terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fé com Obras


A FÉ COM OBRAS 

                “O conceito da justificação exclusiva pela fé, independentemente das obras e da ação dinâmica da caridade é um dos pontos mais lamentáveis equívocos de seus intérpretes. Isso não está em Paulo. Ao contrário, escreve ele, repentinamente, que as conquistas espirituais  são resultantes daquilo que fazemos, ou seja, das nossas obras. É esse, aliás, o tema de todo o capítulo 2 da Epístola aos Romanos, onde ele lembra antigos textos que exprimem claramente a posição de que Deus  retribuirá a cada um segundo suas obras e continua, explicitando: “Tribulação e angústia para toda a pessoa que pratica o mal, para o judeu em primeiro lugar, mas também para o grego; glória e paz para todo aquele que pratica o bem, porque Deus não faz acepção de pessoas”. ( Hermínio C. Miranda, Cristianismo: a mensagem esquecida, pág. 227).



                “Claro que a fé e fidelidade são termos semanticamente apresentados, pois a raiz é a mesma e, claro, também é que ter fé é ser fiel a algum princípio, da mesma forma que ser fiel a determinado preceito é ter fé nele. Em verdade, porém, o que o profeta deseja enfatizar é que o homem bom , justo e correto, viverá a sua fé na fidelidade aos preceitos divinos , ou seja dinâmica , prática e não teórica e morta. Em outras palavras não basta ter fé, é preciso vivê-la.( Hermínio C. Miranda, Cristianismo: a mensagem esquecida, pág. 228).
               
                “Não era, portanto, através da fé exclusiva, nem de sacramentos, cultos, ou ritos especiais que iríamos trilhar o caminho indicado por Jesus. A eucaristia, por exemplo, não tem conotações salvíticas. É o ritual sagrado da saudade, da lembrança, da comemoração. Tomava-se um único pão, que era repartido por todos, para que “embora muitos”,  fossem  “um só corpo, visto que todos participamos desse único pão”. Não perpassa pelo texto a idéia subjacente de que aquele pão fosse, literalmente, o corpo de Jesus e sim, um símbolo da união de todos nele, uma forma peculiar de recordá-lo.Coríntios, Romanos e Gálatas representam um só período do pensamento de Paulo, aí, por 57/58. Se acompanharmos o desenvolvimento posterior de sua teologia, nas epístolas de 61 e 63 (Efésios, Colossenses), encontramos modificações substancias. Jesus não é mais esperado a qualquer momento, para implantar o Reino de Deus entre os que tiveram fé, mas o irmão mais velho que, recebendo de Deus entre os que tiveram a incumbência de nos guiar os passos, há de conduzir todos os seus irmãos menores às metas mais elevadas da perfeição espiritual, não num “flash” da vontade divina, mas ao cabo de um lento escorrer de milênios, na plenitude dos tempos, segundo nossas disposições pessoais.Em suma: estamos todos entregues a ele, desde antes da “fundação do mundo” e todos predestinados à glória para “sermos santos irrepreensíveis diante dele, no amor”. Nesse sentido é que Jesus nos resgata com o seu sofrimento, pois através da dor que ele trouxe para nós, pessoalmente, sua mensagem redentora. Não, porém, arrebatando-nos,  imperfeitos e pecadores, a uma glória imerecida, para qual não estamos ainda preparados. A palavra e o sacrifício de Jesus forma um chamamento, um apelo, um testemunho, a fim de que realmente o conhecêssemos. Estávamos todos escravizados ao pecado (“mortos em vossos delitos e pecados”). quando a misericórdia de Deus nos enviou Jesus, que ressuscitado, abriu caminho para todos, não porque o merecêssemos, mas porque Deus se compadecera de nós. A felicidade das boas obras já muitíssimo tempo estava criada para nós, à nossa espera, mas continuávamos a chafurdar no pecado, sem condições proporias de libertação pessoal, ou seja, incapazes de sair do atoleiro sem ajuda, por maiores que fossem nossos esforços (obras).Esse  estado  de  pureza  e  perfeição, contudo não é gratuito, pois o Apóstolo continua a recomendar, com insistência, o procedimento correto, a prece, a imitação de Jesus e a união com ele.”(Hermínio C.Miranda, Cristianismo: a mensagem esquecida, pág. 239 e 240). 

                “Apesar, porém de os reformadores ensinarem que a fé não exige obras, não somente eles em seus sermões aconselhavam plena moralidade, como ainda, os principais chefes, Lutero, Calvino, Melancthon, Ziwingli, fortaleciam,  por sua vida exemplar, a moral que pregavam.É preciso, porém, tenhamos presente que a intenção correta de um homem ou da sua vida pura é uma coisa, e a tendência das opiniões que ele sustenta e das doutrinas que prega, e coisa diversa. Diderot  pregou o ateísmo e confessava-se inimigo de todas as idéias religiosas; contudo, a sinceridade do seu entusiasmo em tais ensinamentos está fora da questão, pois suas obras foram condenadas ao fogo e ele morreu no cárcere.O céptico d’Alembert, colaborador de Diderot na enciclopédia, fortemente patenteia, em sua correspondência com Voltaire a sua descrença no Cristianismo, ao passo que a sua benevolência era proverbial e a sua vida isenta de mácula.” ( Robert Dale Owen, Religião em Litígio entre este mundo e outro, pág.63).

                Segundo o critério de nossos estudos, que é, evidenciar na Bíblia várias passagens que comprovem o raciocínio exposto acima;  analisemos as passagens não só do novo mais também do velho testamento.

SALMO CAP.27,V.4
Tratai-os de acordo com suas ações,E conforme a malícia de seus crimes.Retribui-lhes segundo a obra de suas mãos;Dai-lhes o que merecem.

SALMO CAP.61,V.13
Ao Senhor pertence a bondade;Pois vós dais a cada um segundo suas obras.

ECLESIÁSTICO CAP.16,V.15
Toda a misericórdia colocará cada um em seu lugar,conforme o mérito de suas obras e a sabedoria de seu comportamento.

ISAÍAS CAP.3,V.10
Feliz o justo,  para ele o bem;ele comerá o fruto de suas obras.

OSÉIAS CAP.12,V.3
O Senhor está em processo com Judá;Vai castigar Jacó pelos seus atos. E tratá-lo segundo as suas obras.

MATEUS CAP.3,V. 10
O machado já está  posto a raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos, será cortada e lançada ao fogo.

MATEUS CAP. 7, V.21
Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas àquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

MATEUS CAP.12,V.33
“Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto é bom, ou dizeis que é má e seu fruto é mau;  porque é pelo fruto que se conhece a árvore.

MATEUS CAP.16,V.27
Porque o filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos: e então recompensará a cada um segundo as suas obras.

MATEUS CAP.21,V 43
Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele.

ROMANOS CAP.2,VS. 5 a 7
Mas, pela tua obstinação e coração impenitente vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras; a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade;

II CORÍNTIOS CAP.5, V.10
Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver praticado quando estava no corpo.

II CORÍNTIOS CAP.11,VS. 13 a 15
Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo. O que não é de espantar: pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça,  cujo fim,  no entanto, será segundo as suas obras.
.
EFESIOS CAP.2,V.10
Somos obra sua, criados com Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.

I TIMÓTEO CAP.5, VS.24 e 25
Os pecados dos homens às vezes são concedidos já antes de levados a juízo; outras vezes o serão depois. Da mesma forma as boas obras, ou já manifestas, ou não poderão permanecer ocultas.

II TIMÓTEO CAP.3,VS.16 e 17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender para corrigir e para formar justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda a obra.

I TIMÓTEO CAP.6,VS.18 e 19
Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida.

TITO CAP.1,V.16
Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer obra.

TIAGO CAP.2, VS.14 a 18, 24
De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, mas não lhes der necessário para o corpo. de que lhes aproveitará?Assim também a fé: se não tiver boas obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: “Tu tens fé, e eu tenho obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

I PEDRO CAP.1,VS.17 e 18
Se  invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação. Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo.

I PEDRO CAP.3,VS. 17
Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser,  por fazer o bem do que por fazer o mal.

APOCALIPSE CAP.20,VS. 12 e 13
Vi os mortos, grandes e pequenos de pé, diante do trono. Abriram-se os livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário