terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As crenças do Islamismo



AS CRENÇAS DO ISLAMISMO


                        Existem alguns fatos descritos no Sagrado Alcorão que encontram de uma certa forma, segundo as interpretações dos muçulmanos, uma certa concordância com escritos contidos nos evangelhos. Segundo as informações contidas no Alcorão, Jesus não pereceu na cruz, Deus o teria levado. Este episódio e essa forma de entendimento Islâmico, se assemelha e muito, com a doutrina que as Igrejas principalmente as protestantes de hoje em dia que pregam sobre o arrebatamento. Da mesma  forma que Henoc, neto de Adão, como também  o profeta Elias, Jesus fora arrebatado por Deus. Baseados nos próprios evangelhos os muçulmanos reforçam esta tese. O evangelista Marcos cap.14,v.44, em sua narrativa, a respeito da prisão de Jesus, informa que os guardas não conheciam, quem pretendiam prender, enfatizando que a busca ocorreu à noite, com muita escuridão, e que em razão disso os soldados traziam tochas e lanternas. Em virtude disso, para os devotos muçulmanos, os guardas não prenderam o homem certo, reforçando assim a passagem descrita no Alcorão, que afirma que Jesus não morreu na cruz. Ainda respaldados pelas interpretações dos evangelhos, mais precisamente em João cap.18, observamos segundo a sua narrativa, que os guardas, num dado momento do diálogo tenso e nervoso após a prisão recuaram e caíram por terra. Segundo esta narrativa, outra hipótese é sugerida para justificar o Alcorão; Jesus poderia ter tido a oportunidade de fuga, caso o preso fosse mesmo Jesus, pois a noite estava escura e os guardas não sabiam exatamente a quem prender. Ainda conforme Mateus cap.26,v.56 e Marcos cap.14.v.50, os próprios discípulos fugiram ante a prisão de Jesus. Então como poderia se atestar que foi mesmo Jesus que teria sido preso?
Após a morte do Mestre, o Evangelho narra em Marcos cap.16, v.12, narra que Jesus apareceu sob outra forma, e em João cap.20, vs. 14 e 15, diz que Maria de Madalena não o reconheceu, chegando até mesmo confundi-lo com um jardineiro. Mas adiante em João cap.21,v.4, observa-se que Jesus ao amanhecer se encontrava na praia mas os discípulos não o reconheceram. O Evangelho apócrifo de Nicodemos(cap. 12 v.15), relata que José de Arimatéia foi mais tarde libertado de uma prisão judia, por Jesus. Alguns teólogos como o alemão Holder Kersten, acreditam que Jesus recebeu uma dose muito grande de vinagre, entrando em estado cataléptico, fazendo que muitos pensassem que estaria morto. No evangelho e João cap.19 vs 27 e 30 esta escrito “Chegando a Jesus e o vendo-o já morto não lhe quebraram as pernas”. Todas as passagens segundo as interpretações Islâmicas reforçam passagens descritas no Alcorão asseverando que Jesus não morreu na crucificação e até mesmo, que ele nem tivesse realmente sido crucificado. Ainda segundo o Islamismo, Jesus era uma profeta, e veio à Terra com a missão de pregar o Evangelho de Deus. Este ponto de vista se encontra ratificado em várias passagens dos evangelhos, segundo os muçulmanos, como podemos constatar em:

Lucas cap.8, v.1: “Andava Jesus de cidade em cidade de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho.”

Marcos cap.1, v.14: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus”.

Romanos, cap.15.v.16: “No sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus”.

Coríntios cap.11,v.17: “Visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus”.

I Pedro cap.4,v.17: “Qual será o fim daqueles que não obedecem o evangelho de Deus?”

Assim, depois desses exemplos bíblicos, não resta-nos dúvidas de que tanto Jesus como seus discípulos, pregavam o evangelho de Deus aos homens. Assim mesmo como o Alcorão declara através de seu profeta Maomé  a unicidade do  Evangelho de Deus na Terra.

 O Sagrado Alcorão em 2:255 44 e 4:1714,5:

 “Deus é único adorável, é o Senhor sempre vivo, sempre Presente.

Na verdade, Deus é Uno.Glorificado seja...”

O que na verdade o Islamismo não aceita é esta divisão de Deus através da santíssima trindade, o que aliás é um  pensamento que também foi absorvido pelo Catolicismo das antigas filosofias,  e historicamente passando a existir como dogma de fé a partir do concílio ecumênico do ano de 325 em Nicéia no qual o clero por votação estabeleceu que Jesus era Deus. Apesar das inúmeras passagens do evangelho nas quais o próprio Jesus insiste em dizer o contrário. Essa estrutura de pensamento de uma trindade, já existia a milênios, desde os tempos da antiga mesopotâmia, aonde a trindade era  representada por Ea, pai, Istar, mãe, Tamuz o filho. Os órficos na Grécia chamavam essa trindade por Axier , o pai, Axiokersa, a  mãe, Axipkers, o filho do céu e da terra, aos quais apelidavam de Zeus. Nos mistérios de Eleusis também na Grécia, Dionísio é o pai, Demeter, a mãe e Iachos o filho. Na antiga Canaan, era Ball o pai, Astarté, a mãe, Adonis e Achmum o filho. No Egito, Osiris é pai, Isis, a mãe, Horus o filho. Na índia, Brama é o pai, Siva a mãe e Vishnu, o filho. Na China, Brama é o pai, Siva é a mãe e Buda o filho. Na Pérsia de Zoroastro, Orzmud é o pai, Ariman a mãe, Mithra o filho.  Mas voltemos as Escrituras Sagradas, para justificar o pensamento Islâmico do Deus único, contido no Alcorão, e também na Bíblia:

Deuteronômio, cap.4, v.35 vemos: ...a ti foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus, nenhum outro há senão Ele...”

No cap.6.v.4: “Ouve Israel, o Nosso Deus é o único Senhor.”

No cap.39 lemos: “Por isso saberás, e refletirás no teu coração, que é o Senhor é Deus em cima no céu, e em baixo na terra, nenhum outro há.”

Em Isaías cap.44, v.6 “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, O senhor dos exércitos. Eu sou o primeiro, e o seu último, e além de min não há outro Deus.”

Essas passagens são mais do que suficientes para afirmar a unicidade de Deus pregada no Alcorão e também na própria Bíblia. Ou seja, Deus é único e indivisível. Para os muçulmanos o “Espírito Santo”, corresponde ao Anjo Gabriel, ele é o intermediário da parte de Deus, e fala ao homens por intermédio dos Profetas e Apóstolos. Veremos agora nos próprios Evangelhos a distinção entre a figura de Jesus e do Criador, justificando a assertiva dos Islamismo que Jesus era um profeta homem, e não  Deus encarnado na Terra.



MATEUS CAP. 10,VS. 32 e 33
“Portanto quem dá testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

MATEUS CAP.19,VS. 16 e 17
Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Por que me perguntas a respeito do que deves fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida observa os mandamentos.”

MATEUS CAP. 20, VS. 23
“De fato, bebereis meu meu cálice. Quanto porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conhecer. Esses lugares cabem aqueles aos que o Pai os reservou.”

MATEUS CAP. 24 VS. 35 e 36
O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão. “Quanto aquele dia e aquela hora, ninguém o sabe,  nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai.

MATEUS CAP. 25, VS. 33 e 34
Colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estão à direita: Vinde, benditos de meu Pai,  tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo.

MATEUS CAP. 26, VS. 36 a 42

Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo” Adiantou-se um pouco, e prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu pai se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas, sim o que tu queres”

MATEUS CAP. 27, V.46
Próximo a hora nona, Jesus exclamou em voz forte: “Eli, Eli, lamma sabactáni?”__ o que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus por que me abandonaste?

MARCOS CAP.9, VS.7,37
Formou-se então uma nuvem que os encobriu com sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o

LUCAS CAP. 10,V.16
“Quem vos ouve, a mim ouve; e que vos rejeita, a mim rejeita; e que me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”

JOÃO CAP. 5, VS. 16 e 17
Por que motivo os judeus perseguiam a Jesus,  porque este fazia milagres no dia de sábado. Mas ele lhes disse: “Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também” Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo julgamento ao Filho; deste modo todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai.

JOÃO CAP. 10,VS. 17 e 18, 29 a 38
“O  Pai  me  ama,  porque  dou  a  minha vida para a retomar.   Ninguém a tira de mim,  mas eu a dou de mim  mesmo e tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai

JOÃO CAP. 11, VS. 41 e 42
Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: “Pai rendo-te  graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre  me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste.”

JOÃO CAP. 14, VS. 10, 24,  28, 31
Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo  mas o Pai que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Aquele que me ama e não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do  Pai  que  me  enviou.  Ouviste   que   eu   vos   disse:  Vou,  e  volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou  para junto do Pai,  porque o Pai é maior do que eu. O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

            Após sua morte, Jesus Espírito ainda se manifesta com uma atitude de submissão diante de Deus. Isso prova que Jesus é uma entidade criada  por Deus e não parte dele, ou o próprio como muitos querem fazer parecer através de seus dogmas advindos de concílios tendenciosos e antiquados.

MATEUS CAP. 28, VS.16 a 18
Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. Quando o viram,  adoraram-no; entretanto,  alguns hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.

LUCAS CAP. 24, VS. 48 e 49
Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o prometido de meu Pai; entretanto, permanecerei na cidade, até que sejais revestidos com força do alto.

JOÃO CAP, 20, V.17
Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dizer-lhes:  Subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

            Os apóstolos que conviveram com Jesus, e privaram de sua intimidade e de seus mais profundos ensinamentos, tem a mesma opinião de Jesus, como não poderia ser diferente.

LUCAS, CAP. 24, V.19
Perguntou-lhes  ele:”Que foi?” Disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 2 , VS. 22 a 25,  36
Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres,  prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmo o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios. Mas Deus o ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que ela o retivesse em seu poder. Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo.


ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 4, Vs.10
Ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes,  mas que Deus ressuscitou dos mortos.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 5, VS. 29 a 31
Pedro e os Apóstolos replicaram: “Importa obedecer antes a Deus do que os homens. O Deus de vossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. Deus elevou-o pela sua mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

ROMANOS CAP. 8, V.17
E, se os filhos, também herdeiros: herdeiros de Deus,  e co-herdeiros de Cristo, contando que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.

ROMANOS CAP. 10, V.9
Portanto,  se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo.

I CORÍNTIOS CAP. 15, VS. 26 a 28
Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se executa Aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que sujeitou todas as coisas. A fim de que Deus seja tudo em todos.

HEBREUS CAP. 2, VS. 9 a 13
Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua paixão e morte,  coroado  de  glória  e  de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens. Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir a glória numerosos filhos, deliberou elevar a perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, para que o santificador e o santificados formem um só todo. Por isso (Jesus) não hesita em chamá-los irmãos, dizendo: Anunciarei teu nome a meus irmãos; no meio da assembléia cantarei os teus louvores(Salmo 21,23). E outra vez: Quanto a mim, ponho nele a minha confiança (Isaías 8,17): Eis-me aqui, eu e os filhos que Deus me deu.(Isaías. 8,18).

HEBREUS CAP. 3, VS. 1a 4
Portanto irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos Jesus. Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a sua casa (Num 12,7). Porém, é tido muito superior em glória a Moisés, tanto como o fundador de uma casa é mas digno do que a própria casa. Pois toda a casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus.

            Existem portanto, alguns pontos de convergência entre o Cristianismo e o Islamismo. A   maneira de orar, segundo as práticas Islâmicas, o homem deve adorar a seu Deus em posição de prostração, que aliás é obrigatória para os muçulmanos. Desta feita, identificamos concordâncias entre o modo como Jesus orava e o modo dos muçulmanos orarem. Sem dúvida nenhuma, existe muita semelhança como podemos observar:

 Mateus cap.26,v.39: “Adiantando-se uma pouco (Jesus) prostrou-se sobre o seu rosto, orando”.

 Marcos cap.14, v.35: “Prostrou-se (Jesus) em terra, e orava”.

Coríntios cap.14, v.25: “Prostrando-se com a face na terra, adorarás teu Deus.”

 Apocalipse cap.7,v.11: “...E, ante o trono se prostraram sobre seus rostos e adoraram a Deus.”

            Para o Islamismo, o Parácleto anunciado por Jesus se confirmou no Alcorão recebido por Maomé através do anjo Gabriel. Vemos em João cap.15, v.26:

 “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte de meu Pai, o Espírito da verdade, o qual procede do Pai, dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” E prossegue cap.16,vs. 7 e 8: “Entretanto, digo-vos a verdade: convém que eu vá! Porvirá a vós: mas se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo.” Ainda complementa o Evangelista João nos vs. 12 a 14: Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos mas não podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá do que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse: Há de receber do que é mau, e vo-lo anunciará.”

            Realmente o Alcorão de uma certa forma naquela época, se bem entendido poderia ser considerado como o paráclito da humnidade, resgatando a pureza do Cristianismo primitivo, mas como vimos somente o povo Árabe, ainda fascinado pelo orgulho e exclusivismo o considera. O fracasso de parte da missão de Maomé,  não ofusca as belíssimas passagens contidas no Alcorão, assim como a própria Bíblia, encerra grandes verdades divinas, e cabe aos crentes separar o joio do trigo. Encerrando este capítulo relacionaremos um breve resumo dos pilares da fé segundo o mundo Islâmico e a crença dos muçulmanos:

-     Fé em Deus;
-          Unicidade de Deus;
-          Unicidade na Adoração;
-          Unicidade nos Atributos de Deus;
-          Fé nos Anjos;
-          Fé nos Livros Sagrados (Torá, Evangelhos, Páginas Apócrifas, Alcorão Sagrado);
-          Fé nos Mensageiros e Profetas;
-          Fé na Predestinação;
-          Fé na ressurreição e no Juízo Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário