terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Antigo Testamento, Leis Atitudes e Holocaustos



O ANTIGO TESTAMENTO

“Se devemos considerar o Velho Testamento como a pedra angular da Revelação Divina, qual a posição do Evangelho de Jesus na educação religiosa dos homens?
                __ O Velho Testamento é o alicerce da Revelação Divina. O Evangelho é o edifício da redenção das almas. Como tal, devia ser procurada a lição de Jesus, não mais para qualquer exposição teórica, mas visando  cada discípulo o aperfeiçoamento de si mesmo, desdobrando as edificações do Divino Mestre no terreno definitivo do Espírito. (Emmanuel, O Consolador, pág.168, Questão 282).



MATEUS CAP.5,V.17
Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.

ROMANOS CAP.7,V.6
Agora, mortos para esta Lei que nos mantinha sujeitos, dela nos temos libertado, e nosso serviço realizava-se conforme a renovação do Espírito e não mais sob a autoridade envelhecida da letra.

HEBREUS CAP.8,V.7
Ora,  se a primeira tivesse vindo sem defeito, certamente não haveria lugar para outra.


OS  RITUAIS E OS  HOLOCAUSTOS

MARCOS, CAP.12, V.23
Amar a Deus de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo, é mais que todos os holocaustos, sacrifícios.

                “...Criaram assim cultos religiosos exclusivistas, inçados de processos expiatórios, ritos evocativos e, quanto aos hebreus, adotaram mesmo de uma forma ainda radical e particularizada, o estigma da circuncisão, para se marcarem em separado como um povo eleito, predileto de Deus, destinado à bem-aventurança na terra e no céu.
                Por isso  como ato de apaziguamento e de submissão em quase todas as partes do mundo os sacrifícios de sangue, de homens e de animais, eram obrigatórios, variando as cerimônias segundo o temperamento mais ou menos brutal ou fanático dos oficiantes.
                Os próprios cânones mosaicos como os conhecemos, estabeleceram esses sacrifícios sangrentos para o uso dos hebreus e o Talmuld, mais tarde, ratificou a tradição dizendo: “que o pecado original não podia ser apagado senão com sangue”
                E a tradição, se bem que de alguma forma transladada para uma concepção mais alta ou mais mística, prevalece até nossos dias, nas religiões chamadas cristãs, ao considerarem que os pecados dos homens foram resgatados por Jesus, no Calvário, pelo preço do seu sangue, afastando de frente dos homens a responsabilidade inelutável do esforço próprio para redenção espiritual.”(Edgard Armond, Os Exilados da Capela, pág.93).

                “Remonta à mais alta antigüidade o uso dos sacrifícios humanos. Como se explica que o homem tenha sido levado a crer que tais coisas pudessem agradar a Deus?
                “Primeiramente, porque não compreendia Deus como sendo da bondade. Nos povos primitivos a matéria sobrepuja o espírito; eles se entregam aos instintos do animal selvagem. Por isso é que, em geral, são cruéis; é que neles o senso moral ainda não se acha desenvolvido. Em segundo lugar, é natural que os homens primitivos acreditassem ter uma criatura animada muito mais valor, aos olhos de Deus, do que um corpo material. Foi isto o que os levou a imolarem, primeiro, animais e, mais tarde, homens. De conformidade com a falsa crença que possuíam, pensavam que o valor do sacrifício era proporcional à importância da vítima. Na vida material, como geralmente a praticais, se houverdes de oferecer a alguém um presente, escolhê-lo-eis sempre de tanto maior valor quanto mais afeto e consideração quiserdes testemunhar a esse alguém. Assim tinha que ser, com relação a Deus, entre homens ignorantes.”(Livro dos Espíritos, 3º Parte, Cap. II, pág.324, Questão 669).

                “Centralizou-se o culto na pessoa de Jesus Cristo como único salvador da humanidade, único intercessor do homem junto à Deus, fundamentando-se a fé na expressão alegórica do Batista, que chamou Jesus de Cordeiro de Deus.O culto  cristão ligou-se assim aos cultos agrários e pastoris, revelando suas raízes na alegoria do Cordeiro. Mas esta alegoria não se refere aos cultos ancestrais, e sim aos sacrifícios de animais no Templo de Jerusalém. Jesus seria o cordeiro ritual que o próprio Deus enviara à Terra para ser sacrificado em seu louvor, a fim de que o sangue do sacrifício lavasse os pecados da humanidade. Há tanta incongruência nesse mito que fundamenta o culto cristão, quanto nos demais que se desenvolvem posteriormente. Até mesmo dos ritos fálicos dos tempos mais remotos foi tirado o modelo do hissope para a aspersão da água benta, uma prática mágica de fecundação da terra para a semeadura, segundo o processo da fecundação animal e humana.”(J.Herculano Pires, Revisão do Cristianismo,Cap. V, págs.30 e 31).          

                Algumas passagens descritas na Bíblia, mas se assemelham a rituais de Umbanda do dias de hoje. Repletas de rituais, holocaustos de animais, paramentos, altares, que foram agregados de diversos cultos de diversas origens da mais remota antigüidade e que por tradição ou mesmo ignorância perduram em algumas religiões e inúmeras seitas até os nosso dias. O  "Contra-egum", objeto dos cultos "Afro" (Candomblé, Umbanda e etc.), consiste num pequeno cordame colocado um pouco abaixo do umbigo e nos braços. Será coincidência a utilização por parte dos Sacerdotes e,  principalmente dos Faraós, de pequenos cintos e braceletes exatamente nas mesmas regiões somando-se a isso uma fivela com  determinados símbolos hieroglíficos emanadores de um campo energético?      O interessante é que hoje muitos pastores e padres condenam as práticas da Umbanda e do Candomblé, mas esquecem-se que muitos personagem bíblicos que hoje são exaltados pela sua fé e o seu temor a Deus, utilizavam-se dessas práticas no trato com o mundo espiritual. Essa era a forma que naquele tempo entendiam a religiosidade. Hoje ainda em várias religiões encontramos estas práticas. O espiritismo não condena, ao tempo que não as adota por entender que rituais são na realidade formas extrínsecas de  adoração, cabendo aceitar e entender que a adoração e o contato espiritual deve ser realizado tal como nos ensinou o mestre Jesus, em Espírito e em verdade. Estes processos hoje em dia devem ser entendidos pela reencarnação na qual Espíritos ainda condicionados a essa práticas ainda não conseguiram patamar evolutivo para perceberem certas verdades.

GÊNESIS CAP. 8,V.20 e 21
E Noé levantou um altar ao Senhor:  tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar. O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: “Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem  porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz.




ÊXODO CAP. 27, VS. 3 e 4
Farás para  este  altar  cinzeiros, pás, bacias, garfos, e braseiros: todos estes utensílios serão feitos de bronze em forma gelosia, e porás nos seus quatro argolas de bronze.

ÊXODO CAP. 28, V. 2
Farás para teu irmão Aarão vestes sagradas em sinal de dignidade de ornato.

ÊXODO CAP. 29, V. 1 a 3, 19 e 20, 36 e 37
Heis como procederás para consagrá-los como sacerdotes a meu serviço. Tomarás um novilho e dois carneiros sem defeito; pães sem fermento, bolos sem fermento amassados com azeite, bolachas sem fermento untadas com azeite, tudo feito de flor de farinha de trigo. Pô-los-ás em uma cesta e os oferecerás ao mesmo tempo que o novilho e os dois carneiros.Tomarás em seguida o segundo carneiro, e Aarão e seus filhos imporão suas mãos sobre sua cabeça. Degolá-lo-ás e tomarás o seu sangue para metê-lo na extremidade da orelha direita de seus filhos sobre os dedos polegares de suas mãos direitas e sobre os dedos polegares de seus pés direitos.  Depois derramarás o resto do sangue em volta do altar.Cada dia imolarás um novilho em sacrifício expiatório pelo pecado; por este sacrifício expiatório tirarás o pecado do altar, e far-lhe-ás uma unção para o consagrar. A expiação do altar se fará durante sete dias; e consagrarás este altar que se tornará cisa santíssima, e tudo que tocar será consagrado.

ÊXODO CAP.30, V.1
Construirás um altar para queimares sobre ele o incenso, falo-ás de madeira de acácia.

LEVÍTICO CAP.1, VS. 14 e 15
Se sua oferta ao Senhor for um holocausto tirado dentre as aves, oferecerá rolas ou pombinhos. O sacerdote meterá a ave sobre o altar, depois de haver espremido o seu sangue contra a parede do altar. Tirará o papo com as penas e os jogará perto do altar, para o oriente, no lugar onde se põem as cinzas. Abrirá, em seguida, a ave  à altura das asas, sem as desprender e a queimará no altar, em cima da lenha que está no fogo, de odor agradável ao Senhor. Ele separará da oblação o que deverá ser oferecido como memorial, e o queimará no altar. Isto é um sacrifício agradável consumado pelo fogo, de agradável odor as Senhor.

LEVÍTICO CAP.4,VS. 1 a 7
O Senhor disse a Moisés: “Fala aos israelitas. Diz-lhes: Quando um homem tiver pecado involuntariamente contra uma prescrição do Senhor, fazendo uma das coisas que ele proibiu: se aquele que tiver pecado for um sacerdote ungido, de maneira que o povo se torne culpado, oferecerá ao Senhor por sua transgressão um novilho sem defeito como sacrifício de expiação. Levará o novilho diante do Senhor, à entrada da Tenda de Reunião, porá a mão sobre a cabeça do touro e o imolará diante do Senhor. O sacerdote ungido tomará o sangue do touro e o levará à Tenda de Reunião; mergulhará o seu dedo no sangue, e fará sete aspersões diante do Senhor, diante do véu do Santuário. Em seguida, porá o sangue dos cornos do altar dos perfumes aromáticos que está diante do Senhor na Tenda de Reunião; e derramará o resto do sangue do touro ao pé do altar dos holocaustos que está à entrada da Tenda de Reunião.

ÊXODO CAP. 29, V. 41
Entre  as  duas tardes oferecerás o segundo cordeiro, acompanhado de uma oferta e de uma libação semelhantes às da manhã. Isto é um sacrifício de agradável odor consumido pelo fogo em honra do Senhor.

NÚMEROS CAP 23 V1
Balaão disse ao rei: “Levanta-e aqui sete altares, e prepara-me aqui sete touros e sete carneiros. Balac fez o que o advenho lhe pedira, e ofereceram juntos um touro e um carneiro em cada altar.

I REIS CAP. 18 V 28
Eles gritavam com efeito, em alta voz, e retalhavam-se segundo o seu costume, com espadas e lanças até se cobrirem de sangue.

                A partir de Salomão começa uma notável reformulação no pensamento religioso em Israel, Deus já não aceitava mais os sacrifícios, e sim exige reformulação de atitudes e condutas.

SALMO CAP.39,V.7
Não vos comprazeis em nenhum sacrifício, em nenhuma oferenda, Mas me abriste os ouvidos

ISAÍAS CAP.1,V. 17
“De que  serve a mim a multidão das vossas vítimas?” diz o Senhor.“Já estou farto de holocaustos de cordeiros.e da gordura de novilhos cevados,Eu não quero sangue de touros e de bodes.”

OSÉIAS CAP. 6,V.6
Porque eu quero o amor mais que os sacrifícios o conhecimento de Deus mais  que os holocaustos.

AMOS CAP.5,V.22
Quando me ofereceis holocaustos e ofertas,não encontro neles prazer algum,e não faço nenhum caso de vossos sacrifícios e animais cevados.

MATEUS CAP.9,V.13
Ide e aprendei o que significam essas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu vim chamar os justos, mais os pecadores.

MATEUS CAP.12,V.7
Se compreendêsseis o sentido desta palavra: Quero a misericórdia e não o sacrifício..., não condenaríeis os inocentes.

HEBREUS CAP.10, VS. 3 e 4
Pelo contrário, pelos sacrifícios se renova cada ano a memória dos pecados. Pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire os pecados.


AS  LEIS  E  AS  ATITUDES

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.7,V. 53
Vós recebestes a Lei pelo ministério dos anjos, e não aguardastes...

                É bem verdade que Moisés, já havia recebido os mandamentos por parte das autoridades angélicas, contudo, notamos que as atitudes daqueles homens não se haviam modificado, o que é de estranhar é que os grandes heróis da Bíblia, tidos como protegidos e tementes à Deus comandaram e participaram de inúmeros massacres, latrocínios, escravizando o semelhante e muitas das vezes colocando a termo a vida de mulheres  e crianças. Apegados ainda a grande ambição de conquista do cetro material símbolo do poder temporal , tão comum em todos os tempos da peregrinação dos Espíritos pelo planeta Terra.
                 Verificamos o egoísmo, a vaidade e a ânsia de conquista daqueles povos que para justificar as suas imperfeições mas vis,  pensavam erroneamente que Deus o criador de todas as coisas, os havia privilegiado com as conquistas mas torpes, banhadas de sangue e sofrimentos, evidenciando assim, a total inobservância da Lei promulgada no Sinai. Como observou o Apóstolo João, Deus é amor, e jamais e em tempo algum no Universo haveria a perfeição absoluta, atender a desejos tão materiais advindos da completa ignorância do homem em compreender suas sacrossantas leis. 




NÚMEROS CAP.25,VS. 7 e 8
Vendo isto, Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Aarão, levantou-se no meio da assembléia, tomou uma lança, segui o israelita até à sua tenda, e ali transpassou-o juntamente com a mulher, ferindo-os no ventre.

NÚMEROS CAP.31,VS. 1 a 4
O Senhor disse a Moisés: “Vinga os filhos de Israel do mal que lhe fizeram os madianitas; depois disso serás reunido as teus.” Moisés disse então ao povo: “Armem-se para a guerra alguns homens dentre vós: eles atacarão Madiã, para executarem sobre ele a vingança do Senhor. Poreis em linha de combate mil homens de cada uma das tribos de Israel.

NÚMEROS CAP.32,VS. 28 e 29
Então Moisés deu ordens a respeito deles ao sacerdote Eleazar, a Josué , filho de Nun, e aos chefes das famílias das tribos de Israel; Disse ele: “Se os olhos de Gad e os filhos de Rubem passarem convosco o Jordão equipados para o combate do Senhor, e a terra vos for sujeita, deixar-lhe-eis em possessão a terra de Galaad.

NÚMEROS CAP.33,VS. 5 a 54
O Senhor disse a Moisés, nas planícies de Moab, junto do Jordão, defronte de Jericó: “Dize aos israelitas: quando tiverdes passado o Jordão e entrado na terra de Canaã , expulsarei diante de vós todos os habitantes da terra, destruireis todas as suas estátuas fundidas e devastarei todos os seus lugares altos. Tomareis posse da terra e habitá-la-eis, porque vo-la dou. Reparti-la-eis entre vossas famílias por sorte: aos que forem mais numerosos uma porção maior, e uma menor aos que forem menos. Cada um possuirá o que lhe couber por sorte. Fareis essa repartição segundo vossas tribos patriarcais.

NÚMEROS CAP.35,VS. 16 a 19
“Se o homicida feriu com ferro, e o ferido morrer, é réu de homicídio, e morrerá também ele. Se foi com uma pedra atirada com a mão que o feriu, capaz de causar a morte, e realmente morrer o ferido, é réu de homicídio, morrerá também ele. Se foi com um pau na mão, capaz de causar a morte e esta venha de fato, é réu de homicídio, será punido de morte. O vingador do sangue o matará; logo que o encontrar, o matará.

DEUTERONÔMIO CAP.13,V.5
Aquele profeta, aquele visionário, porém será morto, por ter pregado a revolta contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou do Egito e vós libertou da casa da servidão, e por ter procurado desviar-vos do caminho que o Senhor, vosso Deus, vos traçou. Assim tirarás o mal do meio de ti.

DEUTERONÔMIO  CAP.13,VS.6 a 11
“Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, tua filha, a mulher que repousa no teu seio, ou o amigo a quem amas como a ti mesmo,  tentar seduzir-te, dizendo em segredo: Vamos servir a outros deuses__deuses desconhecidos de ti e de teus pais, ou deuses das nações próximas ou distantes que estão em torno de ti, de uma extremidade da terra a outra,__ tu não lhe cederás no que te disser, nem o ouvirás. Teu olho não terá compaixão dele, não o pouparás e não ocultarás o seu crime. Tens, ao contrário, o dever de o matar: serás o primeiro a levantar a mão para o matar, e a levantará em seguida o povo. Tu o apedrejarás até que ele morra, porque tentou desviar-te do Senhor teu Deus, que te tirou do Egito da casa da servidão. Todo o Israel será tomado de temor ao sabê-lo, e não se renovará mais tal crime no meio de vós.

DEUTERONÔMIO CAP.18,V.20
O profeta que tiver a audácia de proferir em meu nome uma palavra que eu não lhe mandei dizer, ou que se atrever a falar em nome de outros deuses, será morto.

DEUTERONÔMIO CAP.19,V.21
Para que os outros, ao sabê-lo, tenham medo, e não ousem mais a cometer semelhante falta no meio de ti. Não terás compaixão: vida por vida, olho por olho, dente por dente,  mão por mão,  pé por pé”.

DEUTERONÔMIO CAP.21,V.22   
Quando um homem tiver cometido um crime que deve ser punido com a morte, e for executado por enforcamento numa árvore, o seu cadáver não poderá ficar ali sobre a noite, mas tu o sepultarás no mesmo dia; pois aquele que é pendurado é um objeto de maldição divina. Assim, não contaminarás a terra que o Senhor teu Deus, te dá por herança.”

DEUTERONÔMIO CAP.25,V.11
“Se dois homens estiverem em disputa, e a mulher de um vier em socorro de seu marido para livrá-lo do seu assaltante e pegar a este nas partes vergonhosas, cortarás a mão dessa mulher, sem compaixão alguma.

DEUTERONÔMIO CAP.28,V.15
“Mas se não obedeceres à voz do Senhor, teu Deus, se não praticares cuidadosamente todos os seus mandamentos e todas as suas leis que hoje te prescrevo, virão sobre ti e te alcançarão todas estas maldições.

JOSUÉ CAP.6,VS.21 e  24
O povo clamou e os sacerdotes tocaram as trombetas. E logo que o povo ouviu o som das trombetas levantou grande clamor. A muralha desabou. A multidão subiu à cidade, cada um diante de si.Tomaram a cidade, cada um diante de si. Tomaram a cidade e voltaram-na ao interdito, passando a fio da espada tudo o que nela se encontrava, homens e mulheres, crianças velhos e até mesmo bois ovelhas e os jumentos.

JOSUÉ CAP.8,VS.1,28
O Senhor disse em seguida a Josué: “Não temas,  nem tenhais cuidados. Toma contigo todos os guerreiros, e sobe contra Hai. Eis que te entrego o rei de Hai, seu povo, sua cidade e sua terra.Josué pôs fogo à cidade de Hai e fez dela para sempre um montão de cinzas, que subsiste ainda hoje. Mandou enforcar o rei de Hai em uma árvore, e deixou-o ali até à tarde. Ao por do sol, ordenou que se retirasse da árvore o cadáver e fosse lançado à entrada da cidade, pondo sobre ele um grande monte de pedras, que ali permanece até o dia de hoje.

JOSUÉ CAP.10,VS.37 a 40
Tomaram Hebron e passaram ao fio da espada a cidade com seu rei, seus arrabaldes e todo o ser vivo, sem nada deixar escapar, como tinham feito a Eglon. A cidade foi votada ao interdito com todo o ser vivo. Dali Josué, com todo o Israel, voltou-se contra Dabir e atacou-a; apoderou-se dela, juntamente com seu rei, e passou-os ao fio da espada. Voltou ao interdito toda a alma viva que nela se achava, sem nada poupar , e fez a Dabir e ao seu rei como tinha feito a Hebron e a Libna com os seus reis. Josué feriu toda a terra; a montanha, o Negreb, a planície, as colinas com todos os reis sem poupar ninguém,  votando ao interdito tudo o que respirava, segundo a ordem do Senhor Deus de Israel.

JOSUÉ CAP.11,V.6
O Senhor disse a Josué: “Não os temas, porque amanhã , a esta mesma hora, eu os lançarei, ofegantes, diante de Israel.

JUIZES CAP.1,V.4
Judá travou combate e o Senhor entregou-lhe os cananeus e os ferezeus; derrotaram dez mil homens em Bezec.

II SAMUEL CAP.11,VS. 3 e 4 , 14 a 17
Informando-se Davi a respeito dela, disseram-lhe:__”É Betsabé, filha de Elião, mulher de Urias, o hiteu.”Então Davi mandou mensageiros que lha trouxessem. Ela veio e Davi dormiu com ela . Ora, a mulher depois de purificar-se de sua imundície menstrual, voltou para a sua casa, e vendo que concebera, mandou a Davi: “Estou grávida.”
Na manha seguinte Davi escreveu uma carta a Joab. enviando-a por Urias. Dizia na carta: “Coloca Urias na frente, onde o combate for mais renhido e desamparai-o para que ele seja ferido e morra.”Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar de onde saia que estavam os mais valorosos guerreiros. Saíram os assediados contra Joab, e tombaram alguns homens de Davi; e morreu também Urias, o hiteu.

II SAMUEL CAP.12,VS. 29 a 31
Reuniu Davi todo o exército e foi contra Raba, assaltando-a e tomando-a . Tirou a coroa da cabeça de Milcom . Esta pesava um talento de ouro, e era ornada de pedra preciosa, que foi colocada sobre a pedra de Davi. O rei levou da cidade grande quantidade de despojos. Quanto à sua população , fê-la sair para empregá-la em serrar, em trabalhar com picareta e o machado e em fazer tijolos. Assim fez com todas as cidades dos amonitas.E Davi voltou com todas as suas tropas para Jerusalém.

I REIS CAP.10,VS. 14 e 15
O peso de ouro que era levado anualmente a Salomão, era de seiscentos e sessenta e seis talentos, sem contar o que ele recebia dos vendedores ambulantes do tráfico dos negociantes, dos reis da Arábia e de todos os governadores da terra.

I REIS CAP.11,V. 40
Salomão procurou matar Jereboão, mas este fugiu para junto do rei Ssac, no Egito, onde permaneceu até a morte de Salomão.

I REIS CAP.19,V.1
Quando Acab contou a Jezabel tudo o que fizera Elias, e como ele passara ao fio da espada todos os profetas de Baal.

                Ao verificarmos mais detalhadamente estas passagens, verificamos que alguns personagens bíblicos, como Josué, David, Salomão, Elias, dentre outros não seguiam aos mandamentos recebidos por Moisés no Sinai. Este último também os transgrediu ao reger certas leis no Deuteronômio, estas por sua vez, que estão diretamente contrárias aos dez mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário