AS CRENÇAS DO ISLAMISMO
Existem
alguns fatos descritos no Sagrado Alcorão que encontram de uma certa forma,
segundo as interpretações dos muçulmanos, uma certa concordância com escritos
contidos nos evangelhos. Segundo as informações contidas no Alcorão, Jesus não
pereceu na cruz, Deus o teria levado. Este episódio e essa forma de
entendimento Islâmico, se assemelha e muito, com a doutrina que as Igrejas
principalmente as protestantes de hoje em dia que pregam sobre o arrebatamento.
Da mesma forma que Henoc, neto de Adão,
como também o profeta Elias, Jesus fora
arrebatado por Deus. Baseados nos próprios evangelhos os muçulmanos reforçam
esta tese. O evangelista Marcos cap.14,v.44, em sua narrativa, a respeito da
prisão de Jesus, informa que os guardas não conheciam, quem pretendiam prender,
enfatizando que a busca ocorreu à noite, com muita escuridão, e que em razão
disso os soldados traziam tochas e lanternas. Em virtude disso, para os devotos
muçulmanos, os guardas não prenderam o homem certo, reforçando assim a passagem
descrita no Alcorão, que afirma que Jesus não morreu na cruz. Ainda respaldados
pelas interpretações dos evangelhos, mais precisamente em João cap.18,
observamos segundo a sua narrativa, que os guardas, num dado momento do diálogo
tenso e nervoso após a prisão recuaram e caíram por terra. Segundo esta
narrativa, outra hipótese é sugerida para justificar o Alcorão; Jesus poderia
ter tido a oportunidade de fuga, caso o preso fosse mesmo Jesus, pois a noite
estava escura e os guardas não sabiam exatamente a quem prender. Ainda conforme
Mateus cap.26,v.56 e Marcos cap.14.v.50, os próprios discípulos fugiram ante a
prisão de Jesus. Então como poderia se atestar que foi mesmo Jesus que teria
sido preso?
Após a morte do Mestre, o
Evangelho narra em Marcos cap.16, v.12, narra que Jesus apareceu sob outra
forma, e em João cap.20, vs. 14 e 15, diz que Maria de Madalena não o
reconheceu, chegando até mesmo confundi-lo com um jardineiro. Mas adiante em
João cap.21,v.4, observa-se que Jesus ao amanhecer se encontrava na praia mas
os discípulos não o reconheceram. O Evangelho apócrifo de Nicodemos(cap. 12 v.15),
relata que José de Arimatéia foi mais tarde libertado de uma prisão judia, por
Jesus. Alguns teólogos como o alemão Holder Kersten, acreditam que Jesus
recebeu uma dose muito grande de vinagre, entrando em estado cataléptico,
fazendo que muitos pensassem que estaria morto. No evangelho e João cap.19 vs
27 e 30 esta escrito “Chegando a Jesus e
o vendo-o já morto não lhe quebraram as pernas”. Todas as passagens segundo
as interpretações Islâmicas reforçam passagens descritas no Alcorão asseverando
que Jesus não morreu na crucificação e até mesmo, que ele nem tivesse realmente
sido crucificado. Ainda segundo o Islamismo, Jesus era uma profeta, e veio à
Terra com a missão de pregar o Evangelho de Deus. Este ponto de vista se
encontra ratificado em várias passagens dos evangelhos, segundo os muçulmanos,
como podemos constatar em:
Lucas cap.8,
v.1: “Andava Jesus de cidade em cidade de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho.”
Marcos cap.1,
v.14: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus”.
Romanos,
cap.15.v.16: “No sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus”.
Coríntios
cap.11,v.17: “Visto que gratuitamente vos
anunciei o evangelho de Deus”.
I Pedro
cap.4,v.17: “Qual será o fim daqueles que não obedecem o evangelho de Deus?”
Assim, depois desses
exemplos bíblicos, não resta-nos dúvidas de que tanto Jesus como seus
discípulos, pregavam o evangelho de Deus aos homens. Assim mesmo como o Alcorão
declara através de seu profeta Maomé a
unicidade do Evangelho de Deus na Terra.
O Sagrado Alcorão em 2:255 44 e 4:1714,5:
“Deus
é único adorável, é o Senhor sempre vivo, sempre Presente”.
“Na verdade, Deus é Uno.Glorificado seja...”
O que na verdade o Islamismo
não aceita é esta divisão de Deus através da santíssima trindade, o que aliás é
um pensamento que também foi absorvido
pelo Catolicismo das antigas filosofias,
e historicamente passando a existir como dogma de fé a partir do
concílio ecumênico do ano de 325 em Nicéia no qual o clero por votação
estabeleceu que Jesus era Deus. Apesar das inúmeras passagens do evangelho nas
quais o próprio Jesus insiste em dizer o contrário. Essa estrutura de
pensamento de uma trindade, já existia a milênios, desde os tempos da antiga
mesopotâmia, aonde a trindade era
representada por Ea, pai, Istar, mãe, Tamuz o filho. Os órficos na
Grécia chamavam essa trindade por Axier , o pai, Axiokersa, a mãe, Axipkers, o filho do céu e da terra, aos
quais apelidavam de Zeus. Nos mistérios de Eleusis também na Grécia, Dionísio é
o pai, Demeter, a mãe e Iachos o filho. Na antiga Canaan, era Ball o pai,
Astarté, a mãe, Adonis e Achmum o filho. No Egito, Osiris é pai, Isis, a mãe,
Horus o filho. Na índia, Brama é o pai, Siva a mãe e Vishnu, o filho. Na China,
Brama é o pai, Siva é a mãe e Buda o filho. Na Pérsia de Zoroastro, Orzmud é o
pai, Ariman a mãe, Mithra o filho. Mas
voltemos as Escrituras Sagradas, para justificar o pensamento Islâmico do Deus
único, contido no Alcorão, e também na Bíblia:
Deuteronômio,
cap.4, v.35 vemos: ...a ti foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus, nenhum outro há senão Ele...”
No cap.6.v.4:
“Ouve Israel, o Nosso Deus é o único
Senhor.”
No cap.39
lemos: “Por isso saberás, e refletirás no teu coração, que é o Senhor é Deus em cima no céu, e em baixo
na terra, nenhum outro há.”
Em Isaías
cap.44, v.6 “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, O senhor dos
exércitos. Eu sou o primeiro, e o seu
último, e além de min não há outro Deus.”
Essas passagens são mais do
que suficientes para afirmar a unicidade de Deus pregada no Alcorão e também na
própria Bíblia. Ou seja, Deus é único e indivisível. Para os muçulmanos o “Espírito Santo”, corresponde ao Anjo
Gabriel, ele é o intermediário da parte de Deus, e fala ao homens por intermédio
dos Profetas e Apóstolos. Veremos agora nos próprios Evangelhos a distinção
entre a figura de Jesus e do Criador, justificando a assertiva dos Islamismo
que Jesus era um profeta homem, e não
Deus encarnado na Terra.
MATEUS CAP. 10,VS. 32 e 33
“Portanto quem dá testemunho de mim diante dos homens, também eu darei
testemunho dele diante de meu Pai que
está nos céus. Aquele, porém que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que
está nos céus.
MATEUS CAP.19,VS. 16 e 17
Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer
de bom para ter a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Por que me perguntas a
respeito do que deves fazer de bom? Só
Deus é bom. Se queres entrar na vida observa os mandamentos.”
MATEUS CAP. 20, VS. 23
“De fato, bebereis meu meu cálice. Quanto porém, ao sentar-vos à minha
direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conhecer. Esses
lugares cabem aqueles aos que o Pai os
reservou.”
MATEUS CAP. 24 VS. 35 e 36
O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão. “Quanto
aquele dia e aquela hora, ninguém o sabe,
nem mesmo os anjos do céu, mas
somente o Pai.
MATEUS CAP. 25, VS. 33 e 34
Colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. Então,
o Rei dirá aos que estão à direita: Vinde,
benditos de meu Pai, tomai posse do
reino que vos está preparado desde a criação do mundo.
MATEUS CAP. 26, VS. 36 a 42
Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes:
Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”. E, tomando consigo Pedro e os
dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes
então: “Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo”
Adiantou-se um pouco, e prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu pai se é possível, afasta de mim este
cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas, sim o que tu queres”
MATEUS CAP. 27, V.46
Próximo a hora nona, Jesus exclamou em voz forte: “Eli, Eli, lamma
sabactáni?”__ o que quer dizer: “Meu
Deus, meu Deus por que me abandonaste?
MARCOS CAP.9, VS.7,37
Formou-se então uma nuvem que os encobriu com sua sombra; e da nuvem
veio uma voz: “Este é o meu Filho muito
amado; ouvi-o”
LUCAS CAP. 10,V.16
“Quem vos ouve, a mim ouve; e que vos rejeita, a mim rejeita; e que me
rejeita, rejeita aquele que me enviou.”
JOÃO CAP. 5, VS. 16 e 17
Por que motivo os judeus perseguiam a Jesus, porque este fazia milagres no dia de sábado.
Mas ele lhes disse: “Meu Pai continua
agindo até agora, e eu ajo também” Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo julgamento ao Filho; deste modo todos honrarão o Filho, bem
como honram o Pai.
JOÃO CAP. 10,VS. 17 e 18, 29
a 38
“O Pai me
ama, porque dou
a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai”
JOÃO CAP. 11, VS. 41 e 42
Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: “Pai rendo-te graças, porque me
ouviste. Eu bem sei que sempre me
ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que
tu me enviaste.”
JOÃO CAP. 14, VS. 10, 24, 28, 31
Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que
vos digo não as digo de mim mesmo mas o Pai que permanece em mim, é que
realiza suas próprias obras. Aquele que me ama e não guarda as minhas
palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que
me enviou. Ouviste
que eu vos
disse: Vou, e
volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que
vou para junto do Pai, porque
o Pai é maior do que eu. O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos,
vamo-nos daqui.
Após sua morte, Jesus Espírito ainda se manifesta com uma
atitude de submissão diante de Deus. Isso prova que Jesus é uma entidade
criada por Deus e não parte dele, ou o
próprio como muitos querem fazer parecer através de seus dogmas advindos de
concílios tendenciosos e antiquados.
MATEUS CAP. 28, VS.16 a 18
Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus
lhes tinha designado. Quando o viram,
adoraram-no; entretanto, alguns
hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
LUCAS CAP. 24, VS. 48 e 49
Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o prometido de meu Pai; entretanto, permanecerei na
cidade, até que sejais revestidos com força do alto.
JOÃO CAP, 20, V.17
Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas
vai a meus irmãos e dizer-lhes: Subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e
vosso Deus. Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela
tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Os apóstolos que conviveram com Jesus, e privaram de sua
intimidade e de seus mais profundos ensinamentos, tem a mesma opinião de Jesus,
como não poderia ser diferente.
LUCAS, CAP. 24, V.19
Perguntou-lhes ele:”Que foi?”
Disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de
todo o povo.
ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 2 , VS. 22 a 25,
36
Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus
de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com
milagres, prodígios e sinais que Deus
por ele realizou no meio de vós como vós mesmo o sabeis, depois de ter sido
entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes,
crucificando-o por mãos de ímpios. Mas Deus o ressuscitou, rompendo os grilhões
da morte, porque não era possível que ela o retivesse em seu poder. Que toda a
casa de Israel saiba, portanto, com maior certeza de que este Jesus, que vós
crucificastes, Deus o constituiu Senhor
e Cristo.
ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 4, Vs.10
Ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos.
ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 5, VS. 29 a 31
Pedro e os Apóstolos replicaram: “Importa obedecer antes a Deus do que
os homens. O Deus de vossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes,
suspendendo-o num madeiro. Deus elevou-o
pela sua mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o
arrependimento e a remissão dos pecados.
ROMANOS CAP. 8, V.17
E, se os filhos, também herdeiros: herdeiros
de Deus, e co-herdeiros de Cristo,
contando que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
ROMANOS CAP. 10, V.9
Portanto, se com tua boca
confessares que Jesus é o Senhor, e se
em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo.
I CORÍNTIOS CAP. 15, VS. 26
a 28
Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se
executa Aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando tudo lhe estiver
sujeito, então também o próprio Filho
renderá homenagem àquele que sujeitou todas as coisas. A fim de que Deus seja
tudo em todos.
HEBREUS CAP. 2, VS. 9 a
13
Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus,
nós o vemos, por sua paixão e morte,
coroado de glória
e de honra. Assim, pela graça de
Deus, a sua morte aproveita a todos os homens. Aquele para quem e por quem
todas as coisas existem, desejando
conduzir a glória numerosos filhos, deliberou elevar a perfeição, pelo
sofrimento, o autor da salvação deles, para que o santificador e o santificados
formem um só todo. Por isso (Jesus) não
hesita em chamá-los irmãos, dizendo: Anunciarei teu nome a meus irmãos; no
meio da assembléia cantarei os teus louvores(Salmo 21,23). E outra vez: Quanto
a mim, ponho nele a minha confiança (Isaías 8,17): Eis-me aqui, eu e os filhos
que Deus me deu.(Isaías. 8,18).
HEBREUS CAP. 3, VS. 1a 4
Portanto irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à
herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos
Jesus. Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a
sua casa (Num 12,7). Porém, é tido muito superior em glória a Moisés, tanto
como o fundador de uma casa é mas digno do que a própria casa. Pois toda a casa tem seu construtor, mas
o construtor de todas as coisas é Deus.
Existem portanto, alguns pontos de convergência entre o
Cristianismo e o Islamismo. A maneira
de orar, segundo as práticas Islâmicas, o homem deve adorar a seu Deus em
posição de prostração, que aliás é obrigatória para os muçulmanos. Desta feita,
identificamos concordâncias entre o modo como Jesus orava e o modo dos
muçulmanos orarem. Sem dúvida nenhuma, existe muita semelhança como podemos
observar:
Mateus cap.26,v.39:
“Adiantando-se uma pouco (Jesus)
prostrou-se sobre o seu rosto, orando”.
Marcos cap.14, v.35: “Prostrou-se (Jesus) em terra, e orava”.
Coríntios cap.14, v.25: “Prostrando-se
com a face na terra, adorarás teu Deus.”
Apocalipse cap.7,v.11: “...E,
ante o trono se prostraram sobre seus
rostos e adoraram a Deus.”
Para o Islamismo, o
Parácleto anunciado por Jesus se confirmou no Alcorão recebido por Maomé
através do anjo Gabriel. Vemos em João cap.15, v.26:
“Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte de meu Pai, o
Espírito da verdade, o qual procede do Pai, dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque
estais comigo desde o princípio.” E prossegue cap.16,vs. 7 e 8: “Entretanto, digo-vos a verdade: convém que eu vá! Porvirá a vós: mas se
eu for, vo-lo enviarei. E quando ele
vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo.”
Ainda complementa o Evangelista João nos vs. 12 a 14: Muitas coisas ainda tenho a
dizer-vos mas não podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, porque não falará por
si mesmo, mas dirá do que ouvir, e
anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do
que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que
o Pai possui é meu. Por isso disse: Há
de receber do que é mau, e vo-lo anunciará.”
Realmente o Alcorão de uma
certa forma naquela época, se bem entendido poderia ser considerado como o
paráclito da humnidade, resgatando a pureza do Cristianismo primitivo, mas como
vimos somente o povo Árabe, ainda fascinado pelo orgulho e exclusivismo o
considera. O fracasso de parte da missão de Maomé, não ofusca as belíssimas passagens contidas
no Alcorão, assim como a própria Bíblia, encerra grandes verdades divinas, e
cabe aos crentes separar o joio do trigo. Encerrando este capítulo
relacionaremos um breve resumo dos pilares da fé segundo o mundo Islâmico e a
crença dos muçulmanos:
- Fé em Deus;
-
Unicidade de Deus;
-
Unicidade na Adoração;
-
Unicidade nos Atributos de Deus;
-
Fé nos Anjos;
-
Fé nos Livros Sagrados (Torá, Evangelhos, Páginas Apócrifas, Alcorão Sagrado);
-
Fé nos Mensageiros e Profetas;
-
Fé na Predestinação;
-
Fé na ressurreição e no Juízo Final.
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