terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Paulo de Tarso: O Apóstolo dos Gentios


PAULO DE TARSO: O APÓSTOLO DOS GENTIOS

Paulo(5 a.C. – 64) era natural da cidade de Tarso(Turquia), da Cecília uma província grega cosmopolita, seu ambiente de filósofos, gramáticos e poetas, provavelmente deve ter influenciado e contribuindo para a sua habilidade intelectual. Sua família era de judeus rigorosos, tanto ele quanto o pai eram fariseus, era fluente na língua hebraica. Era Promotor(Atos cap. 8, v.3), consta que escolheu o colégio de rabinos em Jerusalém para os seus estudos e foi instruído pelo conceituado Gamaliel neto de Hilel. Antes do seu encontro com o Espírito Jesus na estrada de Damasco, era Saulo, um hebreu que comungava pensamentos do farisaísmo, mais a partir de Damasco, reformula o pensamento, redirecionando-o para Cristo. Na realidade ele sonhava com um Cristianismo puro, severo, bem estruturado, assim como a disciplina judaica que ele bem conhecia do Templo de Jerusalém. Durante 16 anos de apostolado cristão, percorreu mais de 20.000 quilômetros a pé, em quatro grandes viagens, pregando e fundando Igrejas na Síria, na Ásia, na Grécia e em Roma. Escreveu 14 cartas ou epístolas que enviava as suas Igrejas, sendo que treze delas foram anexadas aos Evangelhos. Foi o considerado o primeiro autor cristão e o arquiteto da expansão do Cristianismo. No ano de 56 foi pregar em Jerusalém, em 58 foi preso e levado para a fortaleza de Cesaréia. Em 60 foi levado a Roma, local de pregação do Apóstolo Pedro, e  apesar de viver sobre o regime de prisão domiciliar graças a sua cidadania romana, não deixou um só momento de pregar o Cristianismo. Em 64, ocorreu um violento incêndio iniciado nos bairros pobres de reduto cristão em Roma, alguns estudiosos asseveram que teria sido encomendado por Nero com a finalidade dupla de acusar os cristãos e reconstruir um grande castelo naquele local. Desse fato, resultam terríveis perseguições, torturas e suplícios aos seguidores do Cristo, Pedro e Paulo, não fogem a regra, ambos foram presos, Paulo por ter cidadania romana, livrou-se da crucificação, tendo o supremo “privilégio” de ser decapitado, enquanto Pedro, por ser judeu, fora crucificado a seu pedido de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer como Jesus. Para muitos protestantes existe um divisor entre a  doutrina da incircuncisão Paulo, e a da circuncisão de Pedro. Acreditam que após a revelação ocorrida na estrada de Damasco, Paulo seria o instrumento do consolador prometido por Jesus, que se revelou através de seu pensamento expostos em suas cartas.


O PENSAMENTO DE PAULO DE TARSO


  Mesmo após a sua conversão ao Cristianismo, Paulo acalentava a antiga idéia judaica de que o sacrifício era remido pelo sacrifício.

ROMANOS CAP.5,VS.6 a 10

Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo; por um homem de bem, quiçá, se consentiria em morrer. Mas, eis aqui a prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Se, quando éramos ainda inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida. Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos conseguido a reconciliação!
 
                        A fé, para Paulo de Tarso é uma espécie de conhecimento prévio das verdades espirituais, é o que percebemos quando lemos em Hebreus cap.11,v.1 ”A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.”. Portanto a  idéia da fé no entender do apóstolo é uma antevisão da certeza de uma verdade preexistente que pela intuição começa a se desenhar na mente o indivíduo e que ainda de alguma forma ainda não desenvolveu o intelecto para poder adiquiri-la através do conhecimento. A palavra fé, portanto advém de fidelidade que se caracteriza pela observância e plena obediência aos preceitos de Deus. Segundo ainda nos informa a Bíblia de Jerusalém, os tradutores da Setuaginta(versão do Antigo Testamento em grego) trocaram a palavra fidelidade por fé. Desta colocação séculos mas tarde Lutero desenvolveria a doutrina da justificação pela fé.

ROMANOS CAP.4,VS. 5 e 6

Mas aquele que sem obra alguma crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada em conta de justiça. É assim que Davi proclama bem-aventurado o homem, a quem Deus atribui justiça independentemente das obras.

ROMANOS CAP.5,V.1

Justificados, pois, pela fé, temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

ROMANOS CAP.8,V.1

De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo

II CORÍNTIOS CAP.5 VS. 19 a 21

Porque é  Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação. Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus.

HEBREUS CAP 12, V.1

Coramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus.

Paulo de Tarso considerava como válida a concepção do pegado original, e a propagação desse mesmo pecado por Adão, para toda humanidade, sendo o sacrifício de Jesus através de seu sangue derramado na cruz o é o único meio para a salvação dos homens na Terra.

ROMANOS, CAP.5,V.12

“...contudo, reinou a morte desde Adão até Moisés, ainda sobre aqueles que não pecaram com a transgressão semelhante à de Adão...”

ROMANOS CAP.5,V.18

Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação da vida.

            A questão da castidade ou mesmo da abstinência sexual era uma pensamento da filosofia gnóstica(conhecimento das verdades espirituais) vivida pelos essênios na época de Cristo.Paulo parece que pensava da mesma forma e admite o casamento somente como alternativa menos indesejável para aquele que não conseguia ainda dominar o impulso animal do sexo. Para o apóstolo dos gentios, a prática sexual evidencia o comportamento animal existente no homem, que aliás é em muitas das vezes é o fator preponderante de sua queda. Para ele a sublimação da sexualidade levaria o homem mais rapidamente a evolução espiritual. Fato que não podemos descartar é que os judeus desde antes o nascimento de Jesus, já viviam em uma filosofia apocalíptica, sendo assim, não era do conhecimento de Paulo que a humanidade deveria ainda existir  por muitos milênios no planeta Terra, como bem nos informou Jesus, quando nos disse no Sermão da Montanha, descrito em Mateus cap.5.v.5,”Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra!”.
 Portanto, Paulo assim como muitos cristãos acreditavam que Jesus deveria estar por retornar logo, sendo assim, a humanidade não precisaria ser reproduzir, segundo o pensamento de Paulo, pois todos deveriam aguardar a vinda do Senhor. Viver somente para o espírito, essa era a filosofia pregada por Paulo de Tarso, e nas suas pregações o próprio fazia uma distinção entre os homens espirituais, ou seja aqueles que de alguma forma já tinham se libertados em vida dos liames da matéria e os carnais, logicamente a grande maioria ainda enontravam-se presos aos atavismos da matéria densa. A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém dou o meu conselho, como homem que recebeu a misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança. Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, se conveniente ficar o homem assim como é. Estas casado? Não procure desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher.

I CORÍNTIOS CAP.7. VS 8 e 9; 25 e 26

Aos solteiros e as viúvas digo que lhes bom se permaneceram assim, como eu. Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.

Para Paulo de Tarso, a lei mosaica existiu até o seu encontro com Jesus, a partir desse momento a salvação deveria basear-se na fé em Jesus Cristo.

ROMANOS CAP. 7, V.6

Agora, mortos para essa lei que os mantinha sujeitos, dela nos temos libertado, e nosso serviço realizava-se conforme a renovação do Espírito e não mais sob a autoridade envelhecida da letra.

HEBREUS CAP.8, V.7

Ora, se a primeira tivesse vindo sem defeito, certamente não haveria lugar para outra.

ROMANOS CAP.10,V.9

Portanto, se com tua boca confessares que Jesus Cristo é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos , serás salvo.”

 

O Apóstolo dos Gentios, acreditava, que a lei existia somente para identificar o pecado, a salvação requeria algo mas do que o simples conhecimento das leis e cumprimento fiel dos rituais judaicos, ritual esse que ele chamava de “LEI”.

ROMANOS CAP.3, V.20

“Pois ninguém será justificado perante Ele(Deus) pelas obras da lei, pois a lei não dá senão o conhecimento do pecado.”

ROMANOS CAP.2, V. 17

“Mas se tu dizes judeu e descansas na lei; que te glorias em Deus, que conheces sua vontade; “


A salvação, no entender de Paulo, deveria vir primeiro para o povo eleito; os judeus, e depois para os demais povos,  partir da aceitação de Jesus. Esse pensamento expressa claramente suas raízes judaicas. O “Deus de Israel”, ainda sobrevive de alguma forma no coração do rabino Paulo, caracterizando a predileção pelo povo judaico.

ROMANOS CAP.1, V.16

Com efeito, não me envergonho do Evangelho: pois lei é uma força vinda de Deus para a salvação de todo aquele que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois para o grego

Paulo de Tarso, acreditava em anjos e espíritos, pois sua fonte de ensinamentos era o Torá, no qual inúmeras passagens demonstram a existência e a interferência deles na vida dos homens na Terra.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.23, VS.6 a 8

Paulo sabia que uma parte do sinédrio era de sacudeus e a outra de fariseus e disse em alta voz: “Irmãos, eu sou fariseu,  filho  de  fariseus. Por causa  de minha esperança na ressurreição dos mortos é que sou  julgado.” Ao dizer estas palavras, houve uma discussão entre os fariseus e os sacudeus, e dividiu-se a assembléia (Pois os sacudeus afirmam não haver ressurreição, nem anjos nem espíritos mas os fariseus admitem uma e outra coisa).

Paulo acreditava no juízo final, idéia essa que absorveu dos essênios que cultuavam esse pensamento, assim como viviam de forma a aguardar esse momento, que para eles também estava próximo. A diferença entre é que Paulo, aguardava o retorno de Jesus, que iria presidir o julgamento.

ROMANOS CAP.2 , VS. 5 a 6

“Pela dureza e impertinência de teu coração, vais entesourando contra ti a cólera, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus.

                        Paulo de Tarso, acreditava na ressurreição dos  mortos, ou seja, que o espírito sobrevivia a morte física e poderia até mesmo se manifestar. Esse pensamento surge e se fortalece no apóstolo dos gentios a partir de sua visão de Jesus, na estrada de Damasco. Tanto isso é uma verdade que em sua carta aos Coríntios cap.15, vs 40 a 44, Paulo observa e adverte que na ressurreição dos mortos o que ressuscita é o corpo espiritual, e ainda enfatiza que se existe um corpo animal é porque existe um corpo espiritual. Portanto a ressurreição de Paulo é evidentemente espiritual.  

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.24,VS.15 e 21

Tenho esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver a ressurreição dos justos e pecadores. A não ser única frase que proferi em voz alta no meio deles: Por causa da ressurreição dos mortos é que sou julgado hoje diante de vós.

ATOS  DOS APÓSTOLOS CAP. 26,VS. 6 a 8

Mas agora sou acusado em juízo, por esperar a promessa que foi feita por Deus aos nossos pais, e a qual as nossas doze tribos esperam alcançar, servindo a Deus noite e dia. Por esta esperança, ó rei, é que sou acusado pelos judeus. Que pensais vós ? É coisa incrível que Deus ressuscite os mortos?

I CORÍNTIOS CAP.15, VS.12 a 16, 20 e 21

Ora, se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição dos mortos? Se  não  há  ressurreição  dos  mortos,  nem Cristo ressuscitou. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação,  e também é vã a nossa fé. Além disso, seríamos convencidos de ser falsas testemunhas de Deus, por termos dado testemunho contra Deus, afirmando que ele ressuscitou a Cristo, ao qual não ressuscitou(se os mortos não ressuscitam). Pois se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou é inútil a vossa fé, e ainda estas em vossos pecados. Mas não, Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram! Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário