terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sonhos na Bíblia


SONHOS:  A  EMANCIPAÇÃO   DA   ALMA  INCONSCIENTE

                “O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono. Notai, porém, que nem sempre sonhais. Que quer isso dizer? Que nem sempre vos lembrais do que vistes? Ou de tudo o que haveis visto, enquanto dormíeis. É, não tendes então a alma no pleno desenvolvimento de suas faculdades. Muitas vezes, apenas vos fica a  lembrança  da  perturbação  que o vosso Espírito experimenta à sua partida ou no seu regresso, acrescida da que resulta do que fizestes ou do que o vos preocupa quando despertos. A não ser assim, como explicaríeis os sonhos absurdos, que tanto os sábios, quanto os mais humildes e simples criaturas têm? Acontece também que os maus Espíritos se aproveitam dos sonhos para atormentar as almas fracas e pusilânimes. (Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Cap. VIII, pág.223).

                “Os sonhos são efeito da emancipação da alma, que mais independente se torna pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida que se alonga até os mais afastados lugares e até mesmo a outros mundos. Daí também a lembrança que traz à memória acontecimentos da precedente existência ou das existências anteriores. As singulares imagens do que se passa ou se passou em mundos desconhecidos, entremeados de coisas do mundo atual, é que formam esses conjuntos estranhos e confusos, que nenhum sentido nem ligação parecem ter.”(Livro do Espíritos, Parte 2ª, Cap. VIII, pág.224).  

                Convém esclarecer que o fato de não lembrarmos dos nossos sonhos não significa dizer que não tenhamos sonhado. Fato é que a matéria dificilmente conserva integralmente as impressões que o Espírito recebeu, ou seja, o cérebro físico  na maioria das vezes não consegue decifrar ou até mesmo filtrar as informações do cérebro perispiritual de uma forma integral. Os sonhos portanto são verdades inerentes a cada indivíduo, a cada circunstância vivida e experimentada individualmente selecionada e arquivada através de imagens ou pensamentos, não cabendo a essas visões oníricas classificações preestabelecidas identificando por exemplo um animal, flores, sapatos, água; a determinadas circunstâncias que venham a se realizar no plano físico, sem com isso descartar certas correlações dessas mesmas imagens com fatos que venham a se realizar. Isto se explica pelo fato de que o indivíduo particularmente sedimentado em certos condicionamentos mentais é avisado pelos mentores espirituais, quando emancipado do corpo físico pela figura que melhor o mesmo esteja sintonizado e com isso, possa melhor codificar a mensagem recebida, quando for de merecimento do espírito ou mesmo necessária esta revelação. Importante que se diga que os amigos espirituais estão sempre nos aconselhando no sono ou fora dele através das nossas faculdades mediúnicas os quais conhecem muito bem. Portanto não façamos da exceção a regra, ao sonharmos encontramos constantemente na paisagem física ou astral espíritos ou indivíduos encarnados os quais nunca vimos ou conhecemos. Seriam estes espíritos ou indivíduos encarnados ligados a nós por vivências ulteriores ou espíritos ou encarnados com gostos e preferências similares as nossas as quais libertos dos liames da matéria estreitamos a convivência salutar ou perniciosa de acordo com o nosso nível evolutivo ou as nossas idéias diretoras? Pois são elas as idéias ou pensamentos que nos dão o passaporte para o porto que atracaremos durante a viagem do sonho no estágio do sono.
 Sabemos portanto,   que  o simples  fato do corpo físico estar  em  repouso,  por meio de cansaço material ou debilidade causada  por  alguma  patologia, nosso espírito  pode se emancipar  para  alcançar vôos maiores em busca das soluções de seus problemas mais diretos, aprendizado,   reconciliação,  etc...   Portanto  esta  vivência  no  plano  espiritual  impressiona  o  espírito associando à consciência livre a diversas impressões e sensações de ordem fisiológica (estado físico no qual nos encontramos ao acordarmos disposição ou fadiga) e psicológica. Estas mesmas impressões tendem a ficar gravadas no nosso inconsciente (perispírito). Fato interessante e constatado que a  partir do momento em que despertamos, se lembrarmos do sonho, ou contarmos para alguém ou mesmo registrarmos imediatamente  no cérebro físico de forma mas incisiva, sendo o esquecimento mas difícil. Diante  do  exposto  acima,  reportemo-nos   a   esta   importante  obra  “Estudando  a   Mediunidade”,  de Martins Peralva, calcada na não menos importante obra “Nos Domínios da Mediunidade”, de André Luiz, pelo amantíssimo Chico Xaxier, mais particularmente “Sonhos”,Cap. XVII, pág.96 a 100. Refere-se a classificação dos sonhos em três grupos a saber; comuns, reflexivos e espíritas.
               
                Os comuns: O Espírito é envolvido na onda do pensamento que lhes são próprios, bem assim dos outros. 
                Os reflexivos: A modificação vibratória, resultante do desprendimento pelo sono, faz o Espírito entrar em relação com fatos,  imagens,  paisagens e acontecimentos remotos,  desta e outras vidas.
                Os Espíritas: Por  “sonhos espíritas” , situamos aqueles em que o Espírito se encontra, fora do corpo, com:
                a)  parentes; b) amigos; c)instrutores; d) inimigos, etc.

                Podemos então perceber que sendo um fenômeno natural inerente a todo ser humano encontra seus registros na Bíblia, aqui registrados que demonstram que os sonhos são nas muitas das vezes indicadores e respostas de Deus através dos irmãos espirituais a nós espíritos encarnados orientando nossos destinos na caminhada evolutiva, através de sua infinita misericórdia.
 
GÊNESIS CAP. 28, V.12
E teve um sonho: Via uma escada, que, apoiando-se na terra tocava com o cimo o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam pela escada.




GÊNESIS CAP.31,VS.11,24
Um anjo de Deus disse-me em sonho: Jacó !- Eis-me aqui, respondi ...Deus, porém, ao apareceu em sonho noturno a Labão, o arameu, e disse-lhe: “Guarda-te de dizer algo a Jacó”.

GÊNESIS CAP.40,VS. 8 e 9
“Tivemos um sonho, responderam; e não há ninguém para no-los interpretar”. - Porventura, não pertence a Deus, replicou José, a interpretação dos sonhos? Rogo-vos que nos conteis.”

GÊNESIS CAP.41 ,V. 15 e 16
Este disse-lhe: “Tive um sonho que ninguém pode interpretar. Mas ouvi dizer de ti, que basta contar-te um sonho para que tu o expliques”. - “Não sou eu, respondeu José, mas é Deus quem dará ao Faraó uma explicação favorável”.

GÊNESIS CAP.41, V. 25 a 30
José disse ao Faraó: “O (duplo) sonho de Faraó reduz-se a um só. Deus revelou a Faraó o que ele vai fazer. As setes belas vacas são sete anos, e as sete belas espigas, igualmente sete anos; o sonho é um só .As sete vacas magras e feias que saíram em seguida são também sete anos; e as sete espigas vazias e queimadas pelo vento do oriente serão sete anos de miséria. É como eu disse a Faraó: Deus lhe revela o que vai fazer. Haverá sete anos de grande abundância para todo o Egito. Virão em seguida sete anos de miséria que farão esquecer toda a abundância no Egito . A fome devastará o país.

NÚMEROS CAP.12,V. 6
O Senhor desceu na coluna de nuvem e parou à entrada da tenda. Chamou Aarão e Maria, e eles aproximaram-se. “Ouvi bem, disse ele, o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão, eu, o Senhor, é  em sonho que lhe falarei.

JUIZES CAP.7,VS. 13 e 14
No momento em que Gedeão se aproximava, um homem estava justamente contando um sonho ao seu companheiro: “Eis, dizia ele, o sonho que tive: um pão de cevada rolava sobre o acampamento de Madiã, e, chocando com a tenda, lançou-a completamente por terra.”O companheiro respondeu: “Isto não é outra coisa senão  a  espada  de  Gedeão,  filho  de  Joás,  o  israelita.  Deus  entregou  em  suas  mãos  Madiã  e   todo acampamento.” Tendo ouvido a narração e a interpretação desse sonho, Gedeão prostrou-se por terra.Voltou ao acampamento israelita e disse: “Levantai-vos ! porque o Senhor vos entregou nas mãos o acampamento dos madianitas.”

ESTER CAP.10,V.4
E Mardoque disse: “De Deus veio tudo isso. Lembro-me de um sonho que tive a este respeito. Nada foi omitido: a pequena fonte tornada um rio, a luz, o sol, a massa de água. O rio é Ester que o rei tomou por esposa e a quem se tornou rainha.

ESTER CAP.11,V.2 e 12
No segundo ano do reino de Assuero, o grande rei, no primeiro dia do mês de Nisã,  Mardoqueu,  filho de Jair,  filho de Semei,  filho de Cis, da tribo de Benjamim, teve um sonho.Depois de ter visto este sonho e o que Deus queria fazer, Mardoqueu se levantou. Até a noite conservou este sonho gravado no seu espírito, procurando conhecer seu sentido.

JÓ CAP.33,VS. 15 e 16
Por meio dos sonhos, das visões noturnas,quando um sono profundo pesa sobre os humanos,enquanto o homem adormecido em seu leito.então abre o ouvido do homem e o assusta com suas aparições.

SALMO CAP.126, V.2
Inútil levantar-vos antes da aurora,E retardar até alta noite vosso descanso,Para comer o pão de um duro trabalho,Pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono.

ECLESIÁSTICO CAP.40,VS.5 a 7
E na hora de repousar no leito,O sono da noite perturba-lhes as idéias.Ele repousa um pouco, tão pouco que é como não repousasse; E no mesmo sono, como uma sentinela durante o dia,É perturbado pelas visões de seu espírito,Como um homem que foge ao combate;No momento em que (se julga) em lugar seguro, ele se levanta  e admira-se do seu vão temor.Assim acontece com toda a criatura, desde os homens até os animais.Mas para os pecadores é sete vezes mais.

SABEDORIA CAP.18,VS. 18 a 19
Tomando aqui e acolá, semi-mortos,revelaram a causa da morte que os atingia;porque os sonhos que os tinha agitado tinham-nos informado antecipadamente,para que eles não perecessem sem conhecer a causa de sua desgraça.

JEREMIAS CAP. 23, V.28
Conte o profeta o sonho que tiver! Mas a quem for dado ouvir-me a palavra, que fielmente a reproduza. Que vem fazer a palha com o grão? - oráculo do Senhor.

DANIEL CAP.2,VS. 1, 4, 19, 26, 28 a 30
No segundo ano de seu reinado, Nabucodonossor teve sonhos que lhe perturbaram a tal ponto o espírito, que perdeu o sono.Os caldeus responderam ao rei (em língua aramaica): “ Senhor, longa vida ao rei! Narra teu sonho para que teus servos dêem a interpretação.”O mistério foi revelado a Daniel numa visão noturna,  pelo que,  bendizendo a Deus dos céus.O rei dirigiu a palavra a Daniel (que tinha o codinome Baltazar): “ És realmente capaz, disse-lhe, de desvendar-me o sonho que tive e fornecer-me a interpretação ? ”Mas no céu existe um Deus que desvenda os mistérios, o qual quis revelar ao rei Nabucodonossor o que deve suceder no decorrer dos tempos. Eis, portanto, teu sonho e visões que se apresentaram a teu espírito quando estavas em teu leito. Senhor os pensamentos que vieram a teu espírito, enquanto estás no teu leito, são previsões do futuro: aquele que revela os mistérios mostrou-te o futuro. Quanto a mim se este mistério me foi desvendado, não é que  haja  mais  sabedoria em mim do que nos outros homens, mas para eu dar ao rei a interpretação, a fim de que se faça luz nos pensamentos de teu coração.

DANIEL CAP.4, VS.1 e 2 , 6, 15
Eu Nabucodonosor, vivia tranqüilo em minha casa e próspero em meu palácio. Tive um sonho que me assustou; os pensamentos que perpassavam em meu espírito quando no meu leito, bem como minhas visões, perturbaram.“Baltazar, disse-lhe chefe dos magos, sei que reside em ti o espírito dos deuses santos e que nenhum mistério te confunde. Dize-me então as visões que tive em sonho; dai-me a explicação.Então Daniel (cognominado Baltazar), permaneceu alguns instantes perdido no tumulto de seus pensamentos, e o rei prosseguiu: “Baltazar este sonho e sua significação não devem perturbar-te!”__Meu senhor , replicou Daniel, possa o sonho ser para teus inimigos, e sua significação para teus adversários.

MATEUS CAP.1, V.20
Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse:




MATEUS CAP.2 V.12,13,19 a 23.
Avisados em sonho (os magos) de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matar.”Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.”Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia, e veio habitar na cidade Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.

MATEUS CAP.27,V.19
Enquanto estava sentado no tribunal, a sua mulher lhe mandou dizer: “ Nada faças a esse justo. Fui hoje atormentada por um sonho que lhe diz respeito.”

Adicionamos porém a essa classificação as “criações mentais” do próprio espírito ou de espíritos desencarnados amigos ou inimigos.


AS PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

MARCOS CAP. 16, V.1
Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo.







                “O Espírito, como já foi dito, tem um corpo fluídico, a que se dá o nome de perispírito. Sua substância é haurida  do  fluido  universal ou cósmico,  que o forma e alimenta,  como o ar forma e alimenta o corpo material do homem. O perispírito é  mais ou menos etéreo, conforme os mundos e o grau de depuração do Espírito. Nos mundos e nos Espíritos inferiores, ele é de natureza mais grosseira e se aproxima muito da matéria bruta.Durante a encarnação, o Espírito conserva o seu perispírito, sendo-lhe o corpo apenas um segundo envoltório mais grosseiro, mais resistente, apropriado aos fenômenos a quem de prestar-se e do qual o Espírito se despoja por ocasião da morte.O perispírito serve de intermediário ao Espírito e ao corpo. É o órgão de transmissão de todas as sensações. Relativamente às que vêm do exterior, pode-se dizer que o corpo recebe a impressão; o perispírito a transmite e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. “Por meio do perispírito é que os Espíritos atuam sobre a matéria inerte e produzem diversos fenômenos mediúnicos.”( Allan Kardec, Obras Póstumas, Item 13,pág.46).
               
“Atuando sobre a matéria, podem os Espíritos manifestar-se de muitas maneiras diferentes: por efeitos
físicos, quais os ruídos e a movimentação de objetos; pela transmissão do pensamento, pela visão, pela audição, pela palavra, pelo tato, pela escrita, pelo desenho, pela música etc. Numa palavra, por todos os meios que sirvam a pô-los em comunicação com os homens.(Allan Kardec,Obras Póstumas, Item 14, pág. 46).
               
“Por sua natureza e seu estado normal, o perispírito é invisível, tendo isso de comum com uma imensidade de fluídos que sabemos existir, mas que nunca vimos. Pode também, como alguns fluidos, sofrer modificações que o tornam perceptível à vista, quer por uma espécie de condensação, quer por uma mudança na disposição molecular. Pode mesmo adquirir propriedades de corpo sólido e tangível e retomar instantaneamente seu estado etéreo e invisível. É possível fazer-se idéia desse efeito pelo que acontece com o vapor, que passa do estado de invisibilidade ao estado brumoso, depois ao líquido, em seguida ao sólido e vice-versa. ( Allan Kardec, Obras Póstumas, Item 16, pág.46).
               
                “Podendo assumir todas as aparências, o Espírito se apresenta debaixo daquela que mais reconhecível o possa tornar, se quiser. É assim que, embora como Espírito nenhuma enfermidade corpórea lhe reste, ele se mostrará estropiado, coxo, ferido, com cicatrizes, se isso for necessário a lhe conservar a identidade. O mesmo  se  observa  com  relação ao traje. Os Espíritos que nada conservam das fraquezas terrenas, aquele de ordinário consta amplos panos flutuantes e de uma cabeleira, ondulante e graciosa. Amiúde os Espíritos se apresentam com os atributos característicos de sua elevação, como: uma auréola,  asas  os  que  podem  ser considerados anjos, resplandecente aspecto luminoso, enquanto que outros trajam as que recordam suas ocupações terrestres. Assim, um guerreiro aparecerá com sua armadura, um sábio com livros, um assassino com o punhal, etc. A figura dos Espíritos superiores é bela, nobre e serena; os mais inferiores, ainda mostram vestígios dos crimes que cometeram ou dos suplícios por que passaram, sendo-lhes essas aparências uma realidade, isto é,   julgam-se quais aparecem,  o que é para eles um castigo.”(Allan Kardec, Obras Póstumas, Item 18, págs. 48 e 49).

                “O perispírito é a estrutura modeladora, organizador e gerenciadora do corpo físico; molde energético onde se encontram os mecanismo responsáveis por todas as funções orgânicas, desde a seleção dos princípios hereditários até a organização da célula ovo e seu desenvolvimento no organismo complexo. Ele contém a matriz filogenética que promove a repetição organogênica das principais etapas evolutivas do ser. Em seu bojo se radicam os centros funcionais que dirigem e controlam as emissões arquetípicas do inconsciente profundo, geradoras das funções fisiopsíquicas dos seres vivos, mais especificamente da espécie humana, onde se apresentam altamente complexas e refinadas.”(Djalma Motta Argollo, Possibildades Evolutivas, Cap. VI, pág. 115).
                Desta forma, o perispírito possui inúmeras propriedades, dentre as quais relacionaremos algumas como: Plasticidade, Densidade, Ponderabilidade, Luminosidade, Penetrabilidade, Corporeidade, Tangibilidade, Sensibilidade, Expansibilidade, Biborporeidade, Unicidade, Perenidade, Mutabilidade, Capacidade Refletora, Odor, Temperatura, etc...


PERISPÍRITO E ALGUMAS DE  SUAS DIVERSAS DENOMINAÇÕES

ALLAN KARDEC
PERISPÍRITO/CORPO FLUÍDICO
ANDRÉ PEZZANI
PERISPÍRITO VIRTUAL
ANDREAS E KILIAN
CORPO DE MATÉRIA DELGADA
APOSTÓLO PAULO
CORPO ESPIRITUAL
APÓSTOLOS
FANTASMA
ARISTÓTELES
CORPO SUTIL E ETÉREO
BOERHAAVE
CÓPULA
BUDISMO ESOTÉRICO
KAMA-RUPA
CABALA HEBRAICA
ROUACH
CALDEUS
COROA DE FOGO
CATÓLICO
ALMA
CRAWFORD
FANTASMA TELEPÁSTICO
CRISTÀOS PRIMITIVOS
CORPO GLORIOSO
DASSIER
FANTASMA PLÁSTICO/PÓSTUMO
DODEE
METAORGANISMO/NEFESTE
DR. FODOR
CORPO ÓDICO/ONÍRICO
ESCHENMAYER
ÉTER ORGÂNICO
FOURIER
CORPO AROMAL
GREGOS
OCHEMA
GROOS
CORPO INCORRUPTÍVEL
HERMETISMO EGÍPCIO
KHA
HIPÓCATRES
EIDOLOM/ENORMOM
JUDEUS
NEPHESH
LEIBNIZ
CORPO FLUÍDICO
NEOPLATÔNICO
ASTROIDÊ
OCULTISMO
EGO TRANSCEDENTAL/ENORMON
ORÍGENES
AURA
PARACELSO
CORPO ASTRAL/SIDERIO/EVESTRO
PITÁGORAS
CARNE SUTIL
PROCLO
VEÍCULO DA ALMA
ROSACRUSIANOS
CORPO VITAL
SCHELLING
CORPO MAIS FINO/INVISÍVEL
SOVIÉTICOS
CORPO DE BIOPLASMA
TEÓSOFOS
CORPO CAUSAL
TERTULIANO
CORPO VITAL DA ALMA
VEDANTA
MANU, MÃYA E KOSHA
ZOLLNER
CORPO FANTÁSTICO INTERIOR


                “Os Espíritos podem se tornar visíveis sob uma aparência diversa da forma humana?
“A forma humana é a forma normal; o Espírito pode variar-lhe a aparência, mas é sempre o tipo humano.

a) Não podem se manifestar sob a forma de chama?
Podem produzir chamas,  clarões,  como muitos outros efeitos,  para atestarem sua presença;  mas não
são os próprios Espíritos. A chama, freqüentemente, é apenas uma miragem, ou uma emanação do perispírito; em todos os casos, não é senão uma parte deles; o perispírito não aparece por inteiro senão nas visões.”( Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, Parte 2º , Cap.VI, Questão 28 ).

Vejamos algumas passagens que fazem alusão ao perispírito nas suas mais variadas formas de manifestação:

ÊXODO CAP.3,V.2
O Anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio duma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.

ÊXODO CAP.13,V.21
O Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvens para guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar; de sorte que podiam marchar de dia e de noite.O anjo de Deus que marchava à frente do exército dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás; a coluna de nuvem que os precedia pôs-se detrás deles...

ÊXODO CAP. 24,VS.9 e 10
Moisés subiu, com Aarão, Nadab e Abiú, e setenta anciãos de Israel. Eles viram o Deus de Israel. Sob os seus pés havia como um lajeado de safiras transparentes, tão límpido como o próprio céu.

NÚMEROS CAP.9,VS.15 e 16  
No dia em que o tabernáculo foi levantado, isto é, a tenda do testemunho, desde a tarde até pela manhã, apareceu como uma espécie de fogo. Assim acontecia continuamente: a nuvem cobria o tabernáculo, e à
noite assemelhava-se ao fogo.

ECLESIÁSTICO CAP. 51,V.6
E da violência das chamas que me rodeavam;Em meio do fogo não me queimei;

DANIEL CAP. 3.VS. 49 e 50
Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo. Fez do centro do lugar onde soprasse uma brisa como um lugar onde soprasse uma brisa matinal: o fogo nem mesmo os tocava, nem lhes fazia mal algum, nem lhes causava a menor dor.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 2,VS. 1 e 2
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceram então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 7,V.30
Passado a quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do  monte  Sinai um anjo, na chama de uma sarça ardente.

HEBREUS CAP. 1,V. 7
Por outro lado, a respeito dos anjos diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chama de fogo.

***

                As “roupas sujas” aqui, significam as impurezas do corpo espiritual.

ZACARIAS CAP.3, VS.3 e 4
Josué, vestido de roupas sujas, estava de pé diante do anjo do Senhor. O Senhor falou àqueles que estavam à volta dele, dizendo: “Tirai-lhe essas roupas sujas”. Depois disse a Josué : Eis que tirei de ti a tua imundície e te revesti de roupas de festa.”
               
                A transfiguração luminosa, uma da várias propriedades do perispírito.

MATEUS CAP. 2, VS. 9 e 10
Tendo eles ouvido as palavras do rei,  partiram.E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino, e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.




                Em Sabedoria, Salomão faz uma correlação da corrupção com a densidade do perispírito, ou seja, as más ações envolvem o perispírito com uma camada considerável de fluidos deletérios, que de alguma forma impedem do espírito de ascender as regiões mas sutis do plano espiritual, causando inúmeros sofrimentos para o Espírito.

SABEDORIA CAP. 9,V.15 a 18
...porque o corpo corruptível torna pesada a alma,e a morada terrestre  oprime  o espírito carregado de cuidados.Mal podemos compreender o que está sobre a terra,dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mãoQuem portanto,  pode descobrir o que se passa no céu ?E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais Sabedoria,e se dos mais altos dos céus, vós não lhe enviais vosso Espírito Santo ?Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra;os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.

                O espírito que veio ao batismo de Jesus, descia suavemente, razão pela qual, o evangelista Marcos utilizou-se da metáfora para explicar aquele momento de sublimidade. Assim sendo, de uma forma geral, a própria manifestação de espíritos é viabilizada pelas propriedades do perispírito.

MARCOS CAP. 1, VS. 10 e 11
No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos, e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele...

                Na passagem que se apresenta abaixo, Paulo de Tarso descreve algumas propriedades do perispírito, sob a denominação de corpo celeste, descreve o corpo espiritual, concluindo acertadamente, que cada indivíduo possui uma energia que se expressa pelo brilho do seu espírito e a intensidade desse brilho se pronuncia pela sua conduta na Terra. Ressaltando que quanto mas puro o indivíduo mas luminoso é o seu corpo espiritual, que é imortal.

I CORÍNTIOS CAP. 15,V.40 a 44
Também  há corpos celestes e corpos terrestres, mas o brilho do celestes difere do brilho dos terrestres. Uma é a claridade do sol, outra é a claridade da lua e outra a claridade das estrelas; e ainda uma estrela difere da outra na claridade. Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um corpo espiritual...O que afirmo, irmãos, é que nem a carne nem o sangue podem participar do reino de Deus; e que a corrupção não participará da incorruptibilidade.Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta (porque a trombeta soará). Os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e este corpo mortal se revista da imortalidade.Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando o corpo mortal estiver revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura. A morte foi tragada pela vitória (Isaías 25,8). Onde está, ó morte, o teu aguilhão ? (Oséas 13,14). Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.



                Mas uma vez Paulo de Tarso classifica a trilogia do ser enquanto encarnado, como espírito, perispírito(alma), corpo físico.

I TESSALONICENCES CAP.5,V.23
O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

Solicitamos ao leitor,  para maiores informações sobre o perispírito consultar a obra do professor José Jorge intitulada Antologia do Perispírito e o Perispírito de Zimmerman Zalmino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário