terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DEUS na Bíblia


A  VISÃO  DE  DEUS

                “__ Se Deus está em toda a parte, por que não o vemos? Vê-lo-emos quando deixarmos a Terra? Tais as perguntas que se formulam todos os dias. A primeira é fácil de responder. Por serem limitadas as percepções dos nossos órgãos visuais, elas os tornam inaptos à visão de certas coisas, mesmo materiais. Alguns fluidos nos fogem totalmente à visão e aos instrumentos de análise; entretanto, não duvidamos de existência deles. Vemos os efeitos da peste, mas não o fluido que a transporta (Kardec escreveu de acordo com os conhecimentos da época, antes de 1894.); vemos os corpos em movimento sob influência da força de gravitação, mas não vemos esta força.




                Os nossos órgãos materiais não podem perceber as coisas de essência espiritual. Unicamente com as coisas do mundo imaterial. Somente a nossa alma, portanto, pode ter a percepção de Deus. Dar-se-á que ela o veja logo após a morte? A esse respeito, só as comunicações de além-túmulo nos podem instruir. Por elas sabemos que a visão de Deus constitui privilégio das mais purificadas almas e que bem poucas, ao deixaram o envoltório terrestre, se encontram no grau de desmaterialização necessária a tal efeito. Uma comparação vulgar tornará facilmente compreensível.Uma  pessoa  que  se  ache  no  fundo  de  um  vale,  envolvido  por  uma  densa  bruma, não vê o Sol. Entretanto,  pela luz difusa, percebe que está fazendo sol. Se o nevoeiro se irá tornando mais claro, a luz cada vez mais viva. Contudo ainda não se verá o Sol. Só depois que se haja elevado acima da camada brumosa e chegado a um ponto onde o ar esteja perfeitamente límpido, ela o completará em todo o seu esplendor.O mesmo se dá com a alma. O envoltório perispíritico, conquanto nos seja invisível e impalpável, é, com relação a ela, verdadeira matéria, ainda grosseira demais para certas percepções. Ele, porém, se espiritualiza, à proporção que a alma se eleva em moralidade. As imperfeições da alma são quais camadas nevoentas que lhe obscurecem a visão. Cada imperfeição de que ela se desfaz é uma mácula a menos; todavia, só depois de se haver depurado completamente é que goza da plenitude das suas faculdades.Sendo Deus a essência divina por excelência, unicamente os Espíritos que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem perceber. Pelo fato de não o verem, não se segue que os Espíritos Imperfeitos estejam mais distantes dele do que dos outros; esses Espíritos, como os demais, com todos os seres da Natureza, se encontram mergulhados no fluido divino, do mesmo modo que nós o estamos na luz. O que há é que as imperfeições daqueles Espíritos são vapores que os impedem de vê-lo. Quando isso, não lhes é preciso subir, nem procurá-lo nas profundezas do infinito. Desimpedida a visão espiritual das bebidas que obscureciam, eles o verão de todo o lugar onde se achem, mesmo na Terra, porquanto Deus está em toda a parte.O Espírito só se depura com o tempo, sendo as diversas encarnações o alambique em cujo fundo deixa de cada vez algumas impurezas. Com o abandonar o seu invólucro corpóreo, o Espírito, não se despoja instantaneamente de suas imperfeições, razão por que, depois da morte, não vêem a Deus mais do que o viam quando vivo; mas, à medida que se depuram, têm dele uma intuição mais clara. Não o vêem, mas compreendem-no melhor; a luz é menos difusa. Quando, pois alguns Espíritos dizem que Deus lhes proíbe respondam a uma dada pergunta não é que Deus lhes apareça, ou dirija a palavra, para lhes ordenar ou proibir isto ou aquilo, não; eles, porém, o sentem; recebem os eflúvios do seu pensamento, como nos sucede com relação aos Espíritos que nos envolvem em seus fluidos, embora não o vejamos.




                Nenhum homem, consegüintemente, pode ver a Deus com os olhos da carne. Se essa graça fosse concedida a alguns, só seria no estado de êxtase, quando a alma se acha tão desprendida dos laços da matéria que torna possível o fato durante a encarnação. Tal privilégio, aliás, exclusivamente pertenceria a almas de eleição, encarnadas em missão, que não em expiação. Mas, como os Espíritos da mais elevada categoria refulgem de ofuscante brilho, pode dar-se que Espíritos menos elevados, encarnados ou desencarnados, maravilhados com o esplendor de que aqueles se mostram cercados, suponham estar vendo o próprio Deus. É como quem vê um ministro e o toma pelo soberano.Sob que aparência se apresenta Deus aos que se tornaram dignos de vê-lo? Será sob a forma qualquer? Sob uma figura humana, ou um foco de resplendente luz? A linguagem humana é impotente para dizê-lo, porque não existe para nós nenhum ponto de comparação capaz de nos facultar uma idéia de tal coisa. Somos quais cegos de nascença a quem procurassem inutilmente fazer compreendessem o brilho do Sol.  A nossa linguagem é limitada  pelas nossas necessidades e pelo círculo das nossas idéias; a dos selvagens não poderia descrever as maravilhas da civilização; a dos povos mais civilizados é extremamente pobre para descrever os esplendores dos céus, a nossa inteligência muito restrita para os compreender e a nossa vista, por muito fraca, ficaria deslumbrada.”(Allan Kardec, A Gênese, Cap. II, Itens 31 a 37, págs.65 a 68).



                Ao estudarmos as escrituras veremos um Deus de muitas faces. Assim, Deus é um herói libertador no Êxodo, um algoz em Isaías, um conselheiro nos Salmos, um espectador no livro de Rute, um conquistador em Josué, um Enigma em Eclesiastes. É uma visão de alguém tão conflitado quanto o homem,o que nos faz refletir a luz da razão que todas as atribuições a Deus descritas na Bíblia se dão basicamente pelo o entendimento e a sintonia espiritual daqueles que a escreveram, externando ou mesmo  projetando problemas inerentes ao homem em seu estágio evolutivo para a divindade suprema. Resta-nos enfocar que Deus nos criou a sua imagem e semelhança e não nós a ele. Importa ressaltar, que nas escrituras, são descritos fenômenos mediúnicos mal interpretados originando inúmeras contradições  causadas basicamente pelo desconhecimento daqueles que  atribuem a Deus  mensangens de espíritos das mais diferentes ordens acrescidos de manifestações anímicas e personalísticas.





“Os Espíritos vêem a Deus?”
“Só os Espíritos superiores o vêem e compreendem. “
“Os inferiores o sentem e advinham”(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos,Parte 2º, Cap. VI, Questão 244).

ÊXODO CAP. 24,VS. 9 e 10
Moisés subiu, com Araão, Nadad e Abiú, e setenta anciãos de Israel, Eles viram o Deus de Israel, sob os seus pés havia como um lajeado de safiras transparentes, tão límpido como o próprio céu. Sobre os eleitos dos israelitas, Deus não estendeu a mão. Viram a Deus, e depois, comeram e beberam.

                Observamos na própria Bíblia revela que o termo “a face de Deus” é um sentido figurado, ou seja, uma alusão aos espíritos mensageiros ou anjos.

ÊXODO CAP.33,V.11
O  Senhor  se  entretinha  com  Moisés  face  a  face,  como  um  homem fala com seu amigo. Voltava depois Moisés ao acampamento, mas seu ajudante, o jovem Josué, filho de Nun, não se apartava no interior da tenda.

ÊXODO CAP.33,VS.2 e 14
Enviarei um anjo adiante de ti, e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. O Senhor respondeu: “Minha face irá contigo, e serei o teu guia.

ÊXODO CAP.33,VS. 20 a 23
Mas, ajuntou o Senhor, não poderás ver minha face: pois o homem não me poderia ver e continuar a viver. Eis um lugar perto de mim, disse o Senhor; tu estarás sobre a rocha. Quando minha glória passar, te porei na fenda da rocha e te cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. Retirarei depois a mão, e me verás por detrás. Quanto à minha face, ela não pode ser vista.”

MATEUS CAP. 5, V.8
Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus!

JOÃO CAP.1,V.18
Ninguém jamais viu a Deus. O filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.

JOÃO CAP.4, VS.12, 24
Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.”

JOÃO CAP. 5, V.38
Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar __ essas mesmas obras que faço _ testemunham a respeito que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua vós nem vistes a sua face... e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou.

JOÃO CAP.6,VS. 45 e 46
Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus. Assim, todo aquele que ouviu o pai e foi por ele instruído, vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.

I TIMÓTEO CAP.1,V.17
Ao rei dos séculos, Deus único,  invisível e imortal,  honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém!

I TIMÓTEO CAP.6,V.16
O único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível,a quem nenhum homem viu, nem pode ver.A Ele honra e poder eterno!Amém!

                Fica evidente, portanto, que diante de tantas contradições, não se pode argumentar com os textos bíblicos para afirmar-se que Deus se tenha feito visível aos olhos dos homens e muito menos atribuir a Deus o Supremo Criador do Universo Infinito regras tão absurdas como é o caso do Deuteronômio, só como por exemplo. Querer se respaldar através da própria ignorância a pretexto de continuar no obscurantismo, isto fica por conta de nosso livre arbítrio. Não podemos esquecer que Deus nos criou a sua imagem e semelhança em espírito, não nós a ele. Portanto erros, contradições, discrepâncias encontradas nos textos bíblicos são obras dos homens e de maneira nenhuma do Criador, pois este é Perfeito.E o Apóstolo Paulo assevera:

II CORÍNTIOS  CAP.3,V.17
Ora, o Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.


O DEUS  ANTROPOMORFO

                “A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na  infância  da  Humanidade,  o  homem  o  confunde  muitas vezes com a criatura, cujas as imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mas conforme à sã razão.”(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Parte 1º, Cap. I, pág.54).



                “Descartes descobriu Deus,  no episódio do Cogito, mergulhando em si mesmo. Deus está imanente em nós e sua marca, a assinatura do Criador na Criatura, é que nos faz desejar a transcedência.Desde suas primeiras idades sobre a Terra o homem procura Deus. Ainda quase um macaco quer homenageá-lo nas coisas que o rodeiam,  julga encontrá-lo nas pedras, nos rios, nas estrelas.                Crescendo mais, o homem cria vários deuses antropomórficos, que refletem suas qualidades e defeitos. Surge a Mitologia. A crença em Deus Único, antropomórfico ainda, vingativo e cruel, reflete as virtudes e os defeito dos homens. Com a evolução, o indivíduo compreende que Deus não é material,  que é Onipotente e Onipresente. A  idéia da existência de Deus é de todos os povos e surge em todas as épocas, provando que não é produto de um ensinamento. A inexistência de um povo ateu prova a veracidade da crença em Deus.”(Heloísa Pires, Herculano Pires, O Homem no Mundo, págs 79 e 80.)





GÊNESIS CAP.6,V.6
O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra,  e teve o coração ferido de íntima dor.

DEUTERONÔMIO CAP. 4,V.21
O Senhor irritou-se contra min por causa de vós, e jurou que não passaria o Jordão, nem entraria na boa terra que Ele, o Senhor, vosso Deus, vós dá como herança.

JOSUÉ CAP.10, VS.12 a 14
Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas:“Sol , detém sobre Gabaon,E tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.”E o sol parou,  e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu,  e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro .Não houve, nem antes nem depois, um dia como aquele, em que o Senhor tenha obedecido a voz de um homem, por que o Senhor combatia por Israel.

I SAMUEL CAP.15,V.10
O Senhor disse a Samuel: “Arrependo-me de ter feito rei  a Saul; ele se desviou de min e não executou as minhas ordens.”

II SAMUEL CAP. 24, VS. 16 a 19
E o Senhor enviou um anjo sobre Jerusalém para destruí-la. Vendo Davi, o anjo que feria o povo, disse ao Senhor: “Vê  Senhor:  fui eu que pequei; eu é que sou o culpado! Esse pequeno rebanho, porém, que fez ele? Que a tua mão se abata sobre min e sobre a minha família.“O Senhor arrependeu-se então de ter mandado aquele flagelo e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta!  Retira agora tua mão.”  O anjo Senhor se encontrava junto à eira de Ornã, o jubuseu.

II REIS  CAP.15,V.18
Fez o mal aos olhos do Senhor, e não se afastou de nenhum dos pecados de Jereboão, filho de Nabat, que fizera pecar por Israel.

I CRÔNICAS CAP.21,V.7
Deus não viu isto com bons olhos e feriu Israel.

                Ressaltamos o pensamento da idéia Deus, com o qual concordamos e que contraria todos os demais expostos acima :

JUDITE CAP.8,V.15
Vós impusestes ao Senhor  um prazo para exercer a sua misericórdia e fixastes-lhes um dia ao vosso arbítrio! Mas o Senhor é paciente;  façamos pois penitência por isto e peça molhe perdão com lágrimas nos olhos, pois Deus não ameaça como os homens e não se deixa arrastar a violência e a cólera.


O DEUS DOS ESPÍRITOS

                “A palavra Deus tinha entre os antigos, acepção muito ampla. Não indicava, como presentemente, uma personificação do Senhor da Natureza. Era uma qualificação genérica, que se dava a todo ser existente fora as condições da Humanidade. Ora, tendo-lhes as manifestações espíritas revelado a existência de seres incorpóreos a atuarem como potência da Natureza, a esses seres deram o nome de Espíritos. Pura questão de palavras, com a única diferença de que, na ignorância em que se achavam, mantida intencionalmente pelos que nisso tinham interesse, eles erigiram templos e altares muito lucrativos a tais deuses, ao passo que hoje os consideramos simples criaturas como nós mais ou menos perfeitas e despidas de seus invólucros terrestres. Se estudarmos atentamente os diversos atributos das divindades pagãs, reconheceremos, sem esforço, todos os que vemos dotados os Espíritos nos diferentes graus de escala espírita, o estado físico em que se encontram nos mundos superiores, todas as propriedades do perispírito e os papéis que desempenham nas coisas da Terra.




                Vindo iluminar o mundo com sua divina luz, o Cristianismo não se propôs destruir uma coisa que está na Natureza. Orientou,  porém,  a adoração para Aquele a quem é devida. Quanto aos Espíritos, a lembrança deles se há perpetuado, conforme os povos, sob diversos nomes, e suas manifestações eram fenômenos miraculosos, para os incrédulos sempre foram embustes. Hoje, mercê de um estudo das idéias supersticiosas que o ensombraram durante séculos, nos revela um dos maiores e mais sublimes princípios da Natureza.” (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Parte 3º, Cap.II, págs. 323 e 324).

NÚMEROS  CAP.16,V.22
Eles prostraram-se com o rosto por terra, e disseram:  “Ó Deus, Deus dos espíritos de toda carne, um só homem pecou, e tu irás contra toda assembléia !”

NÚMEROS CAP.27, VS.15 a 17
Moisés disse ao Senhor: “O Senhor Deus dos espíritos de toda a carne escolha um homem que chefie a assembléia, que marche à sua frente e guie os seus passos, para que a assembléia do Senhor não seja como um rebanho sem pastor.”

II MACABEUS CAP.3,V.24
Já se achava ali, com seus homens armados, quando o Senhor dos espíritos e soberano detentor de todo poder suscitou uma tal aparição que todos os que haviam ousado vir ali, desfaleceram de espanto, atingidos de pavor ante a majestade de Deus.

APOCALIPSE  CAP.22,V.6
Ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras, e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que deve acontecer em breve.

                “Sendo Deus  o eixo de todas as crenças religiosas e o objetivo de todos os cultos, o caráter de todas as religiões é conforme à idéia que elas dão de Deus. As religiões que fazem de Deus um ser vingativo e cruel julgam honrá-lo com atos de crueldade, com fogueiras e torturas; as que têm um Deus parcial e cioso são intolerantes e mais ou menos meticulosas na forma, por crerem-no mais ou menos contaminado das fraquezas humanas.Toda a doutrina do Cristo se funda na caráter que ele atribui à Divindade. Com um Deus imparcial, soberanamente justo, bom e misericordiosos, ele fez do amor de Deus e da caridade para com o próximo a condição indeclinável da salvação, dizendo: Amai a Deus sobre todas as coisas e o vosso próximo como a vós mesmos; nisto estão toda lei e os profetas; não existe outra lei. Sobre esta crença, assentou o princípio de igualdade dos homens perante a Deus e o da fraternidade universal. Mas fora possível amar a Deus de Moisés?  Não; só se podia temê-lo. ( Allan Kardec, A Gênese, Cap. I, Itens 24 e 25, págs. 25 e 26).


               
                A compreensão da divindade vai variar diretamente com o grau de evolução do espírito e sua compreensão de responsabilidade aumentará na medida que se conscientizar do seu papel de co-autor das obras e diretrizes divinas. É bem verdade que certas expressões contidas na Bíblia, fazem parte da relação ainda infantil se assim podemos designar do homem na compreensão da divindade e do seu dever como espírito encarnado no orbe terrestre. A mente humana percorrendo ainda caminhos tortuosos, não conseguia entender a Deus,  senão por um aspecto puramente material. Sabemos portanto de que o povo judeu naquele momento, ao professar certas expressões, representa de uma maneira geral, a  própria humanidade caminhado para o entendimento Cósmico.

ISAÍAS CAP.39,V.5
Então Isaías disse a Ezequias; “Escuta a palavra do Deus dos exércitos!”

ISAÍAS CAP.48,V.2
Porque vós vos declarais da cidade santa,vós vos apoias no Deus de Israel,cujo nome é o Senhor dos exércitos.

JEREMIAS CAP.5,V.14
Por isso, o Senhor,  Deus dos exércitos, vos diz:

JEREMIAS CAP.42,V. 15
Então, escutai a palavra do Senhor, sobreviventes de Judá: Heis o que disse o Senhor dos exércitos, Deus de Israel :

I REIS CAP.1,V.48
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje pôs sobre o meu trono um sucessor, vendo-o eu com meus próprios olhos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário