidade dos fatos ocorridos, alguns anos
depois com a surpreendente descoberta do corpo emparedado na adega da casa. Concomitantemente a esse fato, surgiram outras
manifestações de efeitos físicos por todo o mundo, mas sobretudo foi na França
que os fenômenos mediúnicos alcançaram maior expressão nos salões da sociedade
francesa, através das Mesas Girantes ou Dançantes, elas eram pequenas mesas, ao
redor das quais sentavam-se pessoas, a fim de que elas lhe respondessem as
perguntas, através de pancadas. No ano de 1854,
o francês natural de Lion chamado Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869)
bacharel em Letras e Ciência, poliglota e discípulo do grande Pestalozzi
(1746-1827), ouviu falar pela primeira vez no fenômeno das mesas girantes,
através do amigo Fortier, um sério pesquisador do magnetismo. Hippolyte a
princípio revelou-se céptico, mas na medida que passou a aprofundar-se no
assunto, verificou que deveria existir por traz daquelas manifestações uma lei
física que suscitasse aqueles fenômenos e no ano de 1855, iniciou um grandioso
estudo detalhado e catalogado sobre o assunto através de inúmeras experiências,
realizadas na casa da sonâmbula Roger, depois na residência de madame
Plainamaison e, finalmente, na casa da família Baudin, recebeu por conta disso,
diversas mensagens através da mediunidade das jovens Caroline e Julie.
Hippolyte já estava prestes a desistir do
espiritualismo dadas as diversas preocupações inclusive financeiras, mais foi
encorajado e fortemente apoiado pelos Srs., Carlotti, René Taillandier,
Thiedman-Mantêse Sardau e o editor Didier, saberes de seu potencial,
solicitaram a sua perseverança e a sua ajuda nas pesquisas e experiências.
Passado algum tempo de observação, conclui afinal, que os fenômenos
produzidos eram efetivamente manifestações inteligentes produzidas pelos
Espíritos dos homens que já haviam deixado a Terra. Desta forma, Hippolyte
adotou pseudônimo de Allan Kardec, logo após receber uma comunicação especial
bastante pormenorizada fornecida por um espírito protetor que se denominava “Z”, o qual dissera-lhe, entre outras
coisas, tê-lo conhecido em uma época precedente, ou seja, em uma outra
encarnação ao tempo dos Druidas, nas Gálias, onde ele Hippolyte teria esse
nome. Dessa forma, objetivando
diferenciar as obras do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail das
obras Espíritas, passa assinar Allan Kardec
Desta feita, esses senhores supracitados
entregaram-lhe 50 cadernos contendo comunicações recebidas em 5 anos de sérias
pesquisas, as quais foram sintetizadas e ordenadas. A partir daí, as sessões passaram então a ter um objetivo determinado, nas
quais Kardec e seus amigos, propunham aos Espíritos uma série de perguntas já
preparadas e metodicamente dispostas, versando sobre os mais diferentes
assuntos tais como: Filosofia, Psicologia, Teologia, Sociologia e aspectos da
natureza do mundo invisível até então nunca tão claramente e ordenadamente
questionados. Como primeiro resultado da sistematização de seus
estudos e das repostas fornecidas pelos
diversos Espíritos através de diversos médiuns em diversas localidades em
diversos países, foi a publicação do “Livro dos Espíritos” em 18 de abril de
1857. No ano seguinte mais precisamente em 1º de Janeiro de 1858, Allan Kardec,
publica o primeiro número da Revista Espírita, e no mesmo ano escreve, “O Livro dos Médiuns”, nos anos que se
seguiram outras obras complementares foram escritas: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em 1864; “O Céu e o Inferno”, em 1865; “A
Gênese” em 1868. Antes de conhecer e aceitar as manifestações
mediúnicas e aos postulados dos Espíritos, Kardec era protestante, e justamente
para não se identificado como autor das obras espiritualistas, criou um
neologismo chamando a nova doutrina de “Espiritismo”.
Um fato interessante aconteceu no ano de
1861, na Espanha, promovido pela Igreja Católica de Barcelona através do Bispo
de Barcelona, o qual confiscou e queimou em praça pública cerca de trezentas
publicações espíritas encomendadas por Kardec ao seu amigo, o livreiro Maurício
Lachatrê. Essa arbitrariedade da Igreja, na realidade serviu tão somente para
divulgar ainda mais a nova doutrina,
despertando a curiosidade de muitos nesse sentido, ficando conhecida como “Auto de fé” de Barcelona. Allan Kardec
empreendeu o resto da sua vida a divulgar os resultados de seus estudos e de
outros colegas, realizando inúmeras viagens pela França e pela Bélgica entre 1859 a 1868. Manteve-se
sempre a frente da Sociedade Espírita de Estudos Parisienses, além de escrever
outros livros e inúmeros artigos para a Revista Espírita, até o seu desencarne,
ocorrido em 31 de março de 1869, aos 65 anos de idade, causado por um colapso
cardíaco. Cinco anos após o desencarne de Allan Kardec, a Revista Espírita
dando continuidade ao trabalho incansável de seu Codificador, publicou inúmeros
artigos sobre a fotografia dos Espíritos, ilustrando-as. Em uma fotografia de
Madame Allan Kardec, ou seja, Amélia Boudet, trazia ao fundo a imagem do
codificador do Espiritismo ostentando uma mensagem em francês. Esse fato
gerou inúmeras controvérsias, culminando num processo que envolveu os autores
das fotografias, assim como a própria Amélia Boudet. Segundo,
surpreendentes revelações mediúnicas, advindas do livro Herculanum, realizadas
pelo Espírito Conde John Wilmot de
Rochester (1647-1680), recebido pela médium russa, Wera Krijanowski, Ed.
Feb, Allan Kardec encarnou entre os anos
30 e 33 da era cristã, na Palestina,
vivendo a personalidade do centurião romano Quirilius Cornélius,
responsável por Jesus na prisão. Como não acreditasse na culpa do Mestre, quis
substituí-lo, proposta essa, que naturalmente não foi aceita por Jesus.
Posteriormente foi um eremita de nome João e desencarnou quando da erupção do
vulcão Vesúvio que destruiu a cidade de Herculano, no ano de 79. Na idade média
reencarnou em 1369, sob a personalidade marcante de João Huss, o famoso
filósofo e reformador religioso checo, que teve fim na fogueira da inquisição
católica no ano de 1415.
As idéias e concepções do Espiritismo, apesar das resistências iniciais, principalmente das
Igrejas Católica e Protestante, percorreram o mundo fazendo adeptos em todas as
classes sociais, inclusive sendo aceitas por muitos cientistas renomados, que
naquela época constataram os fenômenos através de sérias pesquisas, aderindo e
solidificando o novo movimento que se instalara na Europa, dentre eles
destacam-se , na Inglaterra, o biólogo Alfred Russel Wallace (1823-1913), o físico Willian Crookes (1832-1919), o fundador da Society for Fisical Research,
Willian Henry Myers (1843-1901) e o
físico Oliver Lodge (1851-1940); na
França, grandes filósofos engrossaram as fileiras desse movimento como Léon Denis (1846-1927) e o grande
astrônomo Camille Flammarion (1842-1925),
e o fisiólogo Charles Richet (1850-1935)
esse último se dedicou a tal ponto ao estudo dos fenômenos espíritas que
terminou por formar uma área de estudos denominada de Metapsíquica Humana que,
foi a base do que hoje chamamos de Parapsicologia. Na Itália, destacam-se os
nomes do criminólogo Césare Lombroso (1836-1909),
do astrônomo Giovanni Schiaparelli
(1835-1919) e, principalmente, do incansável e dedicado pesquisador Ernesto Bozzano (1861-1943), autor de diversos
livros extraordinários sobre Metapsíquica e Parapsicologia; na Alemanha,
destacam-se os nomes de Karl Fariedrich Zollner
(1834-1882) e do médico Alfred von Schrenck-Notzing (1832-1903), na Rússia Alexandre Nikolaievitch Aksakov (1832-1903). Na Suíça, os
fenômenos espíritas atraíram sobremaneira a atenção do até então, jovem estudante Carl Jung (1875-1969), que os utilizou como base em sua tese de
doutoramento em medicina, mantendo ao
longo dos anos o interesse pelos fenômenos psíquicos pelo resto de sua vida; na
América, outro ilustre psicólogo e filósofo,
Willian James (1842-1919) escreveu e discutiu extensivamente sobre o tema,
assim como o escritor Epes Sargent
(1813-1880). Os fenômenos estudados por Kardec, encontram-se pulverizados por
diversas partes do mundo, distribuídos em todas as épocas da humanidade,
encontrando-se presente em todos os povos e em todas as religiões, quais sejam:
comunicação entre mortos e vivos, manifestações de poltergeists; curas
espirituais, lembranças de vidas passadas, premonições, aparições. Na tradição
judaico-cristã eles estão presentes de maneira bastante proeminente desde o
Velho ao Novo Testamento, como a própria Bíblia os atesta. Dessa forma, nas
idéias espíritas encontramos muitos pontos de contato com preceitos e
fundamentos do Budismo, do Hinduísmo, do Druidismo, do Confucionismo, do
Taoísmo, do Judaísmo, do Protestantismo, do Catolicismo, etc. Do mesmo modo que
a visão filosófica da doutrina é em muitos pontos concorde com as idéias dos
grandes filósofos e pensadores da humanidade como: Sócrates, Platão, Plotino, Origênes,
Buda, Lao-Tsé, Confúcio, Paulo de Tarso, e principalmente de Jesus. No Brasil o
movimento Espírita apresenta-se bastante difundido e é regulamentado pela
Federação Espírita Brasileira, contando também com inúmeros colaboradores
dedicados como os médiuns Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e
Ivone Pereira(desencarnada) e por uma multidão de escritores os quais citamos:
Jorge Andréa, Hermínio C. Miranda, Hernani Guimarães Andrade, dentre outros,
como também, por uma multidão de trabalhadores
icognitos e abnegados, que trabalham para o fortalecimento e
engrandecimento da Doutrina codificada por Allan Kardec.
MÁXIMAS DE KARDEC
- “Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão em todas as épocas da
humanidade.”
-“ Nascer, Morrer, Renascer ainda Progredir sem cessar, tal é a lei.”
- “Reconhece-se a
qualidade dos Espíritos pela sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente
bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições;
respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a moral mais pura; é concisa
e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes, ou orgulhosos, o
vazio das idéias é quase sempre compensado pela abundância de palavras. Todo
pensamento evidentemente falsos, toda máxima contrária a sã moral, todo
conselho ridículo, toda a expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola,
enfim, incontestáveis de inferioridade num Espírito.”
-“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e
pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações.”
- “Caminhando de par com o progresso, O
espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe
demonstrassem estar em erro acerca de um
ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova revelar,
ela a aceitará.”
- “Melhorados os homens, não fornecerão ao mundo invisível senão bons
espíritos; estes, encarnando-se por sua vez só fornecerão a humanidade corporal
elementos aperfeiçoados. A terra deixará então, de ser um mundo expiatório e os
homens não sofrerão mais as misérias decorrentes das suas imperfeições.”
- “Onde quer que as minhas obras penetraram e servem de guia, o
Espiritismo é visto sob o seu verdadeiro aspecto, isto é, sob um caráter
exclusivamente moral.”
- “Pelo Espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do
progresso moral, que á sua conseqüência
inevitável.”
- “Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa
inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito. Sejam
quais forem os prodígios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem também uma causa primária. É
a inteligência superior a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja
o nome pelo qual o homem a designe.”
- “O Espiritismo é uma Doutrina filosófica de efeitos
religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai
encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, Alma, A
vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem
rito, nem templos. E que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de
sacerdote ou sumo sacerdote.”
- “O
Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural, ;
proclama-a para seu adeptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as
convicções sinceras e faz questão de reciprocidade.”
PRINCÍPIOS BASILARES DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS
- Considera-se o Espiritismo uma ciência, justamente porque estuda, a luz da razão e da lógica, dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, provocados pelos Espíritos e que na realidade não passam de fatos naturais.
- Considera-se o Espiritismo
uma filosofia por que a partir dos fenômenos Espíritas, da uma interpretação
para a vida, respondendo diversos
questionamentos como: “de onde viemos” , “para onde vamos após a morte”, “Quem somos”, dentre outros.
- Considera-se o
Espiritismo uma religião, pois que ele
tem por fim a transformação moral do homem, retomando os ensinamentos de Jesus
Cristo na sua essência, para que sejam aplicados na vida diária dos indivíduos.
- No Espiritismo não há corpo
sacerdotal e em suas reuniões e em suas práticas não se utilizam altares,
imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgências,
paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismã,
amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, ou quaisquer
objetos, rituais, ou formas de culto exterior.
- O Espiritismo respeita todas
as religiões e todos os cultos, valorizando todos os esforços para a prática do
bem e trabalha pela conscientização do homem e confraternização dos mesmos sem
nenhum tipo de preconceito.
- Deus é a inteligência
suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial,
único, onipotente, onipresente, soberanamente, justo e bom.
- O Universo é criação de
Deus, abrangendo todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados,
materiais e imateriais.
- Além do mundo corporal,
destinado a habitação dos Espíritos encarnados(homens), existe o mundo
espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados, que preexiste e sobrevive a
tudo.
- No Universo há outros mundos
ou planetas habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais
evoluídos, ou menos evoluídos que os homens.
- Todas as leis existentes na
natureza são leis divinas, outorgadas por Deus, abrangendo, tanto as leis
físicas como as leis morais em todo o Universo.
- Os Espíritos são criados
simples e ignorantes, evoluindo intelectual e moralmente, passando de uma ordem
inferior para outra mais elevada, até chegar a perfeição relativa, onde gozam
de plena felicidade.
- Os Espíritos preservam sua
individualidade, antes, durante e depois da encarnação, reencarnando tantas
quantas vezes forem necessárias ao seu próprio aprimoramento. Evoluindo em suas
múltiplas existências corpóreas podendo até vir a estacionarem, mas nunca
regridem. A rapidez de seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços
que façam para chegar a perfeição relativa.
- As relações dos
Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram em todas as épocas
da humanidade. Os bons Espíritos nos impelem para o bem, sustentando-nos nas
provas de vida cotidiana e nos ajudando a suportá-las com coragem e resignação.
Os ignorantes no bem nos direcionam para
o mal, visando egoísticamente satisfazer os
vícios e as imperfeições que não conseguiram superar quando encarnados.
- Jesus é o Espírito mais
perfeito que já encarnou na Terra, desta forma é o guia e o modelo para toda a
humanidade. A Doutrina que Ele ensinou e exemplificou é a expressão mais pura e
mais elevada da lei de Deus e do Universo. A moral crística contida a partir do
correto entendimento do Evangelho, é o principal roteiro para evolução segura
dos homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o
objetivo a ser alcançado pela humanidade.
- O homem dispõe de
livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de todas as ações
praticadas.
- Dentro dos preceitos
Espíritas, a prece só é útil quando parte do fundo coração. É extremamente
ineficaz quando pronunciada apenas pelos lábios, desprovida de qualquer
sentimento.
- O trabalho é a
principal lei de Deus e o meio imposto
ao homem para aperfeiçoar a sua inteligência, assegurar o seu progresso, o seu
bem estar e a sua felicidade.
- Infringe a lei de Deus quem
usa de sua autoridade para impor aos inferiores o trabalho excessivo.
- Deus pôs no homem o instinto
de conservação para que o sustivesse nas provas, pois sem isso ele descuidaria
de sua vida.
- A pena de morte é contrária
a lei de Deus, e um dia com a evolução do pensamento humano desaparecerá da
legislação terrena.
- O homem pode retardar a marcha do progresso, mas jamais impedi-la.
- Todos os homens são iguais
perante a Deus, tem um mesmo princípio e um mesmo destino: a felicidade.
- O homem e a mulher são
iguais perante a Deus e tem os mesmo direitos perante a sociedade.
- Somente é legítima a
propriedade que se adquire por meio do trabalho honesto e sem prejuízo a
outrem.
- O homem não tem o direito de
dispor de sua vida, pois ela pertence
integralmente ao seu criador. Desta forma o suicídio é o maior crime que o
indivíduo pode cometer contra si próprio e contra Deus.
- No momento do fenômeno da
morte, a alma ao se desligar do corpo físico, experimenta uma sensação
agradável ou desagradável, conforme tenha sido sua conduta moral na vida
material.
- Toda paternidade ou
maternidade é uma missão. Os filhos são colocados por Deus, sob a tutela dos
pais para que estes os guie nas veredas do bem.
- Os animais também possuem
uma alma, que se manifesta principalmente através dos instintos e do raciocínio
elementar. Estando essa também em processo contínuo de evolução.
- Assim como o homem
não pode dispor de sua vida, não pode dispor da vida dois animais e plantas,
sem um motivo justo, ou seja sua sobrevivência na Terra.
-Todos os Espíritos
foram criados por Deus simples e ignorantes.
- O milagre não é uma
derrogação das leis da natureza. É simplesmente um procedimento desconhecido
por aqueles que assim o consideram.
- O inferno e o paraíso não
existem como lugares de castigo e recompensa específicos. É um estado puramente
consciencial, pois, é inteiramente contrária a lei de Deus a eternidade das
penas.
- O demônio, no sentido que se
liga essa palavra, é pura fantasia. Se existisse seria obra de Deus e, assim
Deus não teria procedido com justiça e bondade, criando seres consagrados
eternamente ao mal.
- Os anjos da guarda nada mais
são do que Espíritos de uma ordem mais elevada que nos assistem a permanência
como encarnados na Terra e que nos aconselha através de nossa consciência.
- Médium é a pessoa dotada e
capacitada a receber comunicações dos Espíritos, seja pela escrita, pela
audição, pela vidência ou por qualquer outros meios que os caracterizem.
- Qualquer Espírito pode
comunicar-se, desde que esteja em condições para isso, segundo os critérios de
afinidades que são as leis de Deus. Aos maus é dado se comunicarem para servir
de lição e repreenda para os homens revelando o seu estado de dor e miséria moral,
e também, para que, através da prece sincera e do contado mais material,
recebam os influxos benéficos que lhes podem ser oferecidos pelos encarnados.
- Ectolasma é o fluido de
natureza psicossomática oriundo dos médiuns de materialização, e do qual se
servem os Espíritos para tornar-se visíveis e tangíveis, provocar fenômenos de
efeitos físicos, como também e atuar nos
processos de cura e recomposições perispirituais.
- A mediunidade é uma atributo
do Espírito encarnado, foi sempre praticada, em todos os tempos. Moisés no
Velho Testamento proibiu apenas o seu abuso. Jesus, Buda, Zoroastro, Confúcio,
Lao-Tsé, os Apóstolos, dentre outros, a utilizaram em benefício da humanidade.
- Os bons Espíritos estão
sempre dispostos a proteger-nos, desde que, entremos em sintonia mental com
eles e escutemos seus conselhos salutares.
- Obsessão é a influência de
Espíritos ignorantes na prática do bem, sobre qualquer pessoa, objetivando
atormentá-la e faze-la praticar atos
ridículos e maléficos a própria integridade. Nessas condições os
indivíduos ficam como se fossem atacadas
por demência. A ação contínua desse ato, pode causar seqüelas irreversíveis no
obsedado em uma encarnação, caso não seja tratada adequadamente. Toda obsessão
é resultado de uma reciprocidade de culpa, gerando uma afinidade fluídica entre
o agressor e o agredido.
- A reencarnação é a lei de
justiça imposta por Deus, a qual determina que um mesmo Espírito possa habitar
vários corpos em seu processo evolutivo. Só ela explica de uma maneira lógica,
racional e transparente as diferenças intelectuais, sociais, morais e culturais
existentes em nossa limitada sociedade. Sendo ensinada desde os tempos mais
remotos, faz parte dos alicerces das principais religiões do planeta. A Bíblia
por seu turno a atesta em inúmeras passagens, sendo pregada até mesmo por Jesus
no seu Evangelho.
- A reencarnação visa o nosso
aperfeiçoamento e a purificação da nossa consciências, a partir do resgate da
faltas e erros cometidos no pretérito.
- Um Espírito evoluído intelectualmente
pode encarnar em um mundo inferior por expiação e um Espírito evoluído
intelectualmente e moralmente pode encarnar nesse mesmo mundo por missão. Jesus
em sua encarnação na Terra é um exemplo.
- O Espírito ao reencarnar,
esquece as suas vidas pregressas, constituindo nesse esquecimento numa das
maiores bênçãos de Deus aos homens, a fim de que possa seguir sua trajetória
evolutiva, sem problemas conscienciais, que certamente o atormentariam ou o
fariam falir novamente.
- A reencarnação pode se dar
na Terra ou em qualquer outro mundo, atendendo as leis das afinidades e o
estágio evolutivo que nos encontramos dentro do número incomensurável de
planetas e estrelas visíveis ou invisíveis, existentes no Universo.
Aos que fazem severas críticas ao Espiritismo
Cristão e a outras doutrinas consideradas pagãs mas igualmente direcionadas
para o bem, é bom rever a resposta de Jesus, em Mateus cap. 12 vs. 22 a 26, quando foi atacado
verbalmente por fariseus como seguidor de Belzebu, príncipe dos Demônios, justamente
por operar a cura de um surdo-mudo num dia de sábado: “Todo reino dividido contra si mesmo é devastado, e toda cidade ou casa,
dividida entre si mesma subsistirá. E se satanás expulsa a satanás, esta
dividido contra si mesmo como subsistirá, pois, o seu reino?”. Como também
a de Paulo de Tarso em I
Coríntios cap. 12 v.3: “Por
isso eu vos declaro: Ninguém falando sob inspiração divina pode dizer:”Jesus
seja Maldito!”; e ninguém pode dizer :” Jesus é o Senhor’, se não sob a ação do
Espírito Santo.”
Com essas palavras Jesus e
Paulo de Tarso, respondem a todos os pensamentos dogmáticos e tendenciosos
quais acreditam serem os únicos a estarem com Jesus e seguirem acertadamente
seus ensinamentos. Deixa-nos bastante claro, o Mestre, que o exercício do bem é sempre meritório,
independentemente da doutrina que abraçamos, doutrinas essas, muitas das vezes
calcadas em pontos de vistas e verdades relativas ou aparentes. Aos detratores
do Espiritismo, sugerimos o estudo e a meditação profunda, afim de afinar-se
com as verdades cósmicas universais, as quais o Espiritismo tão claramente as
divulga.
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