terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Escola de Profetas


A ESCOLA  DOS  PROFETAS

                “Essas escolas eram estabelecidas em certas cidades, de preferência, porém , nos vales solitários ou nos recôncavos das montanhas. O estudo, a contemplação do infinito, no silêncio e beleza das noites, ao cintilar das estrelas, ou ainda à claridade do dia, sob o límpido céu do Oriente, prepara o discípulo-profeta  para  receber o influxo do alto. A soledade o atrai; à medida que se afasta dos homens e se insula, uma comunhão mais íntima se estabelece e o mundo das forças divinas. Pelos desfiladeiros das montanhas da Judéia, nas desertas cavernas da cadeia selvagem de Moab, ele sonha, presta ouvido atento às mil vozes dessa Natureza austera e grave que o rodeia. É que a Natureza inteira, penetra pela substância divina, é um médium, isto é, um intermediário entre o homem e os Seres superiores. Tudo se liga no Universo imenso; uma cadeia magnética prende entre si todos os seres, os mundos todos. Só a nossa ciência fragmentária e o excesso dissolvente do espírito crítico foram capazes de destruir essa magnífica síntese e insular o homem moderno do resto do Universo e seus harmoniosos planos. .”(Léon Denis, No Invisível, págs. 388 e 389).



                Ao tempo de Jesus existia uma comunidade judaica mas ou menos com uns 200 anos de existência, denominada essênios ou esseus, cujos membros habitavam em uma espécie de mosteiros na antigüidade, formando assim, uma associação moral e religiosa. Estes distinguiam-se por seus costumes brandos e pela prática de austeras virtudes, ensinavam o amor a Deus e ao próximo, a imortalidade da alma e acreditavam na ressurreição, ou seja, a reencarnação. Viviam em celibato tal qual os monges budistas, condenavam a escravidão e a guerra, punham em comunhão os seus bens e se entregavam a agricultura, a carpintaria. Pela vida que tinham, assemelhavam-se aos primeiros cristãos, desta semelhança muitos dizem que Jesus tenham se filiado aos essênios ou esseus.



 Na Bíblia não encontramos alusão a esta seita, muito embora existam provas da sua existência, como as encontradas nos manuscritos do mar morto, atestam que esse povo realmente existiu. Fato também a ser considerado em nossos estudos é que Jesus provavelmente a conheceu, mas em seus discursos nenhuma referência a esse povo foi dirigida, talvez por esta comunidade estar naquele contexto, mas perto do que  o Mestre ensinava. A Bíblia por seu turno, narra vários episódios na qual Jesus se dirigia ao deserto para rezar e meditar, muitos entendem que o Mestre nestas retiradas iria visitar os mosteiros aonde vivia esta comunidade. E esta congregação monástica, fundada ao tempo dos macabeus, era na realidade uma escola de profetas aonde viviam única e exclusivamente Deus e sua justiça, Jesus reconhecendo isso, naturalmente poderia ter convivido com essas pessoas, sem naturalmente ser filiar a esta seita. Haviam também outras congregações nas quais os médiuns da época vivam com suas mulheres e seus filhos, a comunidade de Gálgala, cidade que abrigou por um certo período a Arca da Aliança. Lá os chamados profetas, se reuniam para estudar e exercitar os seus dons mediúnicos. Alguns pesquisadores entendem que foi baseado nessas comunidades é que foi inspirada a seita dos essênios. Abaixo transcrevemos passagens que denotam esse tipo de prática.



I SAMUEL, CAP. 19,V.20
Saul mandou homens para prendê-lo, mas quando viram a comunidade dos profetas em delírio, tendo Samuel à sua frente o espírito de Deus veio sobre os enviados de Saul  que começaram também eles, a profetizar.

I REIS CAP.18,V.4
Quando Jezabel massacrou os profetas do Senhor e escondeu-os em duas cavernas, cinqüenta numa, cinqüenta noutra, onde lhes tinha providenciado o que comer e o que beber

I REIS CAP. 22, VS.6 e 7
O rei de Israel, tendo reunido os profetas, que eram em número de quatrocentos, perguntou-lhes:
“Devo eu ir atacar Ramot de Galaad, ou devo-me abster?” Eles responderam: “Vai o Senhor a entregará nas mãos dos rei.”

II REIS CAP. 2 V.7
Seguiram-nos cinqüenta filhos de profetas os quais pararam ao longo, diante deles, enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão.

II REIS CAP.4 V.38
Quando Eliseu voltou a Gálgala, a fome devastava a terra. Estando os filhos dos profetas sentados diante dele, disse ao seu servo: “ toma uma sopa para os filhos dos profetas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário