terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Abusos da Mediunidade na Bíblia


OS ABUSOS DA MEDIUNIDADE

           “Na primeira ordem que devemos assinalar, cumpre colocar as fraudes, as simulações.      As fraudes são conscientes e volitivas, ou inconscientes. Neste último caso são provocadas quer pela ação de Espíritos malfazejos, quer por sugestões sobre os médiuns exercidas pelos  experimentadores e assistentes. As fraudes conscientes provêm ora de falsos médiuns, ora de médiuns verdadeiros, mas pérfidos, que têm feito ou são provocadas quer pela ação de sua faculdade uma fonte de proventos materiais. Desconhecendo a nobreza e a importância de sua missão, por natureza preciosa, eles a transformam num meio de exploração e não trepidam, quando falha o fenômeno, em simular com artifícios.” .(Léon Denis, No Invisível, Cap. XXIV, págs.367 a 369.)





                “O Espiritismo não pode ser responsabilizado por tais manejos. O abuso ou imitação de uma coisa nada pode fazer prejulgar contra a própria coisa. Não vemos freqüentemente imitados os fenômenos de Física pelos  predigitadores?  E  que  prova  isso contra a verdadeira Ciência? Nada. O investigador inteligente deve estar   precavido   e   fazer   constante   uso   da  razão.   Se  há  alguns  laboratórios  em  que,  a  pretexto  de manifestações,  se pratica um odioso tráfico, numerosos círculos existem, compostos de pessoas cujo caráter, posição e honorabilidade constituem outras tantas garantias de sinceridade, inacessíveis em tais condições a qualquer suspeita de charlatanismo.” (Léon Denis, No Invisível, Cap. XXIV, págs.367 a 369.)

JUIZES CAP.18,VS 3 a 6
Perto da casa de Micas a voz do jovem levita e, aproximando-se dele, disseram-lhe: quem te trouxe aqui ? Que fazes aqui ? Por que te encontras neste lugar ? Respondeu-lhes o jovem: “Micas fez-me isto e isto; deu-me um salário e eu sirvo-lhe de sacerdote.” - “ Consulta então, replicaram-lhe, o teu deus a fim de saber se nossa viagem será bem sucedida”. O sacerdote respondeu: “ Ide em paz: vossa viagem está sob o olhar de Deus.”

I REIS CAP. 22 V8
Sim respondeu o rei de Israel, há ainda outro por que poderíamos consultar o Senhor; mas eu o detesto, porque ele não profetiza  jamais o bem, e sempre o mal: é Miquéias, filho de Jemla.

JEREMIAS CAP. 27, VS.14 e 15
Não escuteis, portanto, a voz dos profetas que dizem que não sereis submetidos ao rei da Babilônia, pois são mentiras o que vós anunciam. Não fui eu quem os enviou - oráculo do Senhor - e eles mentem proferindo oráculos em seu nome. Assim eu vos repelirei, e vós e vossos profetas perecereis.”



JEREMIAS CAP. 29,V.8
Pois assim disse o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Não deixeis engodar pelos profetas que se acham entre vós, nem pelos advinhos. Não escuteis os sonhos que anunciam.

EZEQUIEL CAP.13,VS. 6 a 8
Vêem só visões disparatadas, só fazem predições enganosas, eles que dizem: Oráculo ao Senhor! quando o Senhor não os enviou; e, todavia, esperam a realização de sua palavra. Não é verdade que não tendes senão visões ineptas e não fazeis senão predições enganadoras, quando dizeis: Oráculo do Senhor, quando eu não falei coisa alguma ? E,  por isso, eis o que diz o Senhor Javé: Porque proferis oráculos enganadores e tendes visões mentirosas, eu vou castigar-vos - oráculo do Senhor.

EZEQUIEL CAP. 22,V.26
Seus  sacerdotes  violam  minha  lei,  profanam  o  meu  santuário, tratam indiferentemente o sagrado e o profano e não ensinam a distinguir o que é puro do que é impuro;

MIQUEIAS CAP.3, VS.4 a 7
Um dia, clamarão ao Senhor,mas ele não responderá;ocultar-se-á a sua face naquele diapor causa da malícia do seus atos.Oráculo do Senhor contra os profetas que desencaminham o meu povo,que anunciam a paz quando tem algo para mastigar,e declaram a guerra, a quem não lhes põe nada na boca.Por isso,  em lugar de visões,  tereis a noite,e trevas em lugar de revelações.Por-se-á o sol para esses profetas,o dia vai tornar-se obscuro;serão confundidos os videntes,envergonhados os advinhosTodos esconderão barba (luto)porque Deus cessará de lhes falar.Eu porém estou cheio de força (do espírito do Senhor)de justiça e de coragem,para denunciar a Jacó sua maldade,e a Israel o seu pecado.



ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.16,VS. 16 a 18
Certo dia, quando íamos à oração, eis que nos veio ao encontro uma moça escrava que tinha o espírito de Pitão, a qual com suas adivinhações dava muito lucro a seus senhores. Pondo-se a seguir a Paulo e servos de Deus Altíssimo, que vos anunciam o caminho da salvação. Repetiu isto por muitos dias. Por fim, Paulo enadou-se. Voltou-se para ela e disse para o espírito “Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela”. E na mesma hora saiu.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 19. VS.13 a 16
Alguns judeus exorcistas que percorriam vários lugares, inventaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que se achavam possessos dos espíritos malignos, com as palavras: “Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega”. Assim procediam os sete filhos de um judeu chamado Cevas, sumo sacerdote.Mas o espírito  maligno  replicou-lhes:  “Conheço Jesus,  e  sei  quem é Paulo. Mas vós, quem sois? “Nisto o homem possuído do espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois deles e subjugou-os de tal maneira, que tiveram que fugir daquela casa feridas e com as roupas estraçalhadas.

I TIMÓTEO CAP.4,VS.2,4,14,16
O espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostolar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e às doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência como o ferrete da infâmia.



A MEDIUNIDADE  AUDITIVA

“Esses ouvem a voz dos Espíritos; é, algumas vezes, como se escutassem uma voz interna que lhe ressoasse no foro íntimo; doutras vezes é uma voz exterior, clara e distinta, qual a de uma pessoa viva. Os médiuns aducentes   também   podem   conversar  com  os  Espíritos. Quando  se  habituam  a  comunicar-se  com certos Espíritos, eles os reconhecem imediatamente pelo som da voz. Aquele que não é médium audiente pode comunicar-se com um Espírito por via de um médium audiente que lhe transmite as palavras.”(Obras Póstumas, Item 43,pág.60).

                Isto posto podemos identificar na Bíblia inúmeras passagem que evidenciam este tipo de mediunidade. Aonde muitas das vezes é atribuida ao próprio Deus as vozes de seus mensageiros:

GÊNESIS CAP.16, 7 e 8
O anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur, disse-lhe: “Agar escrava de Sarai, donde vens? e para onde vais? ”- “Eu fujo de Sarai minha senhora”, respondeu ela.

GÊNESIS CAP. 21, V.17
Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus chamou Agar, do céu, dizendo-lhe: “Que tens Agar ? Nada temais, porque Deus ouviu a voz do menino do lugar onde está.




GÊNESIS CAP. 31, VS.3
O Senhor disse a Jacó: “Volta a terra dos teus pais, para a tua parentela, e eu serei contigo”.

LEVÍTICO CAP. 10,VS.8
O Senhor disse a Araão:

I SAMUEL CAP. 3 , VS. 2 a 7
Ora, aconteceu certo dia que Heli estava deitado (seus olhos tinham-se enfraquecido, e ele mal podia ver), e a lâmpada de Deus ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.  O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: “Eis-me aqui .”Samuel  correu  para  junto de  Heli  e disse: “Eis-me aqui: chamaste-me.” - “Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te .” Ele foi e deitou-se. O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Heli: “ Eis-me aqui, tu me chamaste .”- “Eu não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.”Samuel ainda não conhecia o Senhor; a palavra do Senhor não lhe tinha sido ainda manifestada.




ISAÍAS CAP. 29, V. 4
Falaras baixinho,da terra , tua voz sufocada subira na poeira, (tua voz saíra da terra como a de um espectro tua palavra se erguera da poeira como um ganido).

JONAS 1,1 e 2
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas filho de Amigai,  nestes termos:




ATOS  DOS APÓSTOLOS CAP.13, V. 2
Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espirito Santo: “Separai-me Barbante e Suado para a obra a que os tenho destinado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário