terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Deus, Akenaton e a Bíblia


O PENSAMENTO DE AKENATON E A BÍBLIA

            O pensamento de Akenaton está em perfeita sintonia com os grandes profetas israelitas como podemos comparar nessas passagens:


Isaías, Cap. 1, v. 17
De que serve a mim a multidão das vossas vítimas? Diz o Senhor. Já estou farto de holocaustos de cordeiros da gordura dos novilhos cevados.  Eu não quero sangue de touros e bodes.

Oséias, Cap. 6, v. 6
Porque o quero o amor  mais do que sacrifícios, e o conhecimento de Deus, mais do que Holocaustos.

Amos, Cap. 5, v.22
Quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço nenhum caso de vossos sacrifícios de animais cevados.

Mateus cap. 12, v.7 (Jesus)
Se compreendêsseis o sentido dessa palavra: Quero a misericórdia e não o sacrifício.

Hebreus cap. 10, vs. 3 e 4
Pelo contrário, pelos vossos sacrifícios se renova a cada ano a memória dos pecados. Pois é impossível que o sangue de touros e carneiros tire os pecados

            Nos diz ainda Akenaton:

”...no sol temos nossas origens e ao sol retornaremos à medida que em gerações seguem gerações na eternidade...

Esta sublime passagem nos remete ao Evangelho de Tomé, texto gnóstico, encontrado em Nagi-Hammadi, no Egito que faz parte dos textos conhecidos como os “Manuscritos do Mar Morto”, e que diz no logion 50:

 ”Jesus disse: _Se lhes disserem: _ De onde vem vocês? Respondam: Nascemos da Luz, lá , onde a luz nasce de si mesma ; ela se ergue e se revela na sua imagem...

Este pensamento está de uma certa forma ligado a questão 244 de o “Livro dos Espíritos”, quando Kardec indaga aos Espíritos, se eles podiam ver a Deus? Os Espíritos respondem que os superiores os vêem e o compreendem e os inferiores o sentem e o advinham. Antes de vir trazer pessoalmente sua doutrina de amor e entendimento, Jesus enviou à Terra muitos emissários, para preparar o seu caminho, assim podemos observar que o pensamento de Akenaton e do Cristo, nascem da mesma fonte inspiradora, do mesmo foco de Luz que o faraó Akenaton denominou “Atón” e Jesus o chamou de “Deus”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário