terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fenômenos de efeitos físicos na Bíblia


A TRANSFIGURAÇÃO LUMINOSA

                “A transfiguração pode dar-se em condições diversas, conforme o grau de pureza do perispírito, sempre correspondente ao da elevação moral do Espírito. Ela pode não passar de uma ligeira modificação da fisionomia, ou chegar ao ponto de dar ao perispírito uma aparência luminosa e encantadora. A forma material pode consequentemente desaparecer sob o fluido perispirítico, sem que se faça para isso necessário que o fluido assuma outro aspecto. Por vezes, apenas oculta um corpo inerte ou vivo, tornando-o invisível para uma u mais pessoas, como se faria uma camada de vapor.” (Allan Kardec, Obras Póstumas, Item 22, págs.50 e 51).

ÊXODO CAP. 34, VS. 30,34 e 35
E, tendo-o visto Aarão e todos os israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele. Mas, entretanto Moisés diante do Senhor para falar com ele, tirava o véu até sair. E, saindo, transmitia aos israelitas as ordens recebidas. Estes viam irradiar a pele de seu rosto; em seguida Moisés recolocava o véu no seu rosto até à próxima entrevista do Senhor.




MATEUS CAP. 17,VS.1 e 2
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os a uma parte alta da montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.

MATEUS CAP. 28,VS. 2 a 5
E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela.  Resplandecia como um relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve.Vendo isto, os guardas pensavam que morreriam de pavor. Mas o anjo disse às mulheres: “Não temais ! Sei que procuras a Jesus que foi crucificado.



II CORÍNTIOS CAP. 3, VS. 7 e 8
Ora, se o ministério da morte,  gravado com letras e pedra, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), quanto mais será glorioso o ministério do Espírito!Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso e o que permanece !


OS FENÔMENOS DE EFEITOS FÍSICOS

                “Dá-se o nome de manifestações físicas àquelas que se traduzem por efeitos sensíveis, tais como os ruídos, o movimento e o deslocamento espontâneo de corpos sólidos. Alguns são espontâneos, quer dizer, independentes de toda vontade; os outros podem ser provocados.” (Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, Cap. II, Item 60).

                “Qual o papel do médium neste fenômeno?
                Já o disse, o fluido próprio do médium se combina com o fluido universal acumulado pelo Espírito; é necessária a união desses dois fluidos, quer dizer, do fluido animalizado com o fluido universal, para dar vida à mesa. Mas note bem que esta vida não é se não momentânea; ela se extingue com  a  ação e,  muitas  vezes, antes  do  fim da ação, logo que a quantidade de fluido não é mais suficiente
para animá-la.(Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, Cap. IV, Item 14).

                “Que papel desempenha a vontade do médium nesse caso?
                Chamar os Espíritos, e secundá-los no impulso dado ao fluido.”

                “A ação da vontade é sempre indispensável?
                Ela ajuda a força, mas não é sempre necessária, uma vez que o movimento pode ocorrer contra malgrado essa vontade, e isso é uma prova de que há uma causa independente do médium.”(Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, Cap. IV, Item 18).


Jesus e a multiplicação dos pães e peixes


                “Os efeitos luminosos não são raros. Eis uma observação clássica do sábio Crookes: “Vi pontos luminosos  saírem  de  lugares  diferentes  e  pousarem sobre as cabeças de diversas pessoas; obtive,  a pedido meu, relâmpagos de luz brilhante, produzidos diante do meu rosto e no número de vezes por mim fixado. Vi faíscas saltarem da mesa até o teto, e depois caírem na mesa com o ruído muito distinto. Tive uma conversação  alfabética  por  meio  de  relâmpagos  luminosos, produzidos no ar diante de mim, e por entre os quais passava a minha mão.”


EFEITOS FÍSICOS

FENÔMENOS
EXEMPLO
 Efeitos Mecânicos
 Movimentação e Suspensão de Objetos
 Efeitos Acústicos
 “Raps”( barulhos ou pancadas )
 Efeitos Térmicos
 Modificação de Temperatura
 Efeitos Luminosos
 Luzes ou Pontos Luminosos
 Efeitos Elétricos
 Descargas Elétricas
 Efeitos Magnéticos
 Imantação de Objetos
 Efeitos Químicos
 Modificação das Estruturas Moleculares
 Efeitos Biológicos
 Crescimento Acelerado das Células
 Efeitos Hiloclásticos e Hiloplásticos
 Transportes
 Sematologia
 Comunicação por Meio de Sinais
 Tipologia
 Comunicação por Meio de Ruídos
 Pneumatofonia
 Voz Direta
 Pneumatografia
 Escrita Direta




















                Naturalmente os efeitos luminosos, como os térmicos, podem ser secundários às ações elétricas da forma psíquica.
                Vejamos na Bíblia passagens que demonstram este tipo de fenômeno sendo que outras descritas no quadro acima encontram-se distribuídas nos capítulos que abordam os diversos tipos de mediunidade :

ÊXODO CAP.20,V.18
Diante dos trovões, das chamas, da voz de trombeta e do monte que fumegava, o povo tremia e conservava-se à distância.




JUIZES CAP. 6, V.21
Então o anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão, tocou a carne com os pães sem fermento, e imediatamente jorrou fogo da rocha que consumiu a carne e os pães sem fermento; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.

I REIS CAP. 18,V.38
Então, subitamente o fogo do Senhor baixou do céu, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a poeira e até mesmo a água da valeta.




I REIS CAP. 19,V.12
Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.

I CRÔNICAS CAP. 21,V.26
E Davi construiu lá um altar ao Senhor; ofereceu holocaustos e sacrifícios  o Senhor que lhe respondeu enviando fogo do céu sobre o altar de holocausto.

II CRÔNICAS, CAP.5, VS. 13 e 14
No momento em que os tocadores de trombeta e os cantores se uniam para celebrar numa mesma sinfonia o louvor do Senhor , no momento em que faziam ressoar o som das trombetas, dos címbalos e de outros instrumentos de música com este hino: “Louvor do Senhor porque ele é bom, porque sua misericórdia é eterna”,  nesse momento o templo do Senhor, encheu-se de uma nuvem espessa tão espessa que os sacerdotes não puderam permanecer ali para exercer sua função. A Glória do Senhor enchia a casa de Deus.

II MACABEUS CAP. 1, VS. 22,32
Uma vez preparada a matéria do sacrifício, disse Neemias aos sacerdotes que derramassem água sobre a madeira e sobre o que estava ali colocado.A ordem foi executada, e veio o momento em que o sol, a princípio escondido, pôs-se a brilhar; então um grande fogo se ascendeu e maravilhou a todos os espectadores. Enquanto se consumiu o sacrifício, os sacerdotes se puseram a rezar, e todos rezavam com eles;...Depois de feito isto, uma chama cintilou, mas consumiu-se, enquanto o fogo que se erguia no altar continuava a brilhar.  

II MACABEUS CAP. 2,V.10
...como também, à semelhança de Moisés que orou ao Senhor e obteve que o fogo do céu descesse e consumisse as ofertas, Salomão pôs-se a rezar e o fogo desceu do alto para queimar os holocaustos.

ECLESIÁSTICO CAP.45, VS.17
Os sacrifícios foram dariamente consumidos pelo fogo.

ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 2,VS. 1 e 2
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceram então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles.



JOÃO CAP. 2, VS. 7 a 9
“Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água.” Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes.” E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou a água tornada vinho,  não sabendo donde era , (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água.).



ATOS  DOS APÓSTOLOS CAP.16, VS.25 e 26
Pela meia-noite, Paulo e Silas cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam. Subitamente, sentiu-se um terremoto tão grande, que se abalaram até os fundamentos do cárcere. Abriram-se todas as portas e soltaram-se as algemas de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário