terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jesus e o Batismo


JESUS E O BATISMO

JOÃO, CAP. 4,V.2
“Todavia, não era o próprio Jesus que batizava, mas os seus discípulos.”




                “A cerimônia do Batismo, no verdadeiro sentido de Banho Expiatório, não foi criada por João Batista. Essa prática já existia na Índia, milhares de anos antes de existir na Europa, tendo dali passado para o Egito. Na Índia, eram as águas do rio Ganges consideradas sagradas, tendo propriedade purificadora. Do Ganges passou-se para o rio Indus, igualmente considerado sagrado, de onde se propagou para o rio Nilo, também tido na conta de sagrado, para, por fim, terminar no rio Jordão, onde João usava as águas para o mesmo fim e como um simples ritualismo.Coube, pois a S.Cipriano, a tarefa de criar o dogma do Batismo de Água, embora S.Tertuliano dissesse que “as crianças não precisam dessa formalidade por serem jovens e não saberem o fazem. Até os adultos, disse ele, podem ser dispensados desse rito, desde que possuam fé”. Os primitivos cristãos não batizavam seu filho ao nascer. Esperavam anos e anos, para que, quando o fizessem, pudesse esse rito apagar todos os pecados cometidos, sendo esse ato, às vezes, adiado até a hora da morte.Entre os judeus, a Circuncisão era a prática ritualística aplicada às crianças, e não o Batismo de Água. 




O Evangelho de Lucas(2:21) diz, textualmente: E quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o menino, foi lhe dado o nome de Jesus.Segundo os teólogos, o Batismo é um sacramento que tem a propriedade de extirpar o pecado original de Adão e Eva, dois personagens lendários que nunca existiram na face da Terra. Demais, Deus seria extremamente injusto se fizesse as Humanidades de todos os tempos contraírem o mesmo pecado de duas criaturas ingênuas. O Evangelista Marcos (1:9) afirma: E aconteceu naqueles dias que Jesus, indo de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. Aqui cabem várias indagações: Foi Jesus também purificado pelas águas do Jordão? Também foi Ele contaminado pelo decantado pecado original? Por ventura não foi Jesus o mais elevado Espírito encarnado na Terra? Não é Ele Ungido de Deus? O Cristo submeteu-se ao Batismo de Água, praticado por João, para não menosprezar o cerimonial que o seu Precursor havia escolhido para atrair a multidões e prepará-las para o próximo advento do Messias. É fato notório que João, sentindo que o Mestre era muito superior a ele, lhe pedisse que o batizasse, tendo Jesus se negado a fazê-lo, dizendo: “Deixa por agora”, demonstrando, assim, o pouco apreço que dava a esse ritual externo, uma vez que Ele havia descido à Terra para combater a superstição, o fanatismo e o obscurantismo.Antes de ter visto o Cristo, disse João Batista: Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de desatar; ele vos batizará com o Espírito e com fogo.(Mateus, 3:11). Após conhecer o Mestre e capacitar-se de sua superioridade, João Batista afirmou: É necessário que eu diminua para que ele cresça (João, 3:30), reconhecendo, assim, que a sua tarefa de Precursor estava no fim, e o Batismo de Água deveria ser suplantado pelo Batismo do Fogo.



Batismo prática utilizada pelos essênios

Alguns dos Apóstolos de Jesus também foram discípulos de João Batista, por isso, continuaram a dar apreço ao Batismo de Água, mas, conforme disse João em seu Evangelho(4:2), Jesus, mesmo não batizava, mas os seus discípulos.Paulo de Tarso, o intrépido apóstolo que combatia a idolatria e os ritualismos de qualquer natureza, escreveu em sua I Epístola aos Coríntios (1:14-17): Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão Crispo e a Caio, para que ninguém diga que fostes batizado em meu nome. E batizei também a família de Estéfanes; além destes, não sei se batizei algum outro. Porque Cristo me enviou, não para batizar, mas para evangelizar. Paulo dava graças a Deus por ter parado de batizar, como faziam alguns dos discípulos de Jesus.Muitas pessoas acham que o fato de ter o Cristo sido batizado dá autenticidade a esse ritual; entretanto, convém lembrar que o Mestre também foi circundado, e nenhum cristão adota essa prática, que é apenas cumprida pelos judeus.Mateus, em (3:16), nada fala sobre o Espírito Santo, diz apenas: O Espírito de Deus desceu sobre ele como uma pomba.O Batismo de Fogo é uma difícil fase da vida do ser humano. O arrependimento sincero de seus erros e as transgressões de vidas passadas são a fase preparatória para o Batismo de Fogo, o qual acontece quando ele inicia uma luta pela sua renovação, reparando os males cometidos em outras vidas. É quando, também, dá demonstração de seu propósito de reformar-se interiormente. Simbolicamente, significa esterilizar-se das contaminações contraídas no decurso de suas várias reencarnações.O Batismo pelo Espírito é a constância na prática do Bem, com a conseqüente evolução moral, obtendo, por mérito, o reconhecimento do Plano Espiritual Superior. É quando o indivíduo consegue sintonia com o Mundo Maior, como sucedeu com os apóstolos de Jesus, no dia de Pentecostes. Isso é colimado, através de um árduo Batismo de Fogo, quando ele luta, sem esmorecimento, num longo aprendizado, vencendo as aprovações e se aprimorando espiritualmente.(Casos Controvertido do Evangelho- Paulo Alves Godoy, pags.143, 144 e 145).

Nenhum comentário:

Postar um comentário