terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ensinamentos de Pitágoras e a Bíblia


OS ENSINAMENTOS DE PITÁGORAS E A BÍBLIA

            Os ensinamentos de Pitágoras, eram tão profundos que encontramos muitos deles na difundidos na própria Bílbia, como podermos observar na comparação que fazemos abaixo:

 

Pitágoras

Possui apenas as coisas que ninguém te possa roubar;

Jesus

Mateus cap. 6 v.19
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e os vermes destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.

Pitágoras

É melhor queimar uma parte do corpo do que deixa-la no estado que está, assim como é melhor para um homem depravado morrer do que viver;

Jesus

Marcos cap. 9 v. 43
E se tua mão te escandalizar, corta-a; é melhor para ti entrares mutilado para a vida, do que tendo duas mãos, ir para o inferno.

Pitágoras
Tendes em vós algo semelhante a Deus; portanto considerai-vos como templo de Deus;

Paulo

I Coríntios cap. 3, v.16
 Não sabeis que sois um templo de Deus, e que o espírito de Deus habita em vós.

 

Pitágoras

A melhor honra que de pode prestar a Deus é conhece-lo e imitá-lo;
Jesus
Mateus cap. 5, vs 45 e 8
Deste modo vos tornareis filhos de vosso Pai que esta no céu(...) Sede perfeitos como é vosso Pai que está no céu é perfeito.

Pitágoras

O que não desejo que os homens me façam, eu também não faço para os homens;

Jesus

Fazei ao próximo o que desejais que o próximo vos faça.

Pitágoras

A lua brilha mesmo na casa do pecador;

Jesus

Mateus cap. 5, v. 4
Ele faz nascer o seu Sol igualmente sobre bons e maus, e cair a chuva sobre justo e injustos.

Pitágoras

Dá-se aqueles que dão; rouba-se aqueles que roubam;

Jesus

Mateus cap.13, v.12
Pois aquele que tem, lhe será dado ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado.

Pitágoras

Só a pureza da mente permite ver a Deus;

Jesus

Mateus cap. 5, v.8
Bem-aventurados os puros de coração, por que verão a Deus.



OS ENSINAMENTOS PITAGÓRICOS


            Os pitagóricos eram na realidade uma comunidade organizada filosófico-religiosa multiplicada pela Grécia  conhecida também por escola itálica. Define-se o pitagorismo por duas tendências: a místico-moralista ligada certamente ao orfismo e ao chamanismo, e a filosófico-matemática, de que resultou em grande acervo de conhecimentos aritméticos, geométricos, astronômicos e acústicos, integrados pelo descobrimento de correspondências numéricas entre as várias ordens da realidade. Nesse breve capítulo, transcreveremos os chamados “versos de ouro dos pitagóricos”, apresentam uma enormidade de ensinamentos elevados sobre a conduta moral dos indivíduos assim como orientações sobre o trato com a divindade.





Culto a Deus:  Ter uma religião. – Antes de tudo, presta aos Deuses imortais o culto prescrito na lei. Respeita também a fé jurada. Reverencia em seguida, como convém os Heróis sublimes e os Espíritos dos semi-Deuses.

Culto a família: Amar os pais e todos os parentes. Professa o culto a família; cumpre inteiramente os deveres para com teu Pai, tua Mãe e todos os teus parentes.

Culto a Amizade: Amar os semelhantes. Escolhe para amigo o homem melhor e mais virtuoso. Obedece aos seus doces conselhos e segue o seu exemplo salutar. Esforça-te, tanto quanto possas, por não desviares dele por qualquer falta, porquanto a Vontade marcha lado a lado com o Destino como potência diretriz da nossa evolução.

Cultura pessoal e  a cultura mental:. Sê senhor de si mesmo. Não te esqueças de que deves aprender a dominar as paixões, a ser sóbrio, ativo, casto. Nunca te deixes arrebatar pela cólera.

Ser honesto, franco e justo: Sê irrepreensível perante aos outros e perante a ti próprio. E, acima de tudo, respeita-te a ti mesmo. Que toda a tua vida, que todas as tuas palavras, se inspirem na mais pura justiça.

Ser refletido:  Não te acostumes a viver maquinalmente, mas reflete bem que a morte é nosso destino comum e que as riquezas materiais podem adquirir-se ou perder-se com a mesma facilidade.

Trabalhar com toda a confiança: Contra o destino que te haja sido marcada pelas leis divinas, por mais rude que seja, não te revoltes contra ele, suporta-o com serenidade, esforçando-te por melhorá-lo quanto possas. Os Deuses, com efeito, preservam os virtuosos dos maiores males.

Ser tolerante e paciente: A Verdade e o Erro encontram-se misturados nas opiniões humanas. Abstém-te, pois, de as aprovar ou rejeitar totalmente, a fim de conservares a tua harmonia. Se o erro triunfa momentaneamente, afasta-te e aguarda com paciência.

Criar em si próprio raciocínio são e firme: Observa sempre com todo o cuidado o que vou dizer-te: Não te deixes arrastar sem reflexão pelas palavras e atos de outren. Fala e procede somente quando a tua razão te houver indicado o mais justo caminho. A deliberação, obrigatória antes da ação, evitar-te-á assim os atos impensados. O que verdadeiramente infelicita o homem é o falar e o proceder sem regra e medida.

Ser previdente: Prevê bem as conseqüências, ainda as mais afastadas, de cada uma das tuas decisões, para não teres de te arrepender.

Ser modesto: Não tenhas a pretensão de fazer o que na realidade ignoras; aproveita, pelo contrário, todas as ocasiões de te instruíres. Assim levarás a vida  altamente agradável.

Cultura corporal:  Seguir um regime puro e filosófico. Fazer exercício. É preciso igualmente cuidar da saúde do corpo. Usa moderadamente dos alimentos, das bebidas, e dos exercícios que te forem necessários. A justa medida será aquela que te impedir que te enfraqueça. Assim deverás habituar-te a um regime puro e severo.

Ser reservado: Segue o teu ideal sem ostentação para não atraíres a incompreensão hostil dos ignorantes.

Ser ponderado: Não procedas à semelhança das pessoas sem senso que gastam mais do que o necessário ou então se entregam a avareza, mas aprende a guardar em tudo o meio termo. Não faça, pois, nada que possa prejudicar-te, e por isso, reflete antes de proceder.

Culto a Deus: Meios de aperfeiçoamento. Examine a si mesmo. Logo que acordes, aproveita a lucidez que o sono faculta, para levar o espírito e refletir nas boas obras que deverás realizar. Todas as noites, antes de adormeceres, faze o exame de consciência, repassa muitas vezes pelo espírito os atos do dia e pergunta a ti mesmo: O que fiz hoje? Cumpri o bem o dever em todas as coisas? Examina assim sucessivamente  cada uma das ações. Se compreenderes que andaste mal, repreendeste-te severamente; se foste irrepreensível, dá-te por satisfeito.


Meditação: Fé, Vida virtuosa, Ciência do Universo. Medita estes conselhos. Ama-os do fundo da alma e esforça-te por pô-los em prática. Conduzir-te-ão às virtudes divinas. Juro-o por Aquele que traçou o nosso espírito a Tétrada sagrada, fonte e emblema da Natureza eterna.

Oração: Mas, metendo mãos à obra, ora sem cessar aos Deuses, para que te ajudem a concluí-la.

Iniciação: Quando estiveres bem compenetrado desses preceitos, chegarás a conceber a constituição íntima dos Deuses, dos homens e de todas as coisas, e a compreender a rigor a unidade que penetra toda a obra natural. Conhecerás então esta lei universal: por toda a parte, no mundo,  na matéria e o espírito são idênticos em natureza.

Clarividência: Tornando, assim, clarividente, deixarás de ser atormentado por desejos ilegítimos. Reconhecerás então que os homens são os criadores dos seus males. Desgraçados! Não sabem que os seus verdadeiros bens estão ao seu alcance dentro deles mesmos. Como são raros aqueles que conhecem a maneira de se livrarem dos tormentos! A cegueira dos homens é tal que lhes perturba a inteligência ! Semelhantes a cilindros que rolam ao acaso, não cessam de ser acabrunhados por males infinitos. Porque, não suspeitando a funesta incompreensão que está dentro deles e os acompanha por toda a parte, não sabem distinguir o que é justo daquilo que é preciso evitar inteiramente.

Verdade oculta:  Deus, nosso Pai! Digna-te livrá-los dos sofrimentos e mostrar-lhes que a força sobrenatural eles podem dispor! Mas não: aquietemo-nos; os homens são da raça dos Deuses, e a ele pertence o descobrir as verdades sagradas que a natureza oferece à investigação.

Recompensa; Sabedoria; Bem Aventurada imortalidade: Se chegares a penetrá-la, cumprirás então facilmente todas as minhas prescrições e terás merecido ver-te livre  das tuas provações. Mas abstém-te dos alimentos interditos nas purificações e prossegue nas purificações e prossegue na obra de libertação da alma, fazendo escolha judiciosa e refletida em todas as coisas, de maneira que estabeleças o triunfo do que há de melhorar  em ti- o Espírito. Então, abandonares o corpo mortal, elevar-te-ás no éter e, deixando de ser mortal, revestirás tu mesmo a forma de um Deus imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário