terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ensinamentos de Jesus e Diógenes


OS ENSINAMENTOS DE DIÓGENES E JESUS


            Os partidários da visão de Jesus como um cínico se concentram nas implicações sociais de seus ditos. Vêem Jesus principalmente como um crítico da situação vigente, defendendo a reorganização social

 

JESUS


Quando perguntado por que comia com os coletores de impostos e os pecadores, Jesus respondeu, “Aqueles que tem saúde não precisam de médico.” (Marcos cap. 2  v17)

Quando perguntado porque seus discípulos não jejuavam, Jesus respondeu, “Por acaso podem jejuar os amigo do noivo enquanto o noivo estiver com eles?” (Marcos cap. 2 v 19)

Quando perguntado porque seus discípulos colhiam grãos no sábado, Jesus respondeu. “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.”(Marcos cap. 2 v. 27)

Quando perguntado quem era o maior, Jesus respondeu, “Se alguém quiser ser o primeiro será o último de todos os servos e de todos.”(Marcos cap.9 v.35)

Quando alguém o chamou de “Bom Mestre”, Jesus respondeu “Porque me chamas de Bom?”(Marcos cap. 10 v18)

Quando perguntando sobre o pagamento de impostos a César, Jesus respondeu, “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”( Marcos cap. 12 v.17)

Quando perguntado porque comiam com as mãos sem lavar, Jesus respondeu, “Nada há de fora do homem, que, entretanto nele o possa contaminar; mas o que sai de isso é o que contamina o homem.”(Marcos cap. 17, v.15).

Quando perguntado se o rico poderia entrar no reino de Deus, Jesus respondeu, “É mais fácil um camelo passar por um buraco na agulha do que um rico entrar no reino dos céus.” (Marcos cap. 10 v 25)

Quando uma mulher na multidão elevou sua voz e disse-lhe “Bem-aventurado o ventre que te trouxes e os peitos que mamaste. Jesus respondeu, “Antes bem-aventurado os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”( Lucas cap. 11 vs. 27 e 28)

Quando alguém na multidão lhe disse: ”Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança”, Jesus respondeu, “Homem quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? “ (Lucas cap.12 vs. 13 e 14)


DIÓGENES


Quando censurado pelo costume de andar em má companhia, Aristenes respondeu, “Bem, os médicos atendem seus pacientes sem pegar febre.”(D.6:6)

Quando alguém disse a Aristenes, “Muitos elogiam você”, ele respondeu, “O que fiz de errado?”(D 6:8)

Quando alguém desejava estudar com Diógenes, ele dava-lhe um peixe e dizia para seguir atrás dele. Quando por embaraço o estudante logo atirava o peixe fora deixando-o, Diógenes ria e dizia, “Nossa amizade foi quebrada por um peixe.” (D 6:36)

Quando perguntado porque suplicava a uma estátua, Diógenes respondeu, “Para particar em ser recusado.” ( D 6:49)

Quando alguém reprovava-o por freqüentar lugares impuros, Diógenes respondia. “O sol também entra nas intimidade sem sair desonrado”. (D 6:63)

Nenhum comentário:

Postar um comentário