terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Musica Transcedental


A MÚSICA TRANSCENDENTAL

“A música desempenhava também grande papel na iniciação profética. É sabido que essa arte imprime o  ritmo  na  emissão  fluídica  e  facilita a ação das entidades invisíveis. A preparação era laboriosa, difícil o noviciado.  Durante  os  dois  primeiros  anos,  o  aspirante profeta era simplesmente médium passivo; depois, aprendia a torna-se ativo e, pela exteriorização, a ler no invisível os quadros, a norma dos acontecimentos futuros. Esse exercício era longo e sujeito muitas vezes a enganos.”(Léon Denis, No Invisível, págs. 388 e 389).


                “Em relação ao emprego da música como processo auxiliar do magnetismo, convém assinalar que Mesmer, que tocava com perícia harmônica, dava preferência aos instrumentos de sopro e às árias executadas em pé menor.Todos os magnetizadores reconhecem que a música excita e desperta a alma, deleita os sentidos, ergue os espíritos melancólicos e deprimidos, acalma e adormece as paixões e perturbações”(Michaelus, Magnetismo Espiritual, Ed. Feb. Pág. 118.)



Somos sabedores que as notas musicais, emitem vibrações tanto benéficas como maléficas, excitando ou acalmando o indivíduo. Os centros espíritas adotam esta prática para preparar as sessões propiciando uma ambiência harmônica e salutar. Os antigos também conheciam essa técnica, que era utilizada para sensibilizar os espíritos rebeldes e acalmar os médiuns que por hora eram tomados por algum Espírito.


EXODO CAP. 15 VS. 20 e 21
Então Miriã, a Profetisa e irmã de Arão tomou o seu tamborim na mão e todas as mulheres seguiram-na dançando com os tamborins.

II REIS, CAP.3,V.15
Mas agora trazei-me um tocador de Harpa. Apenas fez o tocador vibrar as cordas , veio a mão do Senhor sobre Eliseu.

I CRÔNICAS CAP.25,V.1
Davi e os chefes do exército apartaram para o serviço os filhos de Asaf, de Hema e de Iditum, que profetizaram ao som da harpa, da citara e dos címbalos.

II CRÔNICAS CAO 29 V 25
Ele tinha colocado no templo levitas com címbalos, cítaras e harpas, segundo o rito de Davi, de Gad, o vidente do rei e o profeta Natã.




I SAMUEL, CAP.10,V. 5
Depois disso, chegarás a Gabaa-Eloim, onde se encontra o governador dos filisteus. À entrada da cidade encontrarás um grupo de profetas descendo do lugar alto, precedidos de saltérios, de tímpanos, de flautas e de cítaras profetizando.

I SAMUEL CAP. 16, VS. 14 a 17
O espírito do Senhor retirou-se de Saul, e um espírito mau veio sobre ele, enviado pelo Senhor. Os homens de Saul disseram-lhe: “Heis que um mau espírito de Deus veio sobre ti. Que o nosso senhor ordene, e teus servos aqui presentes procurarão um homem que saiba tocar harpa, quando o mau espírito de Deus estiver sobre ti, ele tocará o instrumento para acalmar-te”. “Está bem, respondeu Saul, procurai-me um bom músico e trazei-mo”. Um dos servos declarou: “Conheço um filho de Isaí de Belém que sabe tocar muito bem: é valente e forte, fala bem, tem um belo rosto, e o Senhor está com ele”. Saul mandou mensageiros a Isaí tomou um jumento carregado com pão, um obre de vinho e um cabrito, e mandou estes presentes a Saul , por seu filho. Davi chegou à casa do rei e apresentou-se a ele. Saul afeiçoou-se a Davi e fê-lo seu escudeiro. Mandou então dizer a Isaí: “Peço-te que deixes Davi a meu serviço,  porque ele me é simpático.” E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul aclamava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava.  




I SAMUEL CAP.18, VS.10 a 12
No dia seguinte apoderou-se dele o mau espírito de Deus, e teve um acesso de delírio em sua casa. Como nos outros dias, Davi pôs-se a tocar a harpa. Saul, que tinha uma lança na mão, arremessou-a contra Davi, dizendo: “Vou cravá-lo na parede!”, mas Davi desviou-se do golpe por duas vezes. Saul temia Davi, porque o Senhor estava com o jovem ,  e tinha-se retirado dele.




SALMO CAP. 137 V.1
Na presença dos anjos, eu vos cantarei!





Nenhum comentário:

Postar um comentário