terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reencarnação de Elias e João Batista


A REENCARNAÇÃO DE ELIAS E JOÃO BATISTA

                O profeta Malaquias, escritor do último livro do Antigo Testamento, profetizou a respeito da volta de Elias à Terra,  com a missão de preparar o caminho de Jesus,  sendo seu antecessor.





MALAQUIAS CAP.3,VS. 23 e 24
Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos,  e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra.”
Observemos que Elias teria a incumbência das mais elevadas, a de ser o precursor de Jesus:

Certa feita,  Zacarias exercia o seu dever religioso, como sacerdote da ordem de Abadias, quando apareceu um mensageiro espiritual, chamado Gabriel.(“Homem de Luz”).Portanto o espírito chamado Gabriel, descrito como “homem” por Daniel (Dn.9:12), aparecendo a Zacarias, confirma a profecia de Malaquias, de que a individualidade que animou o profeta Elias, realmente voltara, vivificando a personalidade do Precursor, o que foi depois corroborado por Jesus. (Mt 11:14). E além de enfatizar que João Batista nasceria “com o Espírito e poder e Elias” repetiu as mesmas palavras de Malaquias, a respeito do profeta: “... converterá o coração dos pais aos filhos”(Mt. 4:6 e Lc. 1:17). selando, em verdade, o compromisso de volta do Tebista em João Batista. Quem tem “olhos para ver” e “ouvidos para ouvir” compreende perfeitamente, que a reencarnação está claramente contida nestes versículos. No cântico de Zacarias, temos outra confirmação da volta de Elias em João Batista, quando o pai do Precursor, cheio de “um Espírito Santo”, ou seja, “incorporado por um bom espírito”( em grego, sem artigo) profetizou, isto é, falou como intermediário, como médium, ( em grego: profeta), dizendo: “Tu, menino serás chamado profeta do altíssimo, porque perceberás o Senhor, preparando-lhes os caminhos”(Lc.1:76). Como sabemos pelo profeta Malaquias que é Elias, quem precederia ao Senhor, preparando-lhe o caminho, não temos dúvida em afirmar que esse profeta reencarnou como filho de Zacarias. “(Cartas a um Sacerdote,Luiz Antônio Millecco, Américo Dominhos Nunes Filho)

LUCAS CAP1,VS. 13 a 18
Mas o anjo disse-lhe: Não temas Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamalo-á João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre materno será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus: e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes á sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Zacarias perguntou ao anjo: “Donde terei certeza disto? Pois sou velho, e minha mulher é de idade avançada.” O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus,  e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova.

                Consultando as Escrituras, notamos semelhanças entre Elias e João Batista. O profeta do Antigo Testamento: O modo de se vestir e quanto ao temperamento, se iravam com facilidade. Elias era agressivo quando combatia, e essa agressividade aparece, embora um pouco atenuada, nas palavras de fogo com que João Batista combatia os abusos de seu tempo. Vejamos:

A personalidade de João Batista

MATEUS CAP.3, VS.4 e 7
João usava vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ao ver, porém , que muitos dos fariseus e dos  sacudeus vinham ao seu batismo, disse-lhes: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura?

A personalidade de Elias

I REIS CAP.18,V.21,40
Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando claudicareis dos dois pés?  Se o Senhor é Deus segui-o; mas se é Baal  segui a Baal!” O povo nada respondeu.

II REIS CAP.1,V.8
Era um homem coberto de pêlos, responderam-lhe, que trazia uma cinta de couro em volta dos rins.” O rei disse: “É Elias o tebista

ECLESIÁSTICO CAP.48,V.1
Suas palavras queimavam como uma tocha ardente, Elias, o profeta, levantou-se em breve como um fogo;

“Elias matou pela espada e morreu pela espada. Temos a Lei de Causa e Efeito, tão bem explicada pela Doutrina Espírita e claramente contida no Evangelho. Elias fez descer ao ribeiro de Quisom os profetas de Baal e ali os matou à espada ( I Rs.18:40 ) e ( I Rs.19:1 ). O Tesbita utilizou da espada como instrumento de justiça e empregou a violência para defender suas idéias. Jesus repreendeu a Pedro: “Embainha a tua espada; por todos que lançam a mão da espada, à espada perecerão”(Mt.26:52).A degolação de João Batista foi conseqüência do carma contraído, “O escândalo é inevitável, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem:”( Mt.18:7) , quando o seu espírito , animando a personalidade do profeta, praticou ato criminoso. Quem faz o mal, a si mesmo o faz e o espírito, que, certa vez, se chamou Elias, precisava reparar essa falta, sua individualidade necesssitava dessa experiência para apagar de seu coração o remorso do ato nefasto praticado nas margens do Quisom. “(Cartas a um Sacerdote,Luiz Antônio Millecco, Américo Dominhos Nunes Filho)
               
MATEUS CAP.14, V.10  
E mandou decapitar João Batista na prisão.

MATEUS CAP.26,V. 52
Mas um dos companheiros de Jesus desembainhou a espada e feriu o servo sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Jesus, no entanto disse: “Embainha a tua espada,  porque todos aqueles que usarem a espada, pela espada morrerão. O que já vimos é suficiente para provar a reencarnação de Elias em João Batista; não obstante, não poderia deixar de registrar a corroboração do Cristo:

MATEUS CAP.17,VS. 10 a 13
Em seguida, os discípulos o interrogaram: “Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?” Jesus respondeu-lhes: “Elias, de fato deve voltar para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão ao filho do homem.” Os discípulos compreenderam, então, que eles lhe falara de João Batista.

                “Não foi só Mateus que afirmou tal heresia”. O próprio Cristo, ao completar seu testemunho sobre o Precursor, fez essa afirmação inequívoca e insofismável: É importante ressaltar: Se o quereis reconhecer, uma vez que muitos irmãos cristãos estão comprometidos a conceitos dogmáticos. Portanto, não querem reconhecer a reencarnação, já que a mesma foi expurgada do cristianismo primitivo, quando o mesmo se aliou ao poder temporal do imperador Constantino.

MATEUS CAP. 11, 12 a 15
Desde a época de João Batista até o presente, reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis, compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos ouça.
               
Outro lado importante a considerar a respeito da reencarnação de Elias em João Batista é que até agora o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os profetas profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, ouça (MT.11:12-15).Neste texto, quando cita João Batista, Jesus alude, certamente, ao tempo em que o Precursor vivia como Elias, sob o império rigoroso da lei mosaica (Reino do céus é tomado pela força). “(Cartas a um Sacerdote,Luiz Antônio Millecco, Américo Dominhos Nunes Filho)

Um comentário: