terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Profetas e a Mediunidade em Israel


OS PROFETAS E A MEDIUNIDADE EM ISRAEL

                “O profetismo em Israel, durante vinte consecutivos séculos, é um dos fenômenos transcendentais mais notáveis da História. A crítica contemporânea nada compreendeu ou fingiu nada compreender em tal sentido; acreditou simplificar tudo,  recorrendo à negação. A exegese católica desnaturou o fato, imaginando explicar tudo com uma só palavra: o milagre. E, todavia, outra expressão mais justa encontrou-a, quando denominou os profetas de “harpas vivas do Espírito Santo”. Assim, nesse ponto, como em tantos outros, a Ciência e a Religião, isoladas não podem ministrar mais que incompletas noções; só a doutrina espírita, que serve de traço de união entre uma e outra, as pode reconciliar. O Espiritismo penetrou o mistério aparente das coisas; projeta as claridades do Além sobre a teologia, que completa, e sobre o experimentalismo, que esclarece. A verdade é que os profetas israelitas são médiuns inspirados; esta é a única denominação que lhes convém, como veremos adiante, com exemplos colhidos na Bíblia. Eles nos demonstrarão que a História de Israel é o mais belo poema mediúnico, a epopéia espiritualista por excelência. É o que um dia indubitavelmente dirá a exegese científica. E graças a ela se dissiparão as obscuridades dos Livros Sagrados. Tudo se explicará , tudo, ao mesmo tempo, se tornará simples e grande. (Léon Denis, No Invisível, págs. 386 e 387).





Segundo Allan Kardec em “Obras Póstumas”, vemos:

                “Médiuns são pessoas aptas a sentir a influência dos Espíritos e a transmitir os pensamentos destes.
                Toda a pessoa que, num grau qualquer, experimente a influência dos Espíritos é,  por esse simples fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui privilégio exclusivo, donde se segue que poucos são os que não possuam um rudimento de tal faculdade. Pode-se, pois, dizer que toda gente, mais ou menos, é médium. Contudo, segundo o uso, esse qualitativo só se aplica àqueles em quem a faculdade mediúnica se manifesta por efeitos ostensivos, de certa intensidade.
                O fluido perispíritico é o agente de todos os fenômenos espíritas, que só se podem produzir pela ação recíproca dos fluidos que emitem o médium e o Espírito. O desenvolvimento da faculdade mediúnica depende da natureza mais ou menos expansiva do perispírito do médium e da maior ou menor facilidade da sua assimilação pelo dos Espíritos; depende, portanto, do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princípio; não pode, porém, ser adquirida quando o princípio não exista. A predisposição mediúnica independe do sexo, da idade e do temperamento. Há médiuns em todas as categorias de indivíduos, desde a mais tenra idade, até a mais avançada.
                As relações entre os Espíritos e os médiuns se estabelecem por meio dos respectivos perispíritos, dependendo a facilidade dessas relações o grau de afinidade entre os fluidos. Alguns há que se combinam facilmente, enquanto outros se repelem, donde se segue que não basta ser médium para que uma pessoa se comunique indistintamente com todos os Espíritos. Há médiuns que só com certos Espíritos podem comunicar-se, ou com Espíritos de certas categorias, e outros que não o podem a não ser pela transmissão do pensamento, sem qualquer manifestação exterior.Por meio da combinação dos fluidos perispirísticos o Espírito, por assim dizer, se identifica com a pessoa que ele deseja influenciar; não só lhe transmite o seu pensamento, como também chega a exercer sobre ela uma influência física, fá-la agir ou falar à sua vontade, obrigá-la a dizer o que ele queira, servi-se, numa palavra, dos órgãos do médium, como se seus próprios fossem. Pode, enfim , neutralizar a ação do próprio Espírito da pessoa influenciada e paralisar-lhe o livre-arbítrio. Os bons Espíritos se servem dessa influência para o bem, e os maus para o mal. Podem os Espíritos manifestar-se de uma infinidade de maneiras, mas não o podem senão com a condição de acharem uma pessoa apta a receber e transmitir impressões deste ou daquele gênero, segundo as aptidões que possua. Ora, como não há nenhuma que possua no mesmo grau todas as aptidões, resulta que umas obtém efeitos que outras são impossíveis. Dessa diversidade de aptidões decorre que há diferentes espécies de médiuns. Nem sempre é necessária a intervenção da vontade do médium. O Espírito que quer manifestar-se procura o indivíduo apto a receber-lhe a impressão e dele se serve, muitas vezes a seu mau grado. Outras pessoas, ao contrário, conscientes de sua faculdades, pode provocar certas manifestações. Daí duas categorias de médiuns: médiuns inconscientes e médiuns conscientes.” (Obras Póstumas, Itens 33 a 38,págs 57 a 59).


Com relação ao exposto acima, analisando com mais vagar os textos, poderemos concluir que os profetas  eram  médiuns,  por  muitas  vezes  denominados  de videntes, entravam em transe profético ou transe mediúnico, como queiram, muitas das vezes pareciam embriagados ou caíam posternados por terra,  rasgavam suas vestes, feriam-se e recebiam as mensagens fornecidas pelos espíritos que eram atribuídas por eles serem ensinamentos diretos de Deus. O que queremos enfocar é que na realidade os espíritos são e sempre foram os intermediadores entre Deus e os homens, fato este que tentamos evidenciar, neste estudo o qual muitas religiões e seitas ao longo dos anos tentam sufocar, com isso se distanciando da verdade, de uma realidade inconteste; são cegos guiando cegos, já nos ensinara o Mestre.

Nesta passagem Moisés aprova a mediunidade de Eldad e Medad.

NÚMEROS CAP.11,VS. 24 a 30
Moisés saiu e referiu ao povo as palavras do Senhor. Reuniu setenta homens dos anciãos do povo e os colocou em volta da tenda. O Senhor desceu numa nuvem e falou a Moisés; tomou uma parte do espírito que o animava e o pós sobre os setenta anciãos. Apenas repousara o espírito sobre eles, começaram a profetizar; mas não continuaram.Dois homens tinham ficado no acampamento: um chamava-se Eldad e o outro Medad, e o espírito repousou também sobre eles, pois tinham sido alistados, mas não tinham ido a tenda; e profetizaram no acampamento. Então Josué filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, tomou a palavra: “Moisés disse ele, meu senhor, impede-os”. Moisés, porém, respondeu: “Por que és tão zeloso por min? Provera a Deus que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse seu espírito!”. E Moisés retirou-se do acampamento com os anciãos de Israel.



Elad e Medad


Nesta passagem o Espírito comunicante diz que utilizará da psicofonia; 

DEUTERONÔMIO CAP.18,VS.18 e 19
Eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: pôr-lhe-ei minhas palavras na boca, e ele lhes fará conhecer minhas ordens. Mas o que se recusar ouvir o que ele disser de minha parte, pedir-lhe-ei contas disso.

                O termo “revelado”aqui tem o significado de mensagem transmitida via mediúnica.     

DEUTERONÔMIO CAP.29,V.29
“O que está oculto pertence ao Senhor , nosso Deus: o que foi revelado é para nós e para nossos filhos para sempre, a fim de que ponhamos em prática todas as palavras desta lei.”

                Aqui vemos uma incorporação coletiva. Em delírio significa mediunizados.

I SAMUEL, CAP. 19,V.20
Saul mandou homens para prendê-lo, mas quando viram a comunidade dos profetas em delírio, tendo Samuel à sua frente o espírito de Deus veio sobre os enviados de Saul  que começaram também eles, a profetizar.

                As consultas aos deuses que eram os Espíritos desencarnados eram práticas normais na antigüidade, e os judeus não fugiam a regra.

II REIS CAP. 3,V. 11
Josafá disse: “Não há por aqui nenhum profeta do Senhor, para que por meio dele consultar-mos o Senhor?” “ Sim, respondeu um dos servos do rei de Israel, está aqui Eliseu, filho de Safat, que derramava água nas mãos de Elias”

                A psicofonia era comum entre os profetas ou médiuns.

II REIS CAP. 21,V.10
O Senhor falou, pois , pela boca de seus servos, os profetas.

                Os transes mediúnicos eram normais.

II REIS CAP. 22, V.19
Porque ouvistes as palavras do livro, e o teu coração se abandonou, e te humilhastes diante do Senhor ao ouvir minha sentença contra este lugar e contra seus habitantes, condenando-os  a ser objeto de espanto e de maldição,  porque rasgastes as tuas vestes e chorastes diante de min, eu também te ouvi,  diz o Senhor.

                O profeta Elias nesse tempo já havia desencarnado, e ainda assim transmitia seus ensinamentos do plano espiritual.

CRÔNICAS CAP.12, VS. 11 a 15
Jordão estabeleceu também lugares altos nas montanhas de Judá; induziu à idolatria os habitantes de Jerusalém ao mal. Foi então trouxeram da parte do profeta Elias uma mensagem concebida nos seguintes termos: “Eis o que diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai; Porque não andaste nas pegadas de teu pai Josafá, nem nas de Asa, rei de Judá e Jerusalém, como fez a casa de Acab; e assassinaste teus irmãos, a família de teu pai, que eram melhores do que tu, o Senhor teu povo teus filhos, tuas mulheres e todos os teus bens; quanto a ti, hás de contrair no ventre uma grave doença, cuja enfermidade fará sair do teu corpo as entranhas durante longos dias.”

                A uma nítida alusão em Jó, a um Espírito comunicante. Poderíamos ler: Qual o Espírito que fala pela sua mediunidade ?

JÓ CAP.4,VS.26
A quem diriges o discurso, sob inspiração de quem falas tu?

JÓ CAP.32,V.8
Mas é o espírito de Deus no homem , é um sopro todo poderoso que o torna inteligente.

                Mesmo depois da morte do profeta Elias, ele continuou como Espírito a ajudar o amigo Eliseu.

ECLESIÁSTICO CAP. 48 V 13
Elias foi arrebatado em um turbilhão. Mas o seu Espírito permaneceu em Eliseu.

                A visão do futuro através da mudança tridimensional para uma tetradimensional. Orientada algumas vezes pela espiritualidade superior.

ECLESIÁSTICO CAP.48,VS.26 a 28
Um dia, o Sol retrocedeu, e (o profeta) prolongou a vida do rei.Por uma poderosa inspiração ele viu o fim dos tempos, e consolou aqueles que choravam em Sião;Ele anunciou o futuro até o fim das coisas ocultas antes que se cumprissem.

SABEDORIA CAP.8,V.8
Se alguém deseja uma vasta ciência, ela sabe o passado e conjectura o futuro ;conhece as sutilezas oratórias e resolve os enigmas;prevê sinais e prodígios, e o que tem que acontecer no decurso das idades e dos tempos.

 DANIEL CAP.1,V.17
A estes quatro jovens, Deus concedeu talento e saber no domínio das letras e das ciências. Daniel era particularmente entendido na interpretação de visões e sonhos.

DANIEL CAP. 4,VS.5 e 15
Finalmente apresentou-se diante de mim Daniel, cognominado Baltazar, segundo o nome de meu Deus, e em quem reside o espírito dos deuses santos.

DANIEL CAP. 5,V.11
Há no teu reino um homem no qual habita o espírito dos deuses santos. Quando teu pai era vivo, encontrava-se nele uma luz, uma inteligência e uma sabedoria comparáveis à sabedoria dos deuses. Por isso  o rei Nabucodonosor,  teu pai tinha-o nomeado chefe dos escribas,  magos,  dos caldeus e dos astrólogos;

DANIEL CAP.9,VS.10
Recusamos ouvir a voz do Senhor , nosso Deus; não seguimos as leis que ele nos oferecia pela boca de seus servos, os profetas.

OSÉAS CAP.12,V.11
Falei aos profetas e multiplicarei as visões, pela boca dos profetas falei em comparações.

JOEL CAP.3,VS. 1 a 5
Depois disto acontecera, que derramarei o meu Espírito sobre todo o ser vivo:vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciões terão sonhos, e vossos jovens terão visões.

                A recompensa é o tipo de mediunidade e o tipo de Espírito que irá influenciar diretamente.

MATEUS CAP.10, VS 40 a 42
“Quem vos recebe é a min que recebe. E quem me recebe , recebe Aquele que me enviou. Aquele que recebe um profeta, na qualidade de profeta , receberá uma recompensa de profeta. Aquele que recebe um justo, receberá a recompensa de um justo. Todo aquele que der ainda que seja somente água fresca a um destes pequeninos, porque meu discípulo, em verdade eu vos digo, não perderá sua recompensa.”

                Somos sabedores que as traduções originais reportam-se a “Um Espírito Santo” e não ao “Espírito Santo” ,  artifício que a Igreja encontrou para personificar a terceira pessoa da trindade. Algumas passagens da Bíblia ainda encontram-se na forma original.

LUCAS CAP.2,VS. 25 e 28
Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus,  para que se cumprirem a respeito dele os preceitos da lei , tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos. 

ATOS DOS APÓSTOLOS, CAP. 13, V.1
Havia, na Igreja de Antioquia, profetas e mestres, Barnabé, Simeon, chamado Niger, Lúcio, o cirineu, Manahén, irmão de leite do tetraca Heródes e Saulo

ATOS  DOS APÓSTOLOS CAP.13,V.52
Os discípulos, por sua vez ,estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

I CORÍNTIOS  CAP.2, VS. 4 e 5
A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

I CORÍNTIOS CAP.2 , V.12
Ora, nós não recebemos o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou.

                Os anjos personificam os Espíritos mensageiros, e esta passagem diz respeito a mediunidade.

I CORÍNTIOS CAP.11,V.10
Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos.

                Paulo de Tarso, o Apóstolo dos Gentios, descreve aqui neste texto a mediunidade sob o nome de “dons espirituais”, ao tempo que faz uma classificação da mesma. Organizando o que se poderia dizer a primeira versão do livro dos médiuns, na antigüidade.




I CORÍNTIOS CAP.12, VS.1 a 11, 28 a 30
A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância. Sabeis que, quando erreis pagãos vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos,  por isso eu vos declaro: ninguém,  falando sob a ação divina,  pode dizer: “Jesus seja maldito”;  e ninguém  pode dizer: “Jesus é o Senhor”, senão sob a ação do Espírito Santo.Há diversividades de dons, mas um só Espírito. Os mistérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro a fé , pelo mesmo Espírito a graça de curar  as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro a variedade de línguas; a outro, por fim a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.

ROMANOS CAP.15,V.19
Pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do  Espírito. De maneira que tenho divulgado o evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Iliria.

                Escrituras proféticas, na realidade são mensagens mediúnicas, e profetizar significa receber algum Espírito.

ROMANOS CAP. 16,V.26
Mas agora manifestado,  por ordem do eterno Deus, e, por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé.

EFÉSIOS CAP.4, V.7
Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo.

TESSALONICENSES CAP.1,V.6
E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a Palavra, apesar das muitas tribulações, com alegria do Espírito Santo.

                Mas uma vez Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses, assevera a importância do conhecimento, mas com discernimento, bom censo e racionalidade, bem como também nos ensinou Kardec.

TESSALONICENSES CAP. 5,VS. 16 a 22
Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias dai graças,  pois esta é a vosso respeito a vontade de Deus em
Jesus Cristo. Não extingas o espírito. Não desprezes as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda espécie de mal.
               
                Uma vez mediunizados, poderemos comungar da influência benéfica dos Espíritos superiores. Na realidade é isso o que Paulo quer dizer aos Hebreus:
               
HEBREUS CAP.6,V.4
Porque aqueles que foram uma vez iluminados, saborearam o dom celestial, participaram  dos dons do Espirito Santo.


TIMÓTEO CAP.4 ,VS.14 a 16
Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos Anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto todo o teu aproveitamento. Olha por ti pela instrução dos outros. E preserva nestas coisas. Se isto fizeres, salvaste-as a ti mesmo e aos que te ouvirem.

II PEDRO CAP. 1 V.15
Porque sei que em breve terei que deixá-los, assim como Nosso Senhor Jesus Cristo me fez conhecer. Mas cuidarei para que, ainda depois da meu falecimento, possais conservar sempre a lembrança destas coisas.
               
“A natural espontaneidade do texto indica que não se trata de revelação sobrenatural, maravilhosa, teofânica, mas simples informação, colhida nos habituais colóquios que Pedro mantinha com Jesus, de alguma forma que a Igreja posterior abandonaria. Aliás, a antiga tradução de João Ferreira de Almeida conservou a idéia de continuidade e habitualidade no relacionamento direto de Pedro com Jesus, ... “( Hermínio C. Miranda, Cristianismo: a mensagem esquecida, pág.213 ).

                No Apocalipse, é inquestionável a observação da mediunidade de João na qual recebe um anjo, ou seja, um mensageiro que é portador de uma mensagem de Jesus. Aliás Apocalipse traduzido que dizer “Revelação”.

APOCALIPSE CAP.1,VS. 1 e 2
REVELAÇÃO de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, o qual atesta a Palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo tudo o que viu.


TRANSE MEDIÚNICO

                “O estado de transe é esse grau de sono magnético que permite ao corpo fluídico exteriorizar- se, desprender-se do corpo carnal, e a alma tornar a viver por um instante sua vida livre e independente. A separação, todavia, nunca é completa; a separação absoluta seria a morte. Um laço invisível continua a prender a alma ao seu invólucro terrestre. Semelhante ao fio telefônico que assegura a transmissão entre dois pontos, esse laço fluídico permite à alma desprendida de transmitir suas impressões pelos órgãos do corpo adormecido. No transe, o médium fala, move-se, escreve automaticamente; desses atos, porém, nenhuma lembrança conserva ao despertar.
                O estado de transe pode ser provocado, quer pela ação de um magnetizador, quer pela de um Espírito. Sob o influxo magnético, os laços que unem os dois corpos se afrouxam. Alma, com seu corpo sutil, vai se emancipando pouco a pouco; recobra o uso de seus poderes ocultos, comprimidos pela matéria. Quanto mas profundo é o sono, mais completo vem a ser o desprendimento. As radiações da psique aumentam e se dilatam; um estado diferente de consciência, faculdades novas se revelam. Um mundo  de  recordações  e  conhecimentos, sepultados  nas  profundezas  do  “eu”, se  patenteia. O médium pode, sob o império de sua vontade superior, reconstituir-se numa de suas passadas existências, revivê-la em todas as suas particularidades, com as atitudes, a linguagem, os atributos, que caracterizam a existência. Entram ao mesmo tempo em ação os sentidos psíquicos. A visão e audição, a distância, se produzem tanto mais claras e fiéis quanto mais completa é a exteriorização da alma.”(No Invisível, Léon Denis, pág.249).

                “Durante o transe, o Espírito do médium pouco se afasta; permanece quase sempre confundido no grupo espiritual que cerca o invólucro terrestre. Sua influência se faz ainda sentir sobre o corpo, a que seus próprios hábitos os atraem. Sua ação se torna em tal caso um incômodo, um estorvo para os Espíritos que se comunicam.Quando a força oculta é insuficiente e o transe pouco profundo, o desprendimento é incompleto; as personalidades se confundem. O médium resiste à ação exterior do Espírito, que se esforça por tomar posse de seus órgãos.”(Léon Denis, No Invisível, pág.251).

                “Às vezes o regresso à carne origina cenas pungitivas, quando o médium, durante a exteriorização, tornou a ver, no Espaço, entes amados, e no instante que precede o despertar ainda conserva esta impressão. O contraste entre a vida luminosa, que acaba de fruir, e o cárcere sombrio a que é obrigado novamente a descer, provoca cenas de lágrimas e lamentos, repugnâncias de reiterar-se na carne, que se traduzem por lamentos e comovedoras súplicas. Temos sido muitas vezes testemunhas de tais cenas.”(Léon Denis, No Invisível, pág. 254).

                Na Bíblia encontramos inúmeras passagens nas quais se observa o transe mediúnico, hoje tão combatido pelas  religiões tradicionais.

DEUTERONÔMIO CAP.21,V.5
Aproximar-se-ao os sacerdotes levíticos, porque foi a eles que o Senhor, teu Deus, escolheu para serem seus ministros, para abençoarem em seu nome, e são eles que julgam todo litígio em caso de ferimento. 

I SAMUEL CAP. 19,VS.23 e 24
Mas no caminho de Naiot, assaltou-o também o espírito de Deus, e foi tomado de transes por todo caminho ate chegar a Naiot. Despiu também suas vestes, profetizando diante de Samuel, ficando assim despido prostrado por terra durante todo dia e toda a noite. Daí o ditado: “Está Saul também entre os profetas ?”.

II REIS CAP.5, V.8
Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha rasgado suas vestes, mando-lhe dizer: “Por rasgastes suas vestes? Que ele venha a min e saberá que há um profeta em Israel.”

II REIS CAP. 11, V.14
E eis que o espetáculo se ofereceu aos seus olhos: lá estava o rei, de pé no estrado, segundo o costume, tendo ao  seu  lado os chefes e as trombetas,  enquanto o povo se alegrava,  tocando as trombetas. Então ela rasgou suas vestes, gritando”Traição, traição!”

I REIS CAP.18,V.28
Eles gritavam, com efeito, em alta voz, e retalhavam-se segundo o seu costume, com espadas e lanças, até se cobrirem se sangue. Passado meio-dia, enquanto continuavam em seus transes proféticos, chegou a hora da oblação.

JÓ CAP. 1,V.20
Jó então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois caindo prosternado por terra, disse:“Nu saí do ventre da minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!”.

ZACARIAS CAP.13,V.6
Se alguém lhe disser: “Que ferimentos são estes em tuas mãos ?”- São ferimentos que recebi na casa de meus amigos”,responderá ele.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP.2 , VS.13 a 19
Outros porém, escarnecendo, diziam: “Estão embriagados de vinho doce.”Pedro, então, pondo-se de pé em companhia dos onze, com voz forte disse:“Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vos pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: Acontecera nos últimos dias - e Deus quem  fala  -  derramarei  do  meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão  os vossos filhos e vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os nossos  anciãos sonharão. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espirito e profetizarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário