O
ENÍGMA DO URIM E TUMIM
“Para entendermos bem o que quer
dizer isso, torna-se necessário fazer uma pausa para explicar o que é urim.
Recorri, para isso, à Enciclopédia Britânica, sempre segura no que diz e que
não arrisca a dizer o que não sabe, pois até as enciclopédias ignoram, às
vezes, certas coisas. Em verdade, ela não me respondeu de modo direto o que eu
esperava, mas proporcionou-me elementos preciosos que nos permitem decifrar
essa enigmática palavra.Confessa a Britânica honestamente que ‘tanto a
identidade (do urim) quanto o seu uso são obscuros’. A explicação mais comum é
a de que se trata de um conjunto de pedras ou discos sagrados. Sabe-se porém, que era usado
nos processos de
comunicação divina, o que quer
dizer, nas práticas mediúnicas, na obtenção de fenômenos mediúnicos, ou mais
claramente ainda, na comunicação com os espíritos, embora a Enciclopédia não
utilize de tais termos. É certo ainda que nas práticas com o urim estavam
sempre envolvidos os profetas, que sabemos serem os médiuns da época.Há outras
especulações sobre essa misteriosa instrumentação, mas a chave do enigma não é
difícil de encontrar para quem
disponha de alguma experiência com o exercício da
mediunidade. A Britânica explora algumas dessas alternativas, mas nenhuma delas
a satisfaz. (E nem a mim). O texto prossegue declarando ser ‘provável... que a
solução esteja alhures’, isto é em nada daquilo que até hoje se supôs. E sem
querer, nem saber, proporciona, a seguir, as condições para a explicação
correta. É que a palavra urim vem usualmente ligada a outra, tumim. Portanto,
urim e tumim formam juntos um instrumento destinado ao
exercício de alguma forma de mediunidade, cuja característica se perdeu.
Informa a Britânica, contudo, que a letra inicial da palavra urim é o aleph,
primeira letra do alfabeto hebraico e que a primeira letra do termo tumim
é tav, última letra do mesmo alfabeto.
Não é preciso ser nenhum gênio para concluir que o conjunto urim/tumim é um
dispositivo sobre o qual foram escritas as letras do alfabeto hebraico.
A Britânica acha que as letras teriam valores
numéricos. E talvez por isso, a Bíblia de Jerusalém resolveu traduzir o texto
há pouco citado de I Samuel assim: ‘...nem por sonho, nem pela sorte, nem pelos
profetas’. Mas não é isso. Ao que se depreende, as letras eram dispostas de tal
maneira que um indicador ou um pequeno objeto leve pudesse apontá-las
sucessivamente, formando palavras e frases. Em suma: o urim/tumim era um
tabuleiro mediúnico, que os povos de língua
inglesa conhecem pela expressão mista de‘ouija board’. Oui,
como sabe o leitor, é a palavra francesa para
SIM, e já, termo alemão com o
mesmo sentido (Sim). Como esclarece o competente dicionário americano de Webster, OUIJA é a marca comercial de um
tabuleiro inscrito com o alfabeto e vários sinais, destinado ao uso como
prancheta na obtenção de mensagens mediúnicas. (Destaque meu).O que nos
confirma na conclusão de que urim/tumim é uma prancheta mediúnica é a
informação, ainda na Britânica de que ‘as letras eram colocadas no ‘breastplate
of judgement’e movimentada pelo
‘shekinah’do sacerdote’.A medida que
as letras iam
sendo identificadas a
Britânica diz que eram retiradas- iam sendo anotadas para formarem
palavras. Falta explicar ainda a presença e o sentido dos termos entre aspas o
‘breastplate’, literalmente ‘placa do peito’ ou peitoral, que era uma placa
metálica com doze pedras preciosas incrustadas, uma para cada tribo de Israel.
O Sumo Sacerdote usava-a sobre o peito, como o nome indica. Shekinah é um termo hebraico que significa ‘presença terrena (ou morada) de Deus’. Na teologia judaica, shekinah caracteriza a manifestação divina, por meio da qual a presença de Deus é percebida pelo homem, segundo nos esclarece o mesmo Dicionário de Webster, já citado. Ora, já vimos diversas vezes que a comunicação mediúnica era considerada uma conversa com o próprio Deus, na sua presença, ou por outra, verdadeira manifestação divina.Disso tudo, portanto, podemos concluir que as letras do urim/tumim eram dispostas sobre a placa metálica sagrada que o Sacerdote usava sobre o peito e que através do shekinah do aludido sacerdote, ou seja, de sua faculdade de ‘perceber a presença de Deus’, ou melhor ainda, de sua mediunidade, movimentava-se o instrumento que ia indicando, letra por letra, as palavras que, por sua vez, formavam as frases da mensagem. Nada, portanto, de sorteio ou numerologia, e sim um claro fenômeno mediúnico de efeitos físicos utilizado pelos espíritos manifestantes, tal como ainda hoje o fazem com a prancheta ou com um copinho que desliza dentro de um círculo de letras.” Heis aí, a meu ver, o mistério do urim/tumim.(O que é Fenômeno Mediúnico, Hermínio C. Miranda, págs.23 a
26).
O Sumo Sacerdote usava-a sobre o peito, como o nome indica. Shekinah é um termo hebraico que significa ‘presença terrena (ou morada) de Deus’. Na teologia judaica, shekinah caracteriza a manifestação divina, por meio da qual a presença de Deus é percebida pelo homem, segundo nos esclarece o mesmo Dicionário de Webster, já citado. Ora, já vimos diversas vezes que a comunicação mediúnica era considerada uma conversa com o próprio Deus, na sua presença, ou por outra, verdadeira manifestação divina.Disso tudo, portanto, podemos concluir que as letras do urim/tumim eram dispostas sobre a placa metálica sagrada que o Sacerdote usava sobre o peito e que através do shekinah do aludido sacerdote, ou seja, de sua faculdade de ‘perceber a presença de Deus’, ou melhor ainda, de sua mediunidade, movimentava-se o instrumento que ia indicando, letra por letra, as palavras que, por sua vez, formavam as frases da mensagem. Nada, portanto, de sorteio ou numerologia, e sim um claro fenômeno mediúnico de efeitos físicos utilizado pelos espíritos manifestantes, tal como ainda hoje o fazem com a prancheta ou com um copinho que desliza dentro de um círculo de letras.” Heis aí, a meu ver, o mistério do urim/tumim.(O que é Fenômeno Mediúnico, Hermínio C. Miranda, págs.
A Bíblia por seu turno, narra
esse tipo de prática mediúnica ao longo de todo o Velho Testamento, como também
do Novo. O que demonstra ser esta modalidade uma pratica normal entre o povo
judeu, desde o tempo de Moisés até os tempos de Jesus. As antigas mesas
girantes era dentre outros instrumentos
recursos utilizados para estabelecer a comunicação com o mundo
invisível, através de uma espécie de oráculo, como podemos observar abaixo:
ÊXODO
CAP. 28,V.30
“No
peitoral do julgamento porás o Urim e o
Tumim, para que estejam sobre o peito de Araão quando ele se apresentar
diante do Senhor. Assim Aarão levará constantemente sobre o seu coração, diante
do Senhor, o julgamento dos israelitas.
LEVÍTICO
CAP. 8,V.8
NÚMEROS
CAP. 27, VS. 15 a
21
Moisés
disse ao Senhor: “O Senhor Deus dos
espíritos de toda a carne escolha um homem que chefie a assembléia, que
marche à sua frente e guie os seus passos, para que a assembléia do Senhor não
seja como um rebanho sem pastor.” Toma Josué, filho de Nun, no qual reside o espírito e impõe-lhe a mão. Apresentá-lo-ás ao
sacerdote Eleazar sob os
seus olhos. Tu o investirás de tua autoridade, a fim de que toda a assembléia
dos israelitas lhe obedeça. Ele se apresentará ao sacerdote Eleazar, que consultará por ele o oráculo de Urim diante
do Senhor; é segundo essa ordem que
se conduzirão, ele e toda a assembléia dos israelitas.
Repartila-eis
entre vossas famílias por sorte: aos
que forem mais numerosos uma porção maior, e uma menor aos que forem menos.
Cada um possuirá o que lhe couber por
sorte.
NÚMEROS
CAP. 36,V.2
“O
Senhor, disseram eles, ordenou meu senhor que desse, por sorte, a terra em herança aos israelitas; e o Senhor ordenou ao
meu senhor que desse as filhas de
Salfaad, nosso irmão, a herança devida ao nosso pai.
DEUTERONÔMIO
CAP. 33,V.8
Para
Levi disse:Dai vossos Tumim e vossos
Urim ao homem que vos é fiel.
JOSUÉ
CAP. 15,V.1
A
parte que tocou por sorte à tribo de
Judá, segundo suas famílias, estendia-se para o limite de Edon até ao deserto
de Sin, na extremidade meridional da terra.
JUIZES
CAP. 1,VS.1a 3
Depois
da morte de Josué, os israelitas consultaram
o Senhor: “Quem dentre vós será o primeiro a combater os cananeus?” O
Senhor respondeu: “Judá, pois eu entregarei a terra nas suas mãos.”Então Judá
disse a Simeão, seu irmão: Vem comigo a terra que me coube por sorte, para combatermos
os cananeus. Depois irei contigo a tua terra.”Simeão partiu com ele.
I
SAMUEL CAP. 14,VS. 41 a
43
Saul
disse ao Senhor: “Deus de Israel,
dai-nos a conhecer a verdade! “Jônatas e Saul foram designados pela sorte, e o povo ficou livre.
I
CRÔNICAS CAP. 6,V.39
Eles
se estabeleceram nos territórios das seguintes cidades. Aos filhos de Aarão, da
família dos caatitas, que por primeiro a
sorte designou, foi dado a Hebron e suas redondezas na terra de Judá.
ESDRAS
CAP. 2,V.63
O
governador proibiu-lhes comer das coisas sagradas, até que conseguissem
encontrar um sacerdote(qualificado a consultar
a Deus) pelo Urim e o Tumim.
NEEMIAS
CAP. 7,V.65
O
governador proibiu-lhes comer das coisas sagradas, até que conseguissem
encontrar um sacerdote qualificado a consultar
a Deus pelo Urim e o Tumim.
NEEMIAS
CAP. 10,V.35
Tiramos a sorte, sacerdotes , levitas e o povo, para a repartição da
oferta da madeira, a fim de que cada família por sua vez , em cada ano, nas
épocas determinadas, trouxessem ao templo o material necessário para manter
aceso o fogo do altar do Senhor, nosso Deus, de conformidade com o que está
escrito na lei.
ESTER
CAP. 9, VS. 23 , 25, 29
Os
judeus erigiram em costume o que tinham feito na primeira vez e que Mardoqueu
lhes tinha mandado. Porque Amã, filho de Amedata, o Agagita, o opressor dos
judeus, tinha resolvido perdê-los e
lançado(contra eles) o Pur, isto é a sorte, para exterminá-los e
destruí-los. Mas quando Ester se apresentou diante do rei, este ordenou por
escrito a maquinação tramada contra os judeus, recaísse sobre a cabeça de seu
autor e que este e seus filhos fossem suspensos à força.É por isto que se
chamam esses dias Purim, da palavra Pur.A rainha Ester, filha de Abigail, e do
judeu Mardoqueu escreveram uma segunda vez com insistência para confirmar a carta sobre os Purim.
SALMO
CAP. 21,V.19
Repartem
entre si as minhas vestes,E lançaram
sorte, sobre a minha túnica.
EZEQUIEL
CAP. 21,VS. 26 e 27
Porque
o rei da Babilônia se detém na encruzilhada do caminho, à frente dos quais
caminhos, para consultar a sorte;
ele agita as flechas, interroga os ídolos domésticos, examina o fígado das
vítimas. Em sua mão direita, detém ele a
sorte que designa Jerusalém, para aí colocar os carneiros; dar ordens de
carnificina, e arrancar gritos de guerra
para conduzir os aríetes contra as portas, para suspender terraços e
construir flores.
EZEQUIEL
CAP. 45,V.1
“Quando tirardes a sorte para a partilha da terra,
deduzireis, a título de oferenda reservada ao Senhor, uma porção da terra, que
será sagrada.
EZEQUIEL
CAP. 48, V.29
“Tal
é a terra cujos patrimônios repartireis
por sorte entre tribos de Israel; tais serão as suas partes respectivas - oráculo do Senhor Javé.”
NAUM
CAP.3,V.10
Não
obstante isto, ela foi levada cativa para o exílio; seus filhos foram esmagados
nos cantos das ruas, lançaram-se sorte
sobre seus nobres,e todos os seus chefes
foram carregados de cadeia
MATEUS
CAP.27,V.35
Depois
de o haverem crucificado, dividiram suas vestes entre si, tirando a sorte. Cumpriu-se
assim a profecia do profeta: Repartiram entre si minhas vestes e sobre o
seu manto lançaram a sorte (Salmo 21,19).
LUCAS
CAP.1,VS. 8 e 9
Ora,
exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem de sua
classe, coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os
sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP. 1,VS.24 e 26
E
oraram nestes termos : “Ó Senhor que conheces o coração de todos, mostra-nos
qual destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de
Judas que se transviou para ir para seu próprio lugar.” Deitaram
sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze
apóstolos.
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