terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sofrimentos na Bíblia


OS  SOFRIMENTOS

                “Num universo eminentemente causal, isto é, onde causa e efeito estão acoplados um ao outro, não seria possível explicar o efeito da dor, sem uma causa determinante, a não ser admitindo o sofrimento ou a punição do inocente, o que estaria em desacordo com a justiça e a misericórdia divinas. Como iria a vontade de Deus, operando através de leis imutáveis da vida, impor sofrimento ao que não errou ou, vice versa, isentar da responsabilidade de seus erros aquele que os cometeu? Em todas as oportunidades oferecidas, Jesus reitera a vincularão clara entre dor e erro, sofrimento ou doença e culpa. Após curar o paralítico, junto à Porta das Ovelhas, diz ele “Vai, não peques mais, para que não te suceda coisa pior”. Coisa semelhante disse ao paralítico trazido num catre(Mat.9:2): “Tem ânimo, meu filho; os teus pecados te são perdoados”.Há, pois, uma conexão entre o pecado e dor, erro e sofrimento. Como explicar, contudo, o sofrimento daquele que, aparentemente, não pecou, pelo menos naquela existência conhecida, como é o caso do cego de nascença? E se estamos todos predestinados à chamada salvação, isto é, à redenção final, temos de dispor de tempo suficiente para resgatar as nossas faltas, no processo mesmo da redenção e não sofrer por elas pela eternidade a fora. E as oportunidades e condições de fazê-lo. O perdão está implícito na lei divina, mesmo porque Deus não poderia sentir-se ofendido com o nosso erro de seres falíveis e imperfeitos. Se o objeto da misericórdia divina e de sua sabedoria está precisamente em assegurar a felicidade de todos, as leis divinas têm de proporcionar-nos todas as oportunidades e a instrumentação necessária para cumprirmos seus próprios desígnios a nosso respeito. Como admitir a criação de seres já destinados à condenação eterna? Como admitir que Deus perdoa, mas não nos concede os meios de recuperação? Em verdade, o Reino de Deus não se toma de assalto, ele é construído pela difícil e lenta aniquilação de impulsos negativos em nós, ao mesmo tempo em que vamos construindo, com tenacidade e esforço, as estruturas do bem. É tudo uma questão de opção, de decisão, de livre escolha.(Hermínio C. Miranda, Cristianismo: a mensagem esquecida, pág. 233 e 234).
               


                A Bíblia já nos adverte sobre o sofrimento, que é um dos caminhos que nos levam a Deus, sendo ainda espíritos imperfeitos e recalcitrantes no erro optamos pela corrigenda da dor, que é ainda o elixir necessário para nos redimirmos dos males da alma, na imensa escalada evolutiva rumo ao Criador.

JÓ CAP.7, VS.1 a 3
A vida do homem sobre a terra é uma luta,seus dias são como os dias de mercenário.Como um escravo que suspira pela sombra,e o assalariado que espera o seu soldo,assim também eu tive por sorte meses de sofrimento,e noites de dor me couberam por partilha.

MATEUS CAP.7, VS.13 e 14
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho da perdição e numerosos são os que por aí entram.“Estreita, porém, é a porta, e apertado o caminho da vida, e raros são os que o encontram.

MATEUS CAP.10, V. 38
Quem não toma sua cruz e me segue não é digno de mim.

MARCOS CAP.8,V.34
Em seguida, convocando a multidão juntamente com seus discípulos, disse-lhes: “Se alguém me quer seguir renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.

JOÃO CAP.16,V.33
“Referi-vos estas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”

ATOS CAP.14,V.,22
Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a persevera na fé, dizendo que é necessário entrarmos no reino de Deus por meio de muitas tribulações.

II CORÍNTIOS CAP.7,V.4
Tenho grande confiança em vós, Grande é o motivo de me gloriar de vós. Estou cheio de consolação, transbordo em gozo em todas as nossa tribulações.

II CORÍNTIOS CAP.8,V.2
Em meio a tantas tribulações com que foram provadas, espalharam generosamente e com trasbordante alegria, apesar de extrema pobreza os tesouros de sua liberdade.

I COLOSSENSES CAP.1,V.24
Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.

II TIMÓTEO CAP.3,V.11
Nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antióquia, em Icônio, em Listra. Que
perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor.

TIAGO CAP.1,V.2
Considerai uma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova de vossa fé produz paciência.

ROMANOS CAP.5,V.8
Mas, eis aqui uma prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

EFÉSIOS CAP.2,VS. 4 a 8
Mas Deus que é rico de amor e misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo __ é por graça que fostes salvos! __ juntamente com Ele demostrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário