terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Espíritos da Natureza na Bíblia


OS ESPÍRITOS DA NATUREZA

                As últimas escavações feitas na Babilônia, tem fornecido inúmeros tijolos com inscrições de Yevah, o que prova, sem sombrar de dúvida, ser este muito anterior a Moisés, e, portanto, sujeitos a controvérsia os versículos 5 e 6 do capítulo XXXIV de Exôdo, que, pela primeira vez, se referem ao nome de Jehovah, portanto, tanto em Gênesis, como até ali, Deus era simplesmente o Senhor. Em hebraico, porém, esse nome traduzido de Senhor, é representado pelo termo Elohin, que significa, as forças da natureza, por isso que, só mais tarde é que Moisés empregou o termo Jehovah.  Para maiores esclarecimentos sobre este assunto reportemo-nos ao “Livro dos Espíritos”:



 “A Mitologia dos antigos se fundava inteiramente em idéias espíritas, com a única diferença de que consideravam os Espíritos como divindades. Representavam esses deuses ou esses Espíritos como atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos ventos, outros do raio, outros de presidir ao fenômeno da vegetação, etc. Semelhante crença é totalmente destituída de fundamento?”

                “Tão pouco destituída é de fundamento,  que ainda está muito aquém da verdade.”




“a) __ Poderá então haver Espíritos que habitem o interior da Terra e presidam os fenômenos geológicos?
“Tais Espíritos não habitam positivamente a Terra. Presidem aos fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm. Dia virá em que recebereis a explicação de todos os fenômenos e os compreendereis melhor: “

                “Formam categoria especial no mundo espírita os Espíritos que presidem aos fenômenos da Natureza? Serão seres à parte, ou, Espíritos que foram reencarnados como nós?”                
“Que foram ou que serão? ”

                “a) _ Pertencem esses Espíritos às ordens superiores ou às inferiores da hierarquia espírita?”
“Isso é conforme seja mais ou menos material, mais ou menos inteligente o papel que desempenhem. Uns mandam, outros executam. Os que executam coisas materiais são sempre de ordem inferior, assim entre os Espíritos, como entre os homens.”




                “A  produção de certos fenômenos, das tempestades,  por exemplo, é obra de um só Espírito, ou muitos se reúnem, formando grandes massas, para produzi-los?”
“Reúnem-se em massas inumeráveis”



                “Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da natureza operam com conhecimento de causa, usando de livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?”
                “Uns sim, outros não. Estabeleçamos uma comparação. Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de íntima ordem que  executam  essas  obras,  provendo  às  suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus.”



                “Pois bem, do mesmo modo, os Espíritos mais atrasados oferecem utilidade ao conjunto. Enquanto se ensaiam para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e estejam no gozo pleno do livre-arbítrio atuam em certos fenômenos, de que inconscientemente se constituem os agentes.




Corvos alimentam o Profeta Elias



 Primeiramente, executam. Mais tarde, quando sua inteligências já houverem alcançado um certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão as coisas do mundo material. Depois poderão dirigir as do mundo moral. É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!”( Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Parte 3º,  Cap. IX, Questões: 537 a 540).






                                                                                                   
SALMO CAP.77,VS. 23 e 24
Contudo, ele ordenou às nuvens do alto,E abriu as portas do céu. Fez chover o maná para saciá-los,Deu-lhes o trigo do céu.

SALMO CAP.103,V.4
Fazeis dos ventos vossos mensageiros,E dos flamejantes relâmpagos vosso ministros.

                     

MATEUS CAP.8,VS.26 e 27
E Jesus perguntou: “Por que este medo, gente de pouca fé?” Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: “Quem é este homem, a quem os ventos e o mar obedecem ?”







MATEUS CAP.14,V.32
No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou e lhe disse; “Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Apenas tinham subido para a barca e o vento cessou.

APOCALIPSE  CAP.11,V.6
Esses homens tem o poder de fechar o céu para que não caia chuva durante os dias de sua profecia; tem  poder sobre as águas, para transformá-las em sangue, e de ferir a terra, sempre que quiserem com toda a sorte de flagelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário