terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Perdão Eterno


O PERDÃO ETERNO

                “Na lei divina,  há perdão sem arrependimento?”
                __ “ A lei divina é uma só, isto é, a do amor que abrange todas as coisas e todas as criaturas do Universo ilimitado.A concessão paternal de Deus, no que se refere à reencarnação para a sagrada oportunidade de uma nova experiência, já significa, em si, o perdão ou a magnanimidade da Lei. Todavia, essa oportunidade só é concedida quando o Espírito deseja regenerar-se e renovar seus valores íntimos pelo esforço nos trabalhos santificantes.Eis por que a boa-vontade de cada um é sempre o arrependimento que a Providência Divina aproveita em favor do aperfeiçoamento individual e coletivo, na marcha dos seres para as culminâncias da evolução espiritual.”(Emmanuel, O Consolador, Questão 333).



DEUTERONÔMIO CAP.24,V.16
Não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais. Cada um morrerá pelo seu próprio pecado.

II REIS CAP.14,V.6
Mas não matou os filhos assassinos, conforme está escrito no livro da lei de Moisés, onde o Senhor deu este mandamento: Não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais: cada um morrerá pelo seu próprio pecado.

Se a misericórdia é eterna, não existe sofrimento eterno!

I CRÔNICAS CAP.16,V.34
Louvai o Senhor, porque ele é bom,Porque sua misericórdia é eterna.

JEREMIAS CAP.3,V.12
Vai, inclina-te para o norte e profere em altas vozes: volta, Israel, Revoltada – oráculo do Senhor; não te mostrarei mas um semblante enfurecido, pois que sou benigno __ oráculo do Senhor; não guardo rancor eterno.

                Como podemos já observar neste capítulo, vários foram os personagens bíblicos que não concordavam com a idéia do pecado original, e de certa forma em seus pronunciamentos se insurgiram contra esta forma de pensamento.

JEREMIAS CAP.31,VS. 29 a 34
Então, não se dirá mais; “Os pais comeram uvas verdes, e prejudicados ficaram os dentes dos filhos”. mas, cada qual morrerá em razão do seu próprio pecado, e se alguém comer uvas verdes, serão atingidos os próprios dentes.Dias hão de vir __ oráculo do Senhor ___ em que firmarei minha aliança com as casa de Israel e de Judá.  Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles.Eis a aliança que, então farei com a casa de Israel___oráculo do Senhor .

EZEQUIEL CAP.14,VS. 12 a 20
A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Filho do homem, se um da terra pecasse contra mim, por infidelidade e eu estendesse contra ela a mão, suprimindo-lhe o pão que fortifica, e a ela enviasse a fome exterminadora dos animais e dos homens , ainda que houvesse nesta terra Noé, Daniel e Jó, estes três homens só salvariam a si próprios, devido a sua justiça-oráculo do Senhor JAVÉ. Se eu deixasse os animais ferozes percorrer a terra para devorar as crianças e as transformar em deserto, onde ninguém, por temor dessas feras, ousasse passar, e se esses três homens se encontrassem nesta terra __ por minha vida! __ oráculo do Senhor Javé __, eles não poderiam salvar nem seus filhos nem suas filhas; somente eles escapariam e a terra continuaria deserta. Ou se eu fizesse vir a espada sobre essa terra, dizendo:Que a espada passe por aqui e corte indistintamente homens e animais, e se esses três homens se encontrassem aí __por minha vida!__oráculo do Senhor Javé__não poderiam eles salvar nem seus filhos nem suas filhas; somente eles seriam salvos. Ou ainda, se eu enviasse a peste sobre essa terra, e fizesse cair sobre ela o meu furor no sangue, exterminando homens e feras, e se Noé, Daniel e Jó se encontrassem aí__por minha vida!___oráculo do Senhor Javé__não poderiam eles garantir por sua justiça nem seus filhos nem suas filhas, mas somente a sua própria vida. 

EZEQUIEL CAP.18,VS. 1 a 23
A  palavra  do  Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Por que repetis continuamente este provérbio entre os israelitas: Os pais comeram uvas verdes , mas são os dentes dos filhos que ficam embotados? Por minha vida__oráculo do Senhor Javé__,não tereis mais ocasião de repetir este provérbio em Israel. É a mim que pertencem as vidas, a vida do pai e a vida do filho. Ora o culpado morrerá. O homem justo, que procede segundo o direito e a equidade, que não participa dos festins das montanhas, que não volve os olhos para os ídolos da casa de Israel, que não desonra a mulher do próximo e não tem relação com uma mulher durante o tempo de sua impureza, que não oprime ninguém, que resistiu o penhor ao seu devedor, que não exerce a rapina, que dá seu pão aos famintos, e cobre com ele deve perecer, e seu sangue recairá sobre ele. Se, pelo contrário, o homem gerou um filho que, à vista de todas as faltas cometidas por seu pai, tem cuidado para não o imitar, um filho que não come nas montanhas e não volve os olhos para os ídolos da casa de Israel, que não desonra a mulher do próximo, não oprime ninguém, e não retém o penhor; não pratica a rapinagem, dá pão ao faminto e cobre com vestimenta o que está nu; que se abstêm de causar dano ao infeliz, que   não   empresta  com  usura  e  nem   recebe  juros,  mas observa  os  mandamentos  e  observa  os  meus mandamentos e procede de conformidade com as minhas leis __esse filho não perecerá pelas iniquidade de seu pai, mas certamente viverá. É seu pai que, pelas violências e rapinas que cometeu contra o próximo e pelo mal que fez no meio do povo, é este que há de perecer por causa de suas faltas. Perguntais porque não leva o filho a iniquidade do pai! É que o filho praticou a justiça e a equidade, e, como observa e cumpre as minhas leis, também ele viverá. É pecador que deve perecer. Nem o filho responderá pelas faltas do pai nem o pai pelas faltas dos filho. É ao justo que se imputará a sua justiça, e ao mal a sua malícia. Se no entanto, o mau renuncia a todos os erros para praticar as minhas leis e seguir a justiça e a equidade, então ele viverá de certo, e não há de se perecer. Não lhe será tomada em conta qualquer das faltas cometidas: ele há de viver por causa da justiça que praticou. Terei eu prazer com a morte do malvado__oráculo do Senhor Javé? Não desejo eu antes, que ele mude de proceder e viva?

EZEQUIEL CAP.33, VS.10 e 11
“Filho do homem, diz aos israelitas: Não cessais de repetir: São os nossos delitos e os nossos pecados que pesam sobre nós: eis por que perecemos. Como poderemos nós subsistir? Dize-me isto: Por minha vida __oráculo do Senhor Javé___, não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha vida. Convertei-vos! por que haveis de perecer, ó casa de Israel.

                Jesus antes de ascender aos céus, se preocupou com os Espíritos que sofriam nas regiões umbralinas, para lá se dirigiu afim de levar o seu conforto e sua augusta palavra de esclarecimento para aqueles Espíritos sedentos de amor e orientação. Se existisse um inferno eterno,porque razão iria  Jesus pregar a aqueles irmãos?

I PEDRO CAP.3, VS.17 a 19
Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser,  por fazer o bem do que por fazer o mal. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados__ o Justo pelos injustos__ para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé tinham sido rebeldes, quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água.








                Jesus sempre enfatiza a necessidade do perdão e da compreensão para os erros e defeitos dos semelhantes.

MATEUS CAP.5, VS.39 a 42
Eu porém, vos digo:  Não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a que pede e não te desvie daquele que te pedir emprestado.

                Qual o pai ou a mãe que iria deixar um filho seu em um sofrimento eterno, apesar de Ter praticado os mais terríveis crimes. Para Deus nada é impossível. Se nós seres imperfeitos que somos temos esse sentimento de misericórdia, “quanto mais vosso Pai celeste”! 

MATEUS CAP.7, VS.7 a 11
“Pedi  e  se  vos  dará. Buscai  e  achareis. Batei  e  vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca acha.  A quem bate, abrir-se-á . Quem dentre vós dará uma pedra ao seu filho,  se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?  Se vós, pois que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.

MATEUS CAP.18,V.22
“Não te digo até sete vezes,  mas até setenta vezes sete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário