terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Anjos:Perfeição relativa


ANJOS A PERFEIÇÃO RELATIVA

                “Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não nos restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos,  fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
                As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, isto é,  sem conhecimentos nem consciência do bem e do mal, porém aptos para adquirir o que lhes falta. O trabalho é o meio da aquisição, e o fim  que é a perfeição  é para todos o mesmo. Conseguem-no mais ou menos prontamente em virtude do livre-arbítrio e na razão direta dos seus esforços; todos têm os mesmos degraus a franquear, o mesmo trabalho a concluir. Deus não aquinhoa melhor uns do que a outros,  portanto é justo, e, visto serem todos seus filhos, não tem predileções. Ele diz: Eis  a lei que  deve  construir  a  vossa forma de conduta; ela só pode levar-vos ao fim; tudo o que é conforme é o bem; tudo que lhe for contrário é o mal. Tendes inteira liberdade de observar ou infringir esta lei, e assim sereis os arbítrios da nossa própria sorte. Consegüintemente, Deus não criou o mal; todas as suas leis são para o bem, e foi o homem que criou esse mal, divorciando-se dessas leis; se ele as observasse escrupulosamente, jamais se desviaria do bom caminho. Entretanto, a alma,  qual criança, é inexperiente nas primeiras fases da existência, e daí ser falível.  Não lhe dá Deus essa experiência, mas dá-lhe meios de adquiri-la.  Assim, um passo em falso na senda do mal é um atraso para a alma, que, sofrendo-lhe as conseqüências aprende à custa o que importa evitar. Deste modo, pouco a pouco, se desenvolve, aperfeiçoa e adianta na hierarquia espiritual até ao estado de puro Espírito ou anjo. Os anjos são, pois, almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade. Antes, porém, de atingir  o grau supremo gozam de felicidade relativa ao seu adiantamento, felicidade que consiste, não na ociosidade, mas nas funções que Deus apraz confiar-lhes, e por cujo desempenho se sentem ditosas, tendo ainda nele um meio de progresso. ( Vede 1ª Parte, cap. III, “O céu”.)




                Nas passagens que se apresentam abaixo os anjos dizem-se homens desencarnados a serviço de Deus. Ou seja, Espíritos Mensageiros da paz e do amor.

JOSUÉ CAP.5,V.13
Josué encontrava-se nas proximidades de Jericó. Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué sois contra ele: És dos nossos, disse ele, ou dos nossos inimigos ?”

JUIZES  CAP.13,VS,8, 11 e  12
Então  Manué invocou o Senhor, dizendo: “Rogo-vos, Senhor, que o homem de Deus que nos enviastes, volte novamente e nos ensine o que devemos fazer acerca do menino que há de nascer.”


APOCALIPSE CAP.19,V.10
Prostrei-me aos seus pés para adorá-lo, mas ele me diz: “Não faças isso! Eu sou um servo, como tu e teus irmãos, possuidores do testemunho de Jesus. Adora a Deus.” Porque o espírito profético não é outro que o testemunho de Jesus.

APOCALIPSE CAP.22,VS.8 e 9
“Fui eu, João, que vi e ouvi estas coisas. Depois de ter ouvido e visto,  prostrei-me aos pés do anjo que as mostrava. Não faças isto!  Sou servo como tu e teus irmãos, os profetas, e aqueles que guardam as palavras deste livro. Prostra-se diante de Deus.”


OS ANJOS  DA  GUARDA

                “Todos temos,  ligado a nós, desde o nosso nascimento, um Espírito bom, que nos tomou sob a sua proteção. Desempenha, junto de nós, a missão de um pai para com seu filho: a de nos conduzir pelo caminho do bem e do progresso,  através das provações da vida. Sente-se feliz, quando à sua solicitude;  sofre, quando nos vê sucumbir. Seu nome pouco importa, pois bem pode dar-se que não tenha nome concebido na Terra. I invocamo-lo, então como nosso anjo guardião, nosso bom gênio. Podemos mesmo invocá-lo sob o nome qualquer Espírito superior,  que mais viva e particular simpatia nos inspire.Além do Anjo guardião, que é sempre um Espírito superior, temos Espíritos protetores que, embora menos elevados, não são menos bons e magnânimos. Contamo-los entre amigos, ou parentes, ou, até, entre pessoas que não conhecemos na existência atual. Eles nos assistem com seus conselhos e, não raro, intervindo nos atos de nossa vida.




                Espíritos sedutores se esforçam por nos afastar das veredas do bem, sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes facultam acesso à nossa alma. Alguns há que se nos aferram, como a uma presa, mas que se afastam, em se reconhecendo impotentes para lutar contra a vossa vontade.        Deus, em nosso anjo guardião, nos deu um guia principal e superior e, nos Espíritos protetores e familiares, guias secundários. Fora erro, porém , acreditarmos que forçosamente, temos um mau gênio ao nosso lado, para contrabalançar as boas influências que sobre nós se exerçam. Os maus Espíritos acorrem voluntariamente, desde que achem meio de assumir predomínio sobre nós, ou pela nossa fraqueza, ou pela negligência que ponhamos em seguir as inspirações dos bons Espíritos.Somos nós, portanto privados da assistência dos bons Espíritos e que de nós depende o afastamento dos maus. Sendo, por suas imperfeições, a causa primária das misérias que o afligem, o homem é, as mais das vezes, o seu próprio mau gênio. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXVIII, Item 11, pág.398 e 399).





                “Os anjos são os mensageiros de Deus. São seres de luz que enviam pensamentos de amor por meio de nosso eu superior para inspirar e guiar-nos.Esses seres angélicos têm todas as propriedades da luz - velocidade, brilho e o poder de curar. São extremamente bondosos,  amorosos, solícitos,  amigos inseparáveis de todas as horas.Ainda que você não tenha estudado ou se aprofundado no assunto, o seu anjo da guarda sempre esteve a seu lado, como guardião. A partir do momento em que você começar a conectar com os anjos, perceberá que sua função não está apenas em lhe guardar e proteger, seu anjo poderá andar dez passos à sua frente, abrindo caminhos e lhe proporcionando bondade e misericórdia.” (Biba Arruda, Histórias de Anjos,pág.10)

GÊNESIS CAP.21,V. 17
Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus chamou Agar, do céu dizendo-lhe: “Que tens Agar? Nada temas, porque Deus ouviu a voz do menino do lugar onde está.”

GÊNESIS CAP.24,V.40
O Senhor,  respondeu-me ele,  mandará o seu anjo contigo e fará bem sucedida a tua viagem: escolherás para o meu filho uma mulher de minha família, na casa de meu pai.

GÊNESIS CAP.48,V.16
O Anjo me guardou de todo o mal,  abençoe estes meninos! Seja perpetuado neles o meu nome e o de meus pais Abraão e Isaac, e multipliquem-se abundantemente nesta terra!

ÊXODO CAP.23,VS. 20  e  21
Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença e ouve o que ele diz. Não lhe resistais: pois ele não vos perdoaria vossa falta,  porque meu nome está nele.

ÊXODO CAP.14,V.19
O anjo de Deus que marchava à frente do exército dos israelitas,  mudou de lugar e passou para trás; a coluna de nuvem que os procedia pôs-se detrás deles.

ÊXODO CAP.23,VS.20 e 21,30
Vou enviar um Anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas; pois ele não vos perdoaria vossa falta,  porque meu nome está nele.

ÊXODO CAP.33,VS.2 e 14
Enviarei um anjo adiante de ti,  e expulsarei os cananeus, os amorreus os hiteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.O Senhor respondeu: “Minha face irá contigo,  e serei o teu guia.”

NÚMEROS CAP.20,V.16
Clamamos ao Senhor, e ele nos ouviu, e mandou-nos um anjo que nos tirou do Egito.

II REIS CAP.19,VS. 6  e 7
Não te assustes com as palavras que ouviste e com os ultrajes que proferiu contra mim os servos do rei da Assíria. Vou enviar-lhe um espírito que, ao receber uma certa notícia, o fará voltar à sua terra, onde o farei perecer pela espada.

SALMO CAP.90,V. 9 a 11
Porque o Senhor é o meu refúgio;Escolhestes, por asilo, o Altíssimo.Nenhum mal te atingirá,Nenhum flagelo chegará à tua tenda.Porque aos seus anjos ele mandou.Que te guardem em todos os teus caminhos.

DANIEL CAP.3, V.87
Espíritos e almas dos justos, bendizei o Senhor,louvai-o e exaltai-o eternamente!

DANIEL CAP.10,VS.22 e 23
Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe, assim como eu, (no primeiro ano do reinado de Dario, o medo, mantive-me) junto a ele para auxiliá-lo e protegê-lo.

TOBIAS CAP. 3,V.24
Estas duas orações foram ouvidas ao mesmo tempo, diante da glória do Deus altíssimo; e um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido atendidas simultaneamente dirigidas ao Senhor.

JÓ CAP.33,V.23
Se perto dele encontrar um anjo,um intercessor entre mil,para ensiná-lo o que deve fazer

SALMO CAP.102,V.20
Bendizei ao Senhor todos os seus anjos,Valentes heróis que cumpris suas ordens.Sempre dóceis à suas palavra

MALAQUIAS CAP.3,V.1
Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais.

ATOS CAP.13,V.4
Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêuca, e dali navegaram para a ilha de Chipre.

ATOS CAP.16,VS.6
Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impelidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da Ásia).

ATOS CAP.16 V.7
Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitímia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. Depois de haverem atravessado rapidamente a Mísia, desceram a Trôade.

ATOS CAP.21,V.4
Como achássemos uns discípulos, detivemo-nos com eles por sete dias, Eles, sob a inspiração do Espírito, aconselhavam a Paulo que não subisse a Jerusalém.


APOCALIPSE CAP. 1,V.1
Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele,  por sua vez,  por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João.

APOCALIPSE CAP. 2,V.7,11,17,29
“Quem tiver ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei a comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no Paraíso de Deus.”

APOCALIPSE CAP. 22, VS.6,16
Eu Jesus enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.


OS DEZ MANDAMENTOS E  OS  ANJOS

                “Como entender a palavra do Velho Testamento quando nos diz que Deus falou a Moisés no Sinai?
                __ Estais atualmente em condições de compreender que Moisés trazia consigo as mais elevadas faculdades mediúnicas, apesar de suas características como legislador humano.
                É inconcebível que o grande missionário dos judeus e da Humanidade pudesse ouvir o Espírito de Deus.  Estais,  porém  habilitados  a  compreender,  agora, a Lei ou a base da Lei, nos dez mandamentos, foi-lhe ditada pelos emissários de Jesus,  porquanto todos os movimentos de evolução material e espiritual do orbe se processaram, como até hoje se processam, sob o seu augusto  e misericordioso patrocínio.” (Emmanuel,  O Consolador, pág.161, Questão 269).

 


                Vejamos algumas passagens bíblicas, que corroboram com as acertativas do nosso benfeitor espiritual Emmanuel.



GÁLATAS CAP.3,V.19
Então,  que é a Lei? É complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a Descendência a quem fora feita a promessa; foi promulgada por anjos passando por um intermediário.

HEBREUS CAP. 1, V.7
Por outro lado, a respeito dos anjos diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e de seus ministros chamas de fogo (Salmo 103,4).

HEBREUS CAP.2,V.2
A palavra anunciada por intermédio dos anjos era a tal ponto válida que toda a transgressão ou desobediência recebeu justo castigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário