terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Espiritismo na Bíblia


O LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL

P: “Então o Espírito pode dar não somente a forma do objeto, mas também suas propriedades especiais? R: Se o quiser. Foi em virtude desse princípio que respondi afirmamente às perguntas anteriores. Terás prova da ação poderosa que o Espírito exerce sobre a matéria e que estás longe de supor, como já disse. P: Suponhamos que ele quisesse fazer uma substância venenosa  e que a pessoa tomasse. Ficaria envenenada? R: O Espírito poderia fazê-la, mas não a faria porque não é permitido. P: Poderia fazer uma substância salutar, apropriada a cura de uma doença, e isso já ocorreu? R: Sim, muitas vezes. P: Poderia então, da mesma forma fazer uma substância alimentar? Suponhamos que fizesse uma fruta ou iguaria qualquer. Alguém poderia comê-la e sentir-se saciado? R: Sim, sim.Mas não procure tanto para achar o que é tão fácil de compreender. (O Livro dos Médiuns – Allan Kardec, cap. VIII, item 128)

                Com relação ao colóquio de Kardec com um Espírito comunicante, observamos na Bíblia várias ocasiões onde esse fenômeno pode ter se dado.

ÊXODO CAP. 13 a 15
A tarde, com efeito, subiram cordonizes (do horizonte) e cobriram o acampamento; e, no dia seguinte pela manhã, havia uma camada de orvalho em torno de todo o acampamento. E, tendo evaporado este orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, granulosa, miúda como a geada, sobre a terra! Vendo isso, disseram os filhos de Israel uns aos outros:”Que é isto?”, pois não sabiam o que era . Moisés disse-lhes: “Este é o pão que o Senhor vos manda comer.”



I REIS  CAP.19,VS. 4 a 8
Elias no monte Heron: E andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: “Basta, Senhor, disse ele; tirai-me da vida porque não sou melhor que os meus pais.”Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: “Levanta-te e come.” Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu e bebeu e tornou a dormir. Veio o anjo do Senhor uma segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer”. Elias levantou-se comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb,  montanha de Deus.



II MACABEUS CAP. 15,VS. 7 a 15
Macabeu, ao contrário, deixava-se levar por uma inteira confiança de que haveria de obter auxílio do Senhor. Exortava os seus companheiros a que não temessem o ataque dos gentios do céu e que esperassem que também agora o Todo-Poderoso lhes concederia a vitória. Encorajou-os citando a lei e os profetas, lembrou-lhes dos combates outrora sustentados e inflamou-os deste modo com novo ardor.Após haver-lhes reanimado o espírito, estimulou-os ainda, apresentando aos seus olhos a perfídia dos gentios e o desprezo da palavra dada. Assim armou a todos não com a segurança que vem das lanças e dos escudos, mas com a coragem que suscitam as boas palavras. Narrou-lhes ainda uma visão que os cumulou de alegria. Eis o que vira: Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto, em seu aspecto, de caráter ameno,  distinto  em  sua  linguagem  e exercitado desde menino na prática  de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo povo judeu. Em seguida havia aparecido do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos,  de aparência muito venerável e magnífica majestade.  Então, tomando a palavra, dissera-lhe Onias: “Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus.”E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, e, ao dar-lha, disse: “Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagará teus inimigos.”

II REIS CAP. 4 V.42 a 44
Veio um homem de Baalsalisa, que trazia ao homem de Deus, à guisa de primícias, vinte pães de cevada e trigo novo no seu saco. Dá-os a esses homens, disse Eliseu, para que comam. Seu servo respondeu: Como poderei dar de comer a cem pessoas com isto? Dá-os a esses homens, repetiu Eliseu, para que comam. Eis o que diz o Senhor: Comerão e ainda sobrará. E deu-os ao povo. Comeram e ainda sobrou, como o Senhor tinha dito.



MATEUS CAP. 14 V 13 a 20
A esta notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube,  a multidão das cidades o segui de pé. Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela, e curou os doentes. Caía a tarde. Agrupados em volta dele, os discípulos disseram-lhe: Este lugar é um deserto e a hora é avançada. Despede essa gente para que vá comprar víveres na aldeia. Jesus porém, respondeu: Não é necessário: dai-lhes vós mesmos de comer. Mas disseram eles, nos não temos aqui mais de cinco pães e dois peixes. Trazei-mos, disse-lhes ele. Mandou então, a multidão assentar-lhe na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus discípulos, que os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram fartos, e, dos pedaços sobraram, recolheram doze cestos cheios.



AS SESSÕES ESPÍRITAS NA BÍBLIA

                Um dos flagrantes mais sensacionais que a Bíblia nos apresenta é o caso da evocação do Espírito Samuel pela médium, chamada de necromante, a pedido do rei Saul em Endor.

I SAMUEL CAP.28, VS.7 a 20
O rei disse aos servos: “Procurai-me uma necromante para que eu a consulte.”- “Há uma em Endor”, responderam-lhe. Saul disfarçou-se, tomou outras vestes e pôs-se a caminho com dois homens. Chegaram à noite à casa da mulher. Saul disse-lhe: “Prediz-me o futuro, evocando um morto; faz-me vir aquele que te designar.” Respondeu-lhe a mulher: “Tu bens sabes o que fez Saul, como expulsou da terra os necromantes e os advindos. Por que me armas ciladas para matar-me? Saul, porém, jurou-lhe pelo Senhor: “Por Deus, disse ele, não te acontecerá mal  algum por causa disto.” Disse-lhe então a mulher: “A quem evocarei ?” - Evoca-me Samuel.”   E a mulher tendo visto Samuel, soltou um grande grito: “Por que me enganastes ? - disse ela ao rei. Tu és Saul !” E o rei: “Não temais ! Que vês ?”- A mulher: Vejo um deus que sobe a terra.”- Qual é o aspecto ?  “ É um ancião, envolto num manto.” Saul compreendeu que era Samuel, prostrou-se com o rosto por terra. Samuel disse ao rei: “Por que me incomodaste, fazendo-me subir aqui ?”Estou em grande angústia, disse o rei. Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me respondendo mais,  nem  por  profetas  nem  por  sonhos. Chamei-te   pra  que  me  indiques  o  que  devo  fazer.”  Samuel disse-lhe: “Por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti , tornando se teu adversário? Fez o Senhor como ele o tinha anunciado pela minha boca. Ele tira a realeza de tua mão e dá-la a outro, a Davi. Não obedeceste à voz do Senhor e não fizeste sentir a Amalec o fogo de sua cólera; eis porque o Senhor te trata hoje  assim.  E mais :  o  Senhor vai entregar Israel, juntamente contigo, nas mãos dos filisteus. Amanhã, tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará aos filisteus o acampamento de Israel.




                O próprio Jesus realizou inúmeras delas, a mais famosa foi a do monte tambor recebendo e passando instruções para dos Espíritos desencarnados Moisés e Elias, registrados pelos olhos atônitos dos apóstolos Pedro, Tiago e João.

MATEUS CAP. 17, VS.3 e 4
E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: “Senhor,  é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas, uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.”



                “Qual era o culto dos cristãos na Igreja Primitiva? Que responda o apóstolo Paulo, na I Epístola aos Coríntios. Nas suas instruções para a celebração da ceia, (XI:17-34), Paulo nos mostra que esta era simbólica e memorial. Não se tratava propriamente de uma ceia, mas de uma cerimônia religiosa, e os participantes já deviam  ter  tomado  em  casa  o  seu  alimento,  para não perturbarem a reunião. Comia-se o pão e bebia-se o vinho. Um pequeno pedaço de pão e uma pequena taça de vinho, em memória do Senhor. Veja-se a advertência do vers. 34: “Se alguém tem fome, coma em casa, a fim de não vos reunirdes para juízo”.(J.Herculano Pires, Visão Espírita da Bíblia, pág.39).

                O mesmo Paulo de Tarso classifica o ato de falar em línguas e interpreta-las  como um tipo mediunidade. E não o ato de receber o “Espírito Santo” tão em moda nos templos religiosos de hoje em dia. Ao que tudo indica Paulo desconhecia totalmente a Santíssima Trindade, apregoada em concílio pela Igreja.



I CORÍNTIOS CAP.12, VS.1 a 11, 28 a 30
A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância. Sabeis que, quando erreis pagãos vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos,  por isso eu vos declaro: ninguém,  falando sob a ação divina,  pode dizer: “Jesus seja maldito”;  e ninguém  pode dizer: “Jesus é o Senhor”, senão sob a ação do Espírito Santo.Há diversividades de dons, mas um só Espírito. Os mistérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro a fé , pelo mesmo Espírito a graça de curar  as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro a variedade de línguas; a outro, por fim a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.

I CORÍNTIOS, CAP. 11, VS. 20 a 22, 33 e 34
Deste modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor: portanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam. Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo...Portanto, irmãos meus, quando vos reunis para a Ceia, esperai uns pelos outros. Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenação.As demais coisas eu determinarei quando for ter convosco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário