OS PROFETAS E A MEDIUNIDADE EM ISRAEL
“O profetismo em Israel, durante
vinte consecutivos séculos, é um dos fenômenos transcendentais mais notáveis da
História. A crítica contemporânea nada compreendeu ou fingiu nada compreender
em tal sentido; acreditou simplificar tudo,
recorrendo à negação. A exegese católica desnaturou o fato, imaginando
explicar tudo com uma só palavra: o milagre. E, todavia, outra expressão mais
justa encontrou-a, quando denominou os profetas de “harpas vivas do Espírito
Santo”. Assim, nesse ponto, como em tantos outros, a Ciência e a Religião,
isoladas não podem ministrar mais que incompletas noções; só a doutrina
espírita, que serve de traço de união entre uma e outra, as pode reconciliar. O
Espiritismo penetrou o mistério aparente das coisas; projeta as claridades do
Além sobre a teologia, que completa, e sobre o experimentalismo, que esclarece.
A verdade é que os profetas israelitas são médiuns inspirados; esta é a única
denominação que lhes convém, como veremos adiante, com exemplos colhidos na
Bíblia. Eles nos demonstrarão que a História de Israel é o mais belo poema
mediúnico, a epopéia espiritualista por excelência. É o que um dia
indubitavelmente dirá a exegese científica. E graças a ela se dissiparão as
obscuridades dos Livros Sagrados. Tudo se explicará , tudo, ao mesmo tempo, se
tornará simples e grande. (Léon Denis, No Invisível, págs. 386 e 387).
Segundo Allan Kardec em “Obras Póstumas”, vemos:
“Médiuns são pessoas aptas a
sentir a influência dos Espíritos e a transmitir os pensamentos destes.
Toda a pessoa que, num grau
qualquer, experimente a influência dos Espíritos é, por esse simples fato, médium. Essa faculdade
é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui privilégio exclusivo,
donde se segue que poucos são os que não possuam um rudimento de tal faculdade.
Pode-se, pois, dizer que toda gente, mais ou menos, é médium. Contudo, segundo
o uso, esse qualitativo só se aplica àqueles em quem a faculdade mediúnica se
manifesta por efeitos ostensivos, de certa intensidade.
O fluido perispíritico é o
agente de todos os fenômenos espíritas, que só se podem produzir pela ação recíproca
dos fluidos que emitem o médium e o Espírito. O desenvolvimento da faculdade
mediúnica depende da natureza mais ou menos expansiva do perispírito do médium
e da maior ou menor facilidade da sua assimilação pelo dos Espíritos; depende,
portanto, do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princípio; não
pode, porém, ser adquirida quando o princípio não exista. A predisposição
mediúnica independe do sexo, da idade e do temperamento. Há médiuns em todas as
categorias de indivíduos, desde a mais tenra idade, até a mais avançada.
As relações entre os Espíritos e
os médiuns se estabelecem por meio dos respectivos perispíritos, dependendo a
facilidade dessas relações o grau de afinidade entre os fluidos. Alguns há que
se combinam facilmente, enquanto outros se repelem, donde se segue que não
basta ser médium para que uma pessoa se comunique indistintamente com todos os
Espíritos. Há médiuns que só com certos Espíritos podem comunicar-se, ou com
Espíritos de certas categorias, e outros que não o podem a não ser pela
transmissão do pensamento, sem qualquer manifestação exterior.Por meio da
combinação dos fluidos perispirísticos o Espírito, por assim dizer, se
identifica com a pessoa que ele deseja influenciar; não só lhe transmite o seu
pensamento, como também chega a exercer sobre ela uma influência física, fá-la
agir ou falar à sua vontade, obrigá-la a dizer o que ele queira, servi-se, numa
palavra, dos órgãos do médium, como se seus próprios fossem. Pode, enfim ,
neutralizar a ação do próprio Espírito da pessoa influenciada e paralisar-lhe o
livre-arbítrio. Os bons Espíritos se servem dessa influência para o bem, e os
maus para o mal. Podem os Espíritos manifestar-se de uma infinidade de
maneiras, mas não o podem senão com a condição de acharem uma pessoa apta a
receber e transmitir impressões deste ou daquele gênero, segundo as aptidões
que possua. Ora, como não há nenhuma que possua no mesmo grau todas as
aptidões, resulta que umas obtém efeitos que outras são impossíveis. Dessa
diversidade de aptidões decorre que há diferentes espécies de médiuns. Nem
sempre é necessária a intervenção da vontade do médium. O Espírito que quer
manifestar-se procura o indivíduo apto a receber-lhe a impressão e dele se
serve, muitas vezes a seu mau grado. Outras pessoas, ao contrário, conscientes
de sua faculdades, pode provocar certas manifestações. Daí duas categorias de
médiuns: médiuns inconscientes e médiuns conscientes.” (Obras Póstumas, Itens 33 a 38,págs 57 a 59).
Com
relação ao exposto acima, analisando com mais vagar os textos, poderemos
concluir que os profetas eram médiuns,
por muitas vezes
denominados de videntes, entravam
em transe profético ou transe mediúnico, como queiram, muitas das vezes
pareciam embriagados ou caíam posternados por terra, rasgavam suas vestes, feriam-se e recebiam as
mensagens fornecidas pelos espíritos que eram atribuídas por eles serem
ensinamentos diretos de Deus. O que queremos enfocar é que na realidade os
espíritos são e sempre foram os intermediadores entre Deus e os homens, fato
este que tentamos evidenciar, neste estudo o qual muitas religiões e seitas ao
longo dos anos tentam sufocar, com isso se distanciando da verdade, de uma
realidade inconteste; são cegos guiando cegos, já nos ensinara o Mestre.
Nesta passagem Moisés aprova a mediunidade de Eldad e
Medad.
NÚMEROS
CAP.11,VS. 24 a
30
Moisés
saiu e referiu ao povo as palavras do Senhor. Reuniu setenta homens dos anciãos
do povo e os colocou em volta da tenda. O Senhor desceu numa nuvem e falou a
Moisés; tomou uma parte do espírito que
o animava e o pós sobre os setenta anciãos. Apenas repousara o espírito sobre eles, começaram a profetizar; mas não
continuaram.Dois homens tinham ficado no acampamento: um chamava-se Eldad e o
outro Medad, e o espírito repousou
também sobre eles, pois tinham sido alistados, mas não tinham ido a tenda; e profetizaram no acampamento. Então
Josué filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, tomou a palavra: “Moisés
disse ele, meu senhor, impede-os”. Moisés, porém, respondeu: “Por que és tão
zeloso por min? Provera a Deus que todo
o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse seu espírito!”. E
Moisés retirou-se do acampamento com os anciãos de Israel.
Elad e Medad
Nesta passagem o Espírito comunicante diz que
utilizará da psicofonia;
DEUTERONÔMIO
CAP.18,VS.18 e 19
Eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: pôr-lhe-ei minhas palavras na boca, e ele lhes fará conhecer minhas ordens. Mas o que se recusar ouvir
o que ele disser de minha parte, pedir-lhe-ei contas disso.
O termo “revelado”aqui tem o
significado de mensagem transmitida via mediúnica.
DEUTERONÔMIO
CAP.29,V.29
“O
que está oculto pertence ao Senhor , nosso Deus: o que foi revelado é para nós e para nossos filhos para sempre, a
fim de que ponhamos em prática todas as palavras desta lei.”
Aqui vemos uma incorporação
coletiva. Em delírio significa mediunizados.
I
SAMUEL, CAP. 19,V.20
Saul
mandou homens para prendê-lo, mas quando viram a comunidade dos profetas em delírio, tendo Samuel à sua frente o espírito de Deus veio sobre os
enviados de Saul que começaram também
eles, a profetizar.
As consultas aos deuses que eram
os Espíritos desencarnados eram práticas normais na antigüidade, e os judeus
não fugiam a regra.
II
REIS CAP. 3,V. 11
Josafá
disse: “Não há por aqui nenhum profeta
do Senhor, para que por meio dele
consultar-mos o Senhor?” “ Sim, respondeu um dos servos do rei de Israel,
está aqui Eliseu, filho de Safat, que derramava água nas mãos de Elias”
A psicofonia era comum entre os
profetas ou médiuns.
II
REIS CAP. 21,V.10
O Senhor falou, pois , pela boca de
seus servos, os profetas.
Os transes mediúnicos eram
normais.
II
REIS CAP. 22, V.19
Porque
ouvistes as palavras do livro, e o teu coração se abandonou, e te humilhastes
diante do Senhor ao ouvir minha sentença contra este lugar e contra seus
habitantes, condenando-os a ser objeto
de espanto e de maldição, porque rasgastes as tuas vestes e chorastes
diante de min, eu também te ouvi, diz o
Senhor.
O profeta Elias nesse tempo já
havia desencarnado, e ainda assim transmitia seus ensinamentos do plano
espiritual.
CRÔNICAS
CAP.12, VS. 11 a
15
Jordão
estabeleceu também lugares altos nas montanhas de Judá; induziu à idolatria os
habitantes de Jerusalém ao mal. Foi então trouxeram da parte do profeta Elias uma mensagem concebida nos seguintes termos:
“Eis o que diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai; Porque não andaste nas pegadas
de teu pai Josafá, nem nas de Asa, rei de Judá e Jerusalém, como fez a casa de
Acab; e assassinaste teus irmãos, a família de teu pai, que eram melhores do
que tu, o Senhor teu povo teus filhos, tuas mulheres e todos os teus bens;
quanto a ti, hás de contrair no ventre uma grave doença, cuja enfermidade fará
sair do teu corpo as entranhas durante longos dias.”
A uma nítida alusão em Jó, a um
Espírito comunicante. Poderíamos ler: Qual o Espírito que fala pela sua
mediunidade ?
JÓ
CAP.4,VS.26
A
quem diriges o discurso, sob inspiração
de quem falas tu?
JÓ
CAP.32,V.8
Mas
é o espírito de Deus no homem , é um
sopro todo poderoso que o torna
inteligente.
Mesmo depois da morte do profeta
Elias, ele continuou como Espírito a ajudar o amigo Eliseu.
ECLESIÁSTICO
CAP. 48 V 13
Elias
foi arrebatado em um turbilhão. Mas o
seu Espírito permaneceu em Eliseu.
A visão do futuro através da mudança
tridimensional para uma tetradimensional. Orientada algumas vezes pela
espiritualidade superior.
ECLESIÁSTICO
CAP.48,VS.26 a 28
Um
dia, o Sol retrocedeu, e (o profeta) prolongou a vida do rei.Por uma poderosa inspiração ele viu o fim dos
tempos, e consolou aqueles que choravam em Sião;Ele anunciou o futuro até o fim das coisas ocultas antes que se
cumprissem.
SABEDORIA
CAP.8,V.8
Se
alguém deseja uma vasta ciência, ela sabe o passado e conjectura o futuro
;conhece as sutilezas oratórias e resolve os enigmas;prevê sinais e prodígios, e o que tem que acontecer no decurso das
idades e dos tempos.
DANIEL CAP.1,V.17
A
estes quatro jovens, Deus concedeu talento e saber no domínio das letras e das
ciências. Daniel era particularmente entendido na interpretação de visões e sonhos.
DANIEL CAP. 4,VS.5 e 15
Finalmente apresentou-se diante de mim Daniel,
cognominado Baltazar, segundo o nome de meu Deus, e em quem reside o espírito dos deuses santos.
DANIEL CAP. 5,V.11
Há no teu reino um homem no qual habita o espírito dos deuses santos. Quando
teu pai era vivo, encontrava-se nele uma luz, uma inteligência e uma sabedoria
comparáveis à sabedoria dos deuses. Por isso
o rei Nabucodonosor, teu pai
tinha-o nomeado chefe dos escribas,
magos, dos caldeus e dos astrólogos;
DANIEL
CAP.9,VS.10
Recusamos
ouvir a voz do Senhor , nosso Deus; não seguimos as leis que ele nos oferecia pela boca de seus servos, os profetas.
OSÉAS
CAP.12,V.11
Falei aos profetas e multiplicarei as
visões, pela boca dos profetas falei
em comparações.
JOEL
CAP.3,VS. 1 a
5
Depois
disto acontecera, que derramarei o meu
Espírito sobre todo o ser vivo:vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciões terão sonhos, e vossos jovens terão visões.
A recompensa é o tipo de
mediunidade e o tipo de Espírito que irá influenciar diretamente.
MATEUS
CAP.10, VS 40 a
42
“Quem
vos recebe é a min que recebe. E quem me recebe , recebe Aquele que me enviou.
Aquele que recebe um profeta, na qualidade de profeta , receberá uma recompensa de profeta. Aquele que recebe um justo, receberá a recompensa de um justo. Todo
aquele que der ainda que seja somente água fresca a um destes pequeninos,
porque meu discípulo, em verdade eu vos digo, não perderá sua recompensa.”
Somos sabedores que as traduções
originais reportam-se a “Um Espírito Santo” e não ao “Espírito Santo” , artifício que a Igreja encontrou para
personificar a terceira pessoa da trindade. Algumas passagens da Bíblia ainda
encontram-se na forma original.
LUCAS
CAP.2,VS. 25 e 28
Ora,
havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso,
esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo
que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais
apresentado o menino Jesus, para que se
cumprirem a respeito dele os preceitos da lei , tomou-o em seus braços e louvou
a Deus nestes termos.
ATOS
DOS APÓSTOLOS, CAP. 13, V.1
Havia, na Igreja de Antioquia, profetas
e mestres, Barnabé, Simeon, chamado
Niger, Lúcio, o cirineu, Manahén, irmão de leite do tetraca Heródes e Saulo
ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.13,V.52
Os
discípulos, por sua vez ,estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
I
CORÍNTIOS CAP.2, VS. 4 e 5
A
minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da
sabedoria; eram, antes, uma demonstração do
Espírito do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria
dos homens, mas no poder de Deus.
I
CORÍNTIOS CAP.2 , V.12
Ora,
nós não recebemos o Espírito que vem de
Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou.
Os anjos personificam os
Espíritos mensageiros, e esta passagem diz respeito a mediunidade.
I
CORÍNTIOS CAP.11,V.10
Por
isso a mulher deve trazer o sinal da
submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos.
Paulo de Tarso, o Apóstolo dos
Gentios, descreve aqui neste texto a mediunidade sob o nome de “dons
espirituais”, ao tempo que faz uma classificação da mesma. Organizando o que se
poderia dizer a primeira versão do livro dos médiuns, na antigüidade.
I
CORÍNTIOS CAP.12, VS.1 a 11, 28
a 30
A
respeito dos dons espirituais,
irmãos, não quero que vivais na ignorância. Sabeis que, quando erreis pagãos
vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos, por isso eu vos declaro: ninguém, falando
sob a ação divina, pode dizer:
“Jesus seja maldito”; e ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, senão sob a
ação do Espírito Santo.Há diversividades
de dons, mas um só Espírito. Os mistérios são diversos, mas um só é o
Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para
proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma
palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro a fé , pelo mesmo Espírito a
graça de curar as doenças, no mesmo
Espírito; a outro, o dom de milagres;
a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro a variedade de línguas; a outro, por
fim a interpretação das línguas. Mas
um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe
apraz.
ROMANOS
CAP.15,V.19
Pelo
poder dos milagres e prodígios, pela
virtude do Espírito. De maneira que
tenho divulgado o evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas
até a Iliria.
Escrituras proféticas, na
realidade são mensagens mediúnicas, e profetizar significa receber algum
Espírito.
ROMANOS
CAP. 16,V.26
Mas
agora manifestado, por ordem do eterno
Deus, e, por meio das Escrituras
proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à
obediência da fé.
EFÉSIOS
CAP.4, V.7
Mas
a cada um de nós foi dada a graça,
segundo a medida do dom de Cristo.
TESSALONICENSES
CAP.1,V.6
E
vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a Palavra, apesar das muitas tribulações, com alegria do
Espírito Santo.
Mas uma vez Paulo, escrevendo
aos Tessalonicenses, assevera a importância do conhecimento, mas com
discernimento, bom censo e racionalidade, bem como também nos ensinou Kardec.
TESSALONICENSES
CAP. 5,VS. 16 a
22
Vivei
sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias dai graças, pois esta é a vosso respeito a vontade de
Deus em
Jesus
Cristo. Não extingas o espírito. Não
desprezes as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de
toda espécie de mal.
Uma vez mediunizados, poderemos
comungar da influência benéfica dos Espíritos superiores. Na realidade é isso o
que Paulo quer dizer aos Hebreus:
HEBREUS
CAP.6,V.4
Porque
aqueles que foram uma vez iluminados,
saborearam o dom celestial,
participaram dos dons do Espirito Santo.
TIMÓTEO
CAP.4 ,VS.14 a 16
Não
negligencies o carisma que está em ti e
que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos Anciãos te impôs as
mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto
todo o teu aproveitamento. Olha por ti
pela instrução dos outros. E preserva nestas coisas. Se isto fizeres,
salvaste-as a ti mesmo e aos que te ouvirem.
II
PEDRO CAP. 1 V.15
Porque sei que em breve terei que deixá-los, assim
como Nosso Senhor Jesus Cristo me fez conhecer. Mas cuidarei para que, ainda
depois da meu falecimento, possais conservar sempre a lembrança destas coisas.
“A natural espontaneidade do texto indica que não se
trata de revelação sobrenatural, maravilhosa, teofânica, mas simples
informação, colhida nos habituais colóquios que Pedro mantinha com Jesus, de
alguma forma que a Igreja posterior abandonaria. Aliás, a antiga tradução de
João Ferreira de Almeida conservou a idéia de continuidade e habitualidade no
relacionamento direto de Pedro com Jesus, ... “( Hermínio C. Miranda,
Cristianismo: a mensagem esquecida, pág.213 ).
No Apocalipse, é inquestionável
a observação da mediunidade de João na qual recebe um anjo, ou seja, um
mensageiro que é portador de uma mensagem de Jesus. Aliás Apocalipse traduzido
que dizer “Revelação”.
APOCALIPSE
CAP.1,VS. 1 e 2
REVELAÇÃO de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos
seus servos o que deve acontecer em breve. Ele , por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou
ao seu servo João, o qual atesta a Palavra de Deus e testemunho de Jesus
Cristo tudo o que viu.
TRANSE MEDIÚNICO
“O estado de transe é esse grau
de sono magnético que permite ao corpo fluídico exteriorizar- se, desprender-se
do corpo carnal, e a alma tornar a viver por um instante sua vida livre e
independente. A separação, todavia, nunca é completa; a separação absoluta
seria a morte. Um laço invisível continua a prender a alma ao seu invólucro
terrestre. Semelhante ao fio telefônico que assegura a transmissão entre dois
pontos, esse laço fluídico permite à alma desprendida de transmitir suas
impressões pelos órgãos do corpo adormecido. No transe, o médium fala, move-se,
escreve automaticamente; desses atos, porém, nenhuma lembrança conserva ao
despertar.
O estado de transe pode ser
provocado, quer pela ação de um magnetizador, quer pela de um Espírito. Sob o
influxo magnético, os laços que unem os dois corpos se afrouxam. Alma, com seu
corpo sutil, vai se emancipando pouco a pouco; recobra o uso de seus poderes
ocultos, comprimidos pela matéria. Quanto mas profundo é o sono, mais completo
vem a ser o desprendimento. As radiações da psique aumentam e se dilatam; um
estado diferente de consciência, faculdades novas se revelam. Um mundo de
recordações e conhecimentos, sepultados nas
profundezas do “eu”, se
patenteia. O médium pode, sob o império de sua vontade superior, reconstituir-se
numa de suas passadas existências, revivê-la em todas as suas particularidades,
com as atitudes, a linguagem, os atributos, que caracterizam a existência.
Entram ao mesmo tempo em ação os sentidos psíquicos. A visão e audição, a
distância, se produzem tanto mais claras e fiéis quanto mais completa é a
exteriorização da alma.”(No Invisível, Léon Denis, pág.249).
“Durante o transe, o Espírito do
médium pouco se afasta; permanece quase sempre confundido no grupo espiritual
que cerca o invólucro terrestre. Sua influência se faz ainda sentir sobre o
corpo, a que seus próprios hábitos os atraem. Sua ação se torna em tal caso um
incômodo, um estorvo para os Espíritos que se comunicam.Quando a força oculta é
insuficiente e o transe pouco profundo, o desprendimento é incompleto; as
personalidades se confundem. O médium resiste à ação exterior do Espírito, que
se esforça por tomar posse de seus órgãos.”(Léon Denis, No Invisível, pág.251).
“Às vezes o regresso à carne
origina cenas pungitivas, quando o médium, durante a exteriorização, tornou a
ver, no Espaço, entes amados, e no instante que precede o despertar ainda
conserva esta impressão. O contraste entre a vida luminosa, que acaba de fruir,
e o cárcere sombrio a que é obrigado novamente a descer, provoca cenas de
lágrimas e lamentos, repugnâncias de reiterar-se na carne, que se traduzem por
lamentos e comovedoras súplicas. Temos sido muitas vezes testemunhas de tais
cenas.”(Léon Denis, No Invisível, pág. 254).
Na Bíblia encontramos inúmeras
passagens nas quais se observa o transe mediúnico, hoje tão combatido
pelas religiões tradicionais.
DEUTERONÔMIO
CAP.21,V.5
Aproximar-se-ao
os sacerdotes levíticos, porque foi a eles que o Senhor, teu Deus, escolheu
para serem seus ministros, para abençoarem em seu nome, e são eles que julgam todo litígio em caso de
ferimento.
I
SAMUEL CAP. 19,VS.23 e 24
Mas
no caminho de Naiot, assaltou-o também o
espírito de Deus, e foi tomado de
transes por todo caminho ate chegar a Naiot. Despiu também suas vestes, profetizando diante de Samuel, ficando
assim despido prostrado por terra durante todo dia e toda a noite. Daí o
ditado: “Está Saul também entre os profetas ?”.
II
REIS CAP.5, V.8
Quando
Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha
rasgado suas vestes, mando-lhe dizer: “Por rasgastes suas vestes? Que ele
venha a min e saberá que há um profeta
em Israel.”
II
REIS CAP. 11, V.14
E
eis que o espetáculo se ofereceu aos seus olhos: lá estava o rei, de pé no
estrado, segundo o costume, tendo ao
seu lado os chefes e as
trombetas, enquanto o povo se
alegrava, tocando as trombetas. Então
ela rasgou suas vestes,
gritando”Traição, traição!”
I
REIS CAP.18,V.28
Eles
gritavam, com efeito, em alta voz, e retalhavam-se segundo o seu costume, com
espadas e lanças, até se cobrirem se sangue. Passado meio-dia, enquanto
continuavam em seus transes proféticos,
chegou a hora da oblação.
JÓ
CAP. 1,V.20
Jó
então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois caindo prosternado por terra, disse:“Nu saí do ventre da minha mãe,
nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!”.
ZACARIAS
CAP.13,V.6
Se
alguém lhe disser: “Que ferimentos
são estes em tuas mãos ?”- São
ferimentos que recebi na casa de meus amigos”,responderá ele.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP.2 , VS.13 a 19
Outros
porém, escarnecendo, diziam: “Estão embriagados
de vinho doce.”Pedro, então, pondo-se de pé em companhia dos onze, com voz
forte disse:“Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos
isto conhecido e prestai atenção as minhas palavras. Estes homens não estão
embriagados, como vos pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia. Mas
cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: Acontecera nos últimos dias - e
Deus quem fala -
derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e vossas filhas. Os
vossos jovens terão visões, e os nossos
anciãos sonharão. Sobre os
meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espirito e profetizarão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário