AS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS
“As comunicações
que recebemos dos Espíritos podem ser boas ou más, justas
ou falsas, profundas ou frívolas, consoante a natureza dos que se manifestam.
Os que dão provas de sabedoria e erudição, são
Espíritos adiantados no
caminho do progresso;
os que se
mostram ignorantes e maus, são
ainda atrasados, mas que com tempo hão de progredir.Os Espíritos só podem
responder sobre aquilo que sabem, segundo o seu grau de adiantamento, e ainda
dentro dos limites do que lhes é permitido dizer-nos, porque há coisas que eles
devem revelar, por não ser ainda dado ao homem tudo conhecer.
Da diversidade de qualidades e aptidões dos Espíritos, resulta que não basta dirigimo-nos a um Espírito qualquer para obtermos uma resposta segura a qualquer questão; porque, acerca de muitas coisas, ele não nos pode dar mais que a opinião pessoal, a qual pode ser justa ou errônea. Se ele é prudente, não deixará de confessar sua ignorância sobre o que não conhece; se é frívolo ou mentiroso, responderá de qualquer forma, sem se importar com a verdade; se é orgulhoso, apresentará suas idéias como verdades absolutas.É por isso que S.João o Evangelista, diz:“Não creiais em todos os Espíritos, mas examinai se eles são de Deus.” A experiência demonstra a sabedoria desse conselho. Há imprudência e leviandade em aceitar sem exame tudo o que vem dos Espíritos. É de necessidade que bem conheçamos o caráter daqueles que estão em relação conosco.(O Livro dos Médiuns, nº, 267.)
Da diversidade de qualidades e aptidões dos Espíritos, resulta que não basta dirigimo-nos a um Espírito qualquer para obtermos uma resposta segura a qualquer questão; porque, acerca de muitas coisas, ele não nos pode dar mais que a opinião pessoal, a qual pode ser justa ou errônea. Se ele é prudente, não deixará de confessar sua ignorância sobre o que não conhece; se é frívolo ou mentiroso, responderá de qualquer forma, sem se importar com a verdade; se é orgulhoso, apresentará suas idéias como verdades absolutas.É por isso que S.João o Evangelista, diz:“Não creiais em todos os Espíritos, mas examinai se eles são de Deus.” A experiência demonstra a sabedoria desse conselho. Há imprudência e leviandade em aceitar sem exame tudo o que vem dos Espíritos. É de necessidade que bem conheçamos o caráter daqueles que estão em relação conosco.(O Livro dos Médiuns, nº, 267.)
Reconhece-se a qualidade dos Espíritos por sua
linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna,
nobre, lógica e isenta de contradições; nela se respira a sabedoria, a
benevolência, a modéstia e a mais pura moral; ela é concisa e despida de
redundâncias. Na dos Espíritos inferiores, ignorantes ou
orgulhosos, o vácuo das
idéias é quase sempre preenchido pela abundância de palavras.Todo
pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária à sã moral, todo conselho
ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim,
toda manifestação de malevolência, de presunção ou arrogância, são sinais
incontestáveis da inferioridade dos Espíritos.Os Espíritos inferiores são, mais
ou menos, ignorantes; seu horizonte moral é limitado, perspicácia restrita;
eles não têm as coisas senão uma idéia muitas vezes falsa e incompleta, e ,
além disso, conservam-se ainda sob o império dos prejuízos terrestres, que eles
tomam, às vezes, por verdades; por isso,
são incapazes de resolver certas questões. E podem induzir-nos em erro,
voluntária ou involuntariamente, sobre aquilo que nem eles mesmos
compreendem.Os Espíritos inferiores não são todos, por isso, essencialmente
maus, alguns há que são apenas ignorantes e levianos; outros pilhéricos,
espirituosos e divertidos, sabendo manejar a sátira fina e mordaz.
Ao lado todos gêneros de perversidade e todos os graus de superioridade intelectual e moral.Os Espíritos superiores não se ocupam senão de comunicações inteligentes que nos instruam; as manifestações físicas ou puramente materiais são, mais especialmente, obra dos Espíritos inferiores, vulgarmente designados sob o nome de Espíritos batedores, como, entre nós, as provas de grande força são executadas por saltimbancos e não por sábios.Devemos sempre estar calmos e concentrados, quando entrarmos em comunicação com os Espíritos; nunca se deve perder de vista que eles são almas dos homens e que é inconveniente fazer do seu trabalho um passatempo ou pretexto de divertimentos. Se lhes respeitamos os despojos mortais, maior respeito ainda nos devem merecer como Espíritos.
Ao lado todos gêneros de perversidade e todos os graus de superioridade intelectual e moral.Os Espíritos superiores não se ocupam senão de comunicações inteligentes que nos instruam; as manifestações físicas ou puramente materiais são, mais especialmente, obra dos Espíritos inferiores, vulgarmente designados sob o nome de Espíritos batedores, como, entre nós, as provas de grande força são executadas por saltimbancos e não por sábios.Devemos sempre estar calmos e concentrados, quando entrarmos em comunicação com os Espíritos; nunca se deve perder de vista que eles são almas dos homens e que é inconveniente fazer do seu trabalho um passatempo ou pretexto de divertimentos. Se lhes respeitamos os despojos mortais, maior respeito ainda nos devem merecer como Espíritos.
As reuniões frívolas, sem
objetivo sério, faltam a um dever; os que compõem esquecem-se de que, de um
momento para o outro, podem entrar no mundo dos Espíritos, e não ficarão
satisfeitos se os tratarem com pouca atenção.Outro ponto igualmente essencial a
considerar é que os Espíritos são livres e só se comunicam quando querem, com
quem lhes convém e quando as ocupações lho permitem; não estão às ordens e à
mercê dos caprichos de quem quer que seja; a ninguém é dado fazê-los
manifestar-se quando o queiram, nem dizer o que desejem calar; de sorte que
ninguém pode afirmar que tal Espírito há de responder a tal ou tal pergunta que
se lhe dirigir. Asseverar o contrário é demonstrar ignorância dos princípios
mais elementares do Espiritismo. Só o charlatanismo tem princípios infalíveis.
Os Espíritos são atraídos pela simpatia, semelhança de gostos, caracteres e
intenção dos que desejam a sua presença.
Os Espíritos superiores não vão às reuniões fúteis, como um sábio da Terra não vai a uma assembléia de rapazes levianos. O simples bom-senso nos diz que isso não pode ser de outro modo; se acaso, porém, eles aí se mostram algumas vezes, é somente com o fim de dar um conselho salutar, combater vícios, reconduzir ao bom caminho os que dele se iam afastando; então se forem atendidos, retiram-se.Forma juízo completamente errôneo aquele que crê que Espíritos sérios se prestem a responder a futilidades, a questões ociosas em que se lhes manifeste pouca afeição, falta de respeito e nenhum desejo de se instruir; e ainda menos que eles venham dar-se em espetáculo para desafio dos curiosos. Vivos, eles não o fariam; mortos, também o não fazem.”( Allan Kardec, O Que é o Espiritismo, Itens35 a 43, págs.163 a 166 ).
Os Espíritos superiores não vão às reuniões fúteis, como um sábio da Terra não vai a uma assembléia de rapazes levianos. O simples bom-senso nos diz que isso não pode ser de outro modo; se acaso, porém, eles aí se mostram algumas vezes, é somente com o fim de dar um conselho salutar, combater vícios, reconduzir ao bom caminho os que dele se iam afastando; então se forem atendidos, retiram-se.Forma juízo completamente errôneo aquele que crê que Espíritos sérios se prestem a responder a futilidades, a questões ociosas em que se lhes manifeste pouca afeição, falta de respeito e nenhum desejo de se instruir; e ainda menos que eles venham dar-se em espetáculo para desafio dos curiosos. Vivos, eles não o fariam; mortos, também o não fazem.”( Allan Kardec, O Que é o Espiritismo, Itens
Notem que esta comunicações
transcritas abaixo encontram perfeita
analogia com as explicações de Kardec, no que diz respeito ao trato com o mundo
invisível.
LEVÍTICO
CAP.10 , V. 8 a
11
O Senhor
disse a Aarão:
“Não beberas vinho nem cerveja, tu e teus filhos, quando entrardes na Tenda de Reunião, para
que não morrais. Isto é uma lei perpétua para que vossos descendentes, a fim de
que estejais em condições de discernir
entre o que é santo do que é profano, o puro do impuro, e ensinar aos
israelitas todas as leis que o Senhor lhes deu por Moisés.
PROVÉRBIOS
CAP. 31, VS. 1 a
9
Palavras
de Lamuel , rei da Massa , que lhe foram ensinadas
por sua mãe (desencarnada) :Meu filho, filho de minhas entranhas, que te
direi eu? Não, é o filho de meus votos! Não dês teu vigor às mulheres e teu
caminho àquelas que perdem os reis. Não é próprio dos reis, Lamuel, não convém
aos reis beber vinho, nem príncipes dar-se aos licores. Para que, bebendo, eles
não esqueçam a lei e não desconheçam o direito de todos os infelizes. Daí a
bebida forte àquele que desfalece e o vinho àquele que tem amargura no coração:
que ele beba e esquecerá sua miséria e já não se lembrará de suas mágoas. Abre
tua boca a favor do mundo, pela causa de todos os abandonados; abre a tua boca
para pronunciar sentenças justas, faz justiça ao aflito e ao indigente.
I JOÃO
CAP. 4, VS.1 e 2
Caríssimos,
não deis fé a qualquer espírito, mas
examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se
levantaram no mundo. Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que
proclama Jesus Cristo que se
encarnou, é de Deus;
EFÉSIOS
CAP. 5, V. 11
E
não tenhais cumplicidade nas obras
infrutíferas das trevas; pelo
contrário condenai-as abertamente.
I
TIMÓTEO CAP. 4, VS.1 e 14
O espírito diz expressamente que, nos
tempos vindouros, alguns hão de apostolar da fé, dando ouvidos a espíritos
embusteiros e às doutrinas diabólicas.Não negligencies o carisma que está em ti e que foi dado por profecia, quando na
assembléia dos Anciãos te impôs as mãos.
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