terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Imortalidade da Alma


A IMORTALIDADE   DA   ALMA

                “Em que sentido se deve entender a vida eterna?”
                “A vida do Espírito é que é eterna; a do corpo é transitória e passageira. Quando o corpo morre, a alma retoma a vida eterna.”

                a) Não seria mais exato chamar vida eterna à dos Espíritos puros, dos que, tendo atingido a perfeição, não estão sujeitos a sofrer mais prova alguma?
                “Essa é antes a felicidade eterna. Mas isto constitui uma questão de palavras. Chamai as coisas como quiserdes, contanto que vos entendais.”




                Abaixo trancrevemos trechos nos quais a Bíblia expõe através de diversas passagens a questão da imortalidade da alma.

SABEDORIA CAP.3, VS.1 a 6, 23
Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará.Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos:seu desenlace é julgado como uma desgraça.E sua morte como uma destruição,quando na verdade estão em paz!Se os olhos dos homens suportaram uma correção,e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens.Porque Deus, que os provou,achou-os dignos de si.Ele os provou como ouro na fornalha,e os acolheu como holocausto.

SALMO CAP.87,VS. 11 a 13
Será que fareis milagres pelos mortos?Ressurgirão eles para vos louvar?Acaso vossa bondade é exaltada no sepulcro,Ou vossa fidelidade na região dos mortos?Serão nas trevas manifestadas as vossas maravilhas,E vossa bondade na terra do esquecimento?

BARUC CAP.2,VS.17 e 18
Abri vosso olhos, e volvei-os sobre nós!  Não são os mortos das moradas subterrâneas, cujo sopro se lhes desprendeu das entranhas, que rendem glória ao Senhor, (e louvam) sua justiça, e sim a alma (viva), por mais acabrunhada de tristeza, aquele que caminha curvado e esfalfado, olhar desfalecido, e a alma a penar de fome __ estes vos rendem glória e louvam a vossa justiça, é o Senhor.

MATEUS CAP.22,VS.31 a 33
Quanto à ressurreição dos mortos,  não lestes o que Deus vos disse: “ Eu sou o Deus Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? (Êxodo cap.3,v.6) Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos.” E ouvindo esta doutrina, as turbas se enchiam de grande admiração.

MATEUS CAP.27,VS. 52 e 53
Os Sepulcros abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na cidade santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.

LUCAS CAP.12,V.4
Digo-vos a vós, meus amigos: Não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno;  sim eu vo-lo digo, temei a este.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.23,VS. 6 a 8
Paulo sabia que parte do sinédrio era de sacudeus e outra de fariseus e disse em alta voz: “Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus. Por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos é que sou julgado.” Ao dizer ele estas palavras, houve uma discussão entre os fariseus e os sacudeus, e dividiu-se a assembléia. (Pois os sacudeus afirmam não haver ressurreição, nem anjos , nem espíritos, mas os fariseus admitem uma e outra coisa).

II CORÍNTIOS CAP.5,VS. 8 a 10
Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos desse corpo, para ir habitar junto do Senhor  É também por isso que, vivos ou mortos , nos esforçamos para agradar-lhe. Porque teremos que comparecer diante do tribunal do Cristo. Ali cada um receberá  o que mereceu, conforme o bem ou mal que tiver praticado enquanto estava no corpo.

I PEDRO CAP.3,VS. 17
Aliás,  é melhor padecer,  se Deus assim o quiser,  por fazer o bem do que por fazer o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário