terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Xintoísmo e Mitologia Chinesa


XINTOÍSMO


O Xintoísmo, que na realidade significa “caminho dos deuses” , é a religião tradicional do Japão, desde 2.000 anos antes de Cristo aproximadamente. Devido as proximidades geográficas com a China, e o natural intercâmbio cultural realizado pelos mercadores e missionários no passado, o Japão sofreu diversas influências chinesas ao longo dos séculos, por intermédio de filosofias como o Taoísmo enfocando natureza, do Budismo no ano de 552 através da filosofia do Mahayama, e do Confucionismo através da moral. Historicamente o xintoísmo em seus primórdios era um conjunto de crenças e práticas de culto aos kamis, deuses associados as forças da natureza, e que comparativamente com a doutrina espiritualista seriam classificados como elementais ou espíritos da natureza. 


A partir do século V, sob influência do confucionismo, o xintoísmo passou a venerar os ancestrais e, sob influência do budismo alguns conceitos filosóficos e ritos foram adotados em suas práticas religiosas, como por exemplo a adoração dos sete divindades populares da fortuna associados também com a boa sorte. Cada um deles representa um aspecto da vida do indivíduo podendo trazer entre outras coisas felicidade e prosperidade. Da mesma forma que os faraós do antigo Egito, o xintoísmo passou a venerar o imperador japonês como um kami(deus) descendente direto de Amaterasu, a deusa do sol, que segundo os mitos japoneses teria enviado seu neto Ninigi para governar o Japão, instituindo desta forma a dinastia imperial do país. Um aspecto importante no seu culto é uma dança cerimonial chamada kagura, realizada com a finalidade de entreter os kamis,  outro são as oferendas em dinheiro, dirigidas pelos fiéis aos kamis,  visando alcançar uma graça ou um favor especial, estas são colocadas nos templos religiosos, que podem ser particulares ou públicos. Após a morte, os japoneses acreditam que existe um inferno com 16 regiões diferentes, aguardando os pecadores. Os que viveram conforme as leis e os costumes morais eram bem tratados no outro mundo.



MITOLOGIA JAPONESA


DIVINDADE
ATRIBUTO
AHATERASU
DEUSA DO SOL
AMA TSU MIKABOUHI
DEUS DA MALDADE
AMA-NO-UZUME
DEUSA DA FERTILIDADE
BENZAITEN (*)
DEUSA DO AMOR
BISHAMON (*)
DEUS  DA GUERRA
CHIMATA-NO-KAMI
DEUS DAS ESTRADAS
DAIKOKU (*)
DEUS DA RIQUEZA
EBISU (*)
DEUS DO TRABALHO
HIRUKO
DEUS DO SOL
HO-MASUBI
DEUS DO FOGO
HOTEI-OSHU (*)
DEUS DA GENEROSIDADE
INARI
DEUS DO ARROZ
IZANAGI
DEUS DA CRIAÇÃO
IZANAMI
DEUSA DA CRIAÇÃO
JUROJIN E FUKUROKUFU (*)
DEUSES DA LONGEVIDADE
KAWA-NO-KAMI
DEUS DOS RIOS
KURA-OKAMI
DEUS DA CHUVA
NAI-NO-KAMI
DEUS DOS TERREMOTOS
O-KUMI-NUSHI
DEUS DA MEDICINA
O-WATA-TSU-MI
DEUS DO MAR
SENGEN-SAMA
DEUSA DA MONTANHA FUJIYAMA
SHINA-TO-BE
DEUSA DOS VENTOS
SHINA-TSU-HIKO
DEUS DO VENTO
SUSA-NO-WO
DEUS DAS TEMPESTADES
TAKA-OKAMI
DEUS DA CHUVA
TSUKI-YOMI
DEUS DA LUA
UKE-MUCHI-NO-KAMI
DEUSA DA COMIDA
WAKAHIRU-ME
DEUSA DO POR DO SOL
(*) Os sete deuses da fortuna ou da boa sorte.


                        No quadro comparativo que se apresenta abaixo correlacionamos alguns enfoques segundo as crenças e filosofias ocidentais e orientais:



VISÃO

OCIDENTE

ORIENTE


HISTÓRIA

Visão linear, começo e fim.


Visão cíclica, repetitividade.

CONCEITO DE DEUS


Deus é o criador.

O divino está presente em tudo, ele se manifesta em muitas divindades.



NOÇÃO DA HUMANIDADE

Existe um abismo entre Deus e o homem. O grande erro (pecado) do homem é desejar se transformar em Deus e sujeita-lo a sua vontade.
O homem pode alcançar a união com o divino, mediante a iluminação súbita e o auto-conhecimento.

SALVAÇÃO

Deus(Jesus) redime o ser humano do pecado e o livra do inferno.
Libertação do ciclo das encarnações através do sacrifício e do auto-conhecimento.

ÉTICA

Obedecer a vontade de Deus, livrando-se do pecado e passividade diante do mal.

Passividade evasão do mundo.

CULTO


Orar, louvar e pregar.

Meditação e sacrifício.


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