terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Paulo de Tarso e a Caridade


PAULO DE TARSO E A CARIDADE

                “Também na Doutrina Espírita, indene de todo cárcere dogmático, indagação campeia livremente.
Cristianismo redivivo, qual acontecia na época da presença direta do Senhor, junto dela hoje enxameiam, de mistura com os corações generosos que amam e auxiliam, as antigas legiões dos desesperados, dos esclarecedores, dos indecisos, dos investigadores contumazes, dos gênios estéreis, dos cépticos frios e dos ignorantes sequiosos de privilégios, por doentes da alma ...





                Entretanto, se Jesus que foi o Embaixador Divino, para manter-se ligado à Esfera Superior exerceu a caridade e a tolerância em todos os graus, como fugir delas, nós, espíritos endividados perante a Lei, necessitados do perdão e do amparo uns dos outros?
                É por isso que, em nossas atividades, precisamos todos de obrigação cumprida e atitude exata, humildade vigilante e de fé operosa, com a caridade e a tolerância e a tolerância infatigáveis para com todos, sem desprezar a ninguém.( Emmanuel, Seara dos Médiuns,págs.115 a 117 ).



                A exemplo de Jesus, Paulo de Tarso pregava largamente a caridade como podemos observar nas passagens que descrevemos abaixo.

I CORÍNTIOS CAP.5, V.21
Que preferis? Que eu vá visitar-vos com a vara, ou com caridade e Espírito de mansidão?

I CORÍNTIOS CAP.8,V.1
Quanto às carnes oferecidas aos ídolos, somos esclarecidos, possuímos todos a ciência... Porém, a ciência incha, e a caridade constrói.

I CORÍNTIOS CAP.13,VS.1 a 13
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência ; mesmo que tivesse tôda fé, ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa.Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não, não guarda rancor. Não alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê , tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente; como eu sou conhecida. Por ora subsistem a fé, a esperança e caridade __ as três. Porém a maior delas é a caridade.

I CORÍNTIOS CAP.16,V.13
Vigiai!  Sede firmes na fé!  Sede homens!  Sede fortes!  Tudo o que fazeis,  fazei-o na caridade.

GÁLATAS CAP.5, VS.22 e 23
Ao contrário, o fruto do Espírito é a caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra essas coisas não há lei.

EFESIOS CAP.3,V.19
Isto é conhecer a caridade do Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

EFÉSIOS CAP. 4,VS.1 e  2
Exorto-vos pois __ prisioneiro que sou pela causa do Senhor __, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza na alma, suportando-vos mutuamente com caridade.

EFÉSIOS CAP.4,CS. 2 e 16
Com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente a caridade.É por ele que todo o corpo __ coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria,__ efetua esse crescimento,  visando sua plena edificação na caridade.

EFESIOS CAP.5,VS.1 e 2
Sede, pois imitadores de Deus, como filhos muitos amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor.

TESSALONICENCES CAP.1,V.3
Com efeito, diante de Deus , nosso Pai, pensamos continuamente nas obras de vossa fé, nos sacrifícios de vossa caridade, e na firmeza de vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, Sob o olhar de Deus nosso Pai .

TESSALONICENSES CAP.3,V.12
Que o Senhor faça crescer e avantajar na caridade mútua para com todos os homens, como é o amor para convosco.

TESSALONICENSES CAP.5,V.8
Nós, ao contrário, que somos do dia, sejamos sóbrios. Tomemos por couraça a fé e a caridade, e por capacete a esperança da salvação.

I TIMÓTEO CAP.1,V.14
E na graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo.

I TIMÓTEO CAP.2,V.15
Contudo, ela deverá salvar-se, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade.

I TIMÓTEO CAP.4,V.12
Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé na castidade.

I TIMÓTEO CAP.6,V.11
Mas, tu homem de Deus, foge aos vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé a caridade, a paciência , a mansidão.

FILEMON CAP.1,V.4  e 5
Não cesso de dar graças a meu Deus e lembrar-me de ti nas minhas orações, ao receber notícia da tua caridade e da fé que tens no Senhor Jesus e para com todos os, santos.

HEBREUS CAP.10,V.24
Olhemos uns pelos outros para estímulo da caridade e as boas obras.

HEBREUS CAP.13 ,V.1
Conserve-se entre vós a caridade fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário