terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Islamismo


O ISLAMISMO


                        A palavra “Islam” tem por significado submissão a Deus. Portanto o Islamismo crê exclusivamente em Deus que o chama por Alá, como também acredita nos patriarcas bíblicos  Abraão, Isaac, Jacó e nas doze tribos de judá. Acreditam também nos livros que foram dados a Moisés e aos profetas, assim como no Evangelho de Jesus Cristo, aceitando-o como um poderoso profeta ao lado de Moisés e Maomé, este último o maior de todos e considerado como o verdadeiro Messias das escrituras. A esmagadora maioria dos princípios morais contidos no seu livro sagrado denominado Alcorão, estão em perfeita sintonia com a moral do Cristo, em sua expressão religiosa superior. O próprio anjo comunicante que transmite o Alcorão pela mediunidade de Maomé,  é o mesmo anjo ao que tudo indica, que faz a revelação a Zacarias(Lucas, cap.1) sobre o nascimento de seu filho João Batista, e quem faz a devida anunciação a Maria sobre o nascimento de Cristo.


Portanto as bases do Cristianismo, Catolicismo, Protestantismo e  Islamismo são as mesmas. Os males do mundo muçulmano, como o de todo resto do mundo, seja cristão, budista, xintoísta, espírita, protestantista, umbandista, etc, não estão basicamente nas crenças, mais sim no interesse e na insubordinação do homem  e  na incapacidade de absorver os elevados princípios que todas as religiões de uma maneira geral pregam. Esclarecendo ainda, que cada doutrina religiosa está diretamente proporcional a capacidade do homem em entender o processo religioso dentro do patamar evolutivo que no momento se encontra. Mas voltemos ao Islamismo; a sexta feira é o dia sagrado para os muçulmanos, assim como o domingo é para os cristãos e o sábado para os judeus. As principais festas dos muçulmanos são a Ramadan ou jejum, mês em que foi revelado o Alcorão a Maomé, que dura 30 dias, na qual,  não se pode fumar , comer, ou manter relações sexuais durante os dias proibidos. O jejum é quebrado somente pelo por-do-sol com orações e uma refeição conhecida como iftar. Uma outra celebração acontece 70 dias após ao Ramadan celebra justamente a não consumação do sacrifício de Isaac e por fim a celebração em homenagem ao nascimento do profeta Maomé(Mohammad), que dura 2 dias. Denomina-se Hégira a data correspondente  a 19 de junho de 622, dia em que se deu a fuga de Maomé para a cidade de Medina, por haver sido ameaçado de morte pelos Choraixitas. A era cronológica dos muçulmanos tem início nesta data. Meca a terra natal de Maomé é o foco aonde se destinam e se concentram as inúmeras peregrinações que são denominadas Hajj. A mais antiga e sagrada construção de toda a arquitetura islâmica é a Caaba, que significa construção quadrada, e que segundo conta a tradição foi construída por Abraão e pelo seu filho Ismael, sobre a rocha na qual Abraão havia preparado Isaac para sacrifício e da qual Maomé havia ascendido ao céu.



As origens dessa pedra misteriosa mantêm-se obscura pelo misto de lenda e religiosidade que lhe foi conferida por Maomé. Os geólogos acreditam que sua origem é meteórica, e isto respalda a crença que ela tenha vindo mesmo do céu. A tradição Islâmica assevera que a pedra caiu no jardim do paraíso e foi oferecida a Adão por Deus, como um talismã, logo após ser expulso do Éden. Conta-se ainda que a pedra era originariamente branca, mas tornou-se preta por ter justamente acumulado os pecados dos homens na face da Terra. Essa mesma pedra tempos depois, foi dada como presente pelo anjo Gabriel ao patriarca Abraão, aonde nela o patriarca bíblico, cidadão de Ur, teria gravado sua pegada, representando assim, a pedra angular da edificação da  religião islâmica. Alguns ocultistas acreditam que essa pedra , seja a mesma do antigo santuário de Cibele, a Mãe Deusa do Oriente Médio, onde ambas são partes de um meteorito “mágico”-“magnético”, que supostamente, teria vindo de um sistema solar da constelação de Orion, provavelmente Sírio. Capaz de dar orientação telepática interior e de efetuar uma transformação da consciência, a todos que entrassem em contato com ela.
O islamismo apresenta também uma corrente mística, conhecida como sufismo, organizado em diversas ordens, cada qual com seu líder espiritual, enfatizam uma relação direta com Alá, através da observância de sua lei, se integrando com ele através de rituais que realizam  envolvendo a música, o canto, a dança e exercícios de respiração para atingir um estado de transe místico de união com Deus. Os sufistas cultivam as virtudes, exaltando a humildade e o amor ao próximo. Encerrando esse capítulo descreveremos abaixo alguns dos principais deveres dos muçulmanos perante o Islamismo:

1)      Charada - Confessar a Unidade Divina;
2)      Salat - Fazer preces e rituais cinco vezes ao dia: ao alvorecer, ao meio dia, à tarde, ao por do sol e a noite; sempre com a face voltada para Meca;
3)      Zakat - Contribuir com 2,5% de seus proventos para as obras de caridade todos os anos;
4)      Sawm - Jejuar de dia durante um período de um mês lunar todos os anos;
5)      Hadj -Quando física e financeiramente capaz, realizar pelo menos uma vez em vida uma peregrinação para Meca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário