terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jesus e Krishna


AS SEMELHANÇAS ENTRE AS VIDAS DE  KRISHNA E JESUS

Segundo as tradições da Índia, Krishna veio ao mundo por volta de 3.500 anos antes de Cristo, sua vida e trajetória muito se assemelha a vida de Jesus em alguns aspectos, a começar pelo seu nascimento, que esteve rodeado de estranhos acontecimentos e de maravilhosos presságios. Conta-nos o Bagavad-Gita, livro que registra os ensinamentos de Krishna, que sua mãe Devanaguy, alguns dias antes de seu nascimento teve um sonho, no qual aparecendo-lhe Vishnu, (Ser supremo que compõe a Trindade hindu ao lado de Shiva e Brahma, protetor e preservador do universo), em toda a magnificência e esplendor, lhe revelando o futuro destino do que iria nascer.



Fato bem semelhante encontramos na narrativa Bíblica da anunciação do nascimento de Jesus a Maria pelo anjo Gabriel. Assim como a “estrela” de Belém, uma luz indicou o lugar onde Krishna nasceu. Após o nascimento de Krishna, na Índia foi ordenada uma matança de todos os meninos na noite em que o ser divino veio ao mundo, pelo tirano o rajá de Madura, o Herodes hindu.






 Fato idêntico aconteceu, segundo o Evangelho de Mateus cap. 2. Quando atingiu 16 anos Krishna deixou sua mãe Devanaguy, e começou a percorrer a Índia pregando sua doutrina, acompanhado de seu ardoroso e amado discípulo Arjuna, uma espécie de João Evangelista hindu. Existe uma lacuna na vida de Jesus entre os 12 e 30 anos, muitos acreditam que ele saiu pelo mundo a pregar a boa nova. 



No Bhagavadgita, a Bíblia sagrada dos hindus vemos esta incrível semelhança com o Novo Testamento. No diálogo entre Krishna e Arjuna o discípulo indaga:“...como deve compreender-se, ó Senhor, quando dizes que ensinaste a Vivasvat? Ele morreu no princípio do tempo e tu nasceste a poucos decênios?” Krishna o Verbo Divino, responde: ”Muitos forma os meus nascimentos, e muitos foram os teus, ó Arjuna. Eu sou consciente deles, mas tu não.” Compare-se o Evangelho segundo João cap. 7, vs. 57 e 58: “Disseram-lhes os judeus: Ainda não tem quarenta anos, e viste Abraão? Responde Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes de Abraão fosse feito, eu o sou. Considere-se que Krishna, considerado o Verbo Divino, veio ao mundo cinco mil anos antes de Cristo. Krishna é considerado na Índia, como um rei por direito, ficou famoso por ter matado o rei demônio Kamsa. Jesus por sua vez venceu a tentação do demônio após uma batalha consciencial no deserto, que durou segundo a Bíblia quarenta dias. Krishna assim como Jesus descende de uma família real, mas foi educado por pastores, e é chamado Deus pastor




Já Jesus no seu nascimento foi adorado por pastores e é chamado de “Bom Pastor” e teve o título de rei dos judeus. Krishna persegue o clero, acusando-o de ambição e hipocrisia, divulga os grandes segredos do Santuário. Em contrapartida, Jesus rebela-se contra a antiga lei judaica; denuncia os Escribas e Fariseus, e a Sinagoga por hipocrisia e dogmatismo, quebra o Sabbaath, e desafia a lei dos homens. Krishna morreu perto de uma árvore, sendo atingido no pé por uma flecha. Jesus é condenado a morrer numa cruz(uma árvore) é transpassado por uma lança.(flecha). Krishna ao morrer sobe ao Svarga e Jesus ao Paraíso.

 


Krishna o bom pastor






         Krishna derrota o demônio



ENSINAMENTOS DE KRISHNA


“Quando morremos nossas riquezas ficarão em casa, mas as nossas virtudes, nossos vícios, nossas boas obras e nossas faltas seguir-nos-ão em a outra vida.”

“Entrega em pensamento todas as tuas ações para min, considerando-me como o Supremo e, buscando firmeza em tua compreensão, fixa o teu pensamento constantemente em min.”

“Abandona todos os teus deveres, busca-me para o teu abrigo, não te preocupes, pois Eu te livrarei de todos os males.”

“Sempre que houver declínio da retidão e a injustiça triunfar, então Eu ,me manifestarei para proteger o Bem, destruir o Mal e para restabelecer a Justiça. Eu me manifesto de tempos em tempos”

“O sábio apresenta o mesmo semblante, assim na adversidade como na prosperidade; não se deixa abater por aquela, nem se orgulhar por esta”

“O melhor remédio para todos os males, a todos os sofrimentos, a todos os pesares, é a virtude.”

“Quem trabalha com perseverança não sofrerá a fome, quem se entrega a meditação não cometerá grandes pecados, quem for vigilante nunca será pego desprevenido, quem ama o próximo possui todas as virtudes”

“O orgulho, a arrogância, a avareza, a crueldade, a cólera, o tédio, as paixões vergonhosas, eis os vícios que tornam o homem desprezível; a constância, a resignação, a humanidade, a doçura, a compaixão, a ação de retribuir o mal com o bem, o amor do próximo, a temperança, a probidade, a pureza, a repressão dos sentidos, a fidelidade conjugal, a veracidade, a bondade, o estudo das Santas Escrituras fazem o homem honesto e estimável”

“Da mesma forma que o leite nutre o corpo a intemperança causa doenças, assim a meditação nutre o espírito, enquanto a dissipação o depaupera”

“E preciso renunciar às riquezas e aos prazeres que não forem aprovados pela consciência”

“Os males de que afligirmos o próximo nos perseguirão como uma sombra que segue o corpo”

“As obras que tem por princípio o amor do seu semelhante devem ser ambicionadas pelo justo, porque são as que mais pesarão na balança celeste”

“O que é humilde de coração e de espírito é amado de Vishnú”

“Assim como corpo é fortalecido pelos músculos, a alma é fortalecida pelas virtudes”

“A ciência é inútil ao homem sem juízo, assim como espelho a um cego”

“Aquele que conhece a lei não deve oculta-la dos outros”

“Mas sabeis que ninguém chegara ao seio de Brama somente pelas preces; só as boas obras amenizarão as vossas faltas , e entre aquelas as mais meritórias serão aquelas que tiverem por móvel a Caridade”


OS ENSINAMENTOS DE KRISHNA E A BÍBLIA

Krishna

Ele o Redentor vira coroado de Luzes, saindo o puro fluido da grande alma.

Bíblia

Mateus cap.4, v.16; Isaías cap.9, vs. 1 e 2
O povo da Galiléia dos Gentios, que jazia nas trevas, viu uma grande luz.

Krishna

No início do Kali-Yuga nascerá o filho da virgem.

Bíblia

Isaías cap. 7, v.14, citado em Mateus cap. 1, v. 23
Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho.

Krishna

O redentor virá, e os malditos Râkshasas procurarão refúgio no inferno profundo.

Bíblia

Nicodemos cap.18, v.3
Eis que Jesus de Nazaré, com o brilho de sua gloriosa divindade expulsou os terríveis poderes das trevas e da morte.

Krishna

Ele virá, e a vida desafiará a morte e ele reviverá o sangue de todos os seres, regenerará todos os corpos e purificará as almas.

Bíblia

João cap. 10, v.28
Eu lhes dou a vida eterna e as trevas jamais prevalecerão.

Krishna

Ele virá, e todos os seres animados, todas as flores, plantas, homens, mulheres, crianças, escravos entoarão juntos o canto da alegria, pois ele é o Senhor de todas as criaturas ele é infinito, pois é poder, pois é sabedoria, pois é beleza, pois tudo está em tudo.

Bíblia

Zacarias cap. 9, vs. 9 e 17

Regozijai, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem a ti: ele é justo... Que riqueza! Que beleza a sua! O trigo fará crescer os jovens, e o mosto as virgens.

Krishna

Ele virá, mais doce do que mel e a ambrosia, mais puro do que o cordeiro sem mácula.

Bíblia

João cap. 1, v.36 e Isaías cap.53, v.7
Eis o cordeiro de Deus – Como um cordeiro é conduzido ao matadouro.

Krishna

Feliz o ventre abençoado que o conceberá.

Bíblia

Lucas cap. 1, v. 42

Bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre! – Feliz o ventre que te gerou!

2 comentários:

  1. Muito bom..São informações preciosas para quem já descrente da Igreja católica busca também informações de outras fontes sobre a história de Jesus fora dos evangelhos escritos sob certas obscuridades.

    ResponderExcluir