terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jesus é DEUS ?


JESUS É  DEUS ?

                “Acontece ainda que certos dogmas, como se descobriu mais tarde chocavam-se uns com os outros. Se Jesus era Deus, consubstancial com o Pai, como postula um dos preceitos, e se subiu aos céus com corpo físico,  como  ensina  o  outro,  então  Deus,  além  de  um  ser  tríplice __ segundo o dogma da Trindade __ é também, em parte, material. Por outro lado, sendo Deus onipotente, Jesus também o seria; no entanto, em tem autoridade sobre o outro, porque envia a cumprir determinada tarefa entre os homens e ele obedece. Se Jesus é filho unigênito de Deus __ ou seja, único __ como pode Deus ser pai de todos nós? E ainda, se    Jesus  é   filho,  então  foi  gerado  ou  criado  a   posteriori,  caracterizando-se  uma  nítida  relação  pai/filho, criador/criatura. Mas, ao mesmo tempo em que Jesus é filho de Deus é, também, descendente de Davi; do contrário não poderia ser o Messias, segundo as profecias que a ele foram aplicadas. Como maravilhoso trabalho que o mensageiro do amor realizou entre nós precisasse de um currículo político e dinástico. O homem é aquilo que realiza, não o que dizem os títulos que exibe. Não bastava ser filho de Deus, tinha de sê-lo também de Davi porque assim queria uma profecia que nem se aplicava ao caso.” ( Hermínio C. Miranda, Cristianismo: a mensagem esquecida, pág. 136.).



                O concílio de Nicéia, que se deu no ano de 325 e foi o primeiro chamado ecumênico, ou seja universal, quando o clero decidiu por votação, que Jesus era Deus, uma das pessoas da Santíssima Trindade, e se redigiu o documento básico da fé católica, o credo. Surgia então o dogma da divindade de Jesus, atribuindo a figura do mestre, a do próprio Deus encarnado. A igreja por sua vez, sustenta esta errônea idéia até os dias de hoje. Muitas indagações poderíamos fazer, como por exemplo quem teria tratado mas diretamente do universo nos “33”(37), anos de sua estada conosco cuidando dos assuntos terrenos?. Afinal de contas somos sabedores que não somos enquanto planeta Terra, o centro do sistema solar e muito menos do universo? Galileu que o diga. Se Jesus era Deus, Maria é a mãe de Deus?
                 Será que já não é tempo de se reavaliar os concílios com o raciocínio e a lógica  não dos nossos dias, a luz pelo menos do bom senso? Dentro do próprio raciocínio da Igreja que Deus hoje cria homens que conquistam o espaço, dominam a cibernética e a robótica, ensaiam os primeiros passos na co-criação do Supremo, através da engenharia genética. Fica claro que estes homens infinitamente superiores dos de outrora, ou seja, mais perfeitos, pelo menos em inteligência, naturalmente saberiam com muito mais discernimento reformular questões pretéritas dogmáticas onde o homem não tinha plena capacidade de interpretação?
                 Deixemos um pouco de lado as especulações e reportemo-nos a Bíblia, examinando as palavras de Jesus, neste caso a pessoa mas abalizada a nos elucidar esta questão.Parece-nos que as várias passagens observadas não nos deixam dúvidas pela condição de submissão, subordinação, hierarquia, inferioridade perante o criador, a que Jesus se colocou, uma nítida distinção entre as duas entidades.Analisemos com “olhos de ver”:

MATEUS CAP. 10,VS. 32 e 33
“Portanto quem dá testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

MATEUS CAP.19,VS. 16 e 17
Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Por que me perguntas a respeito do que deves fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida observa os mandamentos.”

MATEUS CAP. 20, VS. 23
“De fato, bebereis meu meu cálice. Quanto porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conhecer. Esses lugares cabem aqueles aos que o Pai os reservou.”

MATEUS CAP. 22,VS. 41 a 45 
Como os fariseus se agrupassem, Jesus interrogou-os: “Que pensais vós de Cristo? De quem é filho?” Responderam:  “De Davi!”   “Como  então,   prosseguiu  Jesus,  Davi ,  falando  sob  inspiração  do  Espírito, chama-o  de  Senhor  dizendo:  O Senhor disse meu Senhor.  Senta-te à minha direita, até que  eu  ponha teus inimigos por escabelo de teus pés (Salmo 109,1)?  Se pois, Davi o chama Senhor, como é ele seu filho?

MATEUS CAP. 24 VS. 35 e 36
O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão. “Quanto aquele dia e aquela hora, ninguém o sabe,  nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai.

MATEUS CAP. 25, VS. 33 e 34
Colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estão à direita: Vinde, benditos de meu Pai,  tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo.

MATEUS CAP. 26, VS. 36 a 42
Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo” Adiantou-se um pouco, e prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu pai se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas, sim o que tu queres”

MATEUS CAP. 27, V.46
Próximo a hora nona, Jesus exclamou em voz forte: “Eli, Eli, lamma sabactáni?”__ o que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus por que me abandonaste?

MARCOS CAP.9, VS.7,37
Formou-se então uma nuvem que os encobriu com sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o

LUCAS CAP. 10,V.16
“Quem vos ouve, a mim ouve; e que vos rejeita, a mim rejeita; e que me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”

LUCAS CAP.22, VS.28 a 30, 40 a 44
E vós tendes permanecido comigo nas minhas provações; eu, pois disponho do reino a vosso favor assim como meu Pai o dispôs a meu favor, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino e vos senteis em tronos, para julgar as doze tribos de Israel.”

JOÃO CAP. 5, VS. 16 e 17, 22 a 27, 30, 36 a 38
Por que motivo os judeus perseguiam a Jesus,  porque este fazia milagres no dia de sábado. Mas ele lhes disse: “Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também” Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo julgamento ao Filho; deste modo todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo, quem houve minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.” Em verdade, em verdade vos digo, vem a hora, e já está aí,  em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que ouvirem viverão. Pois, como o Pai, tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo, e lhe concedeu o poder de julgar,  porque é o Filho do homem.De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço: e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

JOÃO CAP. 7,V. 16 a 18,33
Respondeu-lhe Jesus: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distingüirá se a minha doutrina é de Deus, ou se falo de mim mesmo. Quem fala por própria autoridade busca a própria glória; mas quem procura a glória de quem o enviou, é digno de fé, e nele não há impostura alguma. Disse Jesus: “Ainda por um pouco de tempo estou convosco e então vou para Aquele que me enviou.

JOÃO CAP.8,VS. 16,25 a 29,38,40
E se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade,  porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou. “Quem és tu? perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: “Exatamente o que eu vos declaro. Tenho muitas coisas a vos dizer e julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo. Eles porém não compreenderam que eles lhes falava do Pai. Jesus então lhes disse: “Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo de que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho; porque faço sempre o que é do seu agrado.” “Eu falo o que vi junto de meu Pai;  e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai ” Mas agora procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isto Abraão não o fez.

JOÃO CAP. 10,VS. 17 e 18, 29 a 38
“O  Pai  me  ama,  porque  dou  a  minha vida para a retomar.   Ninguém a tira de mim,  mas eu a dou de mim  mesmo e tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai. “

JOÃO CAP. 11, VS. 41 e 42
Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: “Pai rendo-te  graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre  me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste.”

JOÃO CAP. 12, VS. 49 e 50
Em verdade, não falei por mim mesmo, mas do Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu  o que devo  dizer e o que devo ensinar. E sei porque seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai.”

JOÃO CAP. 14, VS. 10, 24,  28, 31
Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo  mas o Pai que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras.Aquele que me ama e não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do  Pai  que  me  enviou.  Ouviste   que   eu   vos   disse:  Vou,  e  volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou  para junto do Pai,  porque o Pai é maior do que eu. O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

JOÃO CAP. 15, V.10
Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.

JOÃO CAP. 17, VS. 1 a 5, 11 a 14, 17 a 26
Jesus afirmou essas coisas, e depois , levantando os olhos ao céu., disse: “Pai , é chegada a hora, glorifica teu filho, para que teu Filho glorifique a ti, e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste. Ora, a vida eterna consiste em que te conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste. Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. Agora,  pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer a fim de que sejam um como nós. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas agora vou para junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo, para que eles tenham a plenitude de minha alegria. Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo vos odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. “Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por causa da sua palavra hão de crer em mim. Para que  todos  sejam um,  assim como tu,  Pai,  estás  em mim e eu em ti,  para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhe a glória que me deste,  para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e o amaste, como amaste a mim . “Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste,  para a glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar,  para que o amor, com que me amaste, esteja neles, e eu neles.”


 A OPINIÃO DE  JESUS  APÓS  SUA  MORTE

                Após sua morte, Jesus Espírito ainda se manifesta com uma atitude de submissão diante de Deus. Isso prova que Jesus é uma entidade criada  por Deus e não parte dele, ou o próprio como muitos querem fazer parecer através de seus dogmas advindos de concílios tendenciosos e antiquados.

MATEUS CAP. 28, VS.16 a 18
Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. Quando o viram,  adoraram-no; entretanto,  alguns hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.

LUCAS CAP. 24, VS. 48 e 49
Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o prometido de meu Pai; entretanto, permanecerei na cidade, até que sejais revestidos com força do alto.

JOÃO CAP, 20, V.17
Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes:  Subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.


O QUE  DIZEM OS APÓSTOLOS

                Os apóstolos que conviveram com Jesus, e privaram de sua intimidade, tem a mesma opinão de Jesus, como não poderia ser diferente.

LUCAS, CAP. 24, V.19
Perguntou-lhes  ele:”Que foi?” Disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 2 , VS. 22 a 25,  36
Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres,  prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmo o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios. Mas Deus o ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que ela o retivesse em seu poder. Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 3, V. 26
Foi em primeiro lugar para vós que Deus suscitou o seu servo, para vos abençoar, a fim de que cada um se aparte da sua iniquidade.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 4, VS.10, 26 a 28
Ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes,  mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por Ele é que este homem se acha são, em pé, diante de vós. Levantam-se  os  reis  da  terra,  e os  príncipes  se  reúnem  em  conselho  contra  o  Senhor  e contra o seu  Cristo (Salmo2,1s). Pois, na verdade se uniram nesta cidade contra o vosso santo servo Jesus, que ungistes,  Herodes e Pôncio Pilatos com as nações e com o povo de Israel, para executarem o que a vossa mão e o vosso conselho predeterminaram que se fizesse.


ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 5, VS. 29 a 31
Pedro e os Apóstolos replicaram: “Importa obedecer antes a Deus do que os homens. O Deus de vossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. Deus elevou-o pela sua mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 7, VS. 48 e 49, 55 a 58
O Altíssimo,  porém, não habita em casas construídas por mãos humanas. Como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis vós? diz o Senhor. Qual é o lugar do meu repouso? Acaso não foi minha mão que fez tudo isso? (Is 66,1s). Mas, cheio do Espírito Santo, Estevão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus: Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do homem, de pé, à direita de Deus.

ROMANOS CAP. 1 , VS. 1 a 7
Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus  __ este Evangelho Deus prometera  outrora pelos profetas nas Santas Escrituras, acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido  Filho de Deus  no  poder  por sua ressurreição dos mortos;  e do qual temos recebido a graça do apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, entre os quais também vós sois eleitos de Jesus Cristo __ ,  a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus,  nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
           
ROMANOS CAP. 5, V.1
Justificados pois,  pela fé,  temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

ROMANOS CAP. 8, V.17
E, se os filhos, também herdeiros: herdeiros de Deus,  e co-herdeiros de Cristo, contando que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.

ROMANOS CAP. 10, V.9
Portanto,  se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo.

I CORÍNTIOS CAP. 15, VS. 26 a 28
Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se executa Aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que sujeitou todas as coisas. A fim de que Deus seja tudo em todos.

HEBREUS CAP. 2, VS. 9 a 13
Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua paixão e morte,  coroado  de  glória  e  de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens. Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir a glória numerosos filhos, deliberou elevar a perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, para que o santificador e o santificados formem um só todo. Por isso (Jesus) não hesita em chamá-los irmãos, dizendo: Anunciarei teu nome a meus irmãos; no meio da assembléia cantarei os teus louvores(Salmo 21,23). E outra vez: Quanto a mim, ponho nele a minha confiança (Isaias 8,17): Eis-me aqui, eu e os filhos que Deus me deu.(Is 8,18).

HEBREUS CAP. 3, VS. 1a 4
Portanto irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos Jesus. Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a sua casa (Num 12,7). Porém, é tido muito superior em glória a Moisés, tanto como o fundador de uma casa é mas digno do que a própria casa. Pois toda a casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus.

                Espero aqui Ter dado um ponto final nos que querem acreditar que Jesus é Deus, biblicamente isto esta totalmente fora de questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário