terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hermetismo e Mitologia Egipcia


O HERMETISMO


                        Os maiores louvores aos deuses se apresentam no “Livro dos Mortos”, sendo que muitos dos ensinamentos secretos do Antigo Egito, foram denominados de Hermestismo, pois são atribuídos a Hermes Trimegisto, que tem por significado: três vezes grande. Para muitos, Hermes foi um grande faraó e  fundador da doutrina que leva naturalmente seu nome e seus princípios mais profundos. Alguns estudiosos admitem seja ele contemporâneo do patriarca Bíblico Abraão, para outros este nome  representa simbolicamente a sabedoria iniciática do Antigo Egito, assim como Adão representa o primeiro homem segundo o Judaísmo, Catolicismo e o Islamismo.






 Os hermetistas árabes, acreditavam que Hermes era na realidade Henoc, e, em escavações na Babilônia encontraram-se tigelas para encantamentos associando a figura de Hermes com o Anjo Metraton. Os livros henoquianos e outros apregoam que Metraton anjo considerado vice regente de Deus, por Henoc era o nome de Hermes trasladado. Muitos escritos de Hermes se perderam no incêndio da Biblioteca de Alexandria. Mais uma prova que eles realmente existiram é a citação de quarenta e dois deles por Clemente de Alexandria no século III. Sabe-se também que Santo Agostinho(354-430) e Lactâncio(séc. III) dos grandes pilares da Igreja, se interessaram pelos estudos herméticos. 





De qualquer forma, a  doutrina Hermética, foi passada tradicionalmente  ao longo dos séculos e perdura até os dias de hoje, essa engloba alguns aspectos do esoterismo que na sua expressão significa “conhecimento oculto”.  Observamos nas palavras de Hermes ao seu discípulo Ascélpios, sobre a natureza divina antiga sabedoria dos grande iniciados: “Nenhum de nossos pensamentos, poderia conceber o que é Deus nem tão pouco língua alguma defini-lo. O que é incorpóreo, invisível, sem forma, não pode ser aprendido pelos nossos sentidos; o que é eterno não pode ser medido com a curta régua do tempo.; Deus é, pois, inefável. Deus pode, é certo, comunicar a alguns eleitos  a faculdade de elevar-se acima das coisas naturais e perceber alguma irradiação de sua suprema perfeição; mas esses eleitos  não encontram palavras para traduzir em linguagem vulgar a imaterial visão que os fez estremecer. Podem explicar as causas secundárias da criação que passam ante seus olhos como imagem da vida universal, mas a causa primeira permanece velada e só alcançaremos sua compreensão com a morte.”





Os sacerdotes egípcios através da considerada “ciência oculta”, estudavam a mecânica dos fluidos, empregando-a, no alívio dos sofrimento, através transmissão da energia vital, desprendida através dos passes magnéticos e da simples imposição das mãos, como provam os murais com pinturas demonstrando esses procedimentos. Alguns aspectos desses ensinamentos foram difundidos sob o nome de Alquimia e Astrologia, que evoluíram e se transformaram na Química e na Astronomia da era moderna. Segundo Hermes a luz seria a inteligência divina e suprema a qual contém todas as coisas existentes sob o seu poder e encerra todos os moldes de todos os seres existentes no universo. O destino do espírito humano segundo os seus elevadíssimos preceitos, apresentavam duas fases: a prisão na matéria densa e a ascensão na luz. As almas são filhas do céu, dizia ele inspirado pelos espíritos superiores, e a viagem que realizam é uma prova que permite a sua evolução para a luz. No livro de Hermes lê-se:“ A alma passa de uma forma a outra; e as mansões de sua peregrinação são múltiplas. Tu pões fora os teus corpos como se fossem uma vestimenta; e como trajes vais dobrá-los. És antiga, ó alma do homem; existe eternamente. “ “Te dou o amor, no qual está contido todo sumum da Sabedoria



Assim como Sócrates, revelava que ao encarnar os espíritos de uma forma geral perdiam a reminiscência de sua origem celeste. Todos esses conceitos difundidos por Hermes, foram os mesmos revelados pelos Espíritos a Allan Kardec, alguns milênios mais tarde, os quais podemos encontrá-los  no  “Livro dos Espíritos”. E para demonstrarmos alguns pontos fundamentais desse pensamento elevado, reproduzimos os sete princípios da verdade Hermetista: Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade,  Ritmo, Causa e Efeito. O Mentalismo: Força motriz criadora, existente inata e infinitamente grandiosa, abrangendo e regendo todo o universo na amplidão ilimitada dos infinitos.; A Correspondência: Lei de igualdade universal, dentro da equidade.; A Vibração: Nada esta parado, tudo se move, tudo vibra.; A Polaridade: Dualismo Universal: O bem e o Mal, a luz e as trevas, o positivo e o negativo, o homem e a mulher, o dia e a noite, o calor e o frio; O Ritmo: Lei de compensação: O eterno fluxo e refluxo.; Causa e Efeito: Tudo acontece dentro da lei, mas nada acontece sem razão, isto é, tudo acontece de acordo com uma a Lei, mas nada acontece sem razão de Deus.





 A partir da vigésima dinastia, começa a decadência no glorioso império, os espíritos aqui exilados começam a retornar para o Sistema de Capela, mas o seu legado ainda hoje nos encanta através de sua fabulosa engenharia que encontra o seu ponto mais alto nas Pirâmides, que imortalizam através dos séculos o conhecimento científico superior desses exilados que em uma época esplendorosa realizaram feitos arquitetônicos de incomensurável beleza, movidos pela fé no porvir. Muitos ainda aqui se encontram reencarnados ou na espiritualidade maior, agora alicerçados pelos ensinamentos do Cristo, trabalham proficuamente  com a finalidade de nos orientar rumo a luz, as estrelas, e aos mundos superiores, nos quais certamente alcançaremos e seremos mais felizes.  


A MITOLOGIA EGÍPCIA


DIVINDADE
ATRIBUTO
ANÚBIS
DEUS DOS TÚMULOS
ANUKIT
DEUS DOS RIOS
BASTET
DEUSA DO PARTO
CHU
DEUS DO AR
GEB
DEUS DA TERRA
HAMÓN-RÁ
DEUS SUPREMO
HATHOR
DEUSA DO AMOR/ALEGRIA/DANÇA
HEQUET
DEUSA DO NASCIMENTO
HORUS
DEUS DA JUSTIÇA
ISIS
DEUSA DAS ÁGUAS FECUNDADAS DO NILO
JONS
DIVINDADE SECUNDÁRIA DA LUA
KHNUM
DEUS CRIADOR
KHONSU
DEUS DA LUA
MAAT
DEUS DA JUSTIÇA
MIN
DEUS DA SEXUALIDADE
MINU
DEUS PROTETOR DOS VIAJANTES
NÉFILIS
DEUSA DA HARMONIA
NEFTS
DEUS DAS ESTAÇÕES
NEITH
DEUSA DAS ÁGUAS
NUT
DEUSA DO CÉU
OSIRIS
DEUS DA VIDA

PTAH

SENHOR E CRIADOR DO MUNDO
QUEB
DEUS DA TERRA/MUNDO INFERIOR
RENENET
DEUSA DAS COLHEITAS DOS RIOS
SEKHMET
DEUSA DA GUERRA
SELKET
DEUS DO DELTA DOS RIOS
SETH
DEUS DO DESERTO/AREIA/MAL
SHO
DEUS DA ATMOSFERA
SOBEK
DEUS DAS INUNDAÇÕES
TAFNUT
DEUS DA LUZ / FOGO
TEFNET
DEUS DAS ÁGUAS
TOTH
DEUS DA LUA / SABEDORIA/ESCRITA
TUERIS
DEUSA PROTETORA DAS MULHERES GRÁVIDAS
UPUANT
DEUS ANTIGO DA GUERRA
WEPWAWET
GUIA DOS MORTOS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário