terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Alimentação de Jesus


A ALIMENTAÇÃO  DE JESUS

                Muitos dizem que Jesus Cristo, não comia carne de animal qualquer e alimentava-se basicamente de frutas, era vegetariano. Pois bem, ao analisarmos algumas passagens percebemos que o Mestre percorria as cidades, os lugarejos as vilas, sempre ensinando, curando e esclarecendo as mentes ainda muito obscuras daqueles  tempos.  Então  nos  perguntamos,  será que o Mestre naquela época iria se preocupar em pregar as regras da boa alimentação, pois se os ensinamentos que ministrava já o colocavam numa posição delicada, segundo o entendimento da maioria daqueles homens? Então concluímos que seria perfeitamente aceitável que o Mestre optasse por um procedimento mais natural, como o de se alimentar dentro dos preceitos da época, pelo menos em certas situações, em que a recusa de tal alimento poderia causar celeumas e controvérsias ainda maiores. Comungando assim, dos hábitos alimentares daqueles que o ouviam em determinadas ocasiões Jesus prestava a caridade, sem com isso  fomentar o consumo de carnes, pois seu alimento era para as almas. Ele, o Mestre era sabedor que só o pleno entendimento de certas questões podiam aclarar o desenvolvimento e a percepção de tantas outras, com isso é lógico que Jesus sabia de tudo isto, mas ao meu ver ensinamentos mais emergências a humanidade necessitava, e como já dizia Eclesiástico, há tempo para plantar, há tempo para colher .... 





                Vejamos que os Espíritos responderam a Kardec :

                “A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária a lei da   Natureza ?”
                __ “Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele,  pois,  tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.” ( Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Parte 3 º ,Cap. V,Questão 723).



MATEUS CAP.26, VS.26 a 29
Durante a refeição, Jesus tomou o pão,  benzeu-o,  partiu-o e o deu as discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo.” Tomou depois o cálice, e rendeu graças e deu-lho dizendo: “Bebei de todos”

MARCOS CAP.2, V.15
Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa, e muitos colaboradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos: “Ele e seus discípulos: com efeito, eram numerosos o que o seguiam.

LUCAS CAP.7,VS. 33 a 35
Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos libertinos. Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.

LUCAS CAP.11,VS. 37 a 40
Enquanto que Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. Disse-lhe o Senhor: “Vós,  fariseus,  limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas vosso interior está cheio de roubo e maldade! Insensatos! Quem fez o interior não fez também o conteúdo?

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 10,VS. 10 a 15
“Então, como sentisse fome, quis comer. Mas enquanto lho preparavam, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e descer uma coisa parecida com uma grande toalha que baixava do céu à terra, segura nas quatro pontas. Nela havia de todos os quadrúpedes, dos répteis da terra e das aves do céu. Uma voz lhe falou: “Levanta-te Pedro, mata  e  come”. Disse Pedro:” “De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma profana e impura.” Esta voz lhe falou segunda vez: “O que Deus purificou não chames de impuro.” Isto se repetiu três vezes e logo a toalha foi recolhida ao céu.”




                Por esta passagem verificamos que em certos momentos o mais importante é a mensagem, outras questões a partir dos ensinamentos são adotadas com o amadurecimento e a compreensão, portanto as vezes por uma questão de caridade podemos abrir certas exceções, sempre a luz do bom senso e da razão.Observemos mais uma contribuição importante a respeito do assunto:
               
                “Alguns tentam evoluir se privando da carne, quando existem vícios imensos a serem corrigidos. Como disse Emanuel a Chico Xavier, “comam o bife sossegados, cuidando de corrigir defeitos maiores que possuímos.” De que vale agirmos à semelhança dos fariseus, só nos preocupando com as práticas exteriores e esquecendo a necessidade do enriquecimento interior?” (Heloísa Pires, Herculano Pires, O Homem no Mundo,pág.142).

Nenhum comentário:

Postar um comentário