terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ressurreição, reencarnação ou materialização na Bíblia


RESSURREIÇÃO , REENCARNAÇÃO  OU  MATERIALIZAÇÃO?

                Ao observarmos e compararmos algumas passagens bíblicas, no que concerne ao pensamento e o entendimento dos indivíduos que viviam ao tempo de Cristo, verificamos que ocorriam algumas confusões com  relação  a  compreensão  dos  termos  ressurreição ( volta  do  espírito  ao  mesmo corpo), reencarnação ( termo este que não existia na época estudada, que representa a volta do espírito a um novo corpo material ), e materialização ou aparições de Espíritos. Podemos notar que entendiam que o homem poderia voltar a viver (no mesmo corpo como a ressurreição ou em outros corpos como a reencarnação),  ou  até  mesmo  que  sobrevivera  a morte do corpo físico,  e muitas das vezes confundiam-se os termos ao empregá-los nas diversas situações que se deparavam. Diante dos trechos relacionados abaixo tentaremos esclarecer as dúvidas que  porventura existam e que para muitos perduram desde aqueles tempos.

                “A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Só os sacudeus, cuja a crença era de que tudo acaba com a morte não acreditavam nisso. As idéias dos judeus sobre esse ponto, como sobre muitos outros, não eram claramente definidos, que apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e sua ligação com o corpo. Criam eles que um homem que vivera podia reviver, sem saberem precisamente de que maneira o fato poderia dar-se. Designavam pelo termo ressurreição o que o Espiritismo, mais judiciosamente, chama reencarnação. Com efeito, a ressurreição dá idéia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já se acham desde muito tempo dispersos  e absorvidos. A reencarnação é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mais em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo. A palavra ressurreição podia a sim aplicar-se a Lázaro, mais não a Elias, nem aos outros profetas. Se, portanto, segundo a crença deles, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João fora visto criança e seus pais eram conhecidos. João, pois, podia ser Elias reencarnado, porém não ressuscitado.”(Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. IV, Item 4).    




                Observemos que a passagem transcrita abaixo refere-se a ressurreição como uma manifestação de Espíritos, citada em Macabeus, já em Mateus, quando da materialização de Jesus, notamos que o evangelista usa o termo “apareceram”, isso significa que naquele momento, muitos espíritos puderam se tornar visíveis materializando-se, atestando assim a imortalidade da alma. Desta forma, na chamada ressurreição, que na verdade ocorreu foi uma materialização do corpo perispiritual de Jesus, como de outros falecidos considerados justos. Em Macabeus assim como em Mateus e Lucas, vemos  mais uma vez o pensamento da ressurreição como aparição de espíritos.

II MACABEUS CAP.12,V.43
Em seguida fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse a um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente na sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era isto um bom e religioso pensamento; heis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que seus mortos fossem livres de suas faltas.

MATEUS CAP.27, V.52 e V.53
Os sepulcros se abriram  e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na cidade santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.








LUCAS CAP.16, VS.22 a 31
Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. “E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Gritou então: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta do seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. Abraão porém replicou: “ Filho, lembra-te de que recebeste seus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá.” O rico disse: “ Rogo-te então,  pai, que mandes Lázaro à  casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos.” Abraão respondeu: “Eles lá tem Moisés e os profetas; ouçam-nos! ” O rico replicou: “ Não,  pai Abraão, mas se for a eles algum dos mortos, arrepender-se-ão.” Abraão respondeu-lhe: “Se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguns dos mortos.” 

Vemos abaixo a alusão a reencarnação, através da possibilidade de Elias ou alguns dos profetas tivessem revivido, como também a de que o próprio João Batista tivesse se manifestado em espírito depois de sua morte, pois tido como profeta, era perfeitamente possível dentro das concepções daqueles homens, que João pudesse operar os prodígios que Jesus operava. Muitos rebatem a reencarnação de Elias em João Batista, por ter João negado ser a reencarnação de Elias. A doutrina espírita esclarece que o esquecimento do passado é um bem incomensurável para o espírito. Além do mais quem devia saber mais Jesus ou João Batista?
Nesta pequena passagem percebe-se que a manifestação de espíritos era normal e aceita por muitos, bem como o conceito de reencarnação, isto é bem nítido, quando indagam sobre João Batista e Elias, ou algum dos profetas tivessem ressurgido.

LUCAS CAP. 9,VS. 7 e 8
O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: “É João que ressurgiu dos mortos ”; outros: “É Elias que apareceu ”; e ainda outros: “É um dos antigos profetas que ressuscitou.”

                Vemos aqui, casos semelhantes ao descrito por Mateus 27; vs. 52 e 53, já descritos acima.

JOÃO CAP. 21, V.14
Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ter ressuscitado.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 4, VS. 1  e 2
Enquanto eles falavam ao povo, vieram os sacerdotes, o chefe do templo e os sacudeus, contrariados porque ensinavam o povo e anunciavam, na pessoa de Jesus, a ressurreição dos mortos.

O apóstolo Paulo se mostra bem entendido dessas questões, pois é um dos grandes divulgadores dessa verdades, muitas vezes contestados pelo pensamento materialista, Paulo endossa a existência de anjos e de espíritos e a própria imortalidade da alma constatada nas aparições sob a designação de ressurreição.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.23, VS.6 a 8
Paulo sabia que uma parte do sinédrio era de sacudeus e a outra de fariseus e disse em alta voz: “Irmãos, eu sou fariseu,  filho  de  fariseus. Por causa  de minha esperança na ressurreição dos mortos é que sou  julgado.” Ao dizer estas palavras, houve uma discussão entre os fariseus e os sacudeus, e dividiu-se a assembléia (Pois os sacudeus afirmam não haver ressurreição, nem anjos nem espíritos mas os fariseus admitem uma e outra coisa).

                Resta-nos enfatizar que para Paulo de Tarso, todos ressurgiriam após a morte do corpo físico, justos e pecadores e logicamente cada um recebendo as suas devidas recompensas no plano espiritual de acordo com o bem ou o mal que haviam praticado enquanto estavam encarnados. 

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.24,VS.15 e 21
Tenho esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver a ressurreição dos justos e pecadores. A não ser única frase que proferi em voz alta no meio deles: Por causa da ressurreição dos mortos é que sou julgado hoje diante de vós.

ATOS  DOS APÓSTOLOS CAP. 26,VS. 6 a 8
Mas agora sou acusado em juízo, por esperar a promessa que foi feita por Deus aos nossos pais, e a qual as nossas doze tribos esperam alcançar, servindo a Deus noite e dia. Por esta esperança, ó rei, é que sou acusado pelos judeus. Que pensais vós ? É coisa incrível que Deus ressuscite os mortos?

Vejamos que nessa passagem o Apóstolo dos Gentios, descreve à título de continuidade o ato de ressuscitar: “pois se os mortos não ressuscitam” ou seja que esse pensamento de Paulo consubstanciava uma realidade constatada e já bastante entendida como verificação das aparições de Espíritos desencarnados. Abaixo generaliza as aparições de espíritos, atribuindo as manifestações de espíritos, não a um fator sobrenatural, mais sim a uma condição inerente a todo o  ser, justificando que se Cristo teria reaparecido dentre os mortos, era natural que outros espíritos também fizessem o mesmo. 

I CORÍNTIOS CAP.15, VS.12 a 16, 20 e 21
Ora, se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição dos mortos? Se  não  há  ressurreição  dos  mortos,  nem Cristo ressuscitou. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação,  e também é vã a nossa fé. Além disso, seríamos convencidos de ser falsas testemunhas de Deus, por termos dado testemunho contra Deus, afirmando que ele ressuscitou a Cristo, ao qual não ressuscitou(se os mortos não ressuscitam). Pois se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou é inútil a vossa fé, e ainda estas em vossos pecados.Mas não, Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram! Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos.


A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA

                “O princípio da reencarnação é uma conseqüência necessária da lei do progresso. Sem a reencarnação, como se explicaria a diferença que existe entre o presente estado social e os tempos de barbárie? Se as almas são criadas ao mesmo tempo que os corpos, as que nascem hoje são tão novas, tão primitivas, quanto as que viviam há mil anos; acrescentamos que nenhuma conexão haveria entre elas, nenhuma relação necessária; seriam todas estranhas umas às outras. Por que, então, as de hoje haviam de ser melhor dotadas por Deus, do que as que as precederam? Por que têm aquelas melhor compreensão? Por que possuem instintos mais apurados,  costumes  mais  brandos?  Por que têem a intuição de  certas  coisas,  sem  as  haverem aprendido? Duvidamos de que alguém saia desses dilemas, a menos admita que Deus cria almas de diversas qualidades, de acordo com os tempos e lugares, proposição inconciliável com a idéia de uma justiça soberana.”(Allan Kardec, A Gênese, Cap.XI, Item 33).

                “Admitir, ao contrário, que as almas de agora já viveram em tempos distantes; que possivelmente foram bárbaras  como  os  séculos em que estiveram no mundo, mas que progrediram; que para cada nova existência trazem o que adquiriram nas existências precedentes, que, por conseguinte, as dos tempos civilizados não são almas criadas mais perfeitas, porém que se aperfeiçoaram por si mesmas com o tempo, e tereis a única explicação plausível da causa do progresso social.”(O Livro dos Espíritos, Parte 2º , Caps. IV e V).

                “Pensam alguns que as diferentes existências da alma se efetuam, passando elas de mundo em mundo e não num mesmo orbe, onde cada Espírito viria uma única vez. Seria admissível esta doutrina, se todos os habitantes da Terra estivessem no mesmo nível intelectual e moral. Eles então só poderiam progredir indo de um mundo a outro e nenhuma utilidade lhes adviria da encarnação na Terra. Desde que aí se notam a inteligência e a moralidade em todos os graus, desde a selvajaria que beira o animal até a mais adiantada civilização, é evidente que esse mundo constitui um vasto campo de progresso. Por que haveria o selvagem de ir procurar alhures o grau de progresso logo acima do que ele está, quando esse grau se lhe acha ao lado e assim sucessivamente? Por que não teria podido o homem adiantado fazer seus primeiros estágios senão em mundos inferiores quando ao seu derredor estão seres análogos aos desses mundos? quando não só de povo a povo, mas no seio de mesmo povo e da família, há diferentes graus de adiantamento? Se fosse assim, Deus houvera feito coisa inútil, colocando lado a lado a ignorância e o saber,  a barbaria e a civilização,  o bem e o mal,  quando precisamente esse contato é que faz que os retardatários avancem. Não há, pois, necessidade de que os homens mudem de mundo a cada etapa de aperfeiçoamento, como não há de que o estudante mude de colégio para passar de uma classe a outra. Longe de ser isso vantagem para o progresso, ser-lhe-ia um entrave, porquanto o Espírito ficaria privado do exemplo que lhe oferece a observação do que ocorre nos graus mais elevados e da possibilidade de reparar seus erros no mesmo meio e em presença dos a quem ofendeu, possibilidade que é, para ele, o mais poderoso modo de realizar o seu próprio progresso moral. Após curta coabitação, dispersando-se os Espíritos e tornando-se estranhos uns aos outros, romper-se-iam os laços de família, à falta de tempo para se consolarem. Ao inconveniente moral se juntaria um inconveniente material. A natureza dos elementos, as leis orgânicas, as condições de existência variam, de acordo com os mundos; sob esse aspecto, não há dois perfeitamente idênticos. Os tratados da Física, de Química, de Anatomia, de Medicina, de Botânica, etc., para nada serviriam nos outros mundos; entretanto, não fica perdido o que neles se aprende; não só isso desenvolve a inteligência, como também as idéias que se colhem de tais obras auxiliam a aquisição de outras. (Cap. VI, Nº61 e seguintes.) Se apenas uma única vez fizesse o Espírito a sua aparição, freqüentemente brevíssima, num mesmo mundo, em cada imigração ele se acharia em condições inteiramente diversas; operaria de cada vez sobre os elementos novos, com força e segundo leis que desconheceria, antes de ter tido tempo de elaborar os elementos conhecidos, de os estudar, de os aplicar. Teria de fazer, de cada vez, um novo aprendizado e essas mudanças contínuas representariam um obstáculo ao progresso. O espírito, portanto, tem que permanecer no mesmo mundo, até que haja adquirido a soma de conhecimentos e grau de perfeição que esse mundo comporta.(N.º 31)
                Que os Espíritos deixem, por um mundo mais adiantado, aquele do qual nada mais podem auferir, é como  deve  ser  e  é.  Tal  o  princípio. Se alguns há que antecipadamente deixam o mundo em que vinham encarnado, é isso devido a causas individuais que Deus pesa em sua sabedoria.Tudo na criação tem uma finalidade, sem o que Deus não seria nem prudente, nem sábio. Ora, se a Terra se destinasse a ser uma única etapa do progresso para cada indivíduo, que utilidade haveria, para os Espíritos das crianças que morrem em tenra idade, vir passar aí alguns anos, alguns meses, algumas horas, durante os quais nada podem haurir dele? O mesmo ocorre se pondere com referência aos idiotas e aos cretinos. Uma teoria somente é boa sob a condição de se resolver todas as questões a que diz respeito. A questão das mortes prematuras há sido uma pedra de tropeço para todas as doutrinas, exceto para a Doutrina Espírita, que a resolveu de maneira racional e completa.Para o progresso daqueles que cumprem na Terra uma missão normal há vantagem real em volverem ao mesmo meio para aí continuarem o que deixaram inacabado, muitas vezes na mesma família ou em contacto   com   as   mesmas pessoas,   a   fim   de   repararem   o  mal  que  tenham feito,  ou  de  sofrerem  a pena de talião.”(A Gênese, Cap. XI, págs.222 a 224).

“No judaísmo, a crença fundamental na reencarnação, ou gilgul, existiu por milhares de anos. Esta crença havia sido uma pedra fundamental básica da fé judaica até aproximadamente 1800-1850, quando a ânsia de “modernização” e de aceitação pela comunidade científica do mundo ocidental transformou as comunidades judaicas da Europa oriental. Contudo, a crença na reencarnação fora undamental e dominante até aquela época, menos de dois séculos atrás. Nas comunidades ortodoxas e chassidim, a crença na reencarnação continua inquebrantável até hoje. A Cabala, literatura mística judaica datada de milhares de anos, está repleta de referências à reencarnação. O rabino Moshe Chain Luzzatto, um dois mais brilhantes eruditos judeus dos últimos séculos, resumiu o gilgul em seu livro The of God: “Uma única alma pode ser reencarnada inúmeras vezes em corpos diferentes e, desta maneira, pode reparar o dano causado em encarnações anteriores. De modo similar, pode também atingir a perfeição que não foi alcançada em suas encarnações anteriores. Quando voltei a pesquisar a história da cristandade, descobri que as antigas referências à reencarnação no Novo Testamento foram apagadas no século IV pelo imperador Constantino, quando o cristianismo  tornou-se  a  religião  oficial  do  Império  Romano. Aparentemente,  o  imperador  sentira que o conceito de reencarnação ameaçava e estabilidade do império. Cidadãos que acreditavam em outra chance de viver poderiam se tornar menos obedientes e submissos à lei do que os que acreditavam num único Juízo Final para todos. No século VI, o Segundo Concílio de Constantinopla apoiou a lei de Constantino ao fazer oficialmente da reencarnação uma heresia. Tal como Constantino, A Igreja temia que a idéia de vidas anteriores enfraquecesse e solapasse seu poder crescente por proporcionar a seus seguidores um tempo maior em busca da salvação. Concordaram que a chibata de Juízo Final era necessária para garantir atitudes e comportamentos adequados. Durante a mesma era cristã primitiva que abria o caminho para o Concílio de Constantinopla, outros padres da Igreja, como Orígenes, Clemente de Alexandria e São Jerônimo, aceitavam e acreditavam na reencarnação. Bem como os Gnósticos. Até o século XII, os cátaros cristãos da Itália e sul da França eram severamente punidos por sua crença na reencarnação. Enquanto eu refletia sobre essas novas informações, percebi que, além de sua crença na reencarnação os  cátaros,  gnósticos  e  cabalistas  tinham  outro valor em comum: a convicção de que a experiência pessoal direta, muito mais do que vemos e conhecemos com nossas mentes racionais ou do que nos é ensinado por qualquer sistema religiosos, é uma fonte superior de sabedoria espiritual. E esta experiência pessoal direta promove de forma poderosa o crescimento espiritual e pessoal. Infelizmente como as pessoas podem ser severamente punidas por crenças heterodoxas, os grupos aprenderam a mantê-las em segredo. A repressão aos ensinamentos de vidas passadas tem sido mais política que espiritual.” (Brian L.Weiss,M.D. A cura através da Terapia de VIDAS PASSADAS,Cap.III, págs.39 e 40).

                Quase todos os historiadores da Igreja romana, acreditaram a  que a Doutrina da reencarnação foi declarada herética durante o concílio de Constantinopla em 553 D.C., atual Istambul, Turquia, por causa da imperatriz Teodora, esposa do imperador Justiniano. Segundo Procópio, como cortesã para se libertar do passado que a envergonhara ordenou mais tarde a morte das antigas colegas de ofício. Para não sofrer as terríveis conseqüências dessa ordem nefasta em uma outra vida como preconiza a lei do carma, empenhou-se em suprimir toda a Doutrina da reencarnação da Igreja. O concílio, engenhosamente  convocado por Justiniano, em sua esmagadora maioria, era formada por bispos ortodoxos do ocidente que não aceitavam essa doutrina. Mesmo assim essas idéias perduraram por muitos anos dentro da Igreja. O próprio Santo Agostinho um dos pilares do Catolicismo indagava em “Confissões” a respeito da reencarnação, expondo em oração, suas perplexidades: “Dizei-me, eu vo-lo suplico o Deus, misericordioso para comigo, que sou miserável,. Dizei-se a minha infância sucedeu a outra idade já morta, ou se tal idade foi a que levei no seio da minha mãe? Pois alguma coisa me revelaram dessa vida, e eu mesmo vi mulheres grávidas e antes desse tempo, quem era eu, minha doçura meu Deus! Existi, porventura, em qualquer parte ou era acaso alguém.”
               
                Segundo o nosso entendimento daremos algumas explicações para as passagens que se apresentam abaixo:

I SAMUEL CAP. 2, V.6
O Senhor dá a morte e a vida,Faz descer à habitação dos mortos e de lá voltar.

                Depois de um período no mundo espiritual o espírito renasce em um novo corpo.

JÓ CAP 8 V 9
Porque somos uns ignorantes das coisas de ontem.

                O profeta Jó, alude sobre o esquecimento necessário de outras encarnações.

JÓ CAP. 8, V. 8 e 9
Interroga as gerações passadas,e examina com cuidado as experiências dos antepassados;
porque somos uns ignorantes das (coisas) de ontem,nossos dias sobre a terra passam como a sombra...

                Interroga os espíritos, a respeito do nosso esquecimento das nossas vidas anteriores?

JÓ CAP.21, V. 17
Quantas vezes vemos apagar-se a lâmpada dos ímpios,e a ruína desabar sobre eles.

                Quantas vezes precisamos morrer e renascer para alcançar a evolução espiritual e nos livrarmos do rosário das encarnações?

SALMO CAP 85 V 6
Acaso será eterna contra nós a vosso cólera? Estendeis sua ira sobre todas as gerações?

                O salmista indaga se uma vez pagos os débitos Deus não o libertaria dos sofrimentos em encarnações mais felizes.

SALMO CAP 104 VS 29 e 30
Se desviais o rosto, eles se perturbam; Se lhes retirais o sopro, expiram; E voltam ao pó de onde saíram. Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem ; E renovais a face da Terra

                O salmista adverte se a alma se retira do corpo a pessoa morre, e volta para o mundo espiritual, mas por permissão de Deus o espírito reencarna, aplicando novos conhecimentos adquiridos em outras encarnações e no mundo espiritual para a renovação da Terra.

ECLESIASTES,CAP. 41, VS. 11 e 12
Desgraçados de vós , homens ímpios, que abanonastes a lei do Senhor, o Altíssimo! Se nasceis, é na maldição e quando morrerdes, tereis a maldição por herança.

                Todo aquele que na se arrepende sofre as consequências dos seus atos. Nesta encarnação, no mundo espiritual, ou em uma próxima encarnação.

ISAÍAS CAP.26,V.19
Que vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem!Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultos, porque o orvalho é um orvalho de luz e a terra restituirá o dia das sombras.

                Que os mortos reencarnem!

JEREMIAS CAP. 31,VS.15 a 29
Eis o que diz o Senhor:Ouve-se em Ramá uma voz,lamentos e amargos soluços.É Raquel que chora os filhos,recusando ser consolada, porque já não mais existem.Eis o que diz o Senhor:Cessa de gemer, enxuga tuas lágrimas!tuas penas terão a recompensa - oráculo do Senhor.Voltarão teus filhos da terra inimiga.Desponta o teu futuro a esperança - oráculo do Senhor.teus filhos voltarão a tua terra.

                Não desesperais pois seus filhos em uma outra oportunidade voltarão a Terra pelas portas de um novo nascimento. Deus não separa aqueles que se amam.

JEREMIAS, CAP.33,V. 26
Então poderei rejeitar a raça de Jacó e de Davi, meu servo, e abster-me de escolher sua descendência os chefes para a raça de Abraão, de Isaac e de Jacó! Pois hei de lhes melhorar a sorte, e deles me apiedarei.

                O profeta nese versículo fala a reencarnação de Espíritos, o Senhor apiedado dos que vão a juízo com impurezas, as chamadas mazelas morais, os faz voltar à Terra, afim de empreenderem de novo a tarefa do seu aperfeiçoamento progressivo em busca da angelização.

EZEQUIEL CAP. 11,VS.16 e 17
“Dize-lhes então: Eis o que diz o Senhor Javé: Eu os tenho lançado para longe das nações, e os dispersei em diversos países, e lhes tenho sido, por pouco tempo

                Vocês tem reencarnado em diversas nações com objetivo de aprender e evoluir, afim de que possam superar os preconceitos.

EZEQUIEL CAP.37,VS. 1 a 14
A mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me arrebatou em espírito, e me colocou no meio duma planície, que estava coberta de ossos. Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos. Disse-me o Senhor:   “Filho do homem, poderiam esses ossos retornar a vida? __ “Senhor JAVÉ, respondi, só vós sabeis”. Ele disse-me então: Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, dir-lhe-ás tu, escutai a palavra do Senhor: Eis o que vos declara o Senhor Javé: Vou fazer reentrar em vós o sopro da vida, para vos fazer reviver. Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós,  cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o Senhor. Profetizarei, pois assim como tinha recebido ordem. No momento em que eu comecei, um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto os ossos se vinham unir aos outros. Prestando atenção, vi que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria. Todavia não tinha espírito. Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor,  profetiza,  filho do homem, e dirige-te ao espírito: Eis o que diz o Senhor JAVÉ : Vem, espírito dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses  mortos para que revivam.” Proferi o oráculo que ele me havia ditado,  e daí  a  pouco  o  espírito  penetrava neles.  Retornando  à  vida,  eles  se  levantaram  sobre seus pés: um grande,  um imenso exército. Então o Senhor me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a raça dos israelitas; eles dizem:  Nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta, estamos perdidos! Por isso, dirige-lhes o seguinte oráculo: Eis o que diz o Senhor JAVÉ: Ó meu povo, vou abrir os vossos túmulos; eu vos farei sair deles para vos transportar a terra de Israel. Sabereis então que eu sou o Senhor, ó meu povo, quando eu abrir os vossos túmulos e vos fizer sair deles, quando eu meter em vós o meu espírito para vos fazer voltar  à vida e quando hei de restabelecer em vossa terra. Sabereis então que sou eu o Senhor .




                Aqui, O profeta Ezequiel se depara na espiritualidade com um lugar aonde os espíritos se preparam para uma nova encarnação na Terra. Este local foi descrito mais claramente e detalhadamente por André Luiz, em “Missionários da Luz”.

OSÉIAS CAP.13,VS. 12 a 16
A iniquidade de Efraim está guardada,Seu pecado está posto em reserva.Quando lhe sobrevem as dores do parto,Ele é como um filho mal ajeitado Que não se apresenta no momento devido. Para sair do seio materno.E eu o libertaria do poder da região dos mortos,Isentá-lo-ia da morte?Onde estão tuas calamidades, a Morte?Região dos mortos,  onde está o teu flagelo destruidor?Não vejo arrependimento.

                A morte não existe, o que existe é uma interrupção na vida material, tão logo o espírito necessite, encontrará no ventre materno a oportunidade de uma nova vida. A morte não existe!

ZACARIAS CAP 10 V 9
Eu semeei entre os povos , mas eles de longe se recordarão de mim, instruirão os meus filhos e tornarão a voltar.

O profeta Zacarias é categoria, afirma que seus filhos tornarão a viver na Terra.

                As passagens abaixo, se correlacionam e indicam a reencarnação de Elias em João Batista. Vejamos:

MALAQUIAS CAP.3,VS. 23 e 24
Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra.”

MATEUS CAP. 11, 12 a 15
Desde a época de João Batista até o presente, reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis, compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos ouça.

MATEUS CAP.14, V.10
E mandou decapitar João Batista na prisão.

MATEUS CAP.16,VS.13 a 16
Chegando ao território de Cessréia de Felipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o filho do homem?”  Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.” Disse-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “ Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! ” Jesus então lhe disse: “Feliz és,  Simão,  filho de Jonas,  porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isto, mas meu pai que está nos céus.

MATEUS CAP.17,VS. 10 a 13
Em seguida, os discípulos o interrogaram : “Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?”Jesus respondeu-lhes: “Elias, de fato deve voltar para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão ao filho do homem.” Os discípulos compreenderam, então, que eles lhe falara de João Batista.

O profeta Malaquias anuncia o retorno à Terra de Elias,  que  reencarnaria como João Batista, precursor de Jesus, mas submetido a lei e a um desencarne segundo as leis de causa e efeito que regem o Universo. Elias em sua última encarnação suscitou a morte de diversões adoradores de um deus chamado Baal, decapitando-os.( I Reis, Cap.18). A Bíblia narra: “Elias disse-lhes: Tomai agora os profetas de Baal; não deixes escapar um só deles ! Tendo o povo agarrado, Elias levou-os ao vale de Cison e ali os matou.”Da mesma forma desencarna pela espada de Herodes, saldando o seu débito com a sua consciência.

MATEUS CAP.18,VS. 8 e 9
Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis; mas, ai do homem que os causa! Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor entrares na vida coxo ou manco, que tendo dois pés e duas mãos, seres jogado com teus dos olhos no fogo do geena.

                O Espírito tendo consciência de seus atos na sua vida corporal pode escolher as provas que irá enfrentar com reencarnar, outros porém não tendo capacidade para isso, seguem o plano estabelecido pelos mentores espirituais. Outros por seus inúmeros delitos ferindo a sua própria consciência, não conseguem plasmar, ou seja, construir um corpo físico dentro dos padrões normais. Ocorrendo assim, as seqüelas e patologias físicas. Mas isso como nos disse Paulo. “é um espinho na carne”a nos lembrar mesmo de maneira inconsciente, as inúmeras complicações que criamos par nos mesmos e para os outros ao desobedecermos as leis de justiça e amor. Portanto é melhor entrar na vida, ou seja, reencarnar com alguns problemas físicos, do que nasceres são e fracassares novamente.
               
MATEUS CAP. 19,VS. 11 e 12
Respondeu ele: “Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães; e há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens, e há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por amor do reino dos céus. Quem puder compreender,  compreenda.”

                “__ Como devemos interpretar a sentença:
             __ “Há eunucos que se castraram a si mesmos,  por causa do reino dos céus?
                  __ Almas existem que, para obterem as sagradas realizações de Deus em si próprias, entregam-se a labores de renúncia, em existência da santificada abnegação.
                Nesse mister, é comum abdicarem transitoriamente as ligações humanas, de modo a acrisolarem os seus afetos e sentimentos em vidas de ascetismo e de longas disciplinas materiais.Quase  sempre,  os  que  na  Terra  se fazem eunucos para os reinos do céu, agem de acordo com os dispositivos sagrados de missões redentoras, nas quais, pelo sacrifício e pela dedicação, se redimem entes amados ou alma gêmea da sua, exilados nos caminhos expiatórios. Numerosos Espíritos recebem de Jesus permissão para esse gênero de esforços santificantes, porquanto, nessa tarefa, os que se fazem eunucos, pelos reinos do céu, precipitam os processos de redenção do ser ou dos seres amados, submersos nas provas e, simultaneamente transformados,  na Terra,  em instrumentos da verdade e do bem, redundando o seu trabalho em  benefícios  inestimáveis  para  os  entes  queridos,  para  a  coletividade  e  para  si  próprios. ( Emmanuel, O Consolador, Questão 331.)

MATEUS CAP.19,VS. 23 a 26
Jesus disse então aos discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no reino dos céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. A estas palavras seus discípulos, pasmados perguntaram: “Quem poderá então salvar-se?” Jesus olhou para eles e disse: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível.”

                A riqueza é uma prova, assim como a pobreza, a suposta salvação do rico não se dará por uma única vida, e sim pelas inúmeras experiências que acumulará nas suas encarnações. Por isso para Deus nada é impossível. Novas oportunidades virão para aqueles que falirem. Pois Deus sendo infinitamente justo e bom não condenaria seus filhos por toda a eternidade.

MATEUS CAP.26,V. 52
Mas um dos companheiros de Jesus desembainhou a espada e feriu o servo sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Jesus, no entanto disse: “Embainha a tua espada, porque todos aqueles que usarem a espada, pela espada morrerão.

                Aqui, Jesus regulamenta a lei de causa e efeito.

LUCAS CAP. 21,VS.7 a 19
Então interrogaram: ”Mestre, quando acontecerá isto? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir? ”  Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados, muitos viverão em meu nome dizendo: Sou eu e: O tempo está próximo. Não sigais após eles. Quando ouvirdes falar de guerra e de tumultos, não vos assusteis:  porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas não virá logo o fim.”Disse-lhes também: “Levantar-se-á  nação contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos por várias partes,  fomes e pestes,  e aparecerão fenômenos espantosos no céu. Mas, antes de tudo isto vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos as sinagogas e aos cárceres, levando-vos a presença  dos reis e governadores,  por causa de mim. Isto acontecerá para que vos sirva de testemunho. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários.Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão a muito de vós. Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Entretanto, não se perderá um só cabelo de vossa cabeça. É pela vossa constância  que alcançareis a vossa salvação.

                Gravai bem em vosso espírito, para que ao longo das suas vidas essa experiência fique marcada de forma a conduzi-los ao progresso espiritual.

JOÃO  CAP.3, VS.1 a 13
Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: “Rabi, sabemos que és um mestre vindo de Deus. Ninguém pode  fazer os milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.” Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo, quem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus”. Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode um homem renascer de novo, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?” Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo, quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar  no  reino  de  Deus. O  que  nasceu  da  carne é carne, e  o que nasceu do Espírito  é  espírito. Não te maravilhes de que eu tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouve-lhes o ruído, mas não sabe donde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.” Replicou Nicodemos: “Como pode se dar isso?” Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras essas coisas!... Em verdade, em verdade te digo, dizemos o que sabemos, e damos testemunhos do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?  Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu.

I JOÃO CAP.5,VS. 6 a 8
Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue;  não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o espírito é a verdade. São, assim três os que dão testemunho: o Espírito, a água, e o sangue, e estes três dão o mesmo testemunho.

“Consultando a obra  “Sabedoria do Evangelho”, de Pastorino, constatamos que, no original grego, não  há  artigo  antes  das  palavras:  água e espírito,  estando certa a tradução como “nascer da água” ou “por meio da água”  e  “nascer de Espírito”  ou  “por meio de Espírito”. Um estudante, ou quaisquer pessoa ligada às Ciências Naturais, entenderia que nascer da água é vir ao mundo físico constituindo um corpo embrionário ou fetal, praticamente formado de água __ a célula embrionária contém 95% de água , mergulhado na bolsa d’água da cavidade amniótica. Sabemos pelo estudo de Embriologia que o líquido amniótico é essencial à vida que se forma. Protege o ser  dos  choques  do  meio  externo;  permite  os  seus  movimentos; não deixa haver aderência do corpo às paredes que o contém, evitando a dessecação do mesmo. Portanto,  nascer de água é renascer no mundo em um corpo, constiuído praticamente de água (95%) e que se forma dentro da mesma, portanto o líquido amniótico é composto quase totalmente de água. Se consultarmos a Biologia, leremos: “A vida na Terra começou na água e hoje, onde quer que haja água,  quase sempre há vida. Grande parte da superfície terrena (3/4) é coberta de água. A água constitui 50 a 95% do peso de qualquer ser vivo em atividade. Se você pesa 70 kg, 50 kg são de água”(Helene Curtis Ed. Guanabara-Koogan). Sabemos que a água é o constituinte essencial de todas as células vivas, imprescindível à vida. Na Cabala, doutrina secreta do hebreus, a água era considerada a matéria primordial, o elemento frutificador”. (Leon Denis - “Cristianismo e Espiritismo”).

                O próprio Gênesis nos traz essa verdade, quando diz “... o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn. 1:2), condicionando assim, nascimento por meio da água.

JOÃO CAP.5,V.29
“... e os que praticarem o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticarem o mal, ressuscitarão para serem condenados.”

                Muitos renasceram na carne, para se reabilitarem perante as leis divinas. Fazendo o bem, desfazendo o mal que tenham causado no passado.

JOÃO CAP. 21 V 22
Respondeu-lhe Jesus: “Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha?”

                Pelas palavras conferidas a Jesus, entenderam os apóstolos que João não morreria até o retorno do Mestre, motivo pelo qual criou-se uma crença que o Apóstolo  não morreria, mas como João morreu, deduz-se que só poderia retornar a Terra assim como veio Elias, reencarnado.

ROMANOS CAP.11,VS. 22 e 23
Considera , pois, a bondade e a severidade que caíram, bondade para contigo,suposto que premaneças fiel a esta bondade; do contrário,também tu serás cortado. E eles, se não persistirem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para enxertá-lo de novo.

                Paulo diz que Deus é poderoso para “enxertá-lo de novo”, ou seja, dar-lhe uma nova oportunidade através da reencarnação.

EFÉSIOS CAP.1,VS. 1 e 2
Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade, para servimos à celebração de sua glória, nós, que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.

                O Apóstolo parece felicitar-se e felicitar os que, tendo existências anteriores pertencido ao número dos que acreditavam e esperavam na vinda do Mesias, tiveram a sorte, para celebrizarem aquele em que havaim eperado.

HEBREUS CAP.11, V.35
Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa.

                Reencarnando sempre, aperfeiçoando-se, afim de obter a perfeição relativa.

APOCALIPSE CAP.1,V.7
Ei-lo que vem com as nuvens.
Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o transpassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém.

                Todos um dia estaremos com Jesus, mesmo aqueles que o ultrajaram, crucificando-o, ou, não seguindo os seus ensinamentos. Um dia todos iremos estar com Jesus. O próprio Jesus disse: nenhuma de minhas ovelhas se perderá. Renovemo-nos a cada dia!

APOCALIPSE  CAP.13,V.9
Quem procura prender, será preso. Quem matar pela espada, pela espada deve ser morto. Esta é a ocasião para a constância e a confiança dos santos !

                Mas uma vez, a lei de causa e efeito que regem todas as ações no cosmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário