terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Oráculos na Bíblia


A CONSULTA DOS ORÁULOS NA BÍBLIA

                A Bíblia, em inúmeras passagens aborda o termo “Oráculo do Senhor”, pesquisando o significado da palavra “oráculo”, verificamos que esse termo é entendido como um tipo de respostas dos deuses, ou seja espíritos, que cujas palavras inspiram confiança, sendo palavras de grande autoridade, as quais encerram grandes verdades. Na realidade o termo oráculo, aplica-se mais particularmente às respostas que, segundo a crença dos pagãos, os deuses, davam a quem os interrogava.





 Em Delfos, o oráculo falava pela boca de uma sacerdotisa, chamada pítia, pitonisa ou sibila, cujas respostas gozavam de grande crédito. Depois de Delfos, os oráculos mais célebres da Antigüidade foram, entre os gregos, o de Júpiter, em Dodona; de Aplolo, em Delos; de Esculápio, em Epidauro. Na Itália cita-se como o mais famoso a sibilas de Cumas. Estes oráculos não são nada mais do que a prática da mediunidade, e aqui em nosso estudo destacamos vários passagens bíblicas que constatam que assim como na Grécia os profetas de Israel  também utilizavam-se dos oráculos utilizando suas  faculdades mediúnicas como a clauriaudiência, clarividência, precognição, retrocognição, entre outras,  para orientar o povo hebreu. Vejamos:




NÚMEROS CAP. 27, VS. 15 a 21
Moisés disse ao Senhor: “O Senhor Deus dos espíritos de toda a carne escolha um homem que chefie a assembléia, que marche à sua frente e guie os seus passos, para que a assembléia do Senhor não seja como um rebanho sem pastor.” Toma Josué, filho de Nun, no qual reside o espírito e impõe-lhe a mão. Apresentá-lo-ás  ao  sacerdote  Eleazar  sob  os seus olhos. Tu o investirás de tua autoridade, a fim de que toda a assembléia dos israelitas lhe obedeça. Ele se apresentará ao sacerdote Eleazar, que consultará por ele o oráculo de Urim diante do Senhor;  é segundo essa ordem que se conduzirão, ele e toda a assembléia dos israelitas.

II SAMUEL CAP. 23 V 1
Estas são as últimas palavras de Davi: “Oráculo de Davi”, filho de Isaí _ Oráculo do homem que foi exaltado, Do Ungido do Deus de Jacó, cantor dos salmos de Israel.

IREIS CAP 22,  V 19
Ouve o Oráculo do Senhor: Eu vi o Senhor sentado no seu trono e todo o seu exército do céu sentado ao redor dele, à direita e à esquerda.

ECLESIÁSTICO CAP. 36 V 17
Daí testemunho em vavor daqueles que são vossas criaturas desde a origem, tornai verdadeiros. Os oráculos que proferiram os antigos profetas em vosso nome.

ISAÍAS, CAP. 59,V 20
Mas virá como redentor de Sião e aos filhos arrependidos de Jacó – Oráculo do Senhor

JEREMIAS CAP.3,V.12
Vai, inclina-te para o norte e profere em altas vozes: volta, Israel, Revoltada – oráculo do Senhor; não te mostrarei mas um semblante enfurecido, pois que sou benigno __ oráculo do Senhor; não guardo rancor eterno.

JEREMIAS CAP. 27, VS.14 e 15
Não escuteis, portanto, a voz dos profetas que dizem que não sereis submetidos ao rei da Babilônia, pois são mentiras o que vós anunciam. Não fui eu quem os enviou - oráculo do Senhor - e eles mentem proferindo oráculos em seu nome. Assim eu vos repelirei, e vós e vossos profetas perecereis.”

JEREMIAS  CAP.36, VS 1 e 2, 27 ,28,32
No quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias nestes termos: “Toma um rolo de um livro e nele escreverás todos os oráculos que ditei a propósito de Israel, de Judá e as nações pagãs, desde que te comecei a falar, no tempo de Cosias, até o presente.Depois que o rei queimou o rolo que continha os oráculos escritos por Baru e que Jeremias lhe ditara, foi a palavra do Senhor dirigida ao profeta, foi a palavra do Senhor dirigida ao profeta, nestes termos: “Toma outro rolo, e nele escreverás todos oráculos contidos no primeiro, que foi queimado por Joaquim, rei de Judá.Tomou Jeremias outro rolo e o entregou a Baruc, filho de Néria, seu secretário, o qual nele escreveu, sob o ditado do profeta, todos os oráculos contidos no rolo atirado ao fogo por Joaquim, rei de Judá. E vários outros oráculos lhes foram acrescentados.

EZEQUIEL CAP.32,VS. 7 a 10
Quando estiveres morto, velarei aos céus, obscurecerei as estrelas,cobrirei o solo de nuvens, e a lua cessará de clarear. u obumbrarei todos os astros do céu por tua causa;sobre a terra estenderei trevas ___ oráculo do Senhor Javé.Mergulharei na dor o coração de inúmeras gentes,enviando seus cativos entre as nações,e as terras que não conheces;farei tremer por causa de ti numerosos povos, cujos reis serão enregelados de horror;quando eu brandir diante deles a minha espada,eles tremerão sem cessar , pela sua própria vida,no dia de sua queda.

EZEQUIEL CAP.38,VS.18 a 23
Naquele dia futuro, o dia em que Gog penetrar o solo de Israel ___ oráculo do Senhor JAVÉ ___ , o furor me subirá ao nariz. Na explosão de meu ciúme e na exasperação de minha raiva, eu o afirmo, naquele dia, eu o juro, haverá terrível abalo na terra de Israel. À minha vista, tremerão de pavor os peixes do mar e os pássaros do céu, os animais dos campos e os répteis que se movem pela terra, assim como todos os homens que vivem na crosta terrestre. As montanhas desmoronar-se-ão, os rochedos cairão e todas as muralhas serão derrubadas por terra. Chamarei contra Gog toda a espécie de terríveis flagelos __ oráculo do  Senhor  JAVÉ. Cada  qual  voltará  a  espada  contra  seu  companheiro. Farei  seu  processo  com a peste mortífera, farei chover sob as hordas que acompanham um aguaceiro, saraivada, fogo e enxofre. É assim que manifestarei a minha glória e a minha santidade, revelando-me aos olhos de inúmeras nações, a fim de que saibam que eu sou o Senhor.”

DANIEL CP. 10 V1
No terceiro de Ciro, rei da Pérsia um oráculo foi revelado a Daniel.

AMOS CAP.8,VS. 9 a 11
Acontecerá naquele dia __que farei o sol se pôr ao meio-dia,e encherei a terra de trevas em pleno dia.Converterei vossas festas em luto,e vossos cânticos em elegias fúnebres,Porei o saco em volta de todos os rins,e a navalha em todas as cabeças.E farei (a terra) debulhar-se em pranto,como se chora um filho único,e seu porvir será dia de amargura.Virão dias __ oráculo do Senhor Javé,em que enviarei fome sobre a terra,não uma fome de pão, nem sede de água,mas (fome e sede) de ouvir a palavra do Senhor.

ABADIAS CAP.1 V8
Sim naquele dia – oráculo do Senhor, farei perecer os sábios de Edom.

MIQUEIAS CAP.3, VS.4 a 7
Um dia, clamarão ao Senhor,mas ele não responderá;ocultar-se-á a sua face naquele diapor causa da malícia do seus atos.Oráculo do Senhor contra os profetas que desencaminham o meu povo,que anunciam a paz quando tem algo para mastigar,e declaram a guerra, a quem não lhes põe nada na boca.Por isso,  em lugar de visões,  tereis a noite,e trevas em lugar de revelações.Por-se-á o sol para esses profetas,o dia vai tornar-se obscuro;serão confundidos os videntes,envergonhados os advinhosTodos esconderão barba (luto)porque Deus cessará de lhes falar.Eu porém estou cheio de força (do espírito do Senhor)de justiça e de coragem,para denunciar a Jacó sua maldade,e a Israel o seu pecado.

NAUM CAP. 1 V 1
Oráculo sobre Nínive. Livro da visão de Naum de Elcos.

HABACUC CAP. 1 V 1
Oráculo recebido em visão pelo profeta Habacuc

SOFONIAS CAP. 1 V. 2
Destruirei tudo sobre a face da terra – oráculo do Senhor

AGEU CAP. 1 V 8
Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a minha Casa; ela me será agradável e nela serei glorificado – oráculo do Senhor

ZACARIAS CAP. 1 V3
Dize a (este povo): Eis o que diz o Senhor dos exércitos: Voltai a min – oráculo do Senhor dos exércitos – e eu voltarei a vós – oráculo do Senhor dos exércitos.

MALAQUIAS CAP.1 V1
Oráculo . Palavra do Senhor dirigida a Israel por seu Mensageiro.

ROMANOS CAP. 3 V.2
Principalmente, porque lhes foram confiados os oráculos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário