terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Cultos aos deuses na Grécia


O CULTO AOS DEUSES


“Quase todos os nomes dos deuses vieram à Grécia a partir do Egito.Minhas pesquisas provam que todos eles eram derivados de uma fonte  estrangeira, e minha opinião é que o Egito forneceu o maior número. Pois com exceção de Netuno, Dioscúri e Juno, Vesta, Hermis, as Graças e as Nereidas, os outros deuses eram conhecidos desde tempos imemoriais no Egito. Isso eu afirmo na autoridade dos próprios egípcios.” (Herótodos Book II, 50, p.60)




            No entanto esta forma de conhecimento oculto e religiosidade mística, abrangia apenas uma pequena parcela dos gregos, pois o processo de iniciação era longo e exaustivo, exigindo além da vontade do neófito uma capacidade intelectiva mais aprimorada, a qual possibilitava o entendimento subjetivo das provas e os fundamentos dos ritos secretos aos quais deveriam submeter-se para adentrarem nas irmandades. O povo de uma maneira geral estava habituado a cultuar os seus deuses, somente através de libações e sacrifícios, almejando assim, obter por esses meios os seus favores e benefícios. A libação, uma espécie de adivinhação, que consistia em deixar cair de um recipiente algumas gotas de vinho, de azeite ou de leite sobre as entranhas dos animais que sacrificavam, uma parte do corpo era queimada a título de exame, o restante era dado ao ofertante e seus acompanhantes concluindo o assim o ritual divinatório. O sacrifício mais solene era a oferta, conhecida sob o nome de hecatombe de cem bois, os quais os gregos oravam em pé, com os braços levantados e geralmente em voz alta, enquanto acreditavam que a fumaça chegaria ao Monte Olimpo, a eterna morada dos deuses gregos. Esse ritual encontra notáveis similaridades com a narrativa do Gênese bíblico cap. 8 v. 20, onde  Noé construiu um altar no Monte Ararat para dar graças a Iavé pela salvação da sua família após o dilúvio. No altar foram colocados alimentos de carne fumegante e Iavé compareceu para aspirar as emanações dos alimentos.
            Apesar da tentativa de contato com o transcendente, inerente a todas as religiões, a  religião da Grécia em seus aspectos mais gerais, através dos seus cultos, tinha por principal finalidade, orientar a vida material, a boa saúde, o êxito nos negócios, assim como conduzir processo político de seu povo. Os gregos além da hecatombe, faziam também as suas oferendas particulares aos deuses de sua predileção, e estas se davam através alguidares nos quais, eram colocados nos templos específicos, as frutas e as bebidas correspondentes aos deuses adorados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário