terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mediuns na Biblia


OS MÉDIUNS NA BÍBLIA

                “Os videntes têm sido diversamente considerados, conforme os tempos, os costumes e o grau de civilização. Para os cépticos, es não passam de cérebros desarranjados, de alucinados; seitas religiosas os arvoraram em profetas, sibilas, oráculos; nos séculos de superstição e ignorância, eram feiticeiros e acabavam nas fogueiras. Para o homem sensato, que acredita no poder infinito da Natureza e na bondade inesgotável do Criador, a dupla vista é uma faculdade inerente à espécie humana, por meio da qual Deus nos revela a existência da nossa essência espiritual. Quem não reconheceria um dom dessa natureza em Joana d’Arc e em toda multidão de outras personagens que a história classifica como inspiradas?(Allan Kardec, Obras Póstumas,pág.101).



                A Bíblia expõe com clareza transparente a questão da mediunidade, aonde verificamos que os antigos utilizavam de um intermediário para conversar com Deus ou pelo menos o que eles pensavam ser Deus. Esse mediador ,era naquele tempo denominado “vidente”ou “homem de Deus”, isto é um fato como podemos observar em várias passagens:

I SAMUEL CAP. 9 , V.8
( Antigamente, em Israel , todo o que ia consultar a Deus, dizia: Vinde, vamos ao videnteChamava-se então vidente ao que hoje se chama profeta.)

II SAMUEL CAP. 24, V.11
Levantando-se  Davi  no  dia  seguinte, a  palavra  do  Senhor  foi dirigida ao profeta Gad, o vidente de Davi, nestes termos:

II REIS CAP. 17, V.13
O Senhor tinha advertido Israel e Judia pela boca de seus profetas e videntes:

I CRÔNICAS  CAP. 21, VS. 9 e 10
Então o Senhor dirigiu-se a Gad, vidente de Davi, nesses termos: “ Vai dizer a Davi: Eis que diz o Senhor: Eu te proponho três coisas; escolhe uma delas e eu te farei”

I CRÔNICAS  CAP.25, V.5
Eram todos filhos de Hamon, que era vidente do rei, para revelar as palavras de Deus e exaltar seu poder:

II CRÔNICAS  CAP.12 , V.15
Os atos e feitos de Roboão, desde os primeiros até os últimos, estão relatados no livro do profeta Semeias e consignados com exatidão no do vidente Ado.

II CRÔNICAS CAP.16, V.7
Por esta época, o vidente Hanani veio a procura de Asa,  rei de Juda,  e lhe disse:


ISAÍAS CAP.30,V.10
E dizem aos videntes: “Não vejais”, e aos profetas: “Não nos anuncieis a verdade, dizei-nos coisas agradáveis, profetizai-nos fantasias.”

AMOS CAP.7,V.12
Amasias disse  a  Amos: “Vai-te daqui,  vidente,  vai para a terra de Judá e ganha lá o pão, profetizando.”

MIQUÉIAS CAP.3 ,V.7
Serão confundidos os videntes, envergonhados os advindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário