terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Preexistência da alma na Bíblia


A  PREEXISTÊNCIA DA ALMA

                Destacamos algumas passagens e sua devidas interpletações segundo a ótica espírita, nas quais sem a noção da preexistência do Espírito, não teriam nenhum significado lógico. Vejamos:

GÊNESIS CAP. 25 ,VS.22 e 23
Isaac rogou ao Senhor por sua mulher, que era estéril. O Senhor ouviu-o e Rebeca, sua mulher, concebeu.
Como as crianças lutassem no seu ventre, ela disse: “Se assim é, por que me acontece isso?” E ela foi consultar o Senhor, que lhe respondeu: “Tens duas nações no teu ventre; dois povos se dividirão ao sair das tuas entranhas. Um povo vencerá o outro,  e o mais velho servirá ao mais novo’.

GÊNESIS CAP. 33, VS. 3 e 4   
E ele, passando adiante, prostrou-se até a terra sete vezes antes de se aproximar de seu irmão. Mas Esaú correu-lhe ao encontro e beijou-o; ele atirou-se ao seu pescoço e beijou-o; e puseram-se a chorar.

Observamos nas passagens descritas acima, um dos propósitos da reencarnação, que é e reconciliação de espíritos adversários. Um exemplo típico é o caso citado acima de Esaú e Jacó, que no final acabam por se entender, prevalecendo a lei do amor.

DEUTERONÔMIO CAP. 34,V.9
Josué, filho de Nun, foi cheio de espírito de sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

                Deus não concede privilégios a ninguém, como nos ensinou o Mestre, a cada um segundo as suas obras. Portanto a sabedoria, bem como todas as aquisições do Espírito no campo moral, são conquistas milenares conseguidas ao longo das encarnações. Logo todas as alusões que a Bíblia faz com relação a anterioridade do Espírito, referem-se a experiências advindas de outras vivências. Contudo devemos ressaltar que os próprios profetas eram inspirados ou recebiam as mensagens mediunizados, portanto conhecimento dos profetas acerca das vidas sucessivas existia, já em suas mentes, mas de uma maneira rudimentar não como temos agora através da gama de informações que a Doutrina Espírita nos oferece.





JUÍZES, CAP.13,VS. 2  a 5
Ora, havia em Sorá um homem da família dos danitas, chamado Manué. Sua mulher, sendo estéril, não tinha ainda gerado filhos. O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: “Tu és estéril, e nunca tiveste filhos, mas conceberás e darás a luz a um filho. Toma, pois, muito cuidado; não bebas doravante nem vinho, nem bebida forte, e não coma coisa alguma impura, porque vás conceber e dar a luz a um filho. A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus.

SAMUEL, CAP.1, VS. 1 e 2, 10 e 11, 20
Havia em Ramatain-Sofim um homem das montanhas de Efrain, chamado Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliu, filho de Tolu, filho de Suf, o eframita. Tinha ele duas mulheres, uma chamada Ana e outra chamada Fenema. Esta última tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosamente. E fez um voto, dizendo:”Senhor dos exércitos, se vos dignares olhar a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias da minha vida, e a navalha não passará pela sua cabeça”.

Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. Ana concebeu, e, passado o seu tempo, deu à luz um filho que chamou Samuel; “porque dizia, eu pedi ao Senhor. “

                Essas passagens têm uma importância extrema, porque nos fazem penetrar na tradição esotérica, constante e viva em Israel, e por ela no sentido verdadeiro da doutrina cristã. Elcana, o marido, é bem o pai terrestre de Samuel segundo a carne, mas o espírito que habita o corpo é um ser enviado por Deus. O mesmo acontece com Sansão, e a história se repete na profecia de Malaquias, o último profeta do velho testamento, sobre a reencarnação do profeta Elias em João Batista, como também observamos fato similar sobre a encarnação profética de Jesus. Todas estas histórias dentre outros aspectos apontam para a preexistência da alma.

                Jó já indagava naqueles tempos sobre a reencarnação.

JÓ CAP. 14.V.14
Mas quando o homem morre, fica estendido; o mortal expira;onde esta ele? Se um homem, uma vez morto, pudesse reviver!
Todo tempo de meu combate eu esperaria até que viessem soerguer,...

                O salmista faz alusão a evolução espiritual que foi conquistada em encarnações passadas.

SALMO 109, V.2
No dia de teu nascimento,Já possuis a realeza no esplendor da santidade;Semelhante ao orvalho, eu te gerei antes da aurora.

                Aqui o salmista descreve o plano de ação estabelecido na espiritualidade para a encarnação na Terra.

SALMO CAP.139,VS. 15  e 16
Sede bendito por me haveres feito de modo tão maravilhoso,Pelas vossas obras tão extraordinárias,Conheceis até o fundo a minha alma.Nada de minha substância vos é oculto,Quando fui formado ocultamente,Quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.Cada uma de minhas ações vossos olhos viram,E todas elas foram escritas em vosso livro;Cada dia de minha vida foi prefixado.

                Salomão o grande rei, atribui a perfeição de seu corpo e sua sabedoria as obras que realizou em encarnações passadas.

SABEDORIA CAP. 8,VS. 19 e 20  
Eu era um menino vigoroso,dotado de uma alma excelente,ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto,

                Eclesiástico, atenta que o profeta já era profeta antes de reencarnar.

ECLESIÁSTICO CAP. 49,V.9
Pois eles maltrataram aquele que havia sido consagrado profeta desde o ventre de sua mãe,Para derrubar,  para destruir,  para arruinar,Mas depois reedificar e renovar.

                Da mesma forma, o profeta Isaías, assevera que o espírito traz na sua bagagem as tendências positivas ou negativas. Sendo a reencarnação uma oportunidade para a renovação.

ISAÍAS CAP. 48,V.8
Não,  tu nada sabias,  tu não o suspeitavas,eu não te havia feito ainda a confidência,porque sabia que eras desleal,chamado rebelde desde o teu nascimento.

ISAÍAS CAP. 49,V.1
Ilhas, ouvi-me,povos de longe,  prestai atenção!O Senhor chamou-me desde meu nascimento,ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.

                O profeta Jeremias, atenta para a suposta inocência das crianças,pois Espíritos imortais que somos, temos múltiplos conhecimentos conquistados em encarnações anteriores.

JEREMIAS CAP.1,VS. 4 a 7
Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia;antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado,e te havia designado profeta das nações. E eu respondi:“Ah! Javé,  eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança”.Replicou porém o Senhor:Não digas: “Sou apenas uma criança:”portanto irás procurar todos aqueles que eu te enviar,e a eles dirás o que eu te ordenar.Não deverás temer porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.
                                                  
                Malaquias, João, Mateus e Lucas, referem-se a preexistência da alma, evidenciando que o espírito não é criado no ato do nascimento. E sim o Espírito une-se a mãe por laços magnéticos oriundos de uma programação arquitetada na espiritualidade por seres que dirigem as ações do homens na face da terra, sempre segundo as suas obras.

DANIEL CAP.6,V.4 
Ora, Daniel devido a superioridade de seu espírito levava vantagem sobre os ministros e sártrapas, e com isso o rei sonhava em pô-lo à frente de todo o reino.

DANIEL CAP. 1,V.17
A estes quatro jovens, Deus concedeu talento e saber no domínio das letras e das ciências.

MALAQUIAS CAP. 3,V.1
Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos.

MATEUS, CAP.1, V.20
Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhes disse: “José, filho de Davi, não temais receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.

LUCAS CAP. 1, VS. 11 a 15
Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, de pé à direita do altar do perfume. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. Mas o anjo disse-lhe “Não temas Zacarias, porque tua oração foi ouvida: Isabel tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-as João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre da sua mãe será cheio do Espírito Santo.

                O importante ressaltar que a tradução correta seria : ”cheio de UM Espírito Santo”, ou seja, sendo João Batista a rencarnação do profeta Elias nasceria um espírito já santificado, como foi o caso.

LUCAS CAP. 1, V. 41
E aconteceu que, ao Ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre.

                O profeta Elias retornando a Terra na personalidade de João Batista, reconhece que no ventre de Maria estava Jesus, provando assim que os espíritos mesmo no útero materno já possuem uma inteligência desenvolvida como era o caso de João Batista que tinha uma missão junto com Jesus e imediatamente sentiu-lhe a presença.

JOÃO CAP.VS.1,  6 e 7
Houve um homem enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio deles.

                O espírito ao reencarnar pode vir de vários lugares, não cabendo a ninguém questionar a sua origem e sim dar total apoio a nova oportunidade dada por Deus ao espírito reencarnante.

JOÃO CAP.3,V.8
O vento(espírito) sopra onde quer; ouve-lhe sua o ruído, mas não sabes donde vem nem pra onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.

                Jesus alude o tempo em que ainda no plano espiritual, participava das ações na Terra, junto dos profetas de Deus. Daí o espanto dos judeus as palavras de Jesus.

JOÃO CAP.8,V. 53 a  58
És acaso maior que nosso pai Abraão? E, entretanto, morreu... e os profetas também. Quem pretendes ser? Respondeu Jesus: “Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso  Deus e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço, e, se dissesse que não conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria.” Os judeus lhe disseram: “Não tens ainda cinqüenta anos e vistes Abraão!..” Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão fosse, eu sou.”

                Jesus nos conhece antes da formação do mundo, isso é sinal; que já existíamos, e espera que nos tornemos santos irrepreensíveis, isso significa que existe uma plano de evolução para cada um de nos nas sucessivas encarnações na Terra.

EFÉSIOS CAP.1, VS. 3 e 4
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu, nos abençoou com toda a benção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário