SONHOS:
A EMANCIPAÇÃO DA
ALMA INCONSCIENTE
“O sonho é a lembrança do que o
Espírito viu durante o sono. Notai, porém, que nem sempre sonhais. Que quer
isso dizer? Que nem sempre vos lembrais do que vistes? Ou de tudo o que haveis
visto, enquanto dormíeis. É, não tendes então a alma no pleno desenvolvimento
de suas faculdades. Muitas vezes, apenas vos fica a lembrança
da perturbação que o vosso Espírito experimenta à sua
partida ou no seu regresso, acrescida da que resulta do que fizestes ou do que
o vos preocupa quando despertos. A não ser assim, como explicaríeis os sonhos
absurdos, que tanto os sábios, quanto os mais humildes e simples criaturas têm?
Acontece também que os maus Espíritos se aproveitam dos sonhos para atormentar
as almas fracas e pusilânimes. (Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Cap. VIII,
pág.223).
“Os sonhos são efeito da
emancipação da alma, que mais independente se torna pela suspensão da vida
ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida que se alonga
até os mais afastados lugares e até mesmo a outros mundos. Daí também a
lembrança que traz à memória acontecimentos da precedente existência ou das
existências anteriores. As singulares imagens do que se passa ou se passou em
mundos desconhecidos, entremeados de coisas do mundo atual, é que formam esses
conjuntos estranhos e confusos, que nenhum sentido nem ligação parecem
ter.”(Livro do Espíritos, Parte 2ª, Cap. VIII, pág.224).
Convém esclarecer que o fato de
não lembrarmos dos nossos sonhos não significa dizer que não tenhamos sonhado.
Fato é que a matéria dificilmente conserva integralmente as impressões que o
Espírito recebeu, ou seja, o cérebro físico
na maioria das vezes não consegue decifrar ou até mesmo filtrar as
informações do cérebro perispiritual de uma forma integral. Os sonhos portanto
são verdades inerentes a cada indivíduo, a cada circunstância vivida e
experimentada individualmente selecionada e arquivada através de imagens ou
pensamentos, não cabendo a essas visões oníricas classificações
preestabelecidas identificando por exemplo um animal, flores, sapatos, água; a
determinadas circunstâncias que venham a se realizar no plano físico, sem com
isso descartar certas correlações dessas mesmas imagens com fatos que venham a se
realizar. Isto se explica pelo fato de que o indivíduo particularmente
sedimentado em certos condicionamentos mentais é avisado pelos mentores
espirituais, quando emancipado do corpo físico pela figura que melhor o mesmo
esteja sintonizado e com isso, possa melhor codificar a mensagem recebida,
quando for de merecimento do espírito ou mesmo necessária esta revelação.
Importante que se diga que os amigos espirituais estão sempre nos aconselhando
no sono ou fora dele através das nossas faculdades mediúnicas os quais conhecem
muito bem. Portanto não façamos da exceção a regra, ao sonharmos encontramos
constantemente na paisagem física ou astral espíritos ou indivíduos encarnados
os quais nunca vimos ou conhecemos. Seriam estes espíritos ou indivíduos
encarnados ligados a nós por vivências ulteriores ou espíritos ou encarnados
com gostos e preferências similares as nossas as quais libertos dos liames da
matéria estreitamos a convivência salutar ou perniciosa de acordo com o nosso
nível evolutivo ou as nossas idéias diretoras? Pois são elas as idéias ou
pensamentos que nos dão o passaporte para o porto que atracaremos durante a
viagem do sonho no estágio do sono.
Sabemos
portanto, que o simples
fato do corpo físico estar
em repouso, por meio de cansaço material ou debilidade
causada por alguma
patologia, nosso espírito pode se
emancipar para alcançar vôos maiores em busca das soluções
de seus problemas mais diretos, aprendizado,
reconciliação, etc... Portanto
esta vivência no
plano espiritual impressiona
o espírito associando à
consciência livre a diversas impressões e sensações de ordem fisiológica
(estado físico no qual nos encontramos ao acordarmos disposição ou fadiga) e
psicológica. Estas mesmas impressões tendem a ficar gravadas no nosso
inconsciente (perispírito). Fato interessante e constatado que a partir do momento em que despertamos, se
lembrarmos do sonho, ou contarmos para alguém ou mesmo registrarmos
imediatamente no cérebro físico de forma
mas incisiva, sendo o esquecimento mas difícil. Diante do
exposto acima, reportemo-nos a
esta importante obra
“Estudando a Mediunidade”, de Martins Peralva, calcada na não menos
importante obra “Nos Domínios da Mediunidade”, de André Luiz, pelo amantíssimo
Chico Xaxier, mais particularmente “Sonhos”,Cap. XVII, pág.96 a 100. Refere-se
a classificação dos sonhos em três grupos a saber; comuns, reflexivos e
espíritas.
Os comuns: O Espírito é envolvido na onda do pensamento que lhes
são próprios, bem assim dos outros.
Os reflexivos: A modificação
vibratória, resultante do desprendimento pelo sono, faz o Espírito entrar em
relação com fatos, imagens, paisagens e acontecimentos remotos, desta e outras vidas.
Os Espíritas: Por “sonhos
espíritas” , situamos aqueles em que o Espírito se encontra, fora do corpo,
com:
a) parentes; b) amigos; c)instrutores; d)
inimigos, etc.
Podemos então perceber que sendo
um fenômeno natural inerente a todo ser humano encontra seus registros na
Bíblia, aqui registrados que demonstram que os sonhos são nas muitas das vezes
indicadores e respostas de Deus através dos irmãos espirituais a nós espíritos
encarnados orientando nossos destinos na caminhada evolutiva, através de sua
infinita misericórdia.
GÊNESIS
CAP. 28, V.12
E
teve um sonho: Via uma escada, que,
apoiando-se na terra tocava com o cimo o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam pela escada.
GÊNESIS
CAP.31,VS.11,24
Um anjo de Deus disse-me em sonho: Jacó !- Eis-me aqui, respondi ...Deus, porém, ao apareceu em sonho noturno a Labão, o
arameu, e disse-lhe: “Guarda-te de dizer algo a Jacó”.
GÊNESIS
CAP.40,VS. 8 e 9
“Tivemos um sonho, responderam; e não há
ninguém para no-los interpretar”. -
Porventura, não pertence a Deus, replicou José, a interpretação dos sonhos? Rogo-vos que nos conteis.”
GÊNESIS
CAP.41 ,V. 15 e 16
Este
disse-lhe: “Tive um sonho que
ninguém pode interpretar. Mas ouvi dizer de ti, que basta contar-te um sonho para que tu o expliques”. - “Não sou eu, respondeu José, mas é Deus
quem dará ao Faraó uma explicação favorável”.
GÊNESIS
CAP.41, V. 25 a
30
José
disse ao Faraó: “O (duplo) sonho de
Faraó reduz-se a um só. Deus revelou a Faraó o que ele vai fazer. As setes
belas vacas são sete anos, e as sete belas espigas, igualmente sete anos; o
sonho é um só .As sete vacas magras e feias que saíram em seguida são também
sete anos; e as sete espigas vazias e queimadas pelo vento do oriente serão
sete anos de miséria. É como eu disse a Faraó: Deus lhe revela o que vai fazer.
Haverá sete anos de grande abundância para todo o Egito. Virão em seguida sete
anos de miséria que farão esquecer toda a abundância no Egito . A fome
devastará o país.
NÚMEROS
CAP.12,V. 6
O
Senhor desceu na coluna de nuvem e parou à entrada da tenda. Chamou Aarão e
Maria, e eles aproximaram-se. “Ouvi bem, disse ele, o que vou dizer: Se há
entre vós um profeta, eu lhe aparecerei
em visão, eu, o Senhor, é em sonho que
lhe falarei.
JUIZES
CAP.7,VS. 13 e 14
No
momento em que Gedeão
se aproximava, um homem estava justamente contando um sonho ao seu companheiro: “Eis, dizia ele, o sonho que tive: um pão de cevada rolava sobre o acampamento de
Madiã, e, chocando com a tenda, lançou-a completamente por terra.”O companheiro
respondeu: “Isto não é outra coisa senão
a espada de
Gedeão, filho de
Joás, o israelita.
Deus entregou
em suas mãos
Madiã e todo acampamento.” Tendo ouvido a narração e
a interpretação desse sonho, Gedeão prostrou-se por terra.Voltou ao
acampamento israelita e disse: “Levantai-vos
! porque o Senhor vos entregou nas mãos o acampamento dos madianitas.”
ESTER
CAP.10,V.4
E
Mardoque disse: “De Deus veio tudo isso. Lembro-me de um sonho que tive a este respeito. Nada foi omitido: a pequena fonte tornada um rio, a luz, o sol, a
massa de água. O rio é Ester que o rei
tomou por esposa e a quem se tornou rainha.
ESTER
CAP.11,V.2 e 12
No
segundo ano do reino de Assuero, o grande rei, no primeiro dia do mês de
Nisã, Mardoqueu, filho de Jair, filho de Semei, filho de Cis, da tribo de Benjamim, teve um sonho.Depois de ter visto este sonho e o que Deus queria fazer,
Mardoqueu se levantou. Até a noite
conservou este sonho gravado no seu espírito, procurando conhecer seu sentido.
JÓ
CAP.33,VS. 15 e 16
Por
meio dos sonhos, das visões
noturnas,quando um sono profundo pesa sobre os humanos,enquanto o homem
adormecido em seu leito.então abre o
ouvido do homem e o assusta com suas aparições.
SALMO
CAP.126, V.2
Inútil
levantar-vos antes da aurora,E retardar até alta noite vosso descanso,Para
comer o pão de um duro trabalho,Pois
Deus o dá aos seus amados até durante o sono.
ECLESIÁSTICO
CAP.40,VS.5 a 7
E na hora de repousar no leito,O sono da noite perturba-lhes as idéias.Ele repousa um pouco, tão
pouco que é como não repousasse; E no mesmo sono, como uma sentinela durante o
dia,É perturbado pelas visões de seu
espírito,Como um homem que foge ao combate;No momento em que (se julga) em
lugar seguro, ele se levanta e admira-se
do seu vão temor.Assim acontece com toda a criatura, desde os homens até os
animais.Mas para os pecadores é sete vezes mais.
SABEDORIA
CAP.18,VS. 18 a
19
Tomando
aqui e acolá, semi-mortos,revelaram a causa da morte que os atingia;porque os sonhos que os tinha
agitado tinham-nos informado antecipadamente,para que eles não perecessem
sem conhecer a causa de sua desgraça.
JEREMIAS
CAP. 23, V.28
Conte
o profeta o sonho que tiver! Mas a
quem for dado ouvir-me a palavra, que fielmente a reproduza. Que vem fazer a
palha com o grão? - oráculo do Senhor.
DANIEL
CAP.2,VS. 1, 4, 19, 26, 28 a
30
No
segundo ano de seu reinado, Nabucodonossor teve sonhos que lhe perturbaram a tal ponto o espírito, que perdeu o sono.Os caldeus responderam ao rei (em
língua aramaica): “ Senhor, longa vida ao rei! Narra teu sonho para que teus servos dêem a interpretação.”O
mistério foi revelado a Daniel numa visão
noturna, pelo que, bendizendo a Deus dos céus.O rei dirigiu a
palavra a Daniel (que tinha o codinome Baltazar): “ És realmente capaz,
disse-lhe, de desvendar-me o sonho
que tive e fornecer-me a interpretação ? ”Mas no céu existe um Deus que desvenda
os mistérios, o qual quis revelar ao rei Nabucodonossor o que deve suceder no
decorrer dos tempos. Eis, portanto, teu
sonho e visões que se apresentaram a teu espírito quando estavas em teu leito.“ Senhor os pensamentos que vieram a teu
espírito, enquanto estás no teu leito, são
previsões do futuro: aquele que revela os mistérios mostrou-te o futuro.
Quanto a mim se este mistério me foi desvendado, não é que haja
mais sabedoria em mim do que nos
outros homens, mas para eu dar ao rei a interpretação, a fim de que se faça luz nos pensamentos de teu coração.
DANIEL
CAP.4, VS.1 e 2 , 6, 15
Eu
Nabucodonosor, vivia tranqüilo em minha casa e próspero em meu palácio. Tive um sonho que me assustou; os pensamentos que perpassavam em meu
espírito quando no meu leito, bem como minhas visões,
perturbaram.“Baltazar, disse-lhe chefe dos magos, sei que reside em ti o
espírito dos deuses santos e que nenhum mistério te confunde. Dize-me então as visões que tive em sonho;
dai-me a explicação.Então Daniel (cognominado Baltazar), permaneceu alguns
instantes perdido no tumulto de seus pensamentos, e o rei prosseguiu: “Baltazar
este sonho e sua significação não devem perturbar-te!”__Meu senhor , replicou
Daniel, possa o sonho ser para teus inimigos, e sua significação para teus
adversários.
MATEUS
CAP.1, V.20
MATEUS
CAP.2 V.12,13,19 a 23.
Avisados em sonho (os magos) de não tornarem a Herodes, voltaram para
sua terra por outro caminho.Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse:
“Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu
te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matar.”Com a morte de
Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e
disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque
morreram os que atentavam contra a vida do menino.”Ao ouvir, porém, que
Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos,
retirou-se para a província da Galiléia, e veio habitar na cidade Nazaré para
que se cumprisse o que foi dito pelos
profetas: Será chamado Nazareno.
MATEUS
CAP.27,V.19
Enquanto
estava sentado no tribunal, a sua mulher lhe mandou dizer: “ Nada faças a esse
justo. Fui hoje atormentada por um sonho
que lhe diz respeito.”
Adicionamos porém a essa classificação as “criações
mentais” do próprio espírito ou de espíritos desencarnados amigos ou inimigos.
AS PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
MARCOS
CAP. 16, V.1
“O Espírito, como já foi dito,
tem um corpo fluídico, a que se dá o nome de perispírito. Sua substância é
haurida do fluido
universal ou cósmico, que o forma
e alimenta, como o ar forma e alimenta o
corpo material do homem. O perispírito é
mais ou menos etéreo, conforme os mundos e o grau de depuração do
Espírito. Nos mundos e nos Espíritos inferiores, ele é de natureza mais grosseira
e se aproxima muito da matéria bruta.Durante a encarnação, o Espírito conserva
o seu perispírito, sendo-lhe o corpo apenas um segundo envoltório mais
grosseiro, mais resistente, apropriado aos fenômenos a quem de prestar-se e do
qual o Espírito se despoja por ocasião da morte.O perispírito serve de
intermediário ao Espírito e ao corpo. É o órgão de transmissão de todas as
sensações. Relativamente às que vêm do exterior, pode-se dizer que o corpo
recebe a impressão; o perispírito a transmite e o Espírito, que é o ser
sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito,
pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa.
“Por meio do perispírito é que os Espíritos atuam sobre a matéria inerte e
produzem diversos fenômenos mediúnicos.”( Allan Kardec, Obras Póstumas, Item
13,pág.46).
“Atuando sobre a matéria, podem os Espíritos
manifestar-se de muitas maneiras diferentes: por efeitos
físicos,
quais os ruídos e a movimentação de objetos; pela transmissão do pensamento,
pela visão, pela audição, pela palavra, pelo tato, pela escrita, pelo desenho,
pela música etc. Numa palavra, por todos os meios que sirvam a pô-los em
comunicação com os homens.(Allan Kardec,Obras Póstumas, Item 14, pág. 46).
“Por sua natureza e seu estado normal, o perispírito é
invisível, tendo isso de comum com uma imensidade de fluídos que sabemos
existir, mas que nunca vimos. Pode também, como alguns fluidos, sofrer
modificações que o tornam perceptível à vista, quer por uma espécie de condensação,
quer por uma mudança na disposição molecular. Pode mesmo adquirir propriedades
de corpo sólido e tangível e retomar instantaneamente seu estado etéreo e
invisível. É possível fazer-se idéia desse efeito pelo que acontece com o
vapor, que passa do estado de invisibilidade ao estado brumoso, depois ao
líquido, em seguida ao sólido e vice-versa. ( Allan Kardec, Obras Póstumas,
Item 16, pág.46).
“Podendo assumir todas as
aparências, o Espírito se apresenta debaixo daquela que mais reconhecível o possa
tornar, se quiser. É assim que, embora como Espírito nenhuma enfermidade
corpórea lhe reste, ele se mostrará estropiado, coxo, ferido, com cicatrizes,
se isso for necessário a lhe conservar a identidade. O mesmo se
observa com relação ao traje. Os Espíritos que nada
conservam das fraquezas terrenas, aquele de ordinário consta amplos panos
flutuantes e de uma cabeleira, ondulante e graciosa. Amiúde os Espíritos se
apresentam com os atributos característicos de sua elevação, como: uma auréola, asas os que
podem ser considerados anjos,
resplandecente aspecto luminoso, enquanto que outros trajam as que recordam
suas ocupações terrestres. Assim, um guerreiro aparecerá com sua armadura, um
sábio com livros, um assassino com o punhal, etc. A figura dos Espíritos
superiores é bela, nobre e serena; os mais inferiores, ainda mostram vestígios
dos crimes que cometeram ou dos suplícios por que passaram, sendo-lhes essas
aparências uma realidade, isto é,
julgam-se quais aparecem, o que é
para eles um castigo.”(Allan Kardec, Obras Póstumas, Item 18, págs. 48 e 49).
“O perispírito é a estrutura
modeladora, organizador e gerenciadora do corpo físico; molde energético onde
se encontram os mecanismo responsáveis por todas as funções orgânicas, desde a
seleção dos princípios hereditários até a organização da célula ovo e seu
desenvolvimento no organismo complexo. Ele contém a matriz filogenética que
promove a repetição organogênica das principais etapas evolutivas do ser. Em
seu bojo se radicam os centros funcionais que dirigem e controlam as emissões
arquetípicas do inconsciente profundo, geradoras das funções fisiopsíquicas dos
seres vivos, mais especificamente da espécie humana, onde se apresentam
altamente complexas e refinadas.”(Djalma Motta Argollo, Possibildades
Evolutivas, Cap. VI, pág. 115).
Desta
forma, o perispírito possui inúmeras propriedades, dentre as quais
relacionaremos algumas como: Plasticidade, Densidade, Ponderabilidade,
Luminosidade, Penetrabilidade, Corporeidade, Tangibilidade, Sensibilidade,
Expansibilidade, Biborporeidade, Unicidade, Perenidade, Mutabilidade,
Capacidade Refletora, Odor, Temperatura, etc...
PERISPÍRITO
E ALGUMAS DE SUAS DIVERSAS
DENOMINAÇÕES
|
|
ALLAN KARDEC
|
PERISPÍRITO/CORPO FLUÍDICO
|
ANDRÉ PEZZANI
|
PERISPÍRITO VIRTUAL
|
ANDREAS E KILIAN
|
CORPO DE MATÉRIA DELGADA
|
APOSTÓLO PAULO
|
CORPO ESPIRITUAL
|
APÓSTOLOS
|
FANTASMA
|
ARISTÓTELES
|
CORPO SUTIL E ETÉREO
|
BOERHAAVE
|
CÓPULA
|
BUDISMO ESOTÉRICO
|
KAMA-RUPA
|
CABALA HEBRAICA
|
ROUACH
|
CALDEUS
|
COROA DE FOGO
|
CATÓLICO
|
ALMA
|
CRAWFORD
|
FANTASMA TELEPÁSTICO
|
CRISTÀOS PRIMITIVOS
|
CORPO GLORIOSO
|
DASSIER
|
FANTASMA PLÁSTICO/PÓSTUMO
|
DODEE
|
METAORGANISMO/NEFESTE
|
DR. FODOR
|
CORPO ÓDICO/ONÍRICO
|
ESCHENMAYER
|
ÉTER ORGÂNICO
|
FOURIER
|
CORPO AROMAL
|
GREGOS
|
OCHEMA
|
GROOS
|
CORPO INCORRUPTÍVEL
|
HERMETISMO EGÍPCIO
|
KHA
|
HIPÓCATRES
|
EIDOLOM/ENORMOM
|
JUDEUS
|
NEPHESH
|
LEIBNIZ
|
CORPO FLUÍDICO
|
NEOPLATÔNICO
|
ASTROIDÊ
|
OCULTISMO
|
EGO TRANSCEDENTAL/ENORMON
|
ORÍGENES
|
AURA
|
PARACELSO
|
CORPO ASTRAL/SIDERIO/EVESTRO
|
PITÁGORAS
|
CARNE SUTIL
|
PROCLO
|
VEÍCULO DA ALMA
|
ROSACRUSIANOS
|
CORPO VITAL
|
SCHELLING
|
CORPO MAIS FINO/INVISÍVEL
|
SOVIÉTICOS
|
CORPO DE BIOPLASMA
|
TEÓSOFOS
|
CORPO CAUSAL
|
TERTULIANO
|
CORPO VITAL DA ALMA
|
VEDANTA
|
MANU, MÃYA E KOSHA
|
ZOLLNER
|
CORPO FANTÁSTICO INTERIOR
|
“Os Espíritos podem se tornar
visíveis sob uma aparência diversa da forma humana?
“A forma humana é a forma normal; o Espírito pode
variar-lhe a aparência, mas é sempre o tipo humano.
a) Não podem se manifestar sob a forma de chama?
Podem produzir chamas,
clarões, como muitos outros
efeitos, para atestarem sua presença; mas não
são
os próprios Espíritos. A chama, freqüentemente, é apenas uma miragem, ou uma
emanação do perispírito; em todos os casos, não é senão uma parte deles; o
perispírito não aparece por inteiro senão nas visões.”( Allan Kardec, O Livro
dos Médiuns, Parte 2º , Cap.VI, Questão 28 ).
Vejamos algumas passagens que fazem alusão ao
perispírito nas suas mais variadas formas de manifestação:
ÊXODO
CAP.3,V.2
O Anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio duma sarça. Moisés olhava: a sarça
ardia, mas não se consumia.
ÊXODO
CAP.13,V.21
O
Senhor ia adiante deles, de dia numa
coluna de nuvens para guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar; de sorte que podiam
marchar de dia e de noite.O anjo de
Deus que marchava à frente do exército dos israelitas, mudou de lugar e passou
para trás; a coluna de nuvem que os
precedia pôs-se detrás deles...
ÊXODO
CAP. 24,VS.9 e 10
Moisés
subiu, com Aarão, Nadab e Abiú, e setenta anciãos de Israel. Eles viram o Deus
de Israel. Sob os seus pés havia como um lajeado
de safiras transparentes, tão límpido como o próprio céu.
NÚMEROS
CAP.9,VS.15 e 16
No
dia em que o tabernáculo foi levantado, isto é, a tenda do testemunho, desde a
tarde até pela manhã, apareceu como uma
espécie de fogo. Assim acontecia continuamente: a nuvem cobria o
tabernáculo, e à
noite
assemelhava-se ao fogo.
ECLESIÁSTICO
CAP. 51,V.6
E
da violência das chamas que me rodeavam;Em
meio do fogo não me queimei;
DANIEL
CAP. 3.VS. 49 e 50
Mas
o anjo do Senhor havia descido com
Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo. Fez do centro do
lugar onde soprasse uma brisa como um lugar onde soprasse uma brisa matinal: o fogo nem mesmo os tocava, nem lhes fazia
mal algum, nem lhes causava a menor dor.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP. 2,VS. 1 e 2
Chegando
o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do
céu um ruído, como que soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde
estavam sentados. Apareceram então uma
espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles.
ATOS
DOS APÓSTOLOS CAP. 7,V.30
Passado
a quarenta anos, apareceu-lhe no
deserto do monte Sinai
um anjo, na chama de uma sarça ardente.
HEBREUS
CAP. 1,V. 7
Por
outro lado, a respeito dos anjos diz:
Ele faz dos seus anjos sopros de vento e
dos seus ministros chama de fogo.
***
As “roupas sujas” aqui,
significam as impurezas do corpo espiritual.
ZACARIAS
CAP.3, VS.3 e 4
Josué,
vestido de roupas sujas, estava de
pé diante do anjo do Senhor. O
Senhor falou àqueles que estavam à volta dele, dizendo: “Tirai-lhe essas roupas
sujas”. Depois disse a Josué : Eis que
tirei de ti a tua imundície e te revesti de roupas de festa.”
A transfiguração luminosa, uma
da várias propriedades do perispírito.
MATEUS
CAP. 2, VS. 9 e 10
Tendo
eles ouvido as palavras do rei,
partiram.E eis que a estrela,
que tinham visto no Oriente, os foi precedendo
até chegar sobre o lugar onde estava o menino, e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de
profunda alegria.
Em Sabedoria, Salomão faz uma
correlação da corrupção com a densidade do perispírito, ou seja, as más ações
envolvem o perispírito com uma camada considerável de fluidos deletérios, que
de alguma forma impedem do espírito de ascender as regiões mas sutis do plano
espiritual, causando inúmeros sofrimentos para o Espírito.
SABEDORIA
CAP. 9,V.15 a 18
...porque o corpo corruptível torna
pesada a alma,e a morada
terrestre oprime o espírito carregado
de cuidados.Mal podemos compreender o que está sobre a terra,dificilmente
encontramos o que temos ao alcance da mãoQuem portanto, pode descobrir o que se passa no céu ?E quem
conhece vossas intenções, se vós não lhe dais Sabedoria,e se dos mais altos dos céus, vós não lhe enviais vosso Espírito Santo
?Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra;os homens
aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.
O espírito que veio ao batismo
de Jesus, descia suavemente, razão pela qual, o evangelista Marcos utilizou-se
da metáfora para explicar aquele momento de sublimidade. Assim sendo, de uma
forma geral, a própria manifestação de espíritos é viabilizada pelas
propriedades do perispírito.
MARCOS
CAP. 1, VS. 10 e 11
No
momento em que Jesus
saía da água, João viu os céus abertos, e descer
o Espírito em forma de pomba sobre ele...
Na passagem que se apresenta
abaixo, Paulo de Tarso descreve algumas propriedades do perispírito, sob a
denominação de corpo celeste, descreve o corpo espiritual, concluindo
acertadamente, que cada indivíduo possui uma energia que se expressa pelo
brilho do seu espírito e a intensidade desse brilho se pronuncia pela sua
conduta na Terra. Ressaltando que quanto mas puro o indivíduo mas luminoso é o
seu corpo espiritual, que é imortal.
I
CORÍNTIOS CAP. 15,V.40 a 44
Também há
corpos celestes e corpos terrestres, mas o brilho do celestes difere do brilho dos terrestres. Uma é a
claridade do sol, outra é a claridade da lua e outra a claridade das estrelas;
e ainda uma estrela difere da outra na claridade. Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na
corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita
glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um corpo espiritual...O que afirmo,
irmãos, é que nem a carne nem o sangue
podem participar do reino de Deus; e que a corrupção não participará da
incorruptibilidade.Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas
todos seremos transformados, num momento,
num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta (porque a trombeta
soará). Os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. É necessário que este corpo corruptível se
revista da incorruptibilidade, e este corpo mortal se revista da imortalidade.Quando
este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando o
corpo mortal estiver revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra da
Escritura. A morte foi tragada pela vitória (Isaías 25,8). Onde está, ó morte, o teu aguilhão ? (Oséas 13,14). Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força
do pecado é a lei.
Mas uma vez Paulo de Tarso
classifica a trilogia do ser enquanto encarnado, como espírito,
perispírito(alma), corpo físico.
I
TESSALONICENCES CAP.5,V.23
O
Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo sejam conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
Solicitamos ao leitor,
para maiores informações sobre o perispírito consultar a obra do
professor José Jorge intitulada Antologia
do Perispírito e o Perispírito de Zimmerman Zalmino.
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