terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Urim e Tumim


O  ENÍGMA  DO URIM E TUMIM

                “Para entendermos bem o que quer dizer isso, torna-se necessário fazer uma pausa para explicar o que é urim. Recorri, para isso, à Enciclopédia Britânica, sempre segura no que diz e que não arrisca a dizer o que não sabe, pois até as enciclopédias ignoram, às vezes, certas coisas. Em verdade, ela não me respondeu de modo direto o que eu esperava, mas proporcionou-me elementos preciosos que nos permitem decifrar essa enigmática palavra.Confessa a Britânica honestamente que ‘tanto a identidade (do urim) quanto o seu uso são obscuros’. A explicação mais comum é a de que se trata de um conjunto de pedras ou discos sagrados. Sabe-se  porém, que era  usado  nos  processos  de  comunicação  divina, o que quer dizer, nas práticas mediúnicas, na obtenção de fenômenos mediúnicos, ou mais claramente ainda, na comunicação com os espíritos, embora a Enciclopédia não utilize de tais termos. É certo ainda que nas práticas com o urim estavam sempre envolvidos os profetas, que sabemos serem os médiuns da época.Há outras especulações sobre essa misteriosa instrumentação, mas a chave do enigma não é difícil de encontrar  para  quem  disponha  de  alguma experiência com o exercício da mediunidade. A Britânica explora algumas dessas alternativas, mas nenhuma delas a satisfaz. (E nem a mim). O texto prossegue declarando ser ‘provável... que a solução esteja alhures’, isto é em nada daquilo que até hoje se supôs. E sem querer, nem saber, proporciona, a seguir, as condições para a explicação correta. É que a palavra urim vem usualmente ligada a outra, tumim. Portanto, urim e tumim formam juntos um instrumento destinado  ao  exercício de alguma forma de mediunidade, cuja característica se perdeu. Informa a Britânica, contudo, que a letra inicial da palavra urim é o aleph, primeira letra do alfabeto hebraico e que a primeira letra do termo tumim é  tav, última letra do mesmo alfabeto. Não é preciso ser nenhum gênio para concluir que o conjunto urim/tumim é um dispositivo sobre o qual foram escritas as letras do alfabeto hebraico.




A Britânica acha que as letras teriam valores numéricos. E talvez por isso, a Bíblia de Jerusalém resolveu traduzir o texto há pouco citado de I Samuel assim: ‘...nem por sonho, nem pela sorte, nem pelos profetas’. Mas não é isso. Ao que se depreende, as letras eram dispostas de tal maneira que um indicador ou um pequeno objeto leve pudesse apontá-las sucessivamente, formando palavras e frases. Em suma: o urim/tumim era um tabuleiro mediúnico, que os povos de língua  inglesa  conhecem  pela expressão mista de‘ouija board’. Oui, como sabe o leitor, é a palavra francesa para  SIM, e já,  termo alemão com o mesmo sentido (Sim). Como esclarece o competente dicionário americano  de Webster, OUIJA é a marca comercial de um tabuleiro inscrito com o alfabeto e vários sinais, destinado ao uso como prancheta na obtenção de mensagens mediúnicas. (Destaque meu).O que nos confirma na conclusão de que urim/tumim é uma prancheta mediúnica é a informação, ainda na Britânica de que ‘as letras eram colocadas no ‘breastplate of judgement’e movimentada  pelo ‘shekinah’do sacerdote’.A  medida  que  as  letras  iam  sendo  identificadas  a  Britânica diz que eram retiradas- iam sendo anotadas para formarem palavras. Falta explicar ainda a presença e o sentido dos termos entre aspas o ‘breastplate’, literalmente ‘placa do peito’ ou peitoral, que era uma placa metálica com doze pedras preciosas incrustadas, uma para cada tribo de Israel.



 O Sumo Sacerdote usava-a sobre o peito, como o nome indica. Shekinah  é  um  termo  hebraico  que  significa  ‘presença terrena (ou morada) de Deus’. Na  teologia judaica, shekinah caracteriza a manifestação divina, por meio da qual a presença de Deus é percebida pelo homem,  segundo nos esclarece o mesmo Dicionário de Webster, já citado. Ora,  já vimos diversas vezes que a comunicação mediúnica era considerada uma conversa com o próprio Deus, na sua presença, ou por outra, verdadeira manifestação divina.Disso tudo,  portanto,  podemos concluir que as letras do  urim/tumim  eram  dispostas  sobre  a placa metálica sagrada que o Sacerdote usava sobre o peito e que através do shekinah do aludido sacerdote,  ou seja, de sua faculdade de ‘perceber a presença de Deus’, ou melhor ainda, de sua mediunidade, movimentava-se o instrumento que ia indicando, letra por letra, as palavras que, por sua vez, formavam as frases da mensagem. Nada, portanto, de sorteio ou numerologia, e sim um claro fenômeno mediúnico de efeitos físicos utilizado pelos espíritos manifestantes, tal como ainda hoje o fazem com a prancheta ou com um copinho que desliza dentro de um círculo de letras.” Heis aí, a meu ver, o mistério do urim/tumim.(O que é Fenômeno Mediúnico, Hermínio C. Miranda, págs. 23 a 26).            


 

                A Bíblia por seu turno, narra esse tipo de prática mediúnica ao longo de todo o Velho Testamento, como também do Novo. O que demonstra ser esta modalidade uma pratica normal entre o povo judeu, desde o tempo de Moisés até os tempos de Jesus. As antigas mesas girantes era dentre outros instrumentos  recursos utilizados para estabelecer a comunicação com o mundo invisível, através de uma espécie de oráculo, como podemos observar abaixo:

ÊXODO CAP. 28,V.30
“No peitoral do julgamento porás o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o peito de Araão quando ele se apresentar diante do Senhor. Assim Aarão levará constantemente sobre o seu coração, diante do Senhor, o julgamento dos israelitas.

LEVÍTICO CAP. 8,V.8
Pôs-lhe, em seguida o peitoral, ao qual fixou o Urim e o Tumim.




NÚMEROS CAP. 27, VS. 15 a 21
Moisés disse ao Senhor: “O Senhor Deus dos espíritos de toda a carne escolha um homem que chefie a assembléia, que marche à sua frente e guie os seus passos, para que a assembléia do Senhor não seja como um rebanho sem pastor.” Toma Josué, filho de Nun, no qual reside o espírito e impõe-lhe a mão. Apresentá-lo-ás  ao  sacerdote  Eleazar  sob  os seus olhos. Tu o investirás de tua autoridade, a fim de que toda a assembléia dos israelitas lhe obedeça. Ele se apresentará ao sacerdote Eleazar, que consultará por ele o oráculo de Urim diante do Senhor;  é segundo essa ordem que se conduzirão, ele e toda a assembléia dos israelitas.


 NÚMEROS CAP.33,V.54
Repartila-eis entre vossas famílias por sorte: aos que forem mais numerosos uma porção maior, e uma menor aos que forem menos. Cada um possuirá o que lhe couber por sorte.

NÚMEROS CAP. 36,V.2
“O Senhor, disseram eles, ordenou meu senhor que desse, por sorte, a terra em herança aos israelitas; e o Senhor ordenou ao meu senhor que desse as  filhas de Salfaad, nosso irmão, a herança devida ao nosso pai.

DEUTERONÔMIO CAP. 33,V.8
Para Levi disse:Dai vossos Tumim e vossos Urim ao homem que vos é fiel.

JOSUÉ CAP. 15,V.1
A parte que tocou por sorte à tribo de Judá, segundo suas famílias, estendia-se para o limite de Edon até ao deserto de Sin, na extremidade meridional da terra.

JUIZES CAP. 1,VS.1a 3
Depois da morte de Josué, os israelitas consultaram o Senhor: “Quem dentre vós será o primeiro a combater os cananeus?” O Senhor respondeu: “Judá, pois eu entregarei a terra nas suas mãos.”Então Judá disse a Simeão, seu irmão: Vem comigo a terra que me coube por sorte,  para combatermos os cananeus. Depois irei contigo a tua terra.”Simeão partiu com ele.

I SAMUEL CAP. 14,VS. 41 a 43
Saul disse ao Senhor: “Deus de Israel, dai-nos a conhecer a verdade! “Jônatas e Saul foram designados pela sorte, e o povo ficou livre.

I CRÔNICAS CAP. 6,V.39
Eles se estabeleceram nos territórios das seguintes cidades. Aos filhos de Aarão, da família dos caatitas, que por primeiro a sorte designou, foi dado a Hebron e suas redondezas na terra de Judá.

ESDRAS CAP. 2,V.63
O governador proibiu-lhes comer das coisas sagradas, até que conseguissem encontrar um sacerdote(qualificado a consultar a Deus) pelo Urim e o Tumim.

NEEMIAS CAP. 7,V.65
O governador proibiu-lhes comer das coisas sagradas, até que conseguissem encontrar um sacerdote qualificado a consultar a Deus  pelo Urim e o Tumim.

NEEMIAS CAP. 10,V.35
Tiramos a sorte, sacerdotes , levitas e o povo, para a repartição da oferta da madeira, a fim de que cada família por sua vez , em cada ano, nas épocas determinadas, trouxessem ao templo o material necessário para manter aceso o fogo do altar do Senhor, nosso Deus, de conformidade com o que está escrito na lei.

ESTER CAP. 9, VS. 23 , 25, 29
Os judeus erigiram em costume o que tinham feito na primeira vez e que Mardoqueu lhes tinha mandado. Porque Amã, filho de Amedata, o Agagita, o opressor dos judeus, tinha resolvido perdê-los e lançado(contra eles) o Pur, isto é a sorte, para exterminá-los e destruí-los. Mas quando Ester se apresentou diante do rei, este ordenou por escrito a maquinação tramada contra os judeus, recaísse sobre a cabeça de seu autor e que este e seus filhos fossem suspensos à força.É por isto que se chamam esses dias Purim, da palavra Pur.A rainha Ester, filha de Abigail, e do judeu Mardoqueu escreveram uma segunda vez com insistência para confirmar a carta sobre os Purim.

SALMO CAP. 21,V.19
Repartem entre si as minhas vestes,E lançaram sorte, sobre a minha túnica.

EZEQUIEL CAP. 21,VS. 26 e 27
Porque o rei da Babilônia se detém na encruzilhada do caminho, à frente dos quais caminhos, para consultar a sorte; ele agita as flechas, interroga os ídolos domésticos, examina o fígado das vítimas. Em sua mão direita, detém ele a sorte que designa Jerusalém, para aí colocar os carneiros; dar ordens de carnificina, e arrancar gritos de guerra  para conduzir os aríetes contra as portas, para suspender terraços e construir flores.

EZEQUIEL CAP. 45,V.1
“Quando tirardes a sorte para a partilha da terra, deduzireis, a título de oferenda reservada ao Senhor, uma porção da terra, que será sagrada.

EZEQUIEL CAP. 48, V.29
“Tal é a terra cujos patrimônios repartireis por sorte entre tribos de Israel; tais serão as suas partes respectivas - oráculo do Senhor Javé.”

NAUM CAP.3,V.10
Não obstante isto, ela foi levada cativa para o exílio; seus filhos foram esmagados nos cantos das ruas, lançaram-se sorte sobre seus  nobres,e todos os seus chefes foram carregados de cadeia

MATEUS CAP.27,V.35
Depois de o haverem crucificado, dividiram suas vestes entre si, tirando a sorte. Cumpriu-se  assim a profecia do profeta: Repartiram entre si minhas vestes e sobre o seu manto lançaram a sorte (Salmo 21,19).

LUCAS CAP.1,VS. 8  e 9
Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem de sua classe, coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 1,VS.24 e 26
E oraram nestes termos : “Ó Senhor que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou para ir para seu próprio lugar.”  Deitaram sorte e caiu a sorte  em  Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário